Luiz Felipe Pondé > Conflito entre millennials e geração Z é um produto de regressão cognitiva Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A idiotice tomou conta do mundo, e o Brasil é um celeiro. Ande pelas ruas, assista um pouco de TV aberta, leia a orelha de alguns livros, acompanhe a histeria de fãs nos showzinhos pelo Brasil, e você correrá para os braços de Tolstói, Dostoiévski, Turguêniev e Thekhov para se salvar.
Show de bola! consigo te ver falando sobre esse tema! Humor é fundamental! Quanta baboseira, né?! Acho que Freud deve estar se revirando no túmulo, isso sim! kkkk
Essas papagaiadas só acontecem com quem tem a geladeira abastecida (por outro é óbvio). Quem precisa lutar pelo sustento não tem tempo para isso.
Genial e pontual como sempre!!!
Gente, é muito engraçado ver o marketing de ESG e da JBS na folha. A JBS, tipo agora que cansei de explorar Amazônia de forma ilegal peço esmola à sociedade para tornar meu direito de exploração da Amazônia o mais exclusivamente meu! Ninguém além da JBS fará isso! Que insulto à nossa inteligência, viu!
Quando vi a história da chupeta, logo imaginei, gostaria de ler algo do Ponde sobre isso, bingo! Quando estou viajando muito na vibe da energia, do bem, leio Pondé para baixar minha bola rsrsrs Quando quero me deprimir leio as manchetes da folha… Brincadeirinha de cringe … Adorei a crônica! Pondeee beijos de luz! :
Leide... meniiiiina! Vc foi fantástica,neste comentário! Eu me senti lendo a Tati Bernardi que considero super divertida! Simplesmente, amei, garota!
Eu tenho a solução para essa juventude que gosta de ch u p ar chupeta: bota essa moçada para cortar cana debaixo do sol do meio dia.
Olha, a velha essência humana de captar trabalho escravo aà gente! Mucambu de bóias-frias mudou de nome agora? É consultor de ESG?
Rá rá rá!
Isso aqui não tem jeito. Sugiro, como solução, ficarmos alguns anos (muitos anos) sem nos reproduzir. O planeta vai agradecer.
Vc certamente vai amar ler o 14° capÃtulo do novo livro do Pondé com o tÃtulo,Solidão como crÃtica polÃtica, está no livro PolÃtica no cotidiano- A ironia como método de sobrevivência. Caso,já não tenha lido. Está questão da reprodução está lá. Não li o livro todo ainda, leio um pouquinho cada dia. Pessoalmente curti bastante o capÃtulo com tÃtulo PolÃticas da cama.
Parabéns Pondé. Pondé é uma ilha de inteligência cercada por uma mediocridade "copia e cola" quase unânime dos colunistas da folha.
ESG é o famoso "criar dificuldade para vender facilidade". O próximo passo do "criar dificuldade para vender facilidade" será as "Consultorias de ESG" , em sua esmagadora maioria um bando de inúteis, que não conhecem nada do seu negócio mas serão remunerados a peso de ouro para emitir "Certificados de ESG".
Pondé só pela histeria causada nos comentários eu já aplaudo de pé as considerações do texto. Qtos jovens conseguem entender a vida antes dos 30? Qtos jovens se interessam pela vida pública? Qtos entendem a importância da famÃlia, da Sabedoria, da Justiça e principalmente da Coragem? Morrem de medo da vida adulta e preferem o ridÃculo de uma individualidade midiática e consumista. Nem para o sexo servem mais.
[...]"temos uma geração de jovens idiotas discutindo com a próxima geração de idiotas jovens sobre como chamar uns aos outros de idiotas[...]" Pondé.
Pondé, o "filósofo", reconhece (vejam só) que não consegue dialogar com a juventude. Muito diferente de Sócrates! Afaste de mim esse cálice de cicuta!!!!!
Pelo contrário.., as aulas dele na PUC e na FAAP são disputadas a tapa pela moçada que sabe que vai ouvir uma boa dose de realidade . E querem isso.
o Pondé calado é um poeta
Pondé como todo conservador consegue enxergar exergar algumas utopias ridÃculas do nosso tempo, não sai disso, sempre as mesmas coisas para desafios sociais diferentes, emperra sempre em uma única narrativa. Nem acredito que o já tive em grande estima.
Faço minhas as palavras do meu amigo Galilei. Per muove! Eu era um crÃtico da geração video-game, da geração milleniun. Em que geração esses gamers com espinhas no rosto, criaram startups com menos de 20 anos que se transformaram em unicórnios com IPOs de bilhões? Tenho 71.0 turbo. Mas não sou cringe como você Pondé. Os verdadeiros filósofos vivem no Futuro, ou melhor, no Atemporal. Não vivem no Passado, entre as teias, o picumã e a fulinge. Repito, não sou cringe, sou jovem. Cringe é tu.
