Opinião > Revolta popular em Cuba só existe em versões delirantes nas redes sociais ou de uma imprensa cheia de ódio Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Uma das revelações de Sánchez diz respeito à s várias casas de propriedade de Fidel por toda a ilha: são duas dezenas, onde moravam a mulher de Fidel desde 1961, Dalia Soto Del Valle, seus filhos, amantes, ou casas que simplesmente serviam de pousada aleatória para o ditador, sempre temendo um atentado. Nas viagens, Sánchez portava uma maleta abastecida com dólares (cerca de 250.000) para as despesas do ditador. Fidel só consumia (e o fazia diariamente) o caro uÃsque Chivas Regall. Embargo? Haha!
Folha, quando vocês irão brindar o seu público com uma matéria de página inteira sobre as maravilhas da Ilha de Cayo Piedra, o Sea World particular de Fidel Castro, o falecido Senhor Feudal da Ilha-Prisão de Cuba? Leiam "A Vida Secreta de Fidel" (Paralela, 224 páginas, tradução de Júlia da Rosa Simões), escrito por Juan Reinaldo Sánchez, o principal guarda-costas de Fidel por 17 anos (até cair em desgraça)!
KKKKKKKKKKKKK
A polÃtica permite análises, comentários, e até verdades diferentes sobre o mesmo assunto. Depende do olhar, capacidade de discernimento, conhecimento, cumplicidade, revanchismo . Cuba é um balão de ensaio rico nesse aspecto. Muito se fala sobre essa ilha atraente a todos os olhares. Saúde, educação,faltá de liberdade, ditadura. Lá é bom. Aqui não. Meu sobrinho, ferrenho defensor de Fidel,Che,Chaves,Maduro,Lula, saiu do Brasil e foi morar nos EUA. Está feliz por lá. Dá p entender?
Os EUA nunca vão aceitar CUBA livre. Sabem que, se afrouxar o bloqueio, Cuba vai virar um "tigre latino" assim como os tigres asiáticos. E isso acabaria com a sua hegemonia geopolÃtica aqui nas Américas. São 60 anos tentando quebrar a espinha dos cubanos e não conseguem.
Tigre latino? Aquelas pessoas são jaguatiricas famintas, filhas de um governo que lhes roubou a alma, em uma ilha onde se tem escola e hospital de graça, mas não se tem o direito de pensar livremente. Vocês que romantizam Fidel Castro e não enxergam o tamanho do erro que foi manter Cuba hermeticamente fechada( uma transição como a feita na China e na ex URSS) são cúmplices de uma ditadura assassina. Fidel é tão torturador quanto Brilhante Ustra. Tigre latino é de doer.
Tigre latino? Kkkkk rato de armazém talvez. É fácil defender Cuba morando no Brasil
A Folha removeu o comentário de CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA. Eu li o comentário, não ofendia ninguem, não tinha palavras obscenas, etc. Muito estranhol.
A Folha não é a Folha mais. São grupos de jornalistas fanáticos pela “esquerda” que não é esquerda, militantes explÃcitos do “Sai Baba” lula da Silva, e perderam a capacidade de dicernimento.
Excelente artigo de Breno Altman, li varios outros artigos a respeito do que está acontecendo em Cuba, um ex. Reese Erlick em 19/12/2020,publicou no "Common Dreams" um artigo sobre um grupo de manifestantes cubanos (da época) intitulado " Os manifestantes cubanos são lutadores pela liberdade ou peões dos EUA?" Pode-se dizer o mesmo desse grupo atual.
Em um outro comentario sobre esse mesmo artigo o Brizido Galeano escreveu: ".Os EUA têm culpa no cartório, pois sempre interferiram no paÃs desde 1898. Mesmo ajudando a ilha a ganhar a sua independência, colocaram na Constituição cubana a Emenda Platt, que a eles o direito de interferir sempre que quisessem no paÃs. Os EUA faziam vistas grossas com os sucessivos governos corruptos" Vai entender!
