Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Bernardo I

    Ele já foi um animal político, agora é um dinossauro mesmo.

    Responda
  2. Shieko SAKUMA

    Como disse frei Beto ,que conhece Cuba muito bem : Se você é um milionário e for para Cuba vai encontrar um inferno, se for um da classe média vai para um purgatório, mas se você é pobre, miserável, sem teto , vai encontrar um paraíso! Simples assim.

    Responda
  3. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Eh impressionante como o brasileiro classe média de centro e direita eh humano e solidário com Los hermanos cubanos-de-miami, injustiçados pela ditadura cubana. Como são altruístas, deixam de pensar na desgraça do próprio povo, pra se preocupar com os patriotas cubanos q foram pra Miami.

    Responda
  4. Jorge Sá de Miranda Netto

    Mais um flaxflu do boquirroto animador de auditório. Enquanto isso, o boquirroto animador do cercadinho do planalto receita remédios sem comprovação pra combater covid-19.

    Responda
  5. EDMUNDO NASCIMENTO

    lula eh somente o maior criminoso do seculo, com 40 anos de carreira e de avancos na industrializacao da corrupcao !! o maior corrupto do planeta terra ! simples assim !

    Responda
    1. julio césar de almeida

      Bonsominio raiz... se tem qualquer coisa, logo espumam os jargões... E o Lula e o PT, e o Lula e o PT? Interessante que aqui foi só Lula. Ahh sim, pq tem a terra plana. Simples assim!

  6. Neli de Faria

    Toda ditadura (civil, militar, esquerda, direita, religiosa, ateia), é igual: não presta. Em Cuba, Fidel Castro, derrubou Fulgêncio Batista para ser idêntico a ele.Conheci Cuba e achei deprimente: Fidel falava na TV estatal dez horas por dia. Na linda Nicarágua, os Sandinistas derrubaram Somoza, com a participação de Ortega, e hoje ele é igual ao ditador. Quem comemorou o surgimento do Covdi19, em maio/20, com mais de 17 mil brasileiros mortos.

    Responda
    1. neli faria

      Carlos: infelizmente, os seguidores da seita , os jornalistas e os intelectuais(pseudos!Isto é, quem tem alto estudo, mas, não pensa!)

    2. Albert Niches

      Quem dá importãncia ao que lula diz? Só os seguidores da seita.

  7. JOSÃ OLIVEIRA

    Agora vai! Vocês encontraram tudo o que procuraram e não conseguiram durante anos, com Sérgio Moro e todos os seus cúmplices e fãs, tipo Marco Aurélio Collor de Mello, para sepultar a carreira política do ex-Presidente Lula. Essa simples opinião, na condição de cidadão, político e vítima do mesmo império que inferniza e tenta destruir Cuba e golpearam o Brasil em 1964 e 2016. Vão se esforçando, quem sabe num dia de "são nunca", conseguirão.

    Responda
  8. eli moura

    Qual a diferença entre o que aconteceu em Cuba e o que aconteceu na Colômbia e no Chile. Estes dois últimos governados pela direita. Onde morreu mais gente?

    Responda
    1. Neli de Faria

      Não é esquerda ou direita: toda ditadura é igual. Na Colômbia são protestos.

    2. ricardo arantes martins

      Bem ou mal Chile ou Colombia são democracias. Cuba de fato sofre o maior embargo economico do mundo, mas não deixa de ser ditadura. não há alternância de poder, liberdade de expressão, voto periódico, universal (vários partidos e tendências) e secreto... .

  9. Jove Bernardes

    É, parece que coerência não é mesmo o forte do PT.

    Responda
  10. Ricardo Candido de Araujo

    Cuba é uma ditadura? É! Ponto! Lula falou uma grande bobagem? Falou! Ponto! Agora... Vamos falar de lugares como o Bahrein, onde a repressão da revolta popular exigiu uma invasão estrangeira (Arábia Saudita)? Mas aí é difícil dizer que os envolvidos sejam de esquerda, não é? Portanto, pode? Ditaduras, sejam de esquerda ou de direita, devem ser, todas, execradas.

    Responda
  11. Rafael Marques da Silva

    O PT e seus candidatos perdem ótimas oportunidades de ficarem em silêncio. É incrível como tal Cuba é para um lado, Israel é para o outro. A única diferença entre eles é que o Brasil, fosse serio, deveria não apenas ser um motor local da economia, diferente dos outros dois, mas também um grande agente para manter a paz.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      A diferença é que um é pobre, fraco e sem apoio de potências mundiais. O outro é o contrário.