Sensacional! Parabéns pelo comentario!
Em lugar de fulinge, fuligem. Obrigado.
Sou um crÃtico chato à s ideias do filósofo Pondé. Entretanto, especificamente nesse texto, não consigo discordar de nada. Sou professor do ensino médio, e vejo todos os dias ações de pais e professores infantilizando os adolescentes. Esses serão os adultos de amanhã. Melhor, esses, se tudo continuar na mesma toada, serão adultos de chupeta.
Talvez fosse produtivo evitar a expressão "retar do mental" e "retar da do", quem sabe o quanto isso é de fato, um mal desafiador, agradece.
A impressão que eu tenho é que o autor não fala nada com nada, mistura muitas falas para mostrar que sabe alguma coisa, mas acaba dando uma opinião pessoal. Jovem Pondé!
A responsabilidade de pai e mãe começa no ato de geração. Dar proteção, cuidar e orientar com bons exemplos. Formar verdadeiros seres humanos junto a natureza, dotados com raciocÃnio lúcido, clareza mental e reflexão intuitiva, que além de comer, beber e se divertir reconheçam a finalidade principal da vida. No inÃcio do século 20 pais e avós tinham essa visão clara da vida, visavam a paz e o bem geral. No pós guerra tudo foi mudando e surgiu o homem robô sem vontade própria nem discernimento.
Que texto tendencioso, com referências deturpadas, informações distorcidas e com generalizações absurdas. Até parece bolsominion.
Pior, um pseudo-bolsominion.
Isso mesmo, Pondé. E pelo visto, o status quo e psicologia vigente (woke psychology), faz um desserviço na assistência desses jovens. Não existe mais estimulo à resiliência não! O que eles querem é que os adultos enrolem o mundo inteirinho no papel bolha para a segurança deles. DaÃ, o psicologo tem que validar um monte de baboseiras, inclusive coisas que uma simples CBT desafia e puxa a pessoa da depressão. Isso é uma lástima. Olha, o mundo nunca prestou, mas tá dificil demais criar filhos.
Toda segunda o velho filósofo/astrólogo Olavo de Carvalho amargurado ataca os jovens. Ele reclama que os jovens são inúteis, complexados e usam chupetas pois jamais sairão da fase oral. Paralelamente produz semanalmente essas pérolas de utilidade pública, sem vestÃgios de recalques, enquanto fuma seu cachimbo.
Faz uma diferença para o mundo a renitência em escrever sempre sobre a mesma coisaÂ… não sei como uns e outros sobreviveriam sem saber o que Ponde pensa sobre gerações, reacionarismos e afins. .O que importa ser cringe, milenium, Z, e outros? Freud, mencionado no texto de hoje, mostrou já faz um século, que seres humanos precisam de chupetas, elas apenas mudam a forma de tempos em tempos: álcool, cigarro, café, e até arminhas vejam só! As madalenas arrependidas piram com crÃticas ao grão mestre.
Corrigindo "efemeridades"
Quem não pegou a referência da guria de 20 anos de chupeta pode fazer a seguinte busca no Google: "Adulto de chupeta UOL". É uma matéria sobre jovens (alguns inclusive trabalham) que fazem "age regression": comportam-se, em alguns momentos, deliberadamente como bebês, com direito a chupeta, grunhidos, brinquedos e cuidadores particulares. Totalmente passados. Mas agora alguns transtornos psiquiátricos estão sendo "empoderados", então...
Meu deus quanta bobagem, não sei como a folha publica ainda coisas do Pondé, como alguém pode querer ignorar os jovens? Menina de 20 de chupeta? Jesus, esse cara é louco e bolsominion
- Nem Bolsonarista, nem Petista.
Me desculpem, mas Pondé fala do tudo e do nada, alguém que fala citando plantão, que na cidade as pessoas devem se abrigar da tempestade, plantão. Nunca disse isso, na tempestade devemos enfrentar a nossa femeridade
Procure no Google "Adulto de chupeta UOL" e você vai entender a referência.
Pondé, Bolsominion? Na Gazeta do Povo, jornal conservador do Paraná, onde ele publica exatamente as mesmas colunas, leitores mais exaltados o chamam de esquerdista!
Curioso! Falam tto em bullying, patrulham o q supõem ser assédio moral, clamam por respeito e tolerância, td ofende. Mas chamam os outros e suas atitudes de cringe, daà pode… caros boomers como eu, ñ esquentem! Isso nada + é do q o velho choque de gerações, q existe desde q existem pais e filhos. A vez da geração Z ser chamada de alguma coisa qq pelos q a sucederem tb vai chegar. Da minha parte, sugiro, ao invés de regressão de idade, a regressão a vidas passadas, q há de ser bem + divertida.