Pelo que deduzi, democracia, eleições livres, partidos polÃticos e livre manifestação de pensamento parecem não constar do cardápio da comentarista. Cabe aqui trecho das Catilinárias, de CÃcero: ''Até quando, Catilina(ou Gutierrez), abusarás da nossa paciência? Por quanto tempo ainda há de zombar de nós a tua loucura? A que extremos se há de precipitar a tua audácia desenfreada? (Â….)''.
Claro! Os cubanos adooooram viver em Cuba. O motivo pelo qual a ditadura do gueto fecha às fronteiras é para que os porto-riquenhos não a invadam em busca de melhora de vida e papel higiênico!
Navegamos aqui em águas que aproximam os petistas e os bolsonaristas. O pouco apreço à Democracia.
Resolve-se o problema de Cuba com uma coisa só. E simples. Chama-se eleições.
Roberto Freire: em outro comentário sobre esse artigo você escreveu " A completa ausência de eleições em Cuba é cruel." Cruel é ver um destrambelhado aloprado eleito pelo povo e que sabotou seu único ministro da Saúde competente para cuidar do povo durante a pandemia.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Concordo plenamente, os EUA apoiam a Arábia Saudita, uma monarquia sem eleições, onde um de seus dirigentes dissolveu ( literalmente ) um jornalista saudita, mas continuam a oprimir Cuba com sanções de todos os tipos. Alem disso apoiam o governo de Israel com cerca de 20 milhões de dolares por dia ( ou a cada 24 horas) financiando a ocupação da Palestina por Israel e os constantes ataques ao povo palestino.
Cuba ganhou. EUA perdeu. Agora vamos voltar pra casa que a mamãe fez nescau com leite pra gente. Gu gu da dá.
Viva Cuba! Viva Fidel! Viva Che!
Vá pra lá e seja feliz! Há uma Guantanamera lhe esperando!
Viva o Breno Altistman
Que cara de pau! Contem para o Altman que o Coelhinho não existe.
Nem em Mito, nem em Pulha.
Mas o prezado acredita em mito, certo?
Cuba tem excesso de democracia. A imprensa lá é amplamente livre para apontar os erros do governo sem sofrer qualquer tipo de represália. Opositores do regime podem tranquilamente fazer passeatas contra os castros. A divisão de poderes também é exemplar, o parlamento cubano é atuante e fiscaliza implacavelmente os atos do executivo, e o judiciário é absolutamente independente. Inclusive os juÃzes cubanos sempre podem julgar livremente contra os interesses do governo.
Democracia, mesmo sem excesso, demanda uma coisa que se chama eleições. Quem acredita em democracia sem eleições acredita em qualquer coisa.
Diógenes também era conhecido por CÃnico, acumulador de objeto e de muitas anedotas. Penso que esta última cabe bem no comentarista. Quanto aos juÃzes, como são todos integrantes do PC Cubano, julgam independentemente desde que obedeça ao Partido!
Os EUA têm culpa no cartório, pois sempre interferiram no paÃs desde 1898. Mesmo ajudando a ilha a ganhar a sua independência, colocaram na Constituição cubana a Emenda Platt, que a eles o direito de interferir sempre que quisessem no paÃs. Os EUA faziam vistas grossas com os sucessivos governos corruptos. Daà veio a Revolução comunista que nacionalizou todas empresas americanas sem a devida indenização, daà o embargo. Se Cuba pagar o prejuÃzo das empresas, o embargo acaba. Aà está o problema.
Essas empresas que foram nacionalizadas pelo governo cubano tinham tido lucros exorbitantes antes de serem nacionalizadas, os trabalhadores cubanos eram praticamente escravos dessas companhias e portanto não merecem indenizacões. Fidel nacionalizou até a propriedade de sua mãe sem indenização. Antes da revolução Cuba era simplesmente uma colonia dos USA, onde uma pequena elite de cubanos vivia como nababos e a maioria mal ganhana para comer e era analfabetos .
Como podemos ver neste texto, cada um escreve o que bem entende, se diz embasado em fatos reais, destaca apenas o que lhe interessa e deixa pro leitor filtrar se aquilo é realidade ou delÃrio, pessoalmente, tenho acompanhado grupos de WhatsApp bem menos delirantes que este texto.