  12. Carlos Ernesto de Oliveira

    Tem que suspender o embargo, prender Lula de novo, e deixar que os cubanos conquistem a democracia!

    Responda
  13. Ana Ferraz

    Então, Bruno Boghossian, os grandes jornais ignoram solenemente o embargo criminoso dos Estados Unidos à Cuba, não noticiam os assassinatos nas manifestações na "democrática" Colômbia e são complacentes com o alinhamento do governo bolsonaro com ditaduras no Oriente Médio. Quem escorregou feio foi você!

    Responda
    1. RODRIGO NAFTAL

      A visão de Bruno é coerente. O que há na verdade é um fetiche de parte das esquerdas com as ditaduras bolivarianas. O seu paralelo da Colômbia com Cuba não possui razão de ser. Na Colômbia há alternância de poder, já em Cuba.... A propósito, veja em Cuba se existe alguma igualdade de gênero.

    2. Jove Bernardes

      Ana, desculpe-me, mas o assunto aqui é outro, hein? Vamos voltar?

  14. Hernandez Piras Batista

    As economias centralmente planificadas sempre fracassaram, com embargo ou não. O embargo só piora a situação. Os EUA devem levantar o embargo, mas o PC cubano deve permitir alguma abertura.

    Responda
  15. José Bueno

    Sem a suspensão do bloqueio econômico contra a população de Cuba fica difícil avançar qualquer avaliação séria do governo (que, sem dúvida, é necessária). Li que aquele pequeno país já produziu sua própria vacina contra a covid-19, mas o bloqueio americano impede a entrada de seringas importadas, em número suficiente para sua aplicação em massa. Um crime.

    Responda
    1. RODRIGO NAFTAL

      Da mesma forma que são hipócritas os americanos ao defender os embargos contra Cuba e manter uma aliança com a Arábia Saudita, a posição do PT em relação às ditaduras de esquerda é ridícula. Querer comparar o encaminhamento do caso Floyds com a repressão cubana à livre manifestação é de um oportunismo ímpar.

  16. José Bueno

    O que acompanhei foram 8 anos de total respeito às regras das instituições democráticas por um presidente, que, preso mais tarde, se submeteu à toda lirurgia do sistema judiciário, para mostrar aos netos e a quem mais quiser, que era inocente. Um democrata, na prática.

    Responda
  17. José Bueno

    O que acompanhei foram 8 anos de total respeito às regras das instituições democráticas por um presidente, que, preso mais tarde, se submeteu à toda lirurgia do sistema judiciário, para mostrar aos netos e a quem mais quiser, que era inocente. Um democrata, na prática.

    Responda
  18. Alberto A Neto

    Lula não aprendeu nada e não esqueceu nada!O regime cubano já foi virtuoso.Representou a esperança de outra sociedade possível no início dos anos 60.Afastou a Máfia de Lucky Luciano e Maier Lenski de Havana,expulsou o ditador Fulgêncio Batista da Ilha.Chê Guevara foi à Conferência de Punta del Leste apresentar a social-democracia cubana e o plano quinquenal da Revolução.Fidel lacrou o regime após a invasão da Baía dos Porcos.Esmagou a oposição sem dó.Só falta Lula bajular a gangue de Maduro!

    Responda
  19. José Antonio Bonato

    Não é de hoje que o PT faz vista grossa à repressão estatal cubana contra dissidentes.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Quer prova maior de incoerência de um partido de trabalhadores do que explorar os trabalhadores médicos no programa Mais Médicos, pagando Cuba 10 vezes o que os eles recebiam? Aqui dentro do país? Sem carteira assinada? Tudo na miúda, sem que o país soubesse que era assim que eram contratados?

  20. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

    Lula insiste no erro em prejuízo de todo o espectro progressista, incluindo a esquerda democrática não sectária. De quebra, como dizem agora, passa um paninho nos arrotos e soluços golpistas do Bozo.

    Responda
  21. Marlete Leite

    Lula atravessa o Malecon, 8 km para escorregar na casca de banana. Não vejo desse jeito esse ato de Lula. A preocupação de qualquer ser humano é ajudar e evitar guerra. Até hoje o Iraque vive um terror. Lula conhece um pouco da história de Cuba e afirma se os Estados Unidos suspendesse os embargos comerciais a vida dos cidadãos de Cuba seria melhor. No Brasil muitos não passam fome porque tem pessoas de boa vontade que ajuda. Se dependesse de Guedes os pobres deveriam comer sobras de comida.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      "Lula conhece um pouco da história de Cuba e afirma se os Estados Unidos suspendesse os embargos comerciais a vida dos cidadãos de Cuba seria melhor." Pois eu afirmo que se o governo de Cuba tirasse os tacões do pescoço do povo e deixasse-o livre - livre, eu disse livre! - a vida dos cidadãos de Cuba seria melhor. Não seria mais fácil fazer o que é possível dentro de casa do que esperar que os EUA fizessem ou deixassem de fazer isso ou aquilo?

