Vinícius Torres Freire > Bolsonaro e militares querem que país se acostume à ideia de golpe Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Francisco Solt Sorroche

    Quando os simpatizantes bolzonaristas todos, propuseram fazer política sem partidos políticos (onde cada um faz o que quer), declarações só através do twitter e whatsapp sem a grande mídia presente (mesmo com algum viés) me lembro da infância em Ubatuba,depois do surf , raxa de futebol com 45 pra cada lado e gol de chinelo.Tinha o Tavinho que ia até um gol driblando tudo mundo, não fazia o gol e voltava driblando de novo todos.Nem lá nem cá, pra ele sempre 0X0

    Responda
  2. Jorge Severo

    Os militares que calam mostram que são corruptos e que só querem boquinha. Que podemos fazer se eles estão armados e nós não?

    Responda
  3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    A elite econômica está pouco se lixando para o regime contanto que seja aquele que preserve os seus privilégios e os incremente.

    Responda
  4. S RGIO DA SILVA

    Golpe deste desgoverno? Mas, ele já deu nos incautos há mais de 2 e meio anos!! Quem nunca tinha ouvido falar desse fulano, desde a quase expulsão da força terrestre, passando pelo baixo clero no RJ e em Brasilia. Quem não lembra do programa Casseta e Planeta onde ele foi 'gozado' quando lhe perguntaram tipo: "e então não embolsonaram nada.....?

    Responda
  5. Paulo Sales

    Fora Lula, Fora Bolsonaro!

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Então você quer mais Bozo genocida corrupto? É a alternativa fake news!

  6. Elisabeth Schmidt

    Texto assustador.

    Responda
  7. MARCOS CESAR MORAES

    Inacreditável que se possa pensar no Brasil sobre a ideia de rompimento com as instituições. Nada mais grave num governo. Onde está o Congresso Nacional? Não se espere uma reação popular para cumprir com o dever constitucional...

    Responda
  8. Fernando josé dos Santos

    Não era o Lula que queria transformar o Brasil em uma república bolivariana ( Venezuela ), é incrível a memória desses bolsonarista, são loucos, falam coisas com outras coisas.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Ah mas esse discurso não era apenas de bozonaristas não! Toda a classe merdia, a imprensa, a grande mídia, o empresariado, o mercado, etc, repercutiram isso à exaustão.

  9. Ricardo Souto

    A reação poderia começar pela Folha. Manchete de primeira página: IMPEACHMENT JÃ. E mais nada, só isso na sua primeira página, vamos lá.

    Responda
  10. marcos fernando dauner

    "primeiro vieram buscar os socialistas, e eu não protestei ... Depois...e eu não protestei ! Depois ... e eu continuei não protestando! " Martin Niemöller falando de tragédia acontecida há 80 anos !

    Responda
  11. maria camila machado almeida

    ... pesquisemos mais sobre "tweedism", Deirdre Mc Klosky, Monica de Bolle, Daniel Duque, Hamman, Trent, Rosemberg e Milchmann ..... Education, Education, Education ( Yuzafzai, Malala ). Renovo minha sugestão: trabalho de Leirner, Piero sobre guerras híbridas.

    Responda
  12. maria camila machado almeida

    ...perfil psicológico do presidente, vejam Roda Viva com Gustavo Bebbiano, estudem e avisem seus filhos e netos: sair à rua só no calor da raiva não é suficiente, temos que ter argumentos sólidos, números, nomes de peso atrás de nossas opiniões. Prestigiemos nossos autores, jornalistas batalhadores e a academia. Laura Carvalho, Letícia Bartholo, José Graziano, Ester Dwek, Alfredo Saad, Edmar Bacha, Lara Resende, Tatiana Roque...

