-
José Cardoso
Do ponto de vista da matemática, a história da química ao longo do século 19, culminando na física quântica no século 20, sugere um resgate dos números inteiros e da relação entre eles. Começando pela proporção definida de elementos nas substâncias até a organização da tabela periódica e as simetrias nos sólidos cristalinos. Antes disso a tendência era sempre na direção dos desafios da infinitude: os números irracionais, as séries infinitas e o cálculo diferencial.
-
Mateus Carneiro Guimarães dos Santos
Esse artigo serve só para fazer um gancho com o da próxima semana? Achei o texto muito pouco cuidadoso com a história da química. Erros, redundâncias, e muitas simplificações acontecem ao longo de todo o texto. Vide o curriculo do autor, podemos ver que ele é um ótimo matemático, entretanto, não tem gabarito algum para falar sobre a história da química.
-
Vito Algirdas Sukys
Interessante notar que a as hipóteses de Dalton e Avogadro contribuíram também. A lei de Mendeleev, inicialmente empírica ou indutiva, foi transformada pela matemática, em deduções da lei de Moseley, que conecta os vários pesos atômicos com a teoria geral da física. A matemática pura teve ajuda da física. A distinção entre matemática pura e física não é absolutamente rígida.
-
José Baldinato
O autor tem competência reconhecida e merecida na área da matemática, mas será que isso o autoriza a distorcer completamente a história da química? É isso o que o artigo faz. Se o objeto é chamar a atenção para uma questão matemática implícita na tabela periódica atual, não era necessário recriar a história da química para justificar essa intenção. Fiquemos com a matemática do último parágrafo.
-
Peter Janos Wechsler
Foi Niels Bohr que postulou o primeiro modelo dinâmico do átomo com elétrons circulando em órbitas em torno do núcleo.
-
João A Silva
A turbulência política do País é tão grande que acabo não lendo matérias interessantíssimas como as que o Marcelo nos trás. São uma homenagem à ciência e ao conhecimento nestes tempos em que tantos cultivam as trevas.
-
Paulo Zacarias
Muito legal suas séries. Aguardando final da Temporada 1, Episódio 3.
-
Marcio de Mattos
Muito bom. Mas,por acaso, não teria sido Henry Moseley que organizou os elementos segundo seus núcleos??
-
Roberto Gomes
Só um detalhe: existem compostos de xenônio e radônio, que são gases nobres. Por exemplo, difluoreto e tetrafluoreto de xenônio e de radônio.
-
Peter Janos Wechsler
O comentário foi "quase não reagem".
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.