Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Clair Calandreli

    Não é à toa que o presidente quer acabar com a USP, também pudera, a USP forma profissionais como o Conrado.

    Responda
  2. VALMIR CINQUINI

    Arrumaram um jeito mais fácil sem ter que engolir Mourao. Na conversa Bozo e Fucks, este falou "olha Bozo, ganhar voce não vai, golpe ninguem te apoia, então para de encher o saco sobre as urnas e a gente livra tua cara quando voce for chutado pelo voto, que nem a gente livrou o vampiro"

    Responda
    1. Clair Calandreli

      Muito boa, Walmir!

  3. José Rosa

    O STF foi provocado para que determine que o Presidente da Câmara aprecie os pedidos de impeachment. Se não há prazo estabelecido para q o faça, não quer dizer q possa deixar na gaveta e ser a sua omissão a resposta, em benefício do fulano presidente e aliado, sem que se possa recorrer. Quero crer q o STF se posicionará, a exemplo do q fez em relação à CPI, como tb em relação ao PGR. Esta levou sermão diante de tentativa recente de não investigar e seu chefe resp. recl. no órgão.

    Responda
  4. Jacqueline Soares

    Mente brilhante. Análise irretocável.

    Responda
  5. José Marques Mendes

    Esclarecedor, então há saída.....

    Responda
  6. Paulo Sakanaka

    Dizem que o serial killer do DF era acobertado por 2 cúmplices. Seriam Arthur Lira e Augusto Aras?

    Responda
  7. Maria Lúcia Bergami

    Como leiga n posso opinar, mas como pagadora de impostos posso perceber q a ditadura está implantada na inação dos poderes. N precisou fechar, mas apenas anular suas ações. Ao final de tdo, concluo, somos nós, pagadores de impostos q temos a rua contra essa ditadura disfarçada de democracia com a boca calada.

    Responda
    1. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Circo, e os palhaços pagam impostos.

  8. Arnaldo Flores

    Ótima abordagem, pena que não prospera. Que poder tem esse Bolsonaro, cuja omissão é responsável pela morte de pelo menos 400 mil, dos mais de 530 mil brasileiros mortos pela Covid? Por que tantos se curvam a esse assassino? Por dinheiro? Por poder? O que faz o Aras afundar na lata de lixo da história o ministério público? Só agora se vê algum movimento dos procuradores... O Lira até entendo, basta ler um pouco da história dele para saber de quem se trata.

    Responda
    1. Elisabeth Schmidt

      Tb pergunto a mim, o q leva essas pessoas em 1° lugar, a aceitar o convite do monstro, depois permanecer no cargo e por fim ñ pedir para cair fora, diante de tanto horror. Todos são muito ricos, têm patrimônio, têm familiares pendurados em empregos top. Ffaa, por quê? Ganham muito bem, cúmplices da destruição do Brasil. Um dia, os dois ratos, o da Fundação Palmares e da Cultura estarão fora. E daí? O que levaram? No MEC, as destruições serão revertidas. Damares? Uma carola fundamentalista...

  9. Denis Borenstein

    Parabéns pela clareza, objetividade e coragem. Claramente, há fortes indícios que vários servidores públicos civis e militares, durante este governo, estão agindo em seus interesses próprios, e não do Brasil.

    Responda
  10. SERGIO saraceni

    Sempre brilhante, professor Conrado!! Bravo!!

    Responda
  11. Jose Roberto X de Oliveira

    Excelente a análise do Conrado para variar. Foram vários os crimes de responsabilidade e faltam apurações na seara criminal para apontar a esse Inepto Presidente. Seus Ministros todos de acentuada incompetência quando não agem de forma contrária as finalidades das pastas de que são titulares. Governo do atraso! Precisamos tirar o Agro negócio e Pastores Evangélicos do Congresso na próxima eleição. Importante demais!

    Responda
    1. Elisabeth Schmidt

      Aqui no RS, o agronegócio trilionário. Financiamentos oficiais saindo pelo ladrão. Melhor colheita de soja dos últimos anos. Soja tomando o espaço do feijão, por ex., q em breve faltará e terá q ser importado. Carros tração 4x4 com plotagens de JMB, agroboys felizes da vida. Agric mecanizada, concentradora de renda, empregando 1/2 dúzia de peões salário mín. Nunca pensei q na minha vida seria testemunha de um famigerado ciclo brasileiros, atualmente, o da soja e da carne - jegues em extinção.

