Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    É uma espécie de meteoro político ímpar em relação aos países dito civilizados. Depois de sua passagem, as coisas voltarão à sua ordem natural. Assim será, em 2023, depois das eleições de 2022.

    Responda
  2. MARCIA TAMANDARE UCHOA

    não vejo essa inocência tola apontada por você, grande parte da nossa sociedade deseja autoritarismo e truculência.

    Responda
    1. FLAVIO Costa

      Como sempre digo, as pessoas não se tornam minions, a truculência, o preconceito, a misoginia, etc são só despertadas pelo bozo

  3. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "É espantoso que tenha enganado tanta gente o santo bolsonarista". Muitos votaram sabendo quem ele era e porque se identificam com suas ideologias. Outros porque o pastor mandou, mas muita pouca gente foi enganada nesta. "Santo menos que pequi roído" fica menos "cringe".

    Responda
  4. Antônio Carlos de Paula

    Uma verdadeira tragédia! Colocoram o país nas mãos desse sujeito desqualificado. Olha aí o resultado.

    Responda
  5. Leonardo Gama

    Não era o que Ivan Lessa dizia? ''A cada 15 anos, o brasileiro esquece o que aconteceu nos últimos 15 anos.'' E, depois de dois ciclos de esquecimento, resolve embarcar na mesma aventura trágica em que seus pais e avós caíram.

    Responda
  6. Carlos Zitelli

    Vc. toma cuidado com suas palavras ofensivas ao presidente. Quando o bicho pegar, corra que vc. esta com certeza na lista dos canhotas bestas. O gosta de respeito? então respeite.

    Responda
    1. Roberto Gomes

      Respeito não se exige, se conquista.

    2. R Alvim

      O cara achando que está em pleno AI-5 pra fazer este tipo de ameaça. Vá lamber botas de genocida no diabo que te o carregue.

    3. Marion Brepohl

      Tá mais um santinho do pau oco. Fascistoide vil que se diz gente de bem

    4. Lourenço Rabello

      Vc se ofendeu. Mas dizer que é mentira não disse....

  7. Luiz Alexandre Alves da Silva

    Enquanto não houver uma mudança completa, tudo será sempre o mesmo, com esse sistema politico, primeiro voto distrital puro com recall, segundo corte na carne dos nossos politicos não precisamos de tantos deputados, senadores, vereadores, e etc.. Não precisamos também de tantos municipios, eles não se sustentam, não tem nem como pagar suas folhas de pagamento, revisão de todos os modelos e moldes, não é uma questão apenas de falácia e sim de um modelo falido desde o seu nascedouro.

    Responda
  8. José Cardoso

    Quando um fenômeno se repete desse jeito é preciso respeitá-lo. Os eleitores expressam periodicamente sua indignação com uma elite estatal que se serve do país. Infelizmente de uma forma confusa, o que fica claro no caso atual em que elegeu um sindicalista das forças armadas, que defende parte dessa elite privilegiada. Mas enquanto a causa não for resolvida, os santos de pau oco continuarão a nos assombrar.

    Responda
  9. Sylvia Alves Corrêa

    Ótima coluna. Além de nos brindar com as prováveis origens do ditado popular, Sérgio ilustra a expressão com a figura de presidentes nos quais cai como uma luva o significado do adágio. Minha avó usava outro ditado, com sentido aproximado, que talvez pudesse ser usado com a mesma intenção: "Por fora, bela viola; por dentro pão, bolorento".

    Responda
  10. Amarildo Caetano

    Ótimo texto.Dos três o diabundo  mil vezes. pior.

    Responda
  11. Amarildo Caetano

    Ótimo texto.Dos três o diabundo  mil vezes. pior.

    Responda
  12. ANDRÃ LUIZ VIANNA

    Sergio sempre excelente. Cultura linguística associada à política. Fora Bolsonaro!

    Responda
  13. JOAO FERNANDO DE COELHO

    Matou a pau (oco) na análise política. Sensacional.

    Responda
  14. Maria Alice Cerqueira

    A história sempre nos ajuda a pensar o presente. Ótimo artigo.

    Responda
  15. José Antônio

    Sérgio, muito bom o artigo.

    Responda
  16. Marcus Vinicius Terra

    Artigo inteligente e espirituoso. Estudar a História do Brasil e de nosso idioma é preciso. Parabéns!

    Responda
  17. Helio Marcengo

    Um autor de teclado oco. Gastou um monte de linhas p não dizer nada com nada. Esqueceu a cronologia histórica. Deixou Dilma e Lula de fora. Ou se esqueceu que o molusco enganou os eleitores com discursos moralizantes, anticor ru pção? Dilma, por ser impossível de ser do pau oco, era pior que isso, era .... cabeça oca.

    Responda
    1. Marion Brepohl

      Isso aí. Relincha e espuma de raiva bozolide

    2. José Antônio

      Por favor, NÃO vendam os US$ 382 bilhões de dólares das reservas internacionais. Caso contrário, o FMIiiiiiiiiiiiiiiiiii Volta! Digite no Google a expressão: mayor treasuries holders ( Tesouro norte americano. Somos o 4º maior credor externo individual dos EUA). Ah, também passamos a ser CREdOR do FMI.

    3. José Antônio

      ´´A dívida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o país DEvIA 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65%.`` ( Não toquem nas reservas internacionais.` No blog de Mauro Santayana. Um prêmio à inteligência). Você viu o FMI no Brasil durante os Governos de Lula e Dilma? EU NÃO VI! Mas eu vi o FMI no Brasil sanando BANcARRoTAS FINaNCEiRAS durante os governos dos camisas-amarelas de outrora da ditadura, de Sarney, Collor e FHC.

  18. Emilton de Almeida Rocha

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.