Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. guto duncan

    Te amo, Vera!

    Responda
  2. Nilton Silva

    Depois das tais marchas da família com Deus pela liberdade, em 1964, o país mergulhou no caos. Será que é isso que querem novamente?

    Responda
  3. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Há famílias e famílias mas o importante é a afetividade. Esta independe de configuração e dos arranjos familiares, ainda mais quando o exercício da parentalidade foge aos padrões tradicionais. O afeto verdadeiro vence obstáculos como a distância, as imperfeições, os preconceitos...

    Responda
  4. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Há pessoas que mantém um 'cordão umbilical' bem forte com a família, enquanto essa ligação é mais fraca ou inexistente em outras. Ao se verem longe das suas famílias, há aquelas que se sentem fragilizadas, então procuram manter contato bem intenso com os seus por celular e aplicativos de mensagem. Há casos em que algumas delas choram muito ou até se mostram deprimidas. Já outras são pouco afetadas emocionalmente pela distância...

    Responda
  5. José Cardoso

    Sempre tive uma certa fascinação pelos kibutzin de Israel e sua prática de educação coletiva das crianças. Mas pelo que leio, seu número e importância decresceu muito na sociedade daquele país. A família parece ser a forma mais estável de criar filhos mesmo não sendo a melhor.

    Responda
  6. regina sahdo aragão aragão

    Não acho que ela esteja se centrando só nos aspectos negativos da família. Apenas tá apontando que a família real nem sempre corresponde a essa "família ideal" ( principalmente no seu aspecto formal) A família é aquele núcleo que nos acolhe, que nos torna humanos. E concordo com ela que, defender a família é lhe dar suporte através de pol´ticas públicas e respeito à sua diversidade.

    Responda
  7. Ivan Zacharauskas

    São poucas as famílias que lerão seu texto de forma lúcida, aberta e sincera, Vera. Infelizmente... Ótimo texto!

    Responda
  8. Zé Osler

    " enfim, não há produção humana que não tenha nela algum lastro, seja pelo bem, seja pelo mal que causou. " Focar o mal me parece predileção de boa parte da psicanálise - carregar na tinta a família como o mal, na generalização. Cai bem a máxima, cada caso é um caso...

    Responda
  9. Nelson Jose Rodrigues Soares

    Visão muito subjetiva da família generalizando e centrando somente em coisas negativas. "Data venia", é no fortalecimento familiar que uma sociedade evolui e não na pontualidade de suas diversas dificuldades é que iremos encontrar justificativa para denegrí-la. Uma família bem estruturada forma cidadãos de bem, pessoas que amam o próximo e servem às causas humanitárias engrandecendo um país.

    Responda
  10. Sergio Mac

    Corajosa e esclarecedora a sua abordagem, Vera. Parabéns!

    Responda
    1. José Roberto Franco Reis

      Opa, tem gente especial, eleita por alguma transcendência, que sabe a verdade de Deus!!! Agora vai!!! ( Ps. Esse comentário contém ironia)