Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Barbara Maidel

    Bolsonaro e Lula querem ser presidentes por vaidade. Bolsonaro quer ser presidente só pra dizer que é presidente, pois detesta trabalhar (desde quando era chamado de "mau militar" no exército) e não tem nenhum plano pro país. Lula quer ser presidente, nessa velhice cansada, pra se vingar do que passou, por revanche. Pra sair desse ciclo de precipícios, é hora de apoiar Ciro Gomes, que tem projeto, quer muito trabalhar, tem bom currículo e é uma opção não polarizada.

    Responda
  2. João da Silva Ribeiro Neto

    Do artigo do Magnoli, conclui-se facilmente que não há impeachment por culpa do PT. No início do texto, afirma que são necessárias duas condições para o impeachment: consenso político no Congresso, onde o PT é minoria, e mobilização social ampla, muito além do PT. Portanto, as condições necessárias não existem, mas o PT é o responsável. Afirma também que o mercado financeiro e o agronegócio desembarcaram de Bolsonaro. Não há evidências nesse sentido. Quem sai na rua exigindo o impeachment é o PT

    Responda
  3. FRANCY LITAIFF ABRAHIM

    Por que vocês só censuram os comentários de conservadores?

    Responda
  4. FRANCY LITAIFF ABRAHIM

    Somente em delírio se poderá imaginar a classe média brasileira na companhia de CUT MST MTST UNE e outros. Esse consórcio de esquerda sempre teve um curral de 150 mil pessoas a postos para manifestações, mas os relatos mostram que nem isso conseguem mobilizar. Acabaram as tetas públicas e a mortadela está pela hora da morte. Conclusão: nem sombra de impeachment.

    Responda
  5. osvaldo valdomiro susin

    O colunista tem razão quando diz que não há cacife para o impeachment de Bolsonaro. Incrível que o maior adversário do Presidente seja a imprensa brasileira. Não venham com essa megalomania de Lula como o todo poderoso que terá disputar as eleições em igualdade, ou ainda, em melhores condições que Bolsonaro. Lula o pobre inocente absolvido pelos seus pares no Supremo Tribunal Federal jamais será alçado à condição de enfrentar Bolsonaro em igualdade de condições. Cúmplices devolvem 8,3 bilhões.

    Responda
  6. filipe moura lima

    Comecei a ler, mas tive que parar. Esse colunista tem fixação pelo PT e por Lula. Fui!

    Responda
  7. RENATO VENANCIO

    Mais um texto delirante que antecipa a paranóia contra a social-democracia lulista da campanha de 2022.

    Responda
  8. Antonio Catigero Oliveira

    O colunista diz escancaradamente que o impeachment de Bolsonaro não acontecerá por conta da "esquerda lulista". E ainda diz que os representantes do deus Mercado, a 'alta finança e o agronegócio, finalmente deixaram o presidente'. Só não disse que ainda faltam privatizações feitas à espreita, enquanto o novo bode expiatório queima suas últimas fichas. Oras, colunista! Se a esquerda lulista tivesse tanto Poder de influência assim, não teria ocorrido o Golpe 2016, que levou a essa calamidade.

    Responda
  9. MARCIA TAMANDARE UCHOA

    o impeachment guarda um perigo enorme, os militares estão no poder, querem o poder e sabem usar a máquina de propaganda pra fazer a cabeça da população conservadora. se o psyco for deposto, o general assume e nada garante que não vai haver um novo fôlego da extrema direita. a estratégia do PT parece estar certa e a CPI está alinhada com ela.

    Responda
  10. CESAR PAES

    A culpa é da maioria de eleitores sem noção que elegem para o Congresso, ratazanas sem resquícios de moralidade. Não fossem eles, o momento seria propício para o impeachment. Só safados podem aceitar um maluco na presidência, que 3 vezes por dia ofende membros de outros poderes, toda a imprensa que o critica, e nos oprime com mortes que poderiam ser evitadas, colocando-se contra tudo o que lhe parece ameaça a si ou sua famiglia. Não o impedem pq estão quase todos (90%) c_gando para nós.

    Responda
  11. José Marques Mendes

    Mas a prova de corrupção pega mais fundo na população deste país do que a responsabilidade nas mortes e na ausência de vacinas.

