Hélio Schwartsman > Bolsonaro já era? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Nelson Vidal Gomes

    Penso que antes de pensar na "saída de Bolsonaro precisamos refletir sobre as razões que o fizeram entrar". Bolsonaro não foi eleito no paraíso e sim no Brasil de Lula e do PT (Identidade verdadeira PEB- Partido da Empreiteiras e dos Banqueiros) Namastê!

    Responda
    1. Jove Bernardes

      A inteligência de seus comentários é francamente animadora, namastê. Que luminoso o seu pensar!

    2. Marcus Machado

      Uma das razões foi a reforma da previdência. Bolsonaro era taxativamente contra. Mentiu e foi a primeira coiasa que fez.

  2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Não sei quanto a Sarney q no tempo dos fiscais dele bateu recordes de aprovação, Lula nas avaliações de 2018 ganharia no primeiro turno. Mas Aí tudo desMOROnou. Falar nisso dadonde esse grande CA NA L HA está?

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Bolsonaro não foi eleito no paraíso e sim no Brasil de Lula e do PT (Identidade verdadeira PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros). Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

  3. Alberto A Neto

    Hélio desinforma. O golpe já foi dado em 2018. Agora é golpe dentro do golpe! Há projeto de poder militar que o colunista admite não ter considerado. Um erro elefantino da "tese de desidratação" do filhote da ditadura. Hélio insiste em não reconhecer o projeto de poder militar-miliciano-policial no 'bunker' do Forte Apache. Tal fato somente ocorreu no pós-guerra; em 13/12/68. Nunca existiu processo de Impeachment no Brasil sem que os generais-apaches virassem os polegares para baixo.

    Responda
  4. Helio Cardoso

    O cara é tão macabro que conseguiu o inimaginável: aplausos para Renan e torcida pelo Lula!

    Responda
  5. Helio Cardoso

    Já era e já era mesmo, pelo simples motivo que o cara não muda e nem vai mudar. Continuará negando a pandemia, desprezando a vacina, provocando as instituições, aglomerando sem máscara, defendendo o indefensável e vomitando palavrões. Destrói o nosso momento de descanso. Não há tatu que aguente!

    Responda
  6. Maurício Alves

    Todo cuidado é pouco. Conheço as histórias desse bolsonaro desde 2007. Também pensei que ele não seria eleito. Sempre dizia aos amigos que ele era a pessoa que queria ver o circo pegar fogo e o palhaço se f..... Não deu outra: foi eleito, Brasil pegou fogo e os brasileiros ainda estão se F......

    Responda
  7. DEROCY GIACOMO CIRILLO SILVA

    Se o TSE deixa sem julgamento as ações contra a chapa Bolsonaro-Mourão tal como o Presidente da Câmara se recusa a emitir juízo de valor sobre os pedidos de impeachment, é de se duvidar do alardeado funcionamento e e higidez de instituições, essenciais a nossa democracia, mormente por que as pretensões estão sujeitas a caducarem no final de 2022 . Um Tribunal que não julga e um Legislativo que não decide é o que de pior pode acontecer ao Brasil.

    Responda
  8. Pedro Cunha Jr Cunha

    Eu duvido que esse cara vira o ano. Alguém vai fazer o serviço.

    Responda
  9. Miguel Fabricio Neto

    Só haverá impeachment se o Lira tiver garantias de que não será responsabilizado pelo "tratolão" e outros desvios. O Bolsonaro foi inteligente o suficiente para colocar boa parte do Centrão no barco...

    Responda
    1. Miguel Fabricio Neto

      Faz diferença para o Lira porque a permanência do Bolsonaro ajuda a evitar investigações que não interessam ao Centrão. No poder, o presidente consegue influenciar MPF, PF, STF, etc, mas se cair, como nos outros impeachments, muitos deputados e senadores amargam longos processos.

    2. ricardo arantes martins

      Mais ou menos isso. Para Lira tanto faz. sabe que estará no próximo governo. Barros (investigado na CPI) também é do PP de Lira, foi ministro da saúde de Temer e vice líder dos governos Lula e dilma... é bom lembrar que o PP tinha uma diretoria na petrobras (PMDb e PT também tinha) a quando do petrolão. Esses caras estão em todas.

  10. ricardo arantes martins

    O Coiso de fato já era. não vencerá as eleições. Mas o Coisismo, o ódio permanecerá por muito tempo. pode levar décadas até levarmos este ódio a um nível tolerável. A indústria das fakes Coisistas está muito bem instalada. Espero estar errado.

