Opinião > Militares da ativa devem ocupar cargos políticos em governos? Sim Voltar
Comente este texto
Leia Mais
QUE LI XO DE MATÉRIA !
Esse é o legÃtimo "o fracasso subiu à cabeça". O lamaçal em que se meteram nesse governo, ao que parece, não serviu nem perceberem o ridÃculo que é associar moralidade à farda. À caserna, Tenente! Quem quiser o poder civil que renuncie à s armas.
Como diria Reinaldo Azevedo, o militar é tão sem noção que nem errado está. Então faço crÃtica à própria Folha, não pelo espaço para este debate, mas por não ter conseguido ninguém melhor que este bolsonarista para ao menos escrever algo que fosse de fato um contraponto ao texto contrário à participação de militares da ativa nos governos.
Quem inventou essa historieta de que militares são baluartes da moral ? Que são incorruptÃveis? Que estão acima dos cidadãos civis? É outro mito, que deve ser derrubado como o mito Bolsonaro
O BR quer o exercito cumprindo sua missao. Tem muita sarjeta pra pintar por aÃ. O pais paga R$ 110 bilhoes so em salarios, para que o serviço seja executado. De resto, o exercito serve pra mais nada. Vai trabalhar, ze das medalhas
Lendo os absurdos escritos nesse texto, chego a conclusão que já deverÃamos discutir a real necessidade de mantermos militares com esses privilégios vergonhosos.
O texto desse senhor é um belo exemplo do porque militares devem ficar fora da vida polÃtica do paÃs. Começa ignorando o desastre da administração desse governo militar na condução durante a Pandemia, trata o aquecimento global como farsa ao fazer alusões a "agendas ambientalista-globalista" e termina com uma ameaça de golpe. Volte pra casera, tenente-coronel.
Espetacular a ótica desse sujeito. Se não me enganei na leitura a corrupção quando praticada por militar é mais nobre do que a praticada pelo civil. Rapaz, se é isso que estão formando nas academias estamos ferrados. E vamos combinar, se tem tempo pra cargo público, pra que exército.
O Sr João Roberto Martins Filho foi mais profundo, completo e dissertou inúmeras razões para os militares não se envolverem e polÃtica. Já o texto acima parace uma nota de um sindicato de militares.
Cidadãos de segunda classe? Foram tratados como de 1ª classe na reforma da previdência. Reputação ilibada? O presidente é o primeiro a desmentir esta crença infantil assim como as atuais denúncias contra militares e os casos de corrupção durante a ditadura (Coroa Brastel e outros). A verdade é que a Republica nada mais foi do que um golpe militar. Militares não podem, enquanto na ativa, se imiscuir na polÃtica, porque possuem tanques. Mire-se neste desgoverno atual.
Com os milicos no poder já restauraram a Lei de Segurança Nacional, perseguem opositores, impõe sigilo de 100 anos para o crime de Pazzuelo e por aà vai. Aà vem na maior desfaçatez dizer que são melhores que civis! Que são mais honrados, mais competentes! Quanto absurdo. Nenhum paÃs democrático têm militares no governo. Mas na Bananalândia os fardados se colocam como solução. Que vergonha.
Lugar de militar é na caserna! Qual paÃs do mundo democrático têm militares no governo? Nenhum, fora essa república bananeira chamada Brasil! Defender que militares tem melhor preparo que civis para exercer funções públicas, seria o mesmo que dizer que todos os civis devem aprender com militares como exercer a democracia? Que falácia!
Caso os militares da ativa ocupem funções em outros quadros da administração pública, como defende o opinante, é de se perguntar se os efetivos das FA não devessem sofrer redução permanente no mesmo número de profissionais. Afinal, se podem ocupar funções diversas das quais foram contratadas é sinal de que não fazem falta onde deveriam estar.
No momento que que aparecem as negociatas dos militares que se encastelaram no Ministério da Saúde, chega a ser bizarro o argumento de que a presença de militares é "desejável" para combater a corrupção.
Não deixa de ser interessante o militar brasileiro querer se aposentar (com todos os privilégios da carreira) como militar, mas trabalhar como civil. Nada é mais terceiro mundo que essa cultura. Militar deve ser profisional da guerra, deve gastar suas energias com estudos de assuntos militares. Se sou contra essa classe? Claro que não, mas gostaria de termos um outro modelo de FAs no paÃs. Forças enxutas, altamente profissionais e bem equipadas, temos infelizmente o contrário.
Forças armadas são para enfrentar inimigos, guerrear, trocar tiros. PolÃticos no Brasil são sinônimo de corrupção, falcatruas. A corrupção é a doença mais contagiosa da humanidade. E pelo que sabemos estão em todos os âmbitos em nosso paÃs. Já há a estúphida mistura de religião e polÃtica que nunca deu certo na história. Mais uma dhesgraça da praga bolsonara. E os imundos se reconhecem pelo cheiro pútrido que exalam.
Sim, claro, vejamos o exemplo de competência e correção que é o Pazzuelo. Ô, Durval, volta pra casinha!
Espero realmente que militares, e até juizes, não se envolvam mais com a polÃtica. Cidadãos com acesso à s armas ou responsáveis por decisões judiciais deveriam se manter distante disso.
Precisamos colocar essa gente no seu lugar q isso. Militar não é corrupto, q pais q esse articulista vive
Mais um capataz com sÃndrome do sinhozinho. E falar em corrupção e honestidade, o Capitão, capataz-mor , o Pazzu e quadrilha estão dando um show nessa area ein!! . FSP a pluralidade de vcs esta revelando apenas imbecilidades. Onde vcs querem chegar?
Em que mundo vive este tenente coronel para achar que militar é moralmente superior ao civil? Na atual última crise,. CPI da Covid, coronéis, tenente coroneis e generais estão no banco de réus sendo investigados e não ao contrário. Acorde tenente. Cegueiras como a sua estão fazendo a credibilidade das FFAA se desmanchar
Coroné acha que tá no Bozofrenistão - bem, tá mesmo, só não vai durar.
A farda não abafa o corrupto no peito do soldado.” Se alguém acredita que milico é mais honesto que a média da população, digo que é mais fácil acreditar no Saci. O texto já começa com essa premissa falsa - da superioridade moral dos fardados. Portanto tudo que segue é