Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Claudio Moreira Roberto

    Joel ; se voces querem o Impeachment tirem o Lira e o Centrao !! Bolsonaro é apenas um Ventríloquo ; mas ele ainda não percebeu

    Responda
  2. Francisco Gomes

    Meu caro. Essas pessoas estavam fora das manifestações, eles agrediram o carro doa esquerda reflexiva e do mst. Se liga, para não fazer matérias sem eira nem beira. Investigue, conheça e verifique antes de escrever bobagens.

    Responda
    1. Caio Calazans

      Ele não faz matéria, ele não é jornalista, ele escreve artigo de opinião, é um colunista

  3. José Roberto Pereira

    Se você quer o impeachment do Bolsonaro, pare de dar ouvidos aos criminosos que o apoiaram em 2018 e que hoje realmente acreditam estar à paisana.

    Responda
  4. José Roberto Pereira

    Violência é passar a boiada, legalizar a grilagem, destruir todo o sistema hídrico do planeta e ainda dizer que a culpa pela seca devastadora e pelo apagão inevitável é do pobre, sua lâmpada incandescente e de sua geladeira velha.

    Responda
  5. José Roberto Pereira

    Violência foi interromper o Auxílio Emergencial.

    Responda
  6. José Roberto Pereira

    Violência é deixar crianças por 15 meses sem educação, sem internet, sem computador.

    Responda
  7. José Roberto Pereira

    Violência é cogitar aumentar para U$35, por causa de propina, uma dose de vacina que custa U$5.

    Responda
  8. José Roberto Pereira

    Violência são 525 mil cadáveres.

    Responda
  9. SUELI Iossi

    Joel, por favor que artigo vergonhoso, só cego não vê que o vandalismo partiu de pessoas infiltradas para tentar desligitimar as manifestações!!! Na próxima temos que pegar os caras , tirar as máscaras e entregar para a polícia, pq de tão combinado o jogo jogado , a PM nem prender estes caras prende!

    Responda
  10. Daniel Alvares

    O objetivo subliminar do artigo é deixar no ar que as manifestações são violentas, que a esquerda é terrorista. Só jacu cai nessa

    Responda
    1. José Roberto Pereira

      Eles são muitos, eram 57,8 milhões, não sei ao certo quantos sobreviveram...

  11. Julio Cesar de Siqueira Barros

    "Na realidade, a violência não é só eticamente problemática. Ela é também um desastre estratégico. É o que mostram as pesquisadoras Erica Chenowith e Maria Stephan em “Why Civil Resistance Works” (2012)." A avaliação é simplista. Diria mesmo simplória. O que podemos de fato afirmar é que, *no momento atual*, e que, na nossa situação histórica definida espaço temporalmente, a violência em manifestações é desnecessária e contraproducente. E, sim, injustificável ética e moralmente.

    Responda
  12. Paulo José Moreira

    Se eu entendi a violência foi no fim da manifestação. É isto mesmo? Se foi isto está na cara que foram paus mandados. Eu diria aos manifestantes que quando um fato como este ocorrer, como estão em maior número, partissem para cima dos desordeiros e se possível entregassem para a polícia. Isto deveria ser feito contra os Black blocos, pois são estranhos infiltrados pela situação.

    Responda
  13. Paula Sterzi e Silva

    Impressionante como 3 (ou 10) vidraças quebradas e 2 PMs machucados (ou 10) incomodam mais que 1) atirar bomba nos manifestantes e 2) quinhentos mil mortos. Joel, repita comigo: quinhentos mil mortos. Vamos repetir isso até pararmos de fazer essas falsas equivalências, por favor.

    Responda
  14. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Há!... pra gente nunca esquecer: A Mírian Leitão e a Rede Globo inventaram a tal pedalada, e junto com a Janaína Paschoal e o “Fora da Reale dade”, pedalaram o país num golpe até o abismo das trevas. E das trevas trouxeram o Conde Drácula e barby Marcela, e uma tal ponte para... o inferno/caos. Do inferno onde as pedaladas inventadas por Mírian Leitão da Globo, Janaína e SuReali levaram o país, surgiu a criatura desgovernante, um tipo de Frankenstein amarelo ou Prometeu. Aí Fu...Deu no que Deu:

    Responda
    1. RAFAEL VICENTE FERREIRA

      Caro Ricardo Arantes, repetirei o comentário: Deu no que Deu: + de 520.000 vidas perdidas no Brasil. Viu Mírian da Globo? Isso é pra gente nunca esquecer. Disse Barroso do STF: “Creio q não deve haver dúvida razoável de q ela (Dilma) não foi afastada por crimes de responsabilidade ou corrupção, mas sim foi afastada por perda de sustentação política. Até porque afastá-la por corrupção depois do q se seguiu seria uma ironia da história”. Viu Mírian da Globo/Reale/Janaína? Golpe dá nisso! Caos.