    Responda
  11. José Antônio

    Sim. Cassação da chapa já. Dá-lhe TSE!

    Responda
  12. Eduardo Freitas

    Nunca existiu um governo Bolsonaro. Tudo não passa de uma tremenda esculhambação democrática e roubalheira de grana pública às escondidas. Até dinheiro para comprar vacinas e evitar internações e mortes estavam tentando surrupiar. Acorda Brasil.

    Responda
  13. domingos souza

    Senhores Leitores como eu: somos uma San Marcos de Woody Allen.

    Responda
  14. Romero Lima

    Para o impedimento do óbvio é precisa combinar com os "Russos". A pressão deveria ser sobre eles que fazem de tudo para não perder a boa vida de parlamentar no Brasil. Um íntegro é honrado ex senador disse que o senado era o" céu na terra". Complemento, a Câmara dos deputados é a ante-sala do ceu

    Responda
  15. Paulo Raimundo

    Não há mais tempo.

    Responda
  16. Paulo Raimundo

    Não dá mais tempo.

    Responda
  17. Jacqueline Soares

    A permanência de Bolsonora do poder só interessa a Lula e ao PT. Fernando Henrique deu a brilhante ideia de deixar lula sangrando no caso do mensalão e chegamos aonde estamos.

    Responda
    1. CID MAROCCI GONCALVES SILVA

      Olha só, se não derem um golpe, como em 2018, Lula já levou essa, com ou sem Bolsonaro. Então, não, ele não é contra o impeachment. Pare de sonhar com 3a via.

  18. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

    Os milicos ainda qerem se impor diante dessa miséria de governo! Figura petulante o tal Braga Neto. O impeachment já tarda e já passou da conta a cara de pau do presidente da Câmara em abortar as iniciativas pela abertura do processo. Concordo com Hélio.

    Responda
  19. RODRIGO NAFTAL

    JB não era. Representa boa parte de uma intolerância ao diferente do nosso povo. Se no fundo do poço, JB conserva ainda 25% de aprovação, com a melhora do cenário a médio prazo, não restam dúvidas de que será competitivo em 2022. A ausência de fome vale mais do que a memória. Agora é a hora do impeachment. Se nos calarmos, corremos o risco de no mínimo mais 4 anos de JB.

    Responda
  20. Horacio Cerzosimo

    Em 1964 os militares deram um golpe para eles mesmo assumirem o governo e não houve a figura de um caudilho como em outros países. Eles se alternaram no poder sendo o primeiro a assumir, alguém altamente preparado para o cargo e contavam com respeito e apoio popular. Não creio que agora vão embarcar nesta canoa furada para apoiar um aloprado totalmente despreparado, impopular e com graves acusação de corrupção.

    Responda
    1. Horacio Cerzosimo

      A Globo foi fundada em 1965, mais de um ano depois da chegada dos militares ao poder.

    2. Horacio Cerzosimo

      A TV Globo foi fundada em 26 de abril de 1965, mais de um ano depois da chegada dos militares.

  21. WULF HERMANN DITTMAR

    A questão se Bolsonaro já era merece uma outra colocação: aonde está o divisor de águas entre o suportável e o insuportável. Um presidente que coloca em questão as eleições de 22 e chama um Ministro do STF de imbecil e idiota reafirma a sua incompatibilidade com o cargo que exerce. E este divisor de águas, há muito tempo, é empurrado sempre para frente e a nossa tolerância colocada cada vez mais a prova. A resposta terá que ser nossa: CHEGA!

    Responda
  22. Waldo Assahi

    As pesquisas nunca apontaram Lula como "caso perdido".

    Responda
  23. Amarildo Caetano

    Já que o Bozo sabe que não vai. ser reeleito ,pode sim dar um autogolpe.

    Responda
    1. José Lemos da Silva Filho

      Vamos para o impeachment pois, quanto mais deixamos o cara no palácio, mais jeitinho ele buscará de ficar.

  24. geraldo silva

    Golpe? Pelo conceito, golpe dá quem está fora do poder e pretende assumi-lo de forma ilegal. Ora, se Bolsonaro já está no poder, não faz nenhum sentido cogitar golpe bolsonarista. Delírio.

    Responda
    1. JOSE MAURICIO PRECOMA MIRANDA

      1937 lhe diz alguma coisa?