    Responda
  12. A R Souto

    Faltou o articulista concluir: como o impeachment é inviável, restam duas alternativas: fraude ou violência. A fraude tem duas vertentes: a urna e o processo de apuração — claro, é preciso muita experiência. A violência já foi tentada, porém, falhou. E o Brasil que sonhamos? Depende de intelectuais e estadista! Então, tá danado!

    Responda
    1. Raimundo Carvalho

      Vc tá falando da fakada? Aquilo foi a armação que garantiu a eleição do facínora. É bem possível que ele tente se passar por vítima de novo. O kgão é um covarde.

  13. RODRIGO NAFTAL

    Nem a direita e a esquerda democráticas buscam o consenso, que deveria se a bandeira do impeachment. O que querem, na verdade, é exclusivamente um cálculo eleitoral de desgaste do governo até 2022. Ignoram que 2022 pode ou não ocorrer ou cair no colo de JB.

    Responda
  14. Flávio Sasso

    Com certeza. Se a mesma historia se repetir, teremos uma reeleição do Bolsonaro.

    Responda
  15. Galdino Formiga

    Artigo com raciocínio lógico e provisório. A evolução dos acontecimentos definirá a equação entre o ruim e o pior. Os fanáticos não enxergam e tem pressa.

    Responda
  16. Geraldo da Silva

    O sr. Demetrio erra feio - ou de propósito - no seu diagnóstico. Tá igualzinho ao finado Merval: se for encarregado a escrever sobre o Nautius do Capitão Nem, por exemplo, ele arranja um jeitinho de incluir o Lula na história.

    Responda
    1. Geraldo da Silva

      ... o Nautilus, do Capitão Nemo

    2. Geraldo da Silva

      ...o Nautilus

  17. Victor Henriques

    Não só não interessa a Lula tirar Bolsonaro do poder agora - e os interesses pessoas de Lula sempre passaram na frente -, como, se for eleito, Lula começará já na transição a compor com todas as forças que deram sustentação ao bolsonarismo, a começar pelo Centrão mais venal e militares aloprados. A esquerda lulista vai fechar os olhos. Será o retorno dos velhos tempos de acomodação de interesses, caudilhismo e populismo. 2022 pode ser a escolha entre o podre e o estragado.

    Responda
  18. João Mourão

    Magnoli esquece que o medo da contaminação ainda impede manifestações maiores.

    Responda
  19. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Pelo jeito a verdade incomoda muita gente. Ofensas para tudo quanto é lado. Como a esquerda sabe odiar! Se assemelha à direita rancorosa. Demétrio tem razão, o interesse nacional (tirar Bolsonaro) não tem nada a ver com o interesse do lulopetismo (interesse eleitoral). Lula quer polarização com Bolsonaro enfraquecido, pois sabe do risco enorme que é concorrer com a força de um novo nome, que não tenha o desgaste da corrupção nem a decadência, mas propostas e projetos inovadores. .../Claudia F.

    Responda
    1. Raimundo Carvalho

      Claudia, se liga. O povo se cansou de aventura. O povo quer Lula de volta. São as pesquisas que estão apontando nesta direção. Quem vier contra isso, vai ter que polarizar com Lula. Mas depois de eleito Lula governará para todos, como ele fez nos 8 anos em que governou este país. Esse negócio de ódio é coisa de Bolsonaro que não gosta de mulher, de preto, de gay, de ateu, de professor, de cientista, de jornalista, de democracia.

  20. Carlos Alberto Peixoto de Figueiredo Junior

    Só há um jeito do Lula Ladrão não voltar, Bolsonaro desistir da reeleição.

    Responda
    1. Idmar Moreira

      Lula roubou o coração do povo brasileiro! Mas é claro que não está eleito: é possível que Bolsonaro, o assassino de milhões, nem vá ao segundo turno. A escolha seria entre Lula e Ciro.

  21. Elisabeth Beraldo Faria

    Esse ai é um dos arrependidos e adora malhar Lula! foragenocida!

    Responda
  22. geraldo magela sobrinho

    Esse colunista arruma sempre uma forma de tirar uma casquinha no PT. Parece obsessão. Vira o disco meu amigo.