  12. Alison Sales

    1500 a expansão europeia invade o novo mundo. Nos séculos seguintes a terra é usurpada pelo comando dos Capitães Mor e dividida em capitanias hereditárias. Povos originários e Negros são escravizados e mortos. 1889 vem a proclamação da República das Bananas. 2021 Depois de muita lambança, com apoio da elite e mídia o compadrio entre os coronéis continua sendo a regra. O jogo sujo está no DNA do Brasil. E viva o 7x1!

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Hein?

  13. Elisabeth Schmidt

    Lira tb exerce c pudor=0, papel de tocador do rolo compressor das pautas do anti-governo, destruição do meio ambiente, desnacionalização/privatização de setores estratégicos/segurança nacional, por ex. Os 1% que detém a riqueza nacional pretentem se apossar de 99,9% dela e manter 99,9% do povo c escravo/sal mínimo, votando alegremente em candidatos dos seus algozes q os fizeram perder direitos trabalhistas/previdenciários. Quem sabe, algum tornar-se-á empreendedor vendendo hambúrguer n esquina.

    Responda
  14. Nilton Silva

    A aula foi dada. Só não aprende se não quiser.

    Responda
  15. Perci Guzzo

    A direita marcou protestos de rua para o dia 12 de setembro. Arthur Lira (PP) conduz um governo paralelo ao de Bolsonaro. Ambos se sustentam e se mantém no poder, obrigado. Se a direita, que são 4/5 da sociedade brasileira, se dividir, e a parte lúcida estiver nas ruas, como a esquerda vem fazendo desde maio, o impeachment tornar-se-á possível. O artigo do professor Conrado traz possibilidades brasilienses, mas ainda prefiro crer em possibilidades brasileiras.

    Responda
    1. Elisabeth Schmidt

      Governo paralelo? Não. É convergente.

    2. ricardo arantes martins

      "Arthur Lira (PP) conduz um governo paralelo ao de Bolsonaro." é bem possível. a impressão que me dá é que Bolsonaro tem medo de Barros (PP) seu líder de governo. mesmo ante tantas evidencias no caso das vacinas, de que Barros tinha indicações a altos postos no ministério da saúde e não afastou Barros. Não quer se indispor com Lira. a tese de um governo paralelo faz total sentido. No fim tanto faz. PP fez parte do governo Temer, das gestões petistas, do Coiso e estará no próximo governo.

  16. Nancy Romanelli

    Isso mesmo, prof. Hübner, você aponta ao Brasil um caminho possível. A sensação, nesses tempos sombrios e escatológicos, é de habitar uma terra sem lei, uma país do vale-tudo, aplaudido por muitos estúpidos... E o nosso presente ruindo mais a cada dia... O que será do nosso futuro se não pudermos contar com a justiça? Com os instrumentos legais? Caminhamos para uma distopia ou já estamos a vivenciando? Muita indignação, sensação de impotência.. Principalmente quando ouço a defesa desse caos...

    Responda
  17. Elisabeth Schmidt

    Ainda q 'Zeus quis que os homens, por mais torturados q fossem pelos outros males, não rejeitassem a vida, mas continuassem a se deixar torturar. Para isso lhes deu a esperança: ela é na verdade o pior dos males, pois prolonga o suplício dos homens', Friedrich Nietzche. Ainda q esperança prolongue o sofrimento, ainda assim, ao ler hoje o Professor Conrado, processado criminalmente por uma l esma chamada Aras (é mesmo?), senti esperança ... Nietzsche, te amo! Mas hoje amo + o Professor Conrado!

    Responda
  18. helio lobo

    A decisão, qualquer que seja, é sempre política. É escolher entre hipóteses possiveis e, como diz Kelsen, qualquer norma jurídica comporta ao menos duas interpretações possíveis (cabíveis?), dai a chamada interpretação autêntica (do poder estatal encarregado para tanto). Daí a necessidade de reformar o STF, para tranformá-lo na reserva moral, juridica e institucional do Estado e na nação que hoje, infelizmente, ele não é.

    Responda
  19. Claudio Belodi

    Sr. Hubner - é bem melhor termos uma dupla de "carcereiros" do que aquela anterior de "carniceiros - não achas?

    Responda
    1. SERGIO saraceni

      Cláudio Belodi, os carniceiros estão todos no palácio do Planalto. Sao 540 mil mortos amontoados por eles, um por um.

  20. Antonio Vieira Coelho

    ...chamar o departamento de zoonoses, e fazer uma radical erradicação de ratazanas de esgoto em Brasília...