    2. ricardo arantes martins

      Não houve golpe contra Collor ou Dilma eis que o Julgamento é político e o Congresso é Soberano. Mas mesmo se houvesse o PT e quem ajudou a dar o então "golpe contra Collor" também não poderiam falar nada, eis que seria hipocrisia.

    3. RAFAEL VICENTE FERREIRA

      Continuando: Deu no que Deu: + de 520.000 vidas perdidas no Brasil. Viu Mírian da Globo? Isso é pra gente nunca esquecer. Disse Barroso do STF: “Creio q não deve haver dúvida razoável de q ela (Dilma) não foi afastada por crimes de responsabilidade ou corrupção, mas sim foi afastada por perda de sustentação política. Até porque afastá-la por corrupção depois do q se seguiu seria uma ironia da história”. Viu Mírian da Globo/Reale/Janaína? Golpe dá nisso! Empregos, democracia e Vidas perdidas.

  15. José Augusto Bernabé

    Vá Joel, não durma de touca, os "Antifas", no mundo inteiro são financiados pela ultra e radical Direita conservadora, inclusive por grandes "Investidores" de Manhattan, é a maneira muito simples de controlar os Movimentos da dita Esquerda, grana cara, não Mortadela.

    Responda
  16. MARCELO PRATA

    Quem quer apoiar o impeachment não pode ressaltar ações pontuais de violência nas manifestações, muito menos dizer que os protestos (cada vez maiores) não impactam a opnião pública e a classe política (entenda-se, Centrão). De quem pouco se espera, realmente nada se obtém.

    Responda
  17. Antônio Carlos Gobbi

    Parece que o autor da matéria vive no mundo da terra plana, não mencionar os arruaceiros que se infiltram para desvirtuar as manifestações e dizer que a massa de manifestantes não foi suficientemente para chamar atenção da sociedade é justamente pela falta de divulgação da grande mídia

    Responda
  18. Boni Miranda

    Além de ser claramente contra a violência nos protestos é preciso prender os integrantes dos grupos violentos e apurar os fatos - já que com certeza são grupos de direita infiltrados, quem sabe até mesmo com a participação de policiais.

    Responda
  19. guilherme martins dos santos junior

    Lamentável que o colunista Joel Pinheiro da Fonseca desconheça a histórica infiltração da polícia de São Paulo e de outros estados também, nas manifestações democráticas afim de desmoraliza-las. Ignorância ou má fé? Seus patrões que o digam...

    Responda
  20. Marli Miranda Vieira

    Eu estava no protesto que foi totalmente pacífico todo o tempo .A violência ocorrida ao final não foi de pessoas que lá estavam. Não sei se o jornalista sabe mas essa é uma tática muito manjada e usada no regime militar de provocar violência atribuindo a seus adversários, para desacreditar movimentos pacíficos e legítimos. Isso quando não infiltram pessoas dentro do movimento para começar o quebra quebra. Não aconteceu lá pois não seria tolerado alguém incitar violência entre os participantes

    Responda
  21. Ana Ferraz

    Como dizia o velho Locke que, por óbvio, nunca foi de esquerda, é legítima a revolta dos governados contra seus governantes se estes não os respeitam.

    Responda
  22. Ana Ferraz

    Continuando...são democráticas e civilizadas a ações da polícia nas favelas deste país? São democráticos e civilizados os salários de fome pagos aos trabalhadores? São democráticas e civilizadas as ações violentas de despejo contra quem não tem onde morar? São democráticos e civilizados os tuítes de membros das forças armadas pressionando o STF? São democráticas e civilizadas a licença para desmatar de madeireiros e garimpeiros e a licença para matar de policiais?

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Ana, minha cara, os salários de fome são democráticos, assim como as violentas ações de despejo. Não são absolutamente civilizadas, nem humanas no sentido mais amplo do termo. Mas a democracia engole cada coisa.,.