Toda nação que tem inclusão e bem estar social é democracia parlamentarista consolidada há muitas décadas. não há segredo. Ditadura é ditadura, seja ela fundamentalista, de direita, "do proletariado", de esquerda de cima, de baixo... é ditadura. Em pleno 3º milênio não se aplaude ditaduras, simples assim.
Lula e seus asseclas Dirceu Haddad, Gleisi acham a ditadura maravilhosa e quando podem vão a ilha curtir a vida de burguês tomando todas. Lula apoia a ditadura comunista cubana e foi por isto que usou nosso dinheiro para construir um imenso porto para ajudar Fidel Castro. Ele, os petista e os esquerdistas continuam viajando para Cuba dando suporte cúpula comunista e a ditadura sanguinária. Fernando Henrique segue a mesma linha de apoio aos comunistas, como também este jornal.. Hipócritas.
FHC? Comunista? em qual realidade paralela vivem os Coisistas? FHC privatizou... comunismo é sinonimo de que o Estado controle os "mecanismos de produção". Cada dia uma nova realidade paralela construÃda.
Qual é a verdade quando se trata de Cuba? Precisamos falar mais sobre isso! Alguém aqui acha q os EUA sao bondosos e preocupados c a democracia? Os embargos são cruéis!
A completa ausência de eleições em Cuba é cruel.
Negar que haja uma revolta em Cuba por melhores condições de vida, é querer esconder o sol com a peneira. Entretanto, não se pode negar que um paÃs que oferece educação e saúde, de boa qualidade, para todos, é uma exceção nas Américas e precisa ser respeitado. Basta ver o reduzidÃssimo nº de mortos pela COVID naquele paÃs. Lamentável é o Biden, que se alia ao que há de pior na Direita americana e se aproveita da condição frágil de Cuba (em boa parte provocada pelo embargo) à s custas do povo
Newton: Biden não se alia à Direita pois ele faz parte da mesma, apenas com algumas pequenas diferenças da extrema direita. Mesmo o agronegocio americano quer um fim ao embargo, para poderem vender seus produtos à Cuba . O unico governo que deu um passinho em direção à Cuba foi o Obama, mas o Trump reverteu tudo e impôs mais sanções. que o Biden até agora não removeu.
Só os EUA e Israel apóiam o bloqueio. Então, há 191 paÃses que não o apoiam! Portanto, qual é o busilis? Na verdade, o maior bloqueio comercial contra Cuba é aquele imposto pelo próprio governo Cubano, que impede a livre entrada de alimentos, remédios e outros bens. Sem mencionar o bloqueio do governo Cubano ao direito de ir e vir de sua própria população. Talvez para impedir a patuleia da Senzala de constatar o alto luxo em que vivem os senhores da Casa Grande; digo, da Nomenklatura!
Zulma tem razão! Só os EUA praticam o embargo contra Cuba. Na ONU, só Israel os apóiam! "Cuba era uma economia totalmente subsidiada pela União Soviética até 1990. Quando esses subsÃdios acabaram, viu-se a verdadeira natureza do sistema, com monopólio estatal e pouca iniciativa privada, o que forçou o paÃs a abrir no final dos anos 90". Eduardo Gamarra, professor da Universidade da Flórida. "O embargo tem sido a forma de justificar o fracasso da revolução", completou.
Em 1960, Cuba iniciou uma onda de nacionalizações que afetou os negócios norte-americanos na ilha em um valor de US$ 1 bilhão, incluindo terras e refinarias de açúcar. Como defesa, os EUA impuseram um embargo. Se Cuba quiser de fato reverter o embargo, deve devolver aos EUA o que lhe roubou! Hoje em dia, só os EUA e Israel apoiam, na ONU, o embargo.
Sinto muito por ser tão mal informado.
Negacionismo da esquerda. Que bizarro!
Quando morreu Max Altman, o filho Breno mandou cremar o corpo na Vila Alpina, e as cinzas, conforme seu desejo expresso, mandou jogar sobre a mureta do Malecón, em Havana, capital da Cuba socialista. Não preciso dizer mais nada! Desde a mais tenta infância, o cérebro do Breno foi formatado para achar que Cuba é o paraÃso na Terra. Não tentem confundi-lo com fatos!