    Responda
  21. JOSÃ CARLOS DE CAMARGO CAMARGO

    Conrado, bom dia. Você é o tipo de colunista que faz valer a assinatura da Folha. Não é o único, mas é um dos principais (para mim)... Quem sabe um dia o universo não permite que eu faça uma especialização sob sua orientação. Seria uma honra. outrozeca@hotmail.com

    Responda
  22. Mauricio Dias

    I M P E A C H ME N T J Á pra esse I M P O S T O R que se faz fotografar a barriga sem cicatriz alguma de facada pro país de meio-milhão de mortos inteiro ver, pro mesmo país pro qual ele mesmo diz que C A G A… pois se não sai pela lei que saia na P O R R A D A (ao estilo dele mesmo) mas que saia e vá pra C A D E I A com toda a sua laia.

    Responda
  23. isaque almeida

    O que falta para o STF declara a presidência vaga......e dar posse ao lula

    Responda
  24. isaque almeida

    Nunca existiu um governo tao corrupto............so das vacinas foram desviados bilhões.....quando vier a tona os desvios das estatais e bancos............os governos PT construiu os estádios não houve nem suspeita de corrupção

    Responda
  25. Alessandro Souza

    Com base no fundamento jurídico muito bem lembrado pelo Professor Hubner, já passou da hora de o STF encaminhar ao Conselho Nacional do Ministério Público a revisão de todos os pedidos de arquivamento de denúncias contra o genocida Jair Bolsonaro e sua gangue. Não é possível que o mundo jurídico continue assistindo essa aberração de ver um Procurador- Geral se comportando como Advogado- Geral da União. Isso é uma traição ao texto constitucional. Por isso, Bolsonaro quer controlar tb o STF...

    Responda
    1. Elisabeth Schmidt

      Ele está se esforçando. Prestes a colocar mais um estranho no ninho, não o do filme de Milos Forman. Seria a melhor e pouco provável notícia dos últimos tempos, se o senado rejeitasse.

  26. filipe moura lima

    Se eu fosse estudante de direito, queria ter aulas com o mestre Conrado.

    Responda
  27. Joaquim Rocha

    Se o Bozo não sofrer impeachment mesmo ja tendo mais de una centena de motivos, estará instituído o fim do impedimento no Brasil.

    Responda
  28. Tadêu Santos

    A constituição foi costurada erroneamente por presidencialistas com visão individualista, sem possibilidades de questões sérias serem decididas por um colegiado, como no caso do impeachment do Bolsonaro, engavetado ou paralisado por um elemento do legislativo e por um servidor da justiça. Constitucionalmente isto tem que ser desamarrado, custe o que custar!!!

    Responda
    1. Elisabeth Schmidt

      O cadeado do Aras e do Lira, pelo que foi exposto, tem jeito pra ser quebrado. Aux armes citoyens!

  29. SYLVIA DOS SANTOS

    Excelente texto.

    Responda
  30. Jose Walter Da Mota Matos

    Excelente texto. O sistema de contra-pesos Constitucional na separação dos Poderes no Brasil está falido, primeiro porque impede no momento, a verificação instrucional de se averiguar a pertinência ou não, de um transparente processo de impeachment que poderia se concretizar ou não; segundo porque engessa a independência funcional do Ministério Público nas mãos de uma única pessoa, apenas por mesquinhez pessoal que solapa o interesse público na Democracia vigente.

    Responda
  31. Nelson de Paula

    O assunto é para iniciados, sou leigo. Penso que o STF não deve agir, as leis não devem ser tão adaptáveis às circunstâncias. É recente o STF ter conseguido interpretar o texto constitucional ao contrário do que está escrito (caso da prisão em segunda instância).

    Responda
  32. marcos mercuri almeida

    Reflexão inteligente e corajosa que ajuda a manter viva nossa ameaçada democracia instituicional.

    Responda
  33. Jean Marcos De Souza

    Excelente texto, professor! Obrigado por tentar ajudar a nossa democracia moribunda...

    Responda
    1. Elisabeth Schmidt

      Pensei a mesma coisa. O Professor Conrado apontando caminhos para quebrar o que parecia ser inquebrantável.

  34. osmar Carneiro

    Não tenho parte nisso

    Responda
  35. José Adolfo Mota de Almeida

    Aras e Lira são o que há de mais letal na democracia! Corroem por dentro o estado democrático de direito. Uma vergonha!

    Responda
  36. Leonardo L

    Ou ao invés de concentrar todas as decisões no STF, os senadores tomarem vergonha na cara e não aprovarem a recondução do PGR

    Responda
  37. rodrigo barbosa

    *democrática

    Responda
  38. rodrigo barbosa

    Excelente. Ministros, façam alguma coisa! O que "Arthur Aras" e o "Augusto Lira" estão fazendo é uma forma antidemocrático de antijogo.

    Responda
    1. Francisco Bezerra de Menezes

      Trocadilho perfeito.