Ilona Szabó de Carvalho > Não é sobre liberdade Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Impressiona mesmo como mais de 50% dos eleitores lá colocaram alguém que nega toda e qualquer prática baseada em evidências. Parabéns a professora Ilona Szabó pelo trabalho no Atlas da Violência e pelas palavras sempre claras e posturas cientÃficas que desmistificam o fenômeno no paÃs. Pena que insistem em ignorar.
Me livro de armas e me armo de livros.
Acredito em Amar Sim, Armar Não
Aqui o cenário é tão absurdo que a ideologia do armamento reverbera o discurso de proteção do cidadão contra a tirania do Estado.
O que a autora esquece de computar são os crimes evitados pelas armas de fogo. Lázaro Barbosa só não conseguiu matar quem estava armado nas casas que ele invadiu.
Há dados comparativos de criminalidade entre o Texas, por exemplo, e outros estados dos EUA?
Excelente!
Nem é verdade que posse de armas de fogo aumente a segurança dos cidadãos, e nem que isso aumente a criminalidade. Há paÃses com ampla posse de armas de fogo como SuÃça e Canadá com baixas taxas de homicÃdio e paÃses como o Brasil onde a proibição não impede altas taxas. O que me parece é que a relação entre as 2 coisas é bem mais complexa que parece.
É complexo, mas já foi estudado em levantamentos mundiais (10.1001/jama.2018.10060) e revisões sistemáticas (10.7326/M13-1301). A relação é bem estabelecida, com aumento de homicÃdios e suicÃdios quanto maior for o porte de armas; e a relação se intensifica nas classes mais baixas. E vale lembrar que o Canadá baniu diversos armamentos em 2020. Ou seja, ele caminha no sentido da ciência...
Excelente! Possa reverberar...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilona Szabó de Carvalho > Não é sobre liberdade Voltar
Comente este texto