Parabéns, Breno, por não ter enterrado seu pai Max, que sempre combateu Israel e os judeus, no Cemitério Israelita do Butantã. Se viveu como inimigo dos judeus, que não morra como judeu! Que Mao Tse Tung, Lenin, Fidel e Hugo Chaves, seus cumpanheiru na mentira e na eternidade, cuidem bem dele!
Me parece que o bloqueio tem para o regime vigente em Cuba certa funcionalidade. Afinal qualquer dificuldade pode, com ou sem razão, ser atribuÃda ao bloqueio. Agora é muito curioso gente que ddefende ditaduras em outras latitudes clamar por democracia em Cuba.
Desinformação pura e simples.
O artigo ficou muito bom. Foi redigido em Cuba e traduzido no Brasil, ou ja foi enviado em português?
Kkkkk
Bom texto. Para aprofundar nas razões da revolta em Cuba, sugiro leitura do artigo "raiva popular em Cuba", de Joana Salem. Fácil de encontrar via Google.
É assim que eu gosto da esquerda brasileira, assumidamente farsante e submissa às ditaduras que arruinaram Cuba, Venezuela e Nicarágua. Mentindo que o fantoche Canel reconheceu os problemas quando na verdade ele pedia por mais repressão contra os manifestantes. Valeu, Breno, ficou fácil detonar as falácias dessa esquerda cega, surda e muda.
De fato, textos como esse só ajudam o miliciano e seus bolsopatas. Inaceitável a defesa de qualquer ditadura.
Como piada, o texto foi de muito mau gosto. Uma ditadura arcaica que parou nos piores anos do Sec. XX.
Bom, nós já regredimos meio século e em alguns casos voltamos à idade média.
Excelente! Obrigado, Breno Altman, por aproveitar o seu espaço de opinião na Folha e se posicionar contra o anticomunismo “isento” e “imparcial” de todos os dias da nossa imprensa capitalista. Aos crÃticos sugeriria q refletissem sobre como estaria o Brasil sob semelhantes embargos econômicos e sob os constantes esforços pela desestabilização do regime empreendidos pelos EUA q Cuba enfrenta desde a revolução.
Cuba negocia com todos os paÃses, exceção dos Estados Unidos. Mesmo assim navios de turistas americanos aportam na ilha. Conheço bem Cuba. Sou mergulhador e vou a Varadero quando posso. O paÃs é uma tristeza. Filas enormes para comprar o mÃnimo necessário. Espiões em todos os hoteis. Milhares de presos polÃticos.
Li e entendi que se trata de mais um esquerdista que defende uma ditadura. Com a saÃda desta esquerda do nosso governo acabou a entrada do dinheirinho brasileiro para Cuba. Lembram das obras? Mais Médicos?
O anacronismo do bloqueio econômico americano à Cuba não pode ficar sendo utilizado eternamente como desculpa para a inépcia de um governo que não dá a mÃnima para as condições de vida de seu povo. É triste constatar o malabarismo retórico que alguns companheiros progressistas desenvolvem na tentativa de justificar o injustificável e tentar esconder o que está escancarado para todos verem. Perde em credibilidade as pautas defendidas por estes companheiros.
Parabéns Breno Altman, a história deve ser contada como ela é.
Para o autor do artigo, Cuba é um "paraÃso..." A ditadura castrista é um "mar de rosas".
Cuba não está sozinha nesta luta desigual contra os imperialistas do mundo,verdadeiros vampiros que sugam as riquezas de todas as nações
Coitado do Altman, pensamentos e raciocÃnios mofados que ele faz questão de assim se manter !! Provavelmente queira ser excêntrico em sua posição como jornalista (?); não sei ! O que sei é que a sua postura ideológica pouco se importa com a real situação daquele pobre povo. Lamentável !
Ditadura com os dias contados.