    Responda
  23. Maria da Graça Pimentel

    Peço ao Demétrio que calcule para a gente quanto custam as viagens de campanha do #BolsoCaroGenocida .... de passeios de moto à inauguração de pontes de madeira

    Responda
  24. Guilherme Torres Godoy

    S e alguém pedir ao povo esquecer o trauma criado pela equipe da Saúde, pela incompetência do governo na administração do pais, tem algo que passará muito sem esquecer, 530 mil famílias que perderam um ser querido nessa pandemia. Bolsonaro e seus seguidores nunca vão poder calar a boca dos parentes dos mortos da pandemia.

    Responda
  25. Claudio Moreira Roberto

    Imaginem o Lula de volta !?Jesuisss// Espero q o STF nao esteja “ tão infectado como agora “ e o MPF e a Policia Federal funcionam plenos pois não será facil segurar essas Hienas famintas ! Mas Bozo não ! Chega / tchau …

    Responda
  26. Patricia Souza Duarte

    Os artigos do Demétrio Magnoli são enfadonhos. Peça para ele refletir sobre os problemas da economia, da mobilidade urbana, do meio ambiente, da epidemia ou da anomia, e no final do dia a conclusão será sempre a mesma: a culpa é do PT. Magnoli é um colunista de uma nota só.

    Responda
    1. Antonio Carlos Orselli

      Demétrio e os senadores Heinze e Girão formam o Trio Samba de uma nota só. Não perco meu tempo lendo os artigos do Magnóli. Mas, como gosto de palhaçada não mudo de canal e vejo os dois bolsonaristas se repetirem nas sessões da CPI. Fora, bolsonaro!

    2. Claudio Moreira Roberto

      Mas o que estamos vivendo é culpa; responsabilidade da Maestria de 14 anos de corrupcao deslavada …

  27. Paloma Fonseca

    Provavelmente nunca mais verei a imensidão de gente na Esplanada dos Ministérios no impeachment do Collor (1992) e na posse do Lula (2003), duas manifestações das quais participei. E, por esse motivo, Fora Bolsonaro não iria pra frente: pouco povo na rua. Continuo indo às manifestações contra a má condução da crise sanitária, a liberação indiscriminada de armas e munições e os atos antidemocráticos. A principal bandeira é 'Fora, Bolsonaro!', e a CPI fez foi trazer à tona a má gestão da pandemia.

    Responda
  28. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Esse Demétrio acha q sozinho eh mais esperto q toda a esquerda brasileira. Megalomaníaco a tal ponto que enveredar pela opinião idiota de que o covid era uma gripinha, a lá Bozo. Impich ou desgaste de Bozo? Se Demétrio fala q eh impich, vou pelo desgaste.

    Responda
  29. Cleyton I S

    É inviável o impeachment neste momento pois dois motivos: o tempo e o fato de que o CN não confia no Vice-Presidente, Mourão. É mais fácil para Brasília lhe dar com um capitão estúpido, sem inteligência e falastrão do que com o General, ainda que da reserva, sagaz, esperto e com jogo de cintura - qualidades que, obviamente, Bolsonaro não. Ainda bem que Bolsonaro não tem inteligência, senão estaríamos correndo risco sério.

    Responda
  30. Alex Sgobin

    O sr. Demétrio Magnoli, como de costume, apruma-se em cima do muro e escreve, com a certeza de estar distribuindo ao mundo bocados de sua sapiência. Não sabe ele que todo e qualquer partido que assumir o poder será enlameado pela corrupção, para mais ou para menos, que é a base da governança nesse país torto? Não há conserto enquanto as coisas assim forem, e isso parte de nós todos. Não se coloque no alto de uma torre, observando a plebe com comiseração, Demétrio: desça e forme!

    Responda
  31. MARCIA TAMANDARE UCHOA

    o Demétrio está mostrando que a CPI mudou o foco deliberadamente para ajudar a "sangrar" a candidatura da extrema direita, servindo assim ao PT e desservindo às chances de qualquer outro candidato. melhor seria o impeachment já. porém, vamos pensar, se o impeachment acontecer, assume o general. lembrando que esse governo é um projeto dos militares, seria altamente arriscado entrarmos numa continuidade, eles usariam propaganda e balelas pra ir se perpetuando no governo.

    Responda
  32. Maria Almeida

    Quando leio a Folha me impressiona o despreparo dos jornalistas. Não estudam a História do Brasil? Como podem afirmar que a corrupção está presente no país "desde a redemocratização?" O tom desta matéria não deixa dúvida: para prevalecer a política econômica liberal, vale tudo, né?