  23. Ana Ferraz

    Joel Pinheiro da Fonseca não acompanhou os protestos no país inteiro e comprou a versão dos bolsonaristas para o que aconteceu em São Paulo. Quem esteve nos protestos sabe que não há violência e não há incitação à violência por parte dos organizadores. Mais uma vez querem imputar à esquerda a violência que desde sempre tem sido a arma da direita, ou podemos chamar bolsonaro e sua turma de militares de democratas civilizados? São democráticas manifestações pedindo a volta da ditadura e do AI 5?

    Responda
  24. ricardo arantes martins

    Tudo que o Coiso deseja é a violencia. Ele é violência e ódio e quando outros cometerem violência e ódio ele terá subsidios para expelir seu veneno.

    Responda
  25. Eduardo Forville

    O Chile conseguiria uma Assembleia Constituinte com manifestações pacíficas? Não estou fazendo uma apologia às violência, mas apenas colocando uma dúvida que eu tenho a respeito dos limites da democracia representativa e certa subserviência pedida aos representados.

    Responda
  26. Claudio Belodi

    é meu caro, sua esquerda é violenta por natureza.

    Responda
  27. vicente oliveira

    acho que o ato de agredir os tucanos foi uma babaquice que ao invés de somar subtrai ,estou disposto a engolir o sapo de participar junto com petistas,ciristas, psolistas,pssbistas e todos os istas que quiserem ajudar a derrubar o ladrão de vacinas genocida,sou capaz de participar e atos até junto ao joel dinheiro da fonseca ,conhecido golpista que se juntou ao mbl para derrubar Dilma,engulo quantos sapos forem necessarios ,sei que a hora de vomita-los chegará e os vomitarei com muito gosto.

    Responda
    1. vicente oliveira

      Pau de bo sta está acha que todos os democratas anti facistas são petistas, que pobreza

  28. Carlos Pinheiro

    1- o que você tem a dizer contra a violência do liberalismo em retirar direitos dos trabalhadores? 2- e a violenta concentração de renda nas mãos de 1 % que detém 50% da riqueza do país? 3- e a violência contra pretos, pobres, favelados, gays e mulheres? 4 - e a violência do vilas boas intimidando o STF para não dar HC ao Lula assim como as arbitrariedades ilegais da lava jato que levaram Bolsonaro ao poder? 5- não acuse de violentas tímidas ações contra a violência do capitalismo.

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Pau de B osta não sabe o que é comunismo

  29. Paloma Fonseca

    Aqui em Brasília as manifestações estão pacíficas, tranquilas, sinto-me em cordial fraternidade com os demais manifestantes, é um clima agradável. Caso ocorra algum episódio de vandalismo ou violência, vou rever minha participação.

    Responda
  30. Fábio Carlos de Mattos da Fonseca

    O monopólio do exercício da violência compete ao estado, dirão os comentadores muito bem referenciados. Aqui ou ali lê-se "opinião pública", essa massa cinzenta por trás da qual se escondem os formadores de opinião e seu sofisticado aparato midiático. Os jornais já se esqueceram das balas de borracha nos olhos do cidadão comum. Cegueira deliberada. Não sou nenhum radical, mas colocar na mesma balança vidraças e corpos humanos, mais de 500 mil até aqui, é desonestidade ou desinformação.

    Responda
    1. Fábio Carlos de Mattos da Fonseca

      As covas dos cemitérios estão cheias de vítimas do pragmatismo. Ademais, Eduardo, meu singelo comentário não carece de argumento se você tiver a boa vontade de lê-lo com um pouco mais de atenção.

    2. Eduardo César Diniz Macêdo

      Ele só está sendo pragmático e apresentou uma pesquisa para embasar o ponto de vista do artigo. Você por enquanto só argumentou com a própria opinião.

  31. Fábio Carlos de Mattos da Fonseca

    O monopólio do exercício da violência compete ao estado, dirão os comentadores muito bem referenciados. Aqui ou ali lê-se "opinião pública", essa massa cinzenta por trás da qual se escondem os formadores de opinião e seu sofisticado aparato midiático. Os jornais já se esqueceram das balas de borracha nos olhos do cidadão comum. Cegueira deliberada. Não sou nenhum radical, mas colocar na mesma balança vidraças e corpos humanos, mais de 500 mil até aqui, é desonestidade ou desinformação.

    Responda
  32. ANA Lage

    Ou o nobre colunista criado à base de pêra com leite é mal informado ou mal intencionado, pois no dia em que escrevia sua coluna já havia indícios suficientes de que a violência dos atos foi forjada, como sempre, como modo justamente de criar essa compreensão ingênua que ele demonstra no texto.