    Responda
  13. maria camila machado almeida

    Leitores, |Leitoras, preparemo-nos, eduquemo-nos para o que Marco Antônio Villa está avisando dentro e fora de seu canal há horas. Temos que estudar o que nos diz Leirner, Piero, professor especialista na pesquisa sobre guerras híbridas, há entrevista dele em webinar de universidade há algum tempo. Pesquisem que é seu trabalho é de robustez, um documento histórico a nos alertar. Leiam os teóricos modernos, voltem ao Ziblatt e Levitski. leiam Maklouf, Luiz nornalista pesquisador, tem o perfil

    Responda
  14. Nelson Vidal Gomes

    O maior problema hoje ao se falar de golpe, é que o primeiro dado em nossas instituições democráticas o foi pelo órgão incumbido de preservá-las. Com a "canetada" de um só dos seus, o STF anulou 07 anos de combate à corrupção promovido por 10 Magistrados de carreira, diversos Procuradores doutos e concursados e um número incomensurável de Servidores Públicos dedicados. Triste assim! Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. José Rosa

      Figurinha repetida. Sente-se bem por colá-la mais uma vez? Já não estraga os almoços de domingo em família?

    2. José Antônio

      Com um só tuíter recebido o STF derrubou por 6 x 5 o que está previsto expressamente pelo artigo 5º, inciso LVII, da Constituição Federal, que preceitua que "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória". Deve ser a ''dificílima'' interpretação do texto. Não é mesmo? ''Nunca teve prisão em segunda instância no Brasil. Só teve para prender o Lula e tirá-lo da eleição, Foi um casuísmo'' (Golpe, grifo meu), afirmou Ricardo Barros Camisa Amarela.

    3. Carlos Fernando de Souza Braga

      O STF não tem culpa se o juiz em questão foi (muito) parcial e serviu de fantoche da elite brasileira para tirar da disputa o candidato que liderava a corrida presidencial. Mas há justiça, até poética, já que esse mesmo candidato, trancafiado sem provas, será o próximo presidente da República. P.S. quem souber das provas, as envie para o jornalista Reinaldo Azevedo. Ele as espera até hoje.

    4. MARIA LUIZA VASCONCELOS NASCIMENTO

      Ridículo defender o golpe sob a mascara do falso zorro

  15. Victor Henriques

    Lula, se vencer as próximas eleições, vai contemporizar com o oficialato golpista como gesto de apaziguamento. É da natureza dele acomodar interesses corporativos. É preciso alguém que tenha coragem de enquadrar essa turma. A primeira coisa é cortar os canais de comunicação extraoficiais do oficialato, proibir que oficias se manifestem por redes sociais. É da competência exclusiva donpresidente da república fazer isso. E deve-se ter a coragem de punir exemplarmente quem sair da linha.

    Responda
  16. CESAR PAES

    As forças federais não vão compactuar com um golpe do jeito que está sendo gestado. Bozó se aproveita da exposição que faz dos seus apaniguados, ditos militares, em número próximo de 8 mil, o que é inexpressivo diante do efetivo. Não sou ingênuo para acreditar que nas FFAA não haja quem apoie um golpe, mas mesmo esses não se submeteriam a esse mequetrefe que está na presidência provisoriamente, mas que um dia estará na Papuda, a menos que fuja do país.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Se essa milicada incompetence mal acostumada as benesses incontáveis se aventurar a um golpe nos proporcionarão o pretexto para extirpa-los de vez das nossas instituições. As forças armadas devem ser extintas e substituídas por uma guarda nacional profissional, bem treinada e equipada, absolutamente énquadrada e submetida ao mais rígido controle civil e com atribuições muito bem definidas e objetivas.

    2. Maria Lima

      Para o bem do povo brasileiro, torço pra q seu raciocínio esteja correto.

  17. Flávio Guilherme

    Texto de precisão ímpar. Uma pena que muitos brasileiros façam vistas grossas a tal conjuntura social e política. Aliás, conveniente vista grossa que já é adotada oficialmente por instituições que deveriam ter como objetivo mais caro a defesa da democracia.

    Responda
  18. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "No Brasil, desde novembro de 1823, quando há golpe, o Parlamento é fechado, deputados são presos, exilados e, em alguns casos, mortos." Julio Vellozo. Lira e centrão, especialmente o numeroso baixo-clero de onde veio o coiso, parece que não entenderam que o deles também está na reta.

    Responda
  19. Wil Prado

    Sua análise é perfeita, Lúcia Bergami. Já há algum tempo venho dizendo isso aqui nos meus comentários. Bolsonaro invoca as FA porque não pode falar nas "minhas milícias". As FA (apesar da nota fajuta do Braga Neto plantada pelo governo), como um todo não o apoiam. Ele só conta mesmo é com a banda podre das PMs, formada por milicianos. Na hora H, tenho certeza que a banda boa vai sufocá-los!