    Responda
  33. Caio Iglésias Bertazzi

    Discordo frontalmente de Magnoli o impeachment esta dado sim e só falta quebrar esta excrescência que hoje comanda o Congresso nacional o Sr Lira este excremento da política, mas que vai ceder mesmo porque hoje foi dado que o presidente foi sim gravado pelos irmãos Miranda e parece segundo dizem que existe xingamento inclusive para Lira e o inefável Ciro Nogueira que ainda apoia por dividendos monetários o Governo e se esta coluna quebrar a casa cai para o bem do Brasil .

    Responda
  34. Eldo Eloi

    O colunista foi um dos responsáveis pelo que está hj em curso no Brasil. Apoiou o golpe conta a presidente Dilma, depois achava que iria ser tudo maravilhoso. Agora, espero que tenha aprendido.

    Responda
    1. Jose Luiz Rodrigues Vasconcellos

      Exato! Foi fiel ao patrão! Apoiou o golpe!

  35. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Se os crimes de responsabilidade não são condições necessárias e suficientes, pir que, então, continuarmos sustentando a PGR e, na situação atual, o Sr Aras? Seria muitíssimo mais barato não tê-los nesse momento.

    Responda
  36. Livia Paulo de Araujo

    Penso que a melhor resposta que podemos dar a esse governo de tragédias, negligências e mortes é uma derrota massacrante nas urnas.

    Responda
  37. José Cardoso

    É uma narrativa coerente, mas como estratégia é perigosa. O presidente me lembra o Nasser do Egito em 1967, que falava abertamente em acabar com Israel. Podia ser apenas bravata, mas os israelenses não quiseram pagar para ver e atacaram de surpresa, destruindo toda a aviação egípcia no solo. É hora de toda a classe política perceber que para sua própria sobrevivência deve remover o Bolsonaro o quanto antes.

    Responda
  38. Marcelo Arias

    Olha o Magnoli 'relogio parado' certo outra vez....

    Responda
  39. Leonardo Trindade

    Se tivesse ido às manifestações não estaria escrevendo bobagens. Essa postura falta com o respeito a maioria das pessoas que estavam na manifestação e que não são ligadas a partidos políticos.

    Responda
  40. Bernardino Soares De Oliveira Cunha

    Que bom seria se o jornalismo adotasse esse nível de idéias para escrever matérias. Parabéns Denetrios, excelente matéria. Em Minas seguimos com dos jornalecos ridículos e totalmente curvados a alas politico-partidarias.

    Responda
    1. Leonardo Trindade

      Em Minas vocês têm.um bolsonarista do Novo, quando o próprio partido já passou a apoiar o impeachment.

  41. Nilton Silva

    E ainda dizem que Deus é brasileiro. Como assim? Polarização entre Lula e Bolsonaro só pode ser coisa do capiroto.

    Responda
  42. João Braga

    Tirando as narrativas, as meias verdades, os exageros, o "não sei quem disse"", sobram o presidente tosco e muitas vezes inconveniente. Não há um único, um único envolvimento dele em corrupção. Os demagogos de plantão vão gritar 500 mil mortos; uma longa estória em que o mundo todo teve erros...infelizmente um aprendizado que custou caro.

    Responda
    1. Antonio Carlos Orselli

      Meu camarada. Vou lhe contar um segredinho: O Brasil tem 2,7% da população da Terra e responde por 1/4 dos mortos pela Covid 19. A estória (segundo você) é a seguinte: A milicada do Ministério da Morte andava atrás de propina. A meu juizo a acharão na cadeia!

    2. Claudio Moreira Roberto

      Verdade ; até agora nada comprovado !! Tirando o seu passado tosco das rachadinhas !! Mas isso 90% dos deputados/ vereadores e políticos praticam ate hoje !! Comparando se a 1/2 bilhao de us desviado do Governo que o povo aqui defende ::: nao é nada mesmo

    3. DANIELA MIRANDA BURELLO

      Quem não tem envolvimento em corrupção? O Bolsonaro????

    4. Marcelo Arias

      Mas aí isso também vale pro ex....

