Hélio Schwartsman > Devoção perturbadora Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Plautus Cunha

    Senhores, é simples assim: um manda e o outro lambe-lhe as botas.

    Responda
  2. RODRIGO NAFTAL

    A indicação de André Mendonça a ministro do STF é constrangedora. Pior do que não respeitar princípio básico da laicidade do Estado é a sua submissão ao presidente da República.

    Responda
  3. Jove Bernardes

    Das boas fotos que vi ultimamente, esta do Bolsonaro sendo abraçado por um Mendonça curvado, submisso sob o peso da reverência é tudo que um bom fotógrafo pode almejar. E não foi só uma foto; esta cena lamentável foi registrada de vários ângulos, e o que diz basta. É um ser pusilânime esse (desta vez estou me referindo ao curvado, não se assanhe) daí e não merece estar em outro lugar que não a casinha do fundo do quintal bolsonarístico.

    Responda
  4. Dirley dos Santos Guedin

    De pleno acordo. O Estado é Laico. Espero que o Senado não aprove essa indicação, pois o sujeito não me parece preencher as condições, tal qual o último indicado.

    Responda
  5. ORLANDO FERREIRA BARBOSA

    De fato, se o Supremo Tribunal passar a invadir a seara de outros Poderes com seu ativismo jurídico, melhor retirar o crucifixo e não se fazer qualquer oração no recinto, que se torna indigno destes, por serem clamores de Justiça em local de mal disfarçado arbítrio e prepotência. Se se tira Deus da existência humana, o homem se torna deus de si mesmo e está aberta a porta para o egoísmo, a violência, o desrespeito....

    Responda
    1. Jove Bernardes

      "Se se tira Deus da existência humana, o homem se torna deus de si mesmo..." - por que, Orlando? Por Júpiter, Orlando, de onde você tirou isso? Se se tira Deus, tira-se Deus, ponto. Eu, hein?

  6. José Cardoso

    Não vejo problema em começar as seções com uma oração. Só que num ambiente jurídico, seria mais apropriada a "oração aos moços" do Ruy Barbosa.

    Responda
    1. José Cardoso

      Procurem na wikipedia sobre a oração aos moços antes de confessarem sua comovente e constrangedora ignorância.

    2. Jove Bernardes

      Pois é. Devo esperar também sons de atabaques depois? Ou só a sua fé será agraciada? E das " outras fezes", o que será feito? Deu pra perceber, cara-pálida, a razão do laicismo do Estado? Toma tento!

    3. Marco Aurelio Silvio

      Com esta sua ideia de je rico, daqui pra frente ficarão franqueados, em todas repartições publicas orações à Meca, acender incenso, defumador, sinininhos budistas, juizas usando burcas....etc, etc. Francamente cidadão, dê-se ao respeito...

  7. Helano Timbó

    A sabatina senatorial não pode ser apenas um mero cumprimento constitucional. Assim deveria ser, ao menos.

    Responda
  8. Luiz Alberto Franco

    A liberdade de religião inclui a liberdade de não tê-la. Invocar a proteção de Deus, como está na Constituição, ou imprimir notas com a inscrição "Deus seja louvado" é uma ofensa aos ateus. Já ter crucifixo na sala principal do STF é uma ofensa, não só aos ateus, como também a todos os praticantes de religiões não-cristãs.

    Responda
  9. Guilherme Nobre Souto

    Morro de vontade de saber o que apoiadores, não os incautos, que são despolitizados mesmo, digo dos esclarecidos, pensam sobre indicação de gente escolhida a dedo feita no caso do Kássio e esse Mendonça. PS: O que teria ocorrido com as indicações do pt?...

    Responda
    1. ricardo arantes martins

      O sistema pode ser falho, mas escolher por religião? Pelo menos Kassio é espírita.

  10. ricardo arantes martins

    Sem dúvida é um retrocesso. Bolsonaro atacando pelo eleitorado dito evangélico, querendo manter parte de sua base que está em ruínas. Em pleno terceiro milênio é um retrocesso. A escolha religiosa, sexual ou raça e etnia do ser humano é absolutamente indiferente. O que importa são suas atitudes, seu caráter e, no caso do STF, também sua capacidade. O Senado já recusou indicações presidenciais (no Sec. XIX) está na hora de assumir com força suas funções institucionais.

