Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Igor Cornelsen

    Presidencialismo funciona mal no Brasil. Porque não tentamos parlamentarismo com voto distrital, cláusula de barreira para evitarmos partidos sem representatividade e acaba mos com esta enervante instabilidade? Parlamentarismo com excesso de partidos também não funciiona.

    Responda
  2. Dirley dos Santos Guedin

    Parlamentarismo já.

    Responda
    1. Adriana Rossi Alves

      Sim. O Parlamentarismo simplifica o processo de mandar para casa maus governantes. Como quer o autor.

    2. Adriana Rossi Alves

      - Sim. O Parlamentarismo simplifica a forma de mandar para casa maus governantes. Como preceitua o autor.

  3. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Soberba psdbista. Patacoada? Se já estar eleito(Jango) ou ter o dobro da vantagem do Bozo são tão diferentes a ponto de se poder Conjecturar, o assunto não estaria sendo polêmico. Depois do lawfare, eh preciso ir tomando cuidados precoces , tirar no golpe jurídico depois fica chato, né ?! E em sua observação final, vc esqueceu de fhc :"não há recursos para todos". Todos dizem frases óbvias .

    Responda
  4. José Augusto Bernabé

    Ilusão amigo, enquanto houver um PT, um PSOL e correlatos por aqui, jamais haverá essa possibilidade que aliás, não é democrática coisa nenhuma.

    Responda
  5. Paulo Silva Barbosa

    Ou mudam o regime para o parlamentarismo de uma vez, ou continua com este regime presidencialista capenga, onde não há um dia se quer , aparecem estes "salvadores de pátria", que visam apenas seus interesses pessoais , proclamando ser apenas o dono da verdade , e os outros poderes não o deixam governar, onde os ataques diários a Constituição Federal , graves por sinal, servem de fundo para desviar dos grandes problemas que afetam o País.

    Responda
  6. José Cardoso

    O sistema na prática já existe desde que a porteira foi aberta com o impeachment do Collor. O esforço do Bolsonaro em manter sua base radical se explica por isso. Se deslizar para os 10% de apoio dança.

    Responda
  7. ricardo arantes martins

    Pode ser uma ideia construtiva, mas tem que ser amplamente discutida, e entrar em vigor em 2026, com algumas características. Atenuar o Poder de império do Rei ou Presidente foi uma das grandes evoluções democráticas. Hoje em qualquer democracia o "Congresso É Soberano". Não existe uma maioria, mas antes, um conglomerado de minorias e tendências. Toda nação que tem inclusão e bem estar social tem "Democracia Parlamentarista Consolidada Há muitas décadas". Este é o segredo. trazer mais democracia

    Responda
    1. ricardo arantes martins

      Na democracia sempre haverá alternância de Poder. No parlamentarismo flui-se melhor os "Projetos de Estado" (Educação, energia...) a curto, médio e longo prazo. Voto Distrital mas misto um para um candidato da região e um para o partido. Com o tempo aqueles partidos que não expulsarem seus corruptos... perderão votos. há um fortalecimento da democracia a medida em que teremos representantes mais próximos e partidos mais fortes, com uma ideologia programática identificável.

  8. Leonardo Rodrigues Dal Molin

    Concordo, mas por outro lado é ruim ficar a mercê apenas de presidente da Câmara ou procurador geral da República para a retirada de um presidente que tenha cometido crimes no cargo. Parar o país por uns meses só por causa do impeachment também nos atrasa. Abraços.

    Responda
  9. Marcelo Rosa

    Ninguém ganhou a eleição ainda, concordo. Mas se algum candidato preferido tivesse liderando as pesquisas, acha o cidadão que alguém tentaria tal absurdo? A proposta já foi rejeitada pelo povo em plebiscito. Mas perderam 4 eleições, tiraram uma presidente eleita democraticamente, na eminência de perder de novo..., espero que o povo não aceite outro golpe.

    Responda
  10. adenor Dias

    Semiparlamentarismo, voto distrital, é na minha opinião, uma forma de ganhar tempo. O charlatanismos antigo, teve sua validade vencida...

    Responda
  11. Marcos de Toledo Benassi

    Caro Hélio, será que aqui não se pode usar o velho mote metodológico da ciência, "se duas explicações acertam o alvo igualmente bem, escolha a mais simples"? Claro, nas hipóteses científicas a gente não conta com o oportunismo das hipóteses, coisa padrão na política. Mas quando algo complica, o santo desconfia... (aliás, o botãozinho de controle de cookies, apresentado pela Folha desde hoje - ao menos no dispositivo Android, usando Chrome - complicou, tive que vir pro micro, ou não comentaria.)

    Responda
    1. ALEXANDRE PULS FERRETTI

      *Prazo de 30 dias para presidente da Câmara submeter pedido de impeachment ao plenário* https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=153979 Ideia legislativa para criar prazo para o presidente da Câmara dar andamento à pedido de Impeachment