    2. Zulma Rejane Alves Rodrigues

      Os bloqueios econômicos há mais de 60 anos e acirrados num contexto de pandemia têm o objetivo matar um povo pela doença e pela fome, para possibilitar uma intervenção externa. Não é preciso aprovar o governo cubano para se insurgir contra essa atitude dos Estados Unidos. Basta ser humanista. A mídia corporativa ocidental peca muito nesse sentido. Deveria instigar a suspensão do bloqueio ao menos durante a crise sanitária. Monstruosa e desumana a ação do governo americano.

  22. Orasil coelho pina

    O Lula e o Bolsonaro são almas gêmeas!!!

    Responda
  23. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Lula é um homem inteligente. Mas, está cometendo equívocos em ficar abordando assuntos relacionados à Venezuela e Cuba. Concordo que o bloqueio americano é a grande causa da pobreza nestes países, mas suas ditaduras também são lamentáveis. Portanto ele,Lula, ganhará mais ao evitar tais opiniões, até porque dá munição aos adversários.

    Responda
    1. Tânia Cabrera

      Lula respondeu a essa pergunta numa entrevista da TV Bandeirantes. Pegadinhas da grande mídia, buscando a tal terceira via.

    2. Zulma Rejane Alves Rodrigues

      Os americanos não se incomodam com a ditadura sanguinária da Arábia Saudita e outras por aí. Direitos humanos são retóricas usadas para o colonialismo econômico. Isso sim. É bom respeitarmos a soberania dos países ou vamos admitir uma nova ditadura militar patrocinada pelos Estados Unidos? Que teve apoio armado inclusive, se fosse necessário utilizar. Isso é história real e documentada. Eu não admito a hipótese do Brasil ser o quintal de uma nação estrangeira. Os brasileiros admitem?

  24. Paulo Silva Barbosa

    Não há democracia em Cuba. O poder anacrônico do poder vai cair, parou no tempo e o mundo mudou, e não há futuro para este regime que caducou e vai cair de podre. Quem conhece o país, sabe e vê o empobrecimento e a insatisfação da população que sofre com o autoritarismo governamental .

    Responda
  25. ANGELA CAMPOS CAVENAGHI

    Ditadura de direita ou de esquerda é abominável. Causa medo e terror. É inadmissível Lula e dirigentes do PT se colocarem a favor e governos como Cuba e Venezuela. Afinal isso é ser democrata?? 

    Responda
    1. Rafael Lopes

      Inadmissível é termos bozo presidente.

  26. antonio carlos fonseca neto

    Não adianta. Nem o Capitão que nos governa, se tornará um democrata de boa cepa, nem o ex-presidente Lula e as principais figuras da esquerda brasileira, irão admitir que Cuba, vive sob uma ditadura, e que a Venezuela sofre as consequências de estar sob o mesmo regime.Enfim, é o que temos.

    Responda
  27. Guilherme de Oliveira Figueiredo

    Alguém esclarecido e que acompanhou os governos Lula acreditou em um Lula democrático ?

    Responda
  28. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    Alguém leu comentários do Bruno sobre as mortes na democrática Colômbia durante os protestos desse ano? Alguém sabe quando a FSP publicou quantas mortes ocorreram na repressão as manifestações de rua no Colômbia? Houve e há um "apagão de notícias "sobre a repressão na democrática Colômbia? Quantos foram os mortos no último golpe de Estado na Bolívia? Quantos mortos na repressão as manifestações no democrático Chile?

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Você tem razão mas esse tipo de argumento é o mesmo usado pelo gado bozominion. O que a esquerda precisa fazer é deixar o maniqueísmo de lado e cobrar do único governo socialista que dinda resta que promova a evolução do sistema para um efetivo controle democrático pela população e deixe deixe de se aferrar a um modelo inviável, ultrspassado, repressivo e sem saída.

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Em apenas 13 dias, de 28 de abril a 11 de maio foram 42 - quarenta e duas - mortes nas ruas da democrática Colombia. Alguém leu algum artigo da correspondente da FSP em Buenos Aires?