    2. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

      Zelaldo, dê uma estudada no comentário do Benassi. Torço por você. O homem não é fácil.

    3. marcos gomes

      Geraldo o que o Trump queria fazer se ele ainda estava no poder???????

    4. CLOVIS SANTOS

      Entenda por golpe fechar o Congresso.

    5. Dorival Macedo

      Existe sim, a possibilidade de um golpe militar. O fato de o presidente estar no poder não significa que não pode dele ter que sair, via eleições, e cometer o malsinado golpe. A propósito, as ameaças contra a imprensa, a urna eletrônica, ao TSE, ao STF, ao Congresso Nacional e às instituições que compõem o próprio Governo Federal, são exemplos disso.

    6. Waldo Assahi

      Está no poder mas tem data pra sair. O golpe é exatamente a quebra deste princípio democrático, se ele quiser continuar no poder sob alegações fajutas, contra a vontade da maioria. Coisa óbvia, ele fala disto todo dia.

    7. André Andrade

      Nada mais falso. Um golpe pode ser levado a efeito enquanto no poder. No caso, o objetivo não seria o de tomada do poder, mas o de manutenção do poder em vias de ser perdido. Basta arrumar uma desculpa qualquer para a não realização de eleições, por exemplo.

    8. MARCOS BENASSI

      Zelaldo, seu conseito do que seja conceito do que quer que seja tá meio sujeito a trovoadas...

  25. sérgio dourado

    Bolsonaro tem o centrão e as Forças, suponhamos: somos quantos milhões pra enchermos a rua em protesto (pacífico) e pedirmos o Brasil de volta!? Se ele ousar colocar Forças Armadas contra o próprio povo, aí é que ele realmente não merece e não pode estar onde está.

    Responda
    1. Antonio Almeida

      O centrão é que tem Bolsonaro nas mãos...

  26. Valdir Teixeira da Silva

    Bolsonaro e Forças Armadas talvez consigam uma façanha, unir todos contra eles: mídia, esquerda, direita, pobres e ricos. Nunca vi um governo ser unanimidade como este atual.

    Responda
  27. SERGIO saraceni

    Fora, milicianos imundos!!!

    Responda
  28. niemeyer franco

    Bolsonaro já era? Ainda, não. Com a conversa do voto impresso, Bolsonaro ensaia um golpe branco, apoiado por parte das FFAA. Esta semana ficou recheada de ameaças de um possível golpe, lançadas por generais, comandantes no geral. Isso começou em 2018, quando general Villas Bôas ameaçou nossa frágil democracia. Aproveitadores e covardes.

    Responda
  29. W Oliveira

    Aqui tudo é imprevisível. A pobreza extrema de grande parte da nossa população faz com que medidas populistas tenham efeitos imediatos nas eleições, sendo um exemplo clássico o caso do mensalão, onde o pato manco da ocasião se aliou as oligarquias mais atrasadas do país, entregou-lhes vários Ministérios de porta fechada, e assim aprovou a unificação de programas sociais já existentes para se reeleger.

    Responda
  30. filipe moura lima

    Penso que uma das casas legislativas deveria convocar o chefe sa aeronáutica para dar explicações. Militar, não importa quantas estrelas possui, é servidor público e como tal deve se comportar.

    Responda
  31. Carlos Simaozinho

    Uma correção: Sarney não se recuperou, eleitoralmente falando, após seu desastroso mandato, mesmo que tenha mantido um poder de influência grande, no Congresso. Para se eleger Senador, teve que apelar e se candidatar pelo Amapá. No Maranhão, manteve sua influência na figura de seus filhos Roseana e Sarney Filho. Mas nunca mais teve cacife para se candidatar a presidente da República, sequer pra vice...

    Responda
  32. José Cardoso

    É uma medida elementar de prudência o congresso afastar o Bolsonaro o quanto antes. A praga do sindicalismo chegou às forças armadas e policias e está se alastrando, com o presidente como seu líder. Quem pegar o país em 2022 se beneficiará da recuperação econômica (se a China continuar crescendo e se a inflação voltar à meta) e do fim da pandemia.

    Responda
  33. luiz jose almeida fayad

    Na guerra,quando o adversário está perdendo e recuando,é o momento de ir atrás dele e esmagá-lo com toda nossa força,não dar tempo para o mesmo reagrupar e se fortalecer.Concordo com o seu ponto de vista,que a melhor estratégia é derrubar o mito do seu cavalo enquanto ele está debilitado pelas cacetadas que está levando.