Mentiras. Mentiu em tudo. Biden demorou a dizer algo, até ontem a Casa Branca dizia que era por conta do Covid19, o BLM está indo à s ruas defender o governo cubano, veja só, e o povo de lá está sem internet estável e sofrendo violência fÃsica. Como vc consegue viver assim? As redes sociais não estão permitindo a livre manifestação de expressão contra o governo comunista de Cuba. Com que cara vc vai tirar o terrivel presidente do Brasil se vc nega o clamor de um povo faminto? Vcs não ousam pensar
Povo faminto é o do Haiti; e no entanto baixa é a mobilização norte-americana para ajudar o pais. A verdade é que o único interesse dos USA em Cuba é de cunho estratégico. Bobo de quem pensa que os USA querem ajudar alguém alem de si próprios. Melhor os brasileiros tb cuidarem dos próprios problemas e deixarem Cuba cuidar dos seus. No ritmo que a boiada está caminhando, logo teremos um ditador aqui tb. E dos mais ignorantes.
Dantesca é sua capacidade de escrever tanta menti.ra no jornal. O desafio a mostrar as provas. Porque o que eu vejo é um povo sendo reprimido, sofrendo vio.lência por protestar e que estão sem internet. Como vc consegue me.ntir assim? Só porque nem todos brasileiros consegue acompanhar a imprensa internacional em outras lÃnguas com rapidez? A verdade é que o Biden DEMOROU a dizer qualquer coisa, boa ou ruim. Até ontem, a casa branca dizia que era por conta do COVID que eles estariam na rua. Con
Como pode o repórter defender uma ditadura que proÃbe qualquer opinião divergente e tenta justificar atos anti democráticos por parte do partido comunista de Cuba ??
Estive em Cuba há uns 15 anos. As pessoas tinham medo de falar,desconfiadas. Desconheciam a realidade mundial, informações somente pelas TVS estatais, controladas. Internet só nos hotéis. Pobreza generalizada. Não tinham passaporte, presos no seu próprio paÃs, não podiam sair. Avanço na saúde uma lenda. Embora exista uma rede básica de saúde adequada, herança do dinheiro soviético, no mais tudo sucateado, aparelhos velhos amarrados com arame. Proibição a livre iniciativa. Um horror, saà triste.
E para o Haiti, você ja foi? Guatemala? A verdade é que Franca, Inglaterra, Holanda sugaram os paÃses da América Central e depois se retiraram com todo o ouro, açucar, café, etc, deixando para trás somente a miséria. Face aos demais paÃses da America Central, Cuba está bem acima da média. Ao invés de aderir ao embargo de Cuba, a Europa deveria ajudar os paÃses que explorou no século XVIII e XIX.
A Folha tem que dar espaço para o Carlos Bolsonaro apresentar uma resposta ao Altman. Os dois estão no mesmo nÃvel.
Olha, seu Breno, eu acho dantesco que o mundo se importe com o regime polÃtico de Cuba. Primeiro, porque ditaduras há aos montes por aÃ, e ninguém nem tchuns - fulano pega aviãozinho pro Oriente Médio ou pra cantos da Ãsia e nem se incomoda. Depois, porque a ilusão de que o povo tem seu "cérebro lavado" pela ditadura é um tanto quanto ridÃcula - como se no Trumpistão não houvera má e pppoorca lavagem cotidiana. Os médicos cubanos deram bons e francos testemunhos a quem ouviu, e não eram maus.
Gostaria de ver os “comentários” dos 1.259 médicos cubanos que escolheram não retornar para Cuba. Depoimento oficial de médico cubano sob o olhar vigilante dos espiões do regime não conta. Perguntemos aos 259 médicos que pediram asilos em outros paÃses, por que não?
Sem repressão? As imagens eram claras…este artigo é fake news. Sua publicação não cabe num jornal que se diz sério, cara Folha…
Ele mentiu em tudo. O povo ta sem internet, porisso a gente não sabe del.es. O Bide.n hesitou em condenar porque o BLM e extr.emah esqu.erdah nos EUA mantem o governo cativo. O povo cubano está padecendo. Eles estão sendo presos.
Repararam que logo após a vinda do cara da CIA ao Brasil, mataram o presidente do Haiti? E agora, esse rebuliço oportunista em Cuba. Coincidência? Acho difÃcil....
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Revolta popular em Cuba só existe em versões delirantes nas redes sociais ou de uma imprensa cheia de ódio Voltar
Comente este texto