  29. Sandro Novelli

    O articulista poderia ter se referido aos recifenses que perdem o olho atingidos por bala de borracha em protesto pacifico, ou o cozinheiro preso para prestar depoimento por não querer cozinhar para o presidente, ou a gaucha presa por bater panela contra o presidente numa motociata patrocinada com dinheiro público. Diga o que não disse antes de exigir isso dos outros. Para terminar Cuba é uma ditadura, mas o povo cubano sobre economicamente pelo neoliberalismo que o senhor defende.

    Responda
  30. sérgio dourado

    O figurino "centrista" de Loola não resistiu ao primeiro respingo.

    Responda
  31. ADRIANA QUEIROZ

    Grave: as três mensagens sobre a saúde do inominável (internado para exames; tem crises de soluço; fakeada e cirurgia são obstáculos) estão sob censura e não aceitam comentários. Ocorrência: Não há permissão para comentar. Como é que é mesmo aquela estória de pesos e contrapesos e de estarmos em uma democracia?

    Responda
  32. Joao Pinheiro

    É o bom e velho sapo barbudo, orelhudo, cego e ladrão.

    Responda
  33. Luís Costa

    Ou melhor: o Boghosian e os articulistas que defendem a posição da FSP vêm em Cuba uma ditadura...mas consideraram a ditadura militar brasileira uma ditabranda...eles tb não conseguem enxergar as muitas ditaduras neoliberais que se impõem no século XIX...nem sempre as ditaduras existem com repressão política explícita...quer maisor ditadura que que a do mercado...cada um só vê a ditadura que lhes interessa...

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Luiz, dou de esquerda, mas Cuba é sim uma ditadura e um regime rígido que não evolui. Por que em todo esse tempo o regime não rumou para um modelo em direção a um controle popular amplo da vida e da política do país. Está estagnado e sem saída, a perda de apoio entre a população será o seu fim e representará o retrocesso ao capitalismo. O que os dirigentes vem fazendo é um desserviço à ideia de socialismo.

    2. MARCO Augusto

      Esquerdista passando pano em sua ditadura de estimação detectado.

  34. Luís Costa

    Articulistas da FSP como o Boghosian parece que consideram Cuba uma ditadura mas não vêm ditadura no neoliberalismo contemporâneo...cada uma só vê a ditadura que lhe interessa...

    Responda
  35. marcelo silveira rossetin

    Feio é pagar pra ver tentativa tão grosseira de manipulação.

    Responda
  36. Luís Cláudio Marchesi

    No poder, o PT já tentou o controle da Comunicação Social no Brasil. Tamanha burrice foi rechaçada pela grande Imprensa. A cegueira petista não muda nunca. Depois da internet, Cuba não será mais a mesma. Felizmente!

    Responda
  37. Vera Maria da Costa Dias

    Bem apanhado. Eu diria que Lula é necessário neste momento, para demonstrar a insatisfação crescente do povo brasileiro com o atual estado de coisas. Mais adiante, quando a campanha a 2022 começar oficialmente, poderemos ver debates claros entre presidenciáveis (claro que fora o coiso, esse nem sei se estará elegível e se estiver não participará de debates, como sempre). Não votarei em quem apoiar ditaduras nem for neoliberal.

    Responda
  38. Rodrigo Ribeiro

    A democracia do Lula é simples. Se ele e os amigos ganham, há democracia. Se perdem, os facistas tomaram o poder. Nem de esquerda o Lula é. É só mais um Caudilho, como Chaves, Maduro, Fidel e agora Bolsonaro sonha em ser.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Estranho que esse caudilho tenha governado por 8 anos sem um único ato ou fala antidemocrática e tenha rechaçado qualquer tentativa de utilizar sua imensa popularidade para viabilizar um 3o. mandato, ao contrário de FHC que até comprou deputados para poder se reeleger.

    2. Marisa Coan

      Ótimo comentário!

    3. marcelo silveira rossetin

      Um caudilho que nunca pagou um jagunço nem disparou um tiro... Esse tipo de delírio antipartido que leva a gente pro buraco

  39. ADONAY ANTHONY EVANS

    Até aqui Lula jogava parado e disparava na dianteira. Resolveu abrir a boca sobre a Democracia com que sonha na China e Cuba. Não quer que Bolso seja estupido sozinho.

    Responda
  40. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    "Lula não pode ser candidato. Se for candidato não pode vencer. Se vencer não pode assumir. Se assumir não pode governar". FSP psicografando Carlos Lacerda, o corvo golpista de 1964.

    Responda
    1. ricardo arantes martins

      Que quando jovem era comunista... sempre com caráter despótico.

  41. André Silva de Oliveira

    Lula es muy democrático.

    Responda
  42. Guilherme Ramos

    Teve tiro de borracha nos olhos???

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Ney, teve fuzilamento sim... acabo que ler no zap-zap da tiazinha das novelas. Que horror, né mesmo?

