Opinião > Proposta de abstinência para adolescentes é o que há de mais retrógrado na sexualidade Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Daniel Cabral

    Muito bom o texto. Sumarizando os pontos para a rejeição do projeto: (1) ele fere a laicidade do Estado, (2) tendo custos aos cofres públicos (3) para pregar um método ineficaz contra a gravidez precoce indesejada (a abstinência sexual até o casamento) ao mesmo tempo em que (4) deixa de fora a educação e as recomendações qualificadas de saúde pública sobre o assunto.

    Responda
  2. Mara Gabriel

    Só o conhecimento sobre o corpo pode ajudar a evitar doenças e gravidez precoce. Porque quando o chamado da natureza vem, não há religião, não há mãe e nem pai que evitam que eles se relacionem. Somente uma conversa aberta e delicada pode ajudar o jovem a lidar com.sua sexualidade de forma natural, sem traumas. Penso que a Educação é o caminho, sempre.

    Responda
  3. Leila de oliveira

    Marta Suplicy é voz sempre sensata! Sou muito fã dessa mulher incrível e alinhada ao espírito do próprio tempo.

    Responda
  4. Livia Paulo de Araujo

    Penso ser adequado campanhas de esclarecimento aos adolescentes sobre o início da vida sexual. A adolescência é uma fase muito desafiadora e coneçar a vida sexual com boas orientações dos riscos de gravidez precoce, abandono escolar e doenças sexualmente transmissíveis, seria o ideal. Adiar o início da vida sexual sem conotação religiosa, mas como um comportamento pessoal preventivo, pode ajudar e muito no processo de amadurecimento psicológico destes adolescentes e nas suas escolhas.

    Responda
  5. Robson José de Queiroz

    Quem deu, deu. Quem não deu, não Damaris.

    Responda
  6. Hernandez Piras Batista

    Moralismo de fachada para alimentar projetos políticos demagógicos e reacionários.

    Responda
  7. luiz jose almeida fayad

    Parabéns,acho que é a primeira vez que elogio alguém do PT(ou expetista).

    Responda
  8. Denis Sousa

    A Câmara Municipal de São Paulo no presente ano tem um orçamento superior a um bilhão de reais. Alguém poderia me dizer a necessidade de tanto dinheiro para manter somente 55 vereadores? Uma continha simples nos apresenta quanto custa cada digníssimo representante eleito. Sendo esdruxulamente pródigo penso que cinco por cento desse orçamento seria suficiente para os vereadores. No lugar de carros de representação eles poderiam receberia vale transporte.

    Responda
  9. Ivan Bastos

    Esta pauta dos maus-costumes, pu_ta mer_da. Para o mundo que eu quero descer.

    Responda
  10. Adailton Alves Barbosa

    - Proposta de um político do PSL ou seja, da onde não se espera nada é que não sai nada mesmo.

    Responda
  11. Neli de Faria

    É falta do que fazer .É à míngua de fazer algo útil para a sociedade, querem retroceder para as penumbras do passado com essas medidas estapafúrdias. Abstinência? E se fizer sexo, qual será a punição? Será que esses senhores não sabem que norma, supostamente obrigatória, sem sanção é despiciente? Tem que ensinar a evitar filho , para não ter gravidez precoce. Pela redução de senador, Deputados: federal,estadual, distrital e de vereadores. Democracia não se faz com inflação de políticos.

    Responda
  12. Maria Lopes

    E essa proposta absurda e vergonhosa tem o apoio de oportunistas como a (histérica) deputada Janaína Paschoal! Professora da USP! Os que temem não ser reeleitos e tentam obter o voto evangélico obscurantista, a exemplo dessa senhora.

    Responda
  13. Eliane Silva

    Sério mesmo essa proposta sem sentido?? Sério mesmo que ela tem apoio? Nunca foram adolescentes não? Não sabem que " proibir" só estimula o desejo e a curiosidade pela coisa proibida? Adolescentes precisam de orientação e não de julgamentos ou achismos conservadores! Isso é algo natural ao ser vivo assim como comer, dormir entre outras coisas, mas justamente para que se possa evitar consequências negativas precisamos falar abertamente sobre o assunto e acolhe-los!