  43. Rafael Marques da Silva

    Ninguém: A. Demétrio: Lulopetismo

    Responda
    1. Cobogó Relações Públicas

      Alguns colunistas da Folha não tem demonstrado muito repertório, e o Demétrio é o líder neste ranking dos sonolentos. No dia em que ele conseguir explicar pq o partido que não teve 172 votos pra barrar um impeachment conseguiria arregimentar votos para outro (após eleição em que teve desempenho pior) talvez eu volte a lê-lo. À Folha: tem gente mais capacitada a realizar este tipo de análise, é desejável uma renovação.

  44. Hercilio Silva

    O colunista aderiu a outro tipo de mundo paralelo como os minions? Partidos de esquerda tem de erguer a bandeira do neoliberalismo e das privatizações, não se debe fazer acordos sobre política de miséria ao povo. Alto grau de consenso? Havia consenso no último impeachment? Havia, dos corruptos e seu acordo com supremo com tudo.

    Responda
  45. Paulo Soares

    Se o "consenso político" não é sensível a 14 milhões de desempregados, só consigo pensar nos piores adjetivos para dar aos deputados federais. Omissos que só querem o povo sofrendo! Só não escrevo coisas piores para não ser bloqueado nesse comentário.

    Responda
  46. Leandro Pereira

    Sinto náuseas ao ler esse artigo do Sr. Magnoli, não é esse o negacionista passador de pano do Governo Bolsonaro da globo news? Não entendo o por quê de ter sempre que fazer analogia ao PT.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Não se pode esquecer também que o atual presidente da República resgata a tradição da União Democrática Nacional: ""Se eu perder a eleição, ela não vale."

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Muito simples: apoiou a deposição de Dilma desde que foi reeleita. Por outro lado petistas e antipetistas podem acalmar-se: em maio de 1994 Lula, de acordo com as pesquisas, ganharia no primeiro turno. FHC venceu cinco meses depois.

  47. FLAVIO DA ROCHA SILVEIRA

    Magnoli, Magnoli... De Novo, "a culpa é do petê". Acha mesmo que "espantar" parte dos manifestantes da rua é estratégia? Que ao impeachment é tão necessário o povo nas ruas, e não o verdadeiro poder do congresso e dos bastidores? Ou é só desespero e raiva por falta de uma terceira via decente?

    Responda
  48. Alberto Melis Bianconi

    Da turma de colunistas que fez sua cama no anti-lulismo, Magnoli faz parte daquela meia dúzia mais articulada. Agora retorna à velha cantilena. Tudo se explica pela estratégia eleitoral do PT. Um estranho conspiracionismo de direita! A CPI não funciona, ou os crimes reiterados não produzem efeito, porque o establishment está acovardado. Às vésperas do golpe de 2016 a mídia promovia um barulhento debate sobre a melhor desculpa para depô-la, hoje um governo antidemocrático faz cara feia e...

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Juro que gostaria de responder ao Sr. Bernardino, mas ele não dá a menor dica sobre o que está criticando no meu comentário. Uma meia dúzia de palavras a mais não vai matar ninguém! Apesar de sua evidente dificuldade de expressão. Como é essa coisa de eu entender ou não o que digo?

    2. Bernardino Soares De Oliveira Cunha

      Cara, leia o artigo, não é possível que vc entendeu o que está falando.

    3. Alberto Melis Bianconi

      ...todos se borram nas calças. Poderia usar aquele verbo da preferência de nosso mandatário, mas a FSP censuraria (com razão em tempos normais). O comandante da Força Aérea faz uma ameaça cristalina de romper a ordem democrática e a única reação a altura (conferi no Twitter) foi do influenciador Felipe Neto.

  49. Marco A Moreira

    Infelizmente as manifestações polarizam para um lado. Muito vermelho. O presidente tem que perder seu mandato - devido aos inúmeros crimes de responsabilidade, pois senão teremos a volta do perpetuador do maior esquema de corrupção da história da Humanidade . Nunca antes se roubou tanto neste País …. e no Mundo.

    Responda
  50. Ana Ferraz

    O colunista como sempre fazendo o que sabe fazer melhor: tergiversar. A CPI irá provar os crimes contra a saúde pública de bolsonaro e os crimes de corrupção. Ou o colunista acha tudo bem negócios escusos com vacinas? O impeachment não sai porque o agro e os rentistas não quere, embora já articulem a solução golpe com mourão, pois o bozo não tem condições políticas e mentais para o tal golpe. E mais: há milhões de motivos para gritar contra o ultraliberalismo e este país ainda é uma democracia!

    Responda