Ilustrada > Quem eram as sinhás negras, ex-escravas ricas que tinham também os seus escravos Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Sergio Dias

    E novamente, voltamos a gênese de tudo o "homem cordial" de Sergio Buarque de Holanda, ou a "escravidão benigna" de Gilberto Freyre. O que seriam três mulheres negras abastadas no universo da escravidão? O que não conseguem explicar é o grau de crueldade e os horrores vividos na contemporaneidade pelos não-brancos - índios, pretos, pardos. O encarceramento, o genocídio, o desemprego, o desencanto por estes sentido.

    Responda
  2. Matheus Ruffino

    Eu acho engraçado, pra não dizer triste, que quase toda crítica/análise de livro a Folha não mostra a po*** da capa! A gente acaba buscando fora e saindo do site do vocês.

    Responda
  3. José Flavio

    Risério publica, eu leio! Sumidade intelectual. Sobre o tema, basta notar que os negros aqui escravizados não o foram por terem perdido uma guerra, ou pq foram caçados, o foram pq foram comprados. Se foram comprados, alguém vendeu. Quem? Outros negros. Hoje, 2021, na Ãfrica (e só lá), há escravidão à moda antiga... em países como Gana, Nigéria, Serra Leoa, Guiné, etc.

    Responda
  4. Celito Medeiros

    Sei lá, nunca foi escravo nem escravagista, nem fui um dos primeiros escravos brancos nas ações dos negros no Mar Mediterrâneo, o começo desta história, muito mal contada. Não fui negro enviando negros para as Américas, quando escravizar brancos se tornou impossível, pela reação no continente Europeu, onde ousaram aplicar seus costumes. Portanto, sempre existiram Negros poderosos, incluindo os que dominaram a Escravidão no Brasil, bem além dos Capitães do Mato. Ah, como foram espertos...

    Responda
    1. LUIZ COSTA

      parabéns

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.