Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. roberto foz filho

    A abordagem do articulista é pertinente. Avaliações superficiais podem credenciar empresas e segmentos do setor produtivo como falsos defensores dos valores ESG com a intenção resolver problemas sociais ou ambientais. Quando na verdade estariam interessados nos ganhos provenientes da bandeira da sustentabilidade.

    Responda
  2. andrea nogueira araujo

    Uma pitada de ética, de princípios ou de fins, ajuda a perceber melhor a relativização sem fim proposta pelo articulista.

    Responda
  3. Felicio Antonio Siqueira Filho

    Devemos respeitar o currículo do articulista, mas ESG é igual a "ecológico", "sustentável", "verde" e todos os adjetivos e "isos" que vem servindo ao capital para continuar destruindo o planeta e criando desigualdades sem nenhuma visão de futuro. Desenvolvimento, na acepção que lhe dá o capital, nunca nos levará a uma sociedade mais justa. Por fim quando vejo ESG levo um susto, penso na escola superior de guerra, que por ser de guerra não pode ser superior dizia Millôr.

    Responda
  4. Roger Z Moire

    ESG é outro caso do " criar dificuldade para vender facilidade " igual ao ISO 9000. Quem não era certificado em ISO 9000 ficava fora do mercado. Hoje ninguém mais fala em ISO 9000 mas "certificadoras " , na esmagadora maioria um bando de inuteis que não entendiam nada do seu negócio mas davam palpite, se encheram de dinheiro.

    Responda
  5. MERIDA ALBERTA HERASME MEDINA

    Ótima matéria! "Compradores" só observam o produto pronto para consumo. Para entender a cadeia de produção desse bem final precisa de um esforço de pesquisa e informação que nem todos estão dispostos a pagar. Por isso o sucesso de fórmulas prontas para consumo

    Responda
  6. Luiz Pinheiro da Guia

    Simplesmente perfeita análise.

    Responda
  7. JONES DARI GOETTERT

    "Qualidade Total", "ISO..."... e "ESG": o capital é uma máquina de qualificação, enquanto o mundo real é marcado pela sempre maior desigualdade e exploração. O moralismo, definitivamente, é ilimitado.

    Responda
  8. Roger Z Moire

    ESG é o famoso  "criar dificuldade para vender facilidade".   O próximo passo do "criar dificuldade para vender facilidade" será as "Consultorias de ESG" , em sua esmagadora maioria um bando de inuteis, que não conhecem nada do seu negócio mas serão remunerados a peso de ouro para emitir "Certificados de ESG".

    Responda
  9. André Vinicius

    Ótima análise. Joga um pouco de luz nessa questão nebulosa.

    Responda