Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jonas Almeida

    Impressiona mesmo como mais de 50% dos eleitores lá colocaram alguém que nega toda e qualquer prática baseada em evidências. Parabéns a professora Ilona Szabó pelo trabalho no Atlas da Violência e pelas palavras sempre claras e posturas científicas que desmistificam o fenômeno no país. Pena que insistem em ignorar.

    Responda
  2. Amarildo Caetano

    Me livro de armas e me armo de livros.

    Responda
  3. Nelia Rios

    Acredito em Amar Sim, Armar Não

    Responda
  4. RODRIGO NAFTAL

    Aqui o cenário é tão absurdo que a ideologia do armamento reverbera o discurso de proteção do cidadão contra a tirania do Estado.

    Responda
  5. Rodolpho Talaisys Bernabel

    O que a autora esquece de computar são os crimes evitados pelas armas de fogo. Lázaro Barbosa só não conseguiu matar quem estava armado nas casas que ele invadiu.

    Responda
  6. Alexandre Goldschmidt

    Há dados comparativos de criminalidade entre o Texas, por exemplo, e outros estados dos EUA?

    Responda
  7. Andréia Chaieb

    Excelente!

    Responda
  8. José Cardoso

    Nem é verdade que posse de armas de fogo aumente a segurança dos cidadãos, e nem que isso aumente a criminalidade. Há países com ampla posse de armas de fogo como Suíça e Canadá com baixas taxas de homicídio e países como o Brasil onde a proibição não impede altas taxas. O que me parece é que a relação entre as 2 coisas é bem mais complexa que parece.

    Responda
    1. Jean Marcos De Souza

      É complexo, mas já foi estudado em levantamentos mundiais (10.1001/jama.2018.10060) e revisões sistemáticas (10.7326/M13-1301). A relação é bem estabelecida, com aumento de homicídios e suicídios quanto maior for o porte de armas; e a relação se intensifica nas classes mais baixas. E vale lembrar que o Canadá baniu diversos armamentos em 2020. Ou seja, ele caminha no sentido da ciência...

  9. José Bernardo

    Excelente! Possa reverberar...

    Responda