    Responda
  33. José Bernardo

    Corretíssimo. Violência nas manifestações só interessa a quem quer desacreditá-las e comprometê-las. No dia 3 foi um grupo de gatos pingados; cabe à polícia identificá-los e tomar as medidas cabíveis.

    Responda
  34. Hercilio Silva

    Já começou o mi-mi-mi, grupos radicais podem aparecer em qualquer protesto, mas o colunista tá mal informado, já há imagens mostrando que o mais provável é que tenham sido infiltrados de coturno brilhante e escrevendo A de anarquia errado. Protesto com selfie com tropa de choque nunca foi popular, era manipulação mesmo.

    Responda
  35. José Cardoso

    Concordo. Os protestos em Hong Kong por exemplo foram um exemplo de pacifismo, com muito pouca depredação, pela escala do movimento. É verdade que não parece ter adiantado muito, pois o ditador Ping vai sufocando gradualmente as liberdades naquela cidade. Felizmente vivemos num ambiente democrático.

    Responda
  36. Marcelo Rod

    Falou "impeachment", este Sr nem quer saber de quem, ja é a favor...Golpista nato, de alma

    Responda
  37. Luciano Napoleão de Souza

    Vão censurar todos os meus comentários mesmo? A coisa está feia, hein?

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Napô querido, isso tem nome, a pessoalização de eventos não-naturalmente relacionados: paranóia. Com acento, que a sem acento tá muito tucanifrênica.

  38. marcelo silveira rossetin

    Conta a história que há uns 2000 anos um maluco revoltado entrou no templo e expulsou os vendilhões na base da voadora. O Joel se considera acima do bem e do mal, capaz de julgar eticamente a conduta. Surpreende a confusão entre ética e estética vinda de um filósofo.

    Responda
  39. Anderson José Albano

    Todo. Poder aos sovietes!!!!!

    Responda
  40. WILSON FILHO

    Esse Joel é igual a essa turma do quebra-quebra da esquerda. Um excelente mentiroso, que se diz da direita, mas adora um caviar da esquerda. Em alguns debates só falta bater no oponente, só não o faz por intervenção de terceiros. Um grande de um hipócrita.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Urrúúúúúú, é nóis. Que são vocês, pois não? Hahahha!

    2. WILSON FILHO

      Marcelo, concordo plenamente com vc, está certíssimo. Espero que povo saiba votar.

    3. marcelo silveira rossetin

      Cada vez mais perigoso você comentar isso. O pessoal da esquerda já aparelhou todas as mídias digitais. Quando voltarem ao poder, cê acha que não vai ter perseguição às pessoas de bem que tentaram salvar o país?

  41. Helio Marcengo

    Bom texto. O problema é que a maioria das manifestações tem duplo objetivo: derrubar quem está no poder já com a intenção de colocar no poder o seu candidato preferido. Aí é que está o problema. Hoje, muitos que votaram em Bolsonaro, querem a sua saída. Mas não querem a volta de Lula. O Brasil precisa de uma mobilização popular apartidária.Contra autoritarismo,má gestão, cor ru pção, etc. A história política brasileira mostra que quando cai um cor rup tô, entra outro em seu lugar.

    Responda
  42. MARCOS BENASSI

    Até quem não quer que o Bozo caia, né, Joel, deve prezar pela paz nas manifestações de rua. Afinal de contas, mesmo um brucutu Bozofrênico se interessa por ter, ao seu lado, gente de tudo quanto é estilo, para dar alguma substância as suas demandas. Mas essa turma pode pedir ao Goblin do GSI e ao Rameiragem que controlem as manifestações....

    Responda
  43. Luciano Napoleão de Souza

    Olha! Para quem não divulgava manifestações, agora não só divulga e apoia como faz tutorial para coibir esquerdistas de fazer o que mais sabem: vandalismo!

    Responda
  44. heber machado menezes

    Perfeito o artigo! Violência em manifestações, sobretudo neste momento em q se tem um.bando de simpatizantse a um cristão-genocida, um maldito "homem-de-bem" de direita, de elevados valores civilizatórios, é jogar contra, é fazer exatamente o q a propaganda fariseísta-bolsonarista mais adora fazer: eles, (malditos) homens-de-bem, e o resto, ...desprezíveis comunistas. É muita estupidez pra uma pessoa só, os atos de violência. No fundo são selvagens como o próprio PR.

    Responda