    Responda
  14. Eliane Silva

    Estou farta dessas propostas absurdas apoiando os interesses de uns e alimentando a hipocrisia da nossa sociedade!! Nunca ouviram falar que "proibir" só estimula as pessoas a buscarem por aquilo??? Principalmente se tratando de adolescentes! Essa iniciação é natural para o ser vivo e o que os adolescentes precisam é de ORIENTAÇÃO, assim, poderão escolher de forma acertada o melhor momento e a melhor maneira!

    Responda
  15. José Cardoso

    O fato é que gravidez indesejada é um grande problema, principalmente para quem é mais negro e mais pobre. Iniciativas como esta, que ajudem nesse sentido são bem vindas. Isso não elimina é claro informações sobre o uso de preservativos, mas sinceramente não é subestimar os jovens achar que eles já não sabem de sua necessidade?

    Responda
    1. Neli de Faria

      Iniciativa como essa aguça a curiosidade. Tem que ensinar todos como se evitar gravidez precoce. Ensinar para os pré-adolescentes o que é o sexo, como evitar gravidez. Falta do que fazer dos vereadores.

  16. Antônio João

    Essa recomendação de Marta também não é amparada em pesquisa científica, é um lugar comum, que também dá vazão a vícios.

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Sério mesmo ? Pode explicar o que você considera pesquisa científica ? Fiquei curioso

  17. Daniel Poço

    Distorções retóricas da política Marta. “Decidi esperar” é extremamente digno e adequado especialmente porque já está claro o caminho contrário, do ninguém é de ninguém, já mostrou que é um atraso no desenvolvimento psicologico das crianças e adolescentes além de promover a gravidez precoce e a pedofilia.

    Responda
    1. Leonardo Gama

      Você pode achar lindo, mas tem pesquisas no mundo inteiro, em diferentes sociedades e culturas, mostrando que não funciona e pode ter efeito oposto ao desejado. Não adianta querer dobrar a realidade às suas convicções. Se está preocupado com as crianças e os jovens, tem que investir em políticas públicas efetivas.

    2. Marcelo Silva Ferreira

      O que pedofilia tem a ver com controle de natalidade e informação científica sobre métodos contraceptivos ?? Você me parece destituído de raciocínio. O que promove a gravidez precoce é desinformação aliada à negação da natureza humana. Seres humanos vão praticar sexo independente do que os conservadores queiram. Existe uma gama de possibilidades para lidar com o assunto que você é incapaz de enxergar. Só consegues considerar os extremos .

  18. PAULA FARIA

    Um projeto que rompa o senso comum de que não fazer sexo aos 14 anos é coisa de gente excluída da turminha da escola é sempre muito bem vindo.

    Responda
  19. Roberto Amaral

    Com toda certeza já deve ter um fornecedor de cinto de castidade no esquema. Lógico de preferência cotado em dólar.

    Responda
  20. Vincent Teillere

    Lugar da Damares e sua turma não é no manicômio pois eles têm uma plano totalmente pensado e elaborado para implementar a sociedade nazista que eles sonham. Portanto essa visão sombria tem que ser confrontada e combatida com toda seriedade. Infelizmente não é bricadeira não...

    Responda
  21. Adriano Souza

    Primeiro quero dizer que "Damares e seus traumas" é ótimo. Vou rir o dia inteiro. Está provado: abstinência sexual reduz a zero DST e gravidez indesejada. O problema é ser aplicada com rigor. Só se trancar a menina no alto da torre. E olhe lá se a Rapunzel não jogar as tranças para o príncipe encantado. Trata-se de mais um caso de picaretagem de políticos de direita querendo fazer média com certas igrejas.

    Responda
    1. Rafael Gomes

      Vdd. Adriano. e enganar os tochas. Já começou a malandragem. Quem acha que é normal, vê uma criança, amamentando outra criança. Não é humano. me desculpe.

  22. ricardo arantes martins

    Em pleno terceiro milenio ainda existe isso. O fato é que ninguém segura, temos mesmo é que ensiná-los a não pegarem doenças e evitar gravidez. Nem mesmo seus pais acreditam em sexo após o casamento.

    Responda
  23. sergio boccia

    Onde assino?

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.