    Responda
  34. Erwin Francisco Tochtrop Junior

    No inicio pensei que o eleitor de Bolsonaro era apenas um problema cognitivo, hoje tenho certeza que é um desvio de caráter mesmo.

    Responda
  35. CARLOS VASTARE

    2022 começará tendo o Brasil como o país com mais mortes por covid. Vamos ultrapassar os Estados Unidos e isso vai fulminar com a campanha de Bolsonaro. O Brasil será o país com mais mortes decorrentes da má gestão pública. A rejeição à Bolsonaro ficará ainda maior.

    Responda
  36. Márcio Pella

    Depois de esfregar 500 mil mortos na cara dos brasileiros, se for reeleito eu diria que o brasileiro é um caso perdido de falta de ver de vergonha nas fuças!

    Responda
    1. Ronaldo Luiz Mincato

      É problema de falta de caráter mesmo.

  37. Fabio jose Falotico Falótico

    Gás de Cozinha a $100,00 , Óleo de Soja a $ 9,00, Carne de 1ª 48,00 o Kg, Energia Elétrica na bandeira X 20% mais cara........ sim Ele já Era......

    Responda
  38. Luciano Napoleão de Souza

    Foice e seu mundo paralelo! Lá Bolsonaro está por um fio. No mundo real ele é ovacionado pelo povo brasileiro!!!!

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Brasileiros. Preparem os ovos podres!

    2. Joel Pedt Silvestre

      Cara, para de fumar esse treco. Tá te fazendo mal.

    3. Antonio Almeida

      Inevitável pensar no hóspede do manicômio vestido de imperador Francês...o mundo real é logo ali, depois do muro. Experimenta dar uma espiada.

    4. maria Dias

      Luciano, quem vive num mundo paralelo são os bolsominions como vc! Acorda desse pesadelo que quem é contra o Bozo é comunista, isso é pensamento bu r r o e simplório de quem nem tem ideia do é comunismo. Vá se informar, estudar . Esqueça o mundo bu r r o do cerdadinho! Leia isso se vc não for um robo!

    5. MARCOS BENASSI

      Napô, ovacionado não é "ovado" não confunda Ú com Únda...

  39. João Ramos de Souza

    De tudo que rolou nesta semana, dos destemperos verbais e a notória falta de educação do presidente, às manifestações dos militares, passando pela CPI, o que mais destoa da democracia é a nota do Ministro da Defesa; cheira a mofo. Ontem, o presidente do TSE e o presidente do Senado fizeram declarações em defesa do Estado de Direito. Faltam Fux e Arthur Lira. Este está comprometido com o bolsonarismo. Do Procurador-Geral da República, nem se fala.

    Responda
  40. Ana Ferraz

    Senhor Hélio, saia da bolha! A economia está melhorando para quem? Para o agronegócio e os rentistas! O povão, continua desempregado, passando fome e sem vacinas! Mais do que nunca somos a tal Belindia do Edmar Bacha: ilhas de prosperidade para muito poucos em meio a miséria de milhões. E por isso se o bozo cair, o golpe terá um executor mais qualificado: mourão. Os donos do dinheiro grosso neste país são golpistas. Estude a nossa história!

    Responda
    1. Ronaldo Luiz Mincato

      Concordo totalmente com você Ana. Melhor manter o Bozo sangrando até o final do mandato e derrotá-lo democraticamente nas urnas. Mourão é da mesma estirpe do Bozo, só que mais refinado aparentemente. Não dá para confiar numa pessoa que aceitou ser vice do Bozo.

    2. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

      Por falar em Edmar Bacha (que Deus o tenha), certa feita o mesmo pediu demissão do cargo de presidente do IBGE para não "maquiar" a inflação

  41. MARCELO ROCHA

    Alguém já comentou que o presidente não tem partido ( ítem essencial para ser candidato) e não se importa com isso? Dentro do palácio já há decisao sobre não haver eleição, muitos são os culpados disso, mídias oficiais, políticos interesseiros, juízes pilantras e mais uma vez os USA que apostam na instabilidade na AL para manter o poder, triste fim.