    Responda
  11. luiz jose almeida fayad

    'Quem vê cara não vê coração"diz o ditado,ao que eu acrescento :mas vê o cérebro.Mas que esse cara tem uma cara de abobado,lá isso ele tem.Com a experiência da vida e com conhecimentos científicos,podemos dar uma de Sherlock,e sacar ,pela análise da face,características de inteligência,sinais particulares de certas doenças,raça,profisão,etc.Em medicina é o que se chamade "facies".Este candidato a ministro tem a facies de abobado.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Você acha isso porque associou a cara dele à voz, expressões, caminhar, ao sabujismo diletante, à babaquice geral. Recuso-me a acreditar que você, em pleno séc. 21, tenha sacado da estante o lamentável Tratado Antropológico Experimental do Homem Delinquente”, de Cesare Lombroso, de quase 150 anos atrás, para dizer isso daí. Esse Mendonça é "fumo" mesmo, como dizem, mas não faz isso não, cara, pega mal.

    2. Sonia Ribeiro

      De abobado não tem nada, nem de religioso. Usa a religião para impor a sua vontade. Só isso. Deus é a desculpa para ter seus interesses particulares atendidos. É o da lá toma cá, disfarçado de religiosidade. O que quer é poder mesmo.

  12. Décio Ceballos

    Devoção constrangedora. Impactos nefastos ao desenvolvimento das pessoas, instituições e ideias. E, como vi há pouco, "ele é terrivelmente bolsonarista".

    Responda
  13. Maria Ines Polotto

    Pior ficará anos no STF! Vergonha de ser brasileira!

    Responda
  14. MARCOS BENASSI

    Hélio, meu caro, este é um dos motivos - talvez não o mais importante, mas... - pelos quais você não é senador: consistência/congruência/ética. Além da alma, que não será salva. Agora, eu não sei o que é pior: o sabujismo lambedor de saco ou a carolice. Embora a segunda tenha a contra-indicação constitucional, o primeiro me é mais repulsivo: há muita gente carola de respeito. É que, juntando os dois, amalgama-se uma pasta biliosa que não dá pé. Como Maia&Lira,o senado deve enrolar ad infinitum!

    Responda
  15. Severino Ramos Ramos

    Concordo com tudo que Hélio expõe, caso eu fosse um senador também o reprovaria. Só que a maioria dos senadores, e digo com raríssima execução, estão envolvidos em processos judiciais, daí têm medo de futuras represálias.

    Responda
  16. Neli de Faria

    O Livro Santo previu a eleição de bolsonaro em 2 Coríntios 11:14. O Anjo do mal gritava mico, mico, mico, seu eleitor entendeu mito. Vade retro, Satana. Que Deus se apiede do Brasil e nos livre desse mal. mais de 534 mil brasileiros mortos...minha irmã no triste rol, e esse capetão cloroquina ainda está no poder?

    Responda
    1. Neli de Faria

      Luiz, meus sentimentos., como a todos que perderam, pela culpa ( e sabe-se lá se não foi dolo eventual),de quem está no poder.

    2. luiz jose almeida fayad

      Neli,apreciei seu comentário,só lamento a perda de sua irmã.Também perdi uma cunhada,sei como é difícil aceitar,sabendo que o atraso proposital na compra de vacinas,por parte do governo,foi a principal causa de tantas mortes.

  17. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Não precisamos de inquisidores, esse já demonstrou que pode ser um grande perseguidor dos que não rezam na sua cartilha, que "baixe" o espírito da sensatez e da razão nos senadores para exorcizar essa ameaça!

    Responda
  18. Maria Lopes

    Ontem vi um vídeo que esclareceu o que querem dizer essas fotos de abraços desses dois: o evangélico na verdade tenta não aproximar o rosto do psico, mais alto e provavelmente repugnante. O inconsciente dá um jeito de se manifestar.

    Responda
  19. Vanessa Lima

    Se for confirmado, será algo realmente incompreensível... que o cercadinho adore até as necessidades fisiológicas do presidente é uma coisa, representantes do povo, eleitos para defender os interesses do povo, confirmando uma aberração dessa natureza é de fazer desistir de qualquer possibilidade de retorno ao processo civilizatório...

    Responda
  20. Jackson de Moura Ferro Silva

    Mendonça vai ensinar o STF a rezar !

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Jackson sendo Jackson. Saravá!

    2. carlos eduardo oliveira

      Rezar não salvou 6 milhões de judeus - povo escolhido, segundo a Biblia - de morrerem no Holocausto perpetrado pelos cristãos nazistas. Religião = ignorância.

    3. Neli de Faria

      Local público não é lugar para rezar. Reze-se em casa. no carro, menos no horário de trabalho. Quando ia trabalhar, ia rezando no carro. Dentro do trabalho? Focava apenas em meus afazeres.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.