    Responda
  20. CLAUDIO VASCONCELOS

    O que a se enxerga é que sem voto auditável a ultima palavra em relação à lisura do Pleito se concentra no TSE; as urnas em si podem ser seguras, mas os programas de logica podem ser alterados e com o Supremo ultimamente tornando-se totalmente partidário não seria responsável haver eleições com essa faceta; o voto impresso não altera as urnas mas dificulta que um programador mal intencionado altere o programa, se o fizer, os votos impressos irão denunciar.

    Responda
    1. Victor Henriques

      A urna já é auditável, meu caro. Lembra que o PSDB pediu auditoria em 2014? Aliás, o teste de integridade das urnas é público. Dar um *papelinho* pro eleitor não vai resolver nada, isso é fetiche e ignorância.

  21. Maria Lúcia Bergami

    É blefe. Bolsonaro pedia apoio e os 3 comandantes saíram, os q entraram foram escolhidos para isso. N acredito q tente o golpe com as FFAA, mas com a polícia militar tenho certeza. Bolsonaro n tem outra saída p continuar no poder, daí minha certeza da tentativa.

    Responda
    1. Victor Henriques

      Se for as PM’s que tomaram um baile do Lázaro, então o golpe arrisca não durar nem um dia.

  22. ROBERTO DO AMARAL SILVA

    Artigo perfeito. Exatamente o que tenho pensado. As ameaças de golpe são frequentes para que quando acontecer, assistiremos aos movimentos das tropas cercando o congresso e o STF bestificados. Depois ficaremos algum tempo até que o Brasil volte à democracia. Os militares são os mesmos desde o início da República.

    Responda
  23. José Cardoso

    Estamos na lógica sindical. O Lira quando assumiu a presidência da câmara deixou claro que era uma espécie de defensor do parlamentar comum, em suas necessidades de verbas e preocupações com a carreira. O Bolsonaro sempre foi um líder sindical dos milicos e PM's. As rusgas entre a CPI e os milicos foram um choque de sindicatos rivais. E sindicatos tem sempre um pé no crime.

    Responda
  24. Cleyton I S

    Ministério Público (sobretudo a PGR), STF, STJ, TCU, Câmara dos Deputados, Senado Federal, os governos estaduais, estão apoiando por omissão um golpe a nossa democracia que a cada dia vai se construindo quando todo dia o Presidente genocida e golpista a ataca. Vamos ter vergonha na cara né e começar a agir.

    Responda
  25. Guilherme Torres Godoy

    É coisa seria, a democracia precisa de gente que saiba assumir seus deveres com o estado. Hoje, nos Brasileiros, temos um presidente megalomaníaco, com sonhos de poder, apoiado por as FF AA, nem todas, porem subordinados ao ex capitão. Um congresso, que gosta de aparecer, sem se importar com o que representa como legislador. um STF, que espera que o mundo acabe, para usar a constituição. Será que o Brasil merece isso?

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Com certeza merece mais e pior! Ainda tens dúvidas sobre nosso povinho?

  26. Marcelo Borges

    A elite dominante à época da eleição passada investiu em um candidato e em um sistema que mais lhe convém, e o golpe culminará com a perpetuação desse sistema vil. O golpe já ven sendo efetivado desde 2017, com a destruição inimaginável da educação pública, com o sucateamento das nossas universidades, a destruição do SUS e o aumento esponencial da diferença social. Permutam-me, portanto, discordar de você, caro Vinícius, o golpe já está sendo praticado desde 2016.

    Responda
  27. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

    Notinhas protocolares e com sentido dúbio não vão nos afastar da ameaça golpista. Bolsonaro testa os limites das instituições, que cada vez dão resposta mais amenas e anêmicas. Faz-se necessário ações, no campo político e judicial, concretas. As denúncias infundadas contra o sistema eleitoral e a ameaça de não permitir eleições em 2022 passaram de qualquer limite,razoável...menos para os membros do legislativo e do judiciário.