    2. Ney Fernando

      Teve fuzilamento ou ainda não marcaram o dia da execução dos manifestantes presos?

  43. Luiz Mangea

    Não vi a Folha fazendo críticas assim sobre os regimes de extrema direita. Nem mesmo com os arroubos autoritários do Bolsonaro. Querem que o Lula se vista de uma roupagem conservadora de direita ou extrema direita. Por que não cobram do Bolsonaro um posicionamento mais progressista?

    Responda
    1. Luiz Mangea

      Ricardo, eu concordo com parte do seu comentário. Principalmente, quando vc diz que os ricos expandiram suas riquezas no governo Lula. Mas os pobres também tiveram uma melhor qualidade de vido nesse período.

    2. ricardo arantes martins

      Lula andou muito bem obrigado na linha conservadorista. apoiou o sistema, 3 dos 10 mais ricos presos na lava jato e andavam diuturnamente com ele, não alterou qualquer lei para tentar mitigar a impunidade das elites economicas ou políticas e dela deriva a interminável corrupção brasileira, fez declarações homofóbicas. Ninguém tem medo de Lula e são poucos que "conservaram o sistema" como ele.

  44. ricardo arantes martins

    Pelo menos não está sendo hipocrita. é aquilo. Lula absolvido (anulado processo - irá prescrever ou caducar na linguagem popular), Aecio absolvido dentre tantos outros. A diferença é que o petismo de uma fidelidade canina e negacionista, tipo "a culpa é da globo, da folha, do Congresso Golpista, do STF" (iguais aos Jairistas). um aparato como do mensalão e ele não sabia de nada. No petrolão um diretor na petrobras para partidos de base (e um para PT) e não sabia de nada?

    Responda
    1. ricardo arantes martins

      Negacionismo é para o Coiso/Petismo, que não enxergam a enormidade destrutiva que seus líderes e mitos cometem. a prisão de toda cúpula petista, 2 líderes de governo e não aconteceu nada? Identicos aos Coisistas.

    2. marcelo silveira rossetin

      20 anos depois e o cara não vira o disco. Esse negacionismo vai matar você na próxima pandemia...

    3. Marisa Coan

      É isso.

  45. amauri alvares

    Penso que a “complacência” de Lula com o regime cubano seja a mesma dos meios de comunicação e de parte da comunidade internacional com o anacrônico e desumano embarco econômico que lhe impõe o país que se considera o guardião mundial da liberdade! Com diferença que esta poucos percebem e ninguém comenta .

    Responda
  46. Daniel Poço

    Mais uma contradição esquerda detectada. Lula fala de livre manifestação mas não critica a forte e desproporcional repressão ditatorial de Cuba e tenta ainda comparar Com uma repressão policial que deu errado nos EUA.

    Responda
    1. João Antonio Telles

      O PT é tão autoritário, né? Tem tudo pra fazer Brasil virar Venezuela e Cuba. Não ê assim que você pensa? Mas... olhe a história de Lula e do PT, camarada!

  47. José Cardoso

    E os caras ainda nos devem o pagamento pelo porto Muriel pelo que me consta. É preciso ver como anda essa história estranha.

    Responda
  48. João Antonio Telles

    O autor do artigo pensa: se Lula apoia e defende o regime de Cuba, Lula não pode ser presidente do Brasil. Quem ele gostaria que fosse: Dória! Amoedo? Ciro Gomes? Pegou uma coisinha pra falar mal do Lula. Mas... querido... Lula estã e estarã em França ascençao. Depois de Dilma, não acreditamos mais em cocês jornalistas!

    Responda
  49. JOAO FERNANDO DE COELHO

    O colunista só esqueceu de dizer que Lula afirmou que se deve respeitar a soberania de Cuba e que o cruel bloqueio dos EUA é responsável pela crise no país. Uma posição que, mais que necessária, é digna e politicamente responsável, muito embora não agrade às vivandeiras do Big Stick norte americano.

    Responda
  50. marcelo silveira rossetin

    Deixa eu ver se eu entendi, Bruno Boghossian, o sr. Luiz Inácio Lula da Silva, ao ser perguntado sobre um assunto que não diz respeito a ele, ao seu partido ou aos nossos impostos, disse que "é isso aí, o povo tem o direito de se manifestar contra seus governantes", e o senhor está indicando um problema nessa fala? Claramente os colunistas da Folha se acostumaram com leitores com pouquíssimo senso crítico...

    Responda
    1. João Antonio Telles

      Os colunistas da Folha parecem pensar que nós, seus leitores, somos burros.