    Responda
  42. MARCOS BENASSI

    Zorra, Hélio, tem hora que vassuncê não enfia o dedo na ferida, faz fistfãquin na pereba. Precisa, aguda e funda, essa. E me surpreendeu como o mais definitivo argumento em prol do impedimento do Bozo - o Bozimpicho (esse último me lembrou também outra possibilidade, mais legal: rolar o Bozo no piche e depois em umas penas, preferencialmente de pavão). Vero e ben trovato, tem o risco de botar milico apenas levemente mais democrata no poder, já que o Moirão também não é lá flor que se cheire.

    Responda
  43. Décio Ceballos

    Melhor compreender que o bolsonarismo é uma monstruosidade que veio para ficar. Espero que apareça uma outra via e se possível uma terceira mais forte do que isso. E, que o PT e essas vias tenham inteligência, disputem e se aperfeiçoem. A polarização PT e PSDB foi sim algo precário. Ou mudamos para muito melhor, ou iremos para muito pior carregando as trevas bolsonaristas.

    Responda
  44. Jose Carlos

    Bozó perde para qualquer poste no segundo turno. Isso se a vacinação avançar e funcionar e a economia estiver em plena recuperação. Agora, golpe infelizmente pode ter, especialmente se o PT ganhar. Milicos vão as favas com conjuntura política e econômica, vão segurar o golpe aqui com truculência e repressão e lá fora com submissão econômica para eua e Europa. A pequena riqueza que for gerada drenada para as castas de sempre, a elite mais egoísta do planeta e imprestáveis e delinquentes milicos.

    Responda
  45. Luci Mari Suzuki

    A natureza destrutiva do B. desconhece o limite do poder, está no seu DNA, segundo minha opinião. Ainda que perca a reeleição, temos que estar atentos aos 3 filhos; estes sim, sem limites, sedentos pelo poder absoluto. "Deusolivi", mas os eleitores de B em 2018 inaugurou o início de uma "dinastia". E, dado o nível de seus eleitores, já sabemos como serão os anos a seguir. Chorar agora é tarde.

    Responda
    1. Erwin Francisco Tochtrop Junior

      No inicio pensei que o eleitor de Bolsonaro era apenas um problema cognitivo, hoje tenho certeza que é um desvio de caráter mesmo.

    2. MARCOS BENASSI

      "Deusolivi" foi lindo, Luci, mas tem o inconveniente de lembrar demais a ideia de Deus Oliva. E se o Deus dos olivinhas tiver alguma semelhança com o dos edires e valdomiros, nóis sifú de verde e amarelo - e sairemos devendo, mal pagos será fichinha...

    3. Luci Mari Suzuki

      * inauguraram.

    4. Luci Mari Suzuki

      * inauguraram.

  46. ricardo arantes martins

    a vacinação não avançou tanto, como comenta a matéria. na verdade encerramos o semestre com apenas 12% da população totalmente vacinada e 1500 mortes dia, sendo a 2ª nação mais mortal do mundo. mas a memória do povo é curta, podem não saber mensurar quão demorada e mortal é a ação do governo. Um crescimento economico pífio que era de se esperar ante a tanta recessão. A indústria das fakes digitais que o Coiso tem na mão ainda é poderosa. mesmo perdendo o Coisismo continuará ai por décadas.

    Responda
  47. Ayer Campos

    É falsa a hipótese de reação da economia a curto/médio prazo, pelo menos para os pobres. E o estrago no 'êxito' da vacina já está feito, com a generalizada percepção de demora e prioridades erradas. Resta Keynes: "O inevitável nunca acontece; o imprevisto, sempre"...

    Responda
  48. adenor Dias

    Economia reagindo? Em que país isso está acontecendo? O povo brasileiro na fila da caixa econômica esperando o auxilio emergencial, é sina de reação da economia?

    Responda
  49. ADONAY ANTHONY EVANS

    Jair Bolsonaro é um goleiro que quer tomar o apito do juiz, para apitar Perigo de Gol

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Hahaha, Dupla Dinâmica, alegria em vê-los juntos!

    2. Ayer Campos

      E quer também expulsar o juiz (Barroso), por alegado defeito na bola...

  50. DERLAN TROMBETTA

    Quando Lula foi caso perdido para as pesquisa? Mesmo preso na masmorra de Curitiba pelas tramoias dos lavajatistas, ele ganhava a eleição desse falso messias/mito!

    Responda
    1. Amarildo Caetano

      Com certeza ,volte Lula.

    2. ANDREIA DOS SANTOS MENEZES

      Derlan, ia fazer o mesmo comentário.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.