    Responda
  28. José Filho

    Estamos mal. Muito, muito mal! Ladrões à direita e ladrões à esquerda, cada qual com sua horda de fanáticos apoiadores. São todos iguais. Todos querem se dar bem e que o povão se exploda. Só isso! Tendeu? Não. Você tendeu nada!

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Tipo de pensamento raso, como um pires, que levou Bolsonaro ao poder. Tipo de pensamento que pode levar um Bolsonaro de outra cepa à presidência novamente. O país estará condenado eternamente a se fu.der enquanto a maioria dos eleitores brasileiros tiverem esse tipo de "raciocínio".

  29. João Batista de Junior

    Somos hoje outra geração em relação a década de 1969. Não aceitamos golpe ou qualquer outro regime que não seja a democracia. Ninguém tem medo mais de exército e somos 220 milhões.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Não apostaria nisso!

  30. niemeyer franco

    Militares, nãoooooooooooooo. Eles são Incompetentes, não deveriam sair dos quartéis, ficar por lá. Fossem capazes não teriam ficado apenas 20 anos. Fora Bolsonaro, fora militares. Chegam de golpe, chegam de covardia.

    Responda
  31. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Que absurdo desse jornal. não escrevi nada que não fosse permitido. Assim não dá!

    Responda
    1. Maria Lima

      Idem

  32. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    O Brasil passa por momentos críticos e esses energúmenos(sou forçado a assim chamar dois filhos meus) não vêm e continuam apoiando uma anomalia política como essa que estamos vivendo. Também a maioria não sabe o que é uma ditadura, inclusive meus dois filhos. Então os jovens não são energúmenos. Quem o é, é gente do meu tempo que apoia isso que está aí. Em sessenta e quatro eu tinha dezenove anos de idade. Sei mais ou menos o que é

    Responda
  33. MARCOS BENASSI

    "VêTêFê", para variar você é irritantemente preciso e claríssimo. Eu, que sou uma aanta bboquirrot e não vario mesmo, senão no sentido de piora da minha sanidade mental, faz meses que tô boquejando contra a covardia institucional, desde legislabostas até lambedores de bota provenientes do Ministério público, alto judiciário et caeteras. É muita covardia, de gente que tem garantias as mais variadas.Da alta grana, não há o que dizer, senão chorar: a depender dela, o rés-do-chão sifú de verde-oliva

    Responda
  34. Marlete Leite

    A culpa disse tudo é do Temer. Ele fez acordo com esses militares. Eu vi na época da campanha uma lista/documento circulando no Facebook assinado por Temer nomeando vários militares da Marinha, exército e aeronáutica etc. Alerta que aquele documento havia assinado na calada da noite por Temer. Não consegui imprimir . O Facebook travou e quando voltou, já era, o documento sumiu. Penso que como foi vazado o documento não prosperou. Temer deveria ser entrevistado e falar sobre a situação do Brasil.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Voce acha que o golpista quadrilheiro vai denunciar algo, confessar o que sabemos que ele é? Você parece que não conhece esse tipo de raposa velha, com mais de 500 anos!

  35. Ana Ferraz

    Vinícius Torres Freire, como outros colunistas da folha desprezam as manifestações de rua. Para tempos de pandemia elas são gigantescas e denunciam o golpe que se arma. Aliás, muitos denunciaram o cenário antidemocrático em 2018. Mas os donos do dinheiro grosso estão acostumados a viver em ambientes autoritários, gostam, afinal não se importam nem um pouco com a vida e a miséria de milhões de brasileiros. Nunca assinaram o pacto civilizatório da constituição de 1988.

    Responda
  36. MARCOS BENASSI

    "VêTêFê", para variar você é irritantemente preciso e claríssimo. Eu, que sou uma anta boquirrota e não vario mesmo, senão no sentido de piora da minha sanidade mental, faz meses que tô boquejando contra a covardia institucional, desde legislabostas até lambedores de bota provenientes do Ministério público, alto judiciário et caeteras. É muita covardia, de gente que tem garantias as mais variadas.Da alta grana, não há o que dizer, senão chorar: a depender dela, o rés-do-chão sifú de verde-oliva.