Sobre a idiotia crescente e múltipla, nenhum arauto disso é maior que a FOLHA!
OK, boomer.
"O único pensamento sério sobre isso só pode ser o que parte da seguinte afirmação: temos uma geração de jovens idiotas discutindo com a próxima geração de idiotas jovens sobre como chamar uns aos outros de idiotas". Já esta escrito.
Até hoje só ouvi falar do suposto conflito da boca de boomers e é sempre nesse tom incoerente de rancor contra as gerações mais novas. Somos seus filhos, se de fato somos são ruins a responsabilidade é de vocês.
Sim, demos uma vida boa demais a vocês e agora vocês não sabem tomar responsabilidade, como você demonstrou.
Pondé, o REI do papo de boteco.
Depois da pandemia os botecos acabaram. Pelo menos o papo fica em dia, num é verdade? Igual fila. Fila agora virou luxo! Todo mundo quer uma fila para chamar de sua só para puxar assunto com alguém.
A minha descoberta mais triste disso tudo é que sempre foi difÃcil para mim jogar o cabelo de lado. Sempre usei partido no meio(a Madalena, Maria mijona dos anos 80) , porque assim ele não entrava no olho. Depois que a calvÃcie chegou o cabelo agora só de lado que é para disfarçar. E de repente cabelo de lado virou cringe! Não tem para onde fugir. Quem não aprendeu a lidar com bullying nos anos 80 vai ter que aprender agora.
Renata, estou na mesma vipe sua. Morou? Assumi minha cringice de uma forma tão chata que estou ressuscitando até as gÃrias da minha mãe e da minha avó. Tipo pão e deveras. Uma verdadeira tiazona.
Eu sou cringÃssima, e por mim nenhum problema com isso. Amanhã a geração Z assumirá esse papel.
Eu definitivamente sou super cringe. Gente? Eu não sabia o que é ESG! Tive que pesquisar no link disponÃvel no texto. Uma profissão para a geração Z, ou não.
Às vezes, e cada vez mais, o "politicamente correto nos impede de dizer o que efetivamente pensamos. Cringe, fraldas e chupetas realmente me parecem mais problemas psicológicos individuais circunstâncias do que um assunto socialmente relevante a possibilitar a evolução da humanidade.
Não é individual só quando passa a ser um comportamento em massa entre duas gerações. É a própria epidemia.
Uau, quantos comentários elogiosos do passado! "No nosso tempo sim, se discutia coisas profundas!" Acho mais pertinente incluir as gerações passadas e as que virão nessa lista de idiotas, pois todos somos, então! Uma verdadeira condição humana, pois ninguém sabe é de coisa alguma que não seja o próprio umbigo, a própria história e o próprio tempo.
Exatamente. Parabéns!
Comentário mais lúcido que li,hoje.
Ahaha, adorei.
Quando eu era jovem nossas discussões eram mais sobre Nietzsche e o mito do eterno retorno. As vezes com pitacos de Schopenhauer.
Fez uma diferença para o mundo isso.
Quanta amargura
Pondé é um velho amargo e azedo mesmo, mas gosto de qq jeito. Aliás, gosto justamente por isso. Ainda que muitas vezes não concorde, choque de realidade e balde de água fria é muito bom de vez em quando pra despertar das ilusões.
Pondé chutou a chupeta da galera. Não tem como ter muita paciência pra lidar com essa turma não. É muito tempo ocioso e falta de conta pra pagar.
Calma, eles vão chegar no ponto de serviço para fazer e conta pra pagar, daà vão ser alvo da ira das gerações que os sucederem. Não foi sempre assim?
A Folha não se cansa de encampar artigos desse senhor, que desde 2008 escreve os mesmos artigos? Ah, tenha paciência!!!!!
Pondé é a tristeza de uma pessoa que envelheceu com o rancor por tudo que se transforma. Acredita que suas "revelações esclarecidas" poderão nos alertar sobre a catástrofe existencial eminentes que ele anuncia. Imagina que a sua filosofia de pé sujo será escrita em algum pórtico (templo), erguido pelos seguidores com a epÃgrafe: "Aqui jaz um sábio incompreendido que nos ensinou a arte da futilidade". Ele busca no marketing existencial que tanto denuncia, honra, gloria e aplausos eternos.
Na real, acho que ele se mói de inveja do Olavão e de outros chapéus de alumÃnio que levaram as glórias de "filósofo conservador" que ele tinha, hoje nesse mundo doido ele é esquerdista pra eles. A geração dele emburreceu e ele desconta nas outras.
E vc é o sábio comentarista que descobriu Brasil.
Pondé, você é um cara muito cruel…kkkkkkkkkkkkkkk
Pela primeira vez concordo totalmente com Pondé.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Conflito entre millennials e geração Z é um produto de regressão cognitiva Voltar
Comente este texto