    Responda
  37. João F Santos

    Concordo com o articulista. Como diz o ditado popular "água mole em pedra dura tanto bate que até fura". Essa medição de forças merece repúdio de líderes democráticos, muitos dos quais sempre alegaram perseguição da ditadura recente no Brasil, inclusive com auto- exílio. A massa que odeia o Bozo está aguardando...

    Responda
  38. Eduardo Henrique de Oliveira

    Será que só eu vejo o capetão como piloto idêntico ao filme motoqueiro fantasma? Ou seja, tudo em que esse ser participa é a imagem de satã exatamente como no filme !?

    Responda
    1. Eduardo Henrique de Oliveira

      Quis dizer que a imagem dele nessas motociatas é idêntica à do personagem do filme. Um ser satânico. Como uma charge.

    2. MARCOS BENASSI

      Caro Eduardo, não tenho lembrança clara do filme; entretanto, lembro que achei uma Herda e, portanto, acho compatível com o Bozo. Talvez você tenha razão

  39. Rafael Gallina Delatorre

    Achei o artigo desmobilizante. Parece que está querendo induzir a que não tem jeito e precisamos esperar pelas eleições. Será que todos na imprensa fazem esse jogo? Os partidos parece que sim.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      O artigo é realista e alerta o fato. Aliás, o oportunismo em apostar que caia de maduro é evidente. Em especial na oposição (?). Não se vê manifestações contundentes a não ser dos diretamente envolvidos e da imprensa.

  40. Francisco Nascimento

    Gol pe e intervenção militar com tomada de assalto do poder pelas forças das armas caiu em desgraça na consciência planetária, tornando a nação que assim proceder ao nivel de País Marginal, sofrendo pesadas sanções dos EUA, Canadá e União Europeia, caindo para o nivel mesquinho e estrangulado que vive a Coreia do Norte, Venezuela, Irã e etc. Deus protegerá o nosso povo desta demanda das trevas que pensam em transformar o Brasil em uma ditadura sob o comando deste embusteiro que ora nos governa.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Ué mas Deus não está no poder, lá no planalto?

    2. MARCOS BENASSI

      Caro Francisco, se estivermos falando do mesmo Deus da IURD e Valdemiros variados, tenho a impressão de que ele já renunciou à cidadania brasileira e tá querendo que a gente se lixe. E conseguindo, aliás.

  41. Elizete Barioni Abdala

    Excelente texto, muito preciso. As ameaças diárias fazem parte do golpe, a destruição das instituições ,a restrição à liberdade de expressão estão em curso. Um ser que não deveria ter sido aceito no jogo democrático, agora está normalizando um golpe contra a democracia. Desesperador.

    Responda
  42. MARCELA VERGNA B SILVEIRA

    Alguém que sempre atacou a democracia sequer poderia ter sido candidato a presidente. Como tudo, a democracia também tem limites e não comporta um governo e um presidente disfuncionais a esse ponto.

    Responda
  43. João A Silva

    A análise está perfeita.

    Responda
  44. Carlos Simaozinho

    A gente fica falando do desgoverno Bozo, mas dá pouca ênfase ao baixo nível de nossos parlamentares, atualmente. Em outros tempos, havia lideranças, à direita e à esquerda, que faziam o Congresso funcionar e ser minimamente sensível aos recados vindos das ruas. Agora, o balcão de negócios se ampliou, e os presidentes das Casas Legislativas aceitaram formalizar um pacto com o Demo do Executivo, pouco importando se o país está indo pro buraco. Tornaram-se cúmplices do Bozo e seus crimes

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      É a nova política, meu caro! O nosso povo sábio como sempre os elegeu, mandando a esquerda para escanteio!

    2. João Batista de Junior

      Perfeito. Concordo.

  45. José Flávio Viana Guimarães

    Análise cristalina e objetiva de quem tem a competência da isenção. Não sei o quanto de reserva institucional e democrática poderá conter o avanço do arbítrio e do autoritarismo no Brasil. Ando cabisbaixo e pessimista. Acho que estamos mais próximo do caos do que, propriamente, de uma restauração de uma democracia sustentável. Onde, a resistência?

    Responda
  46. domingos souza

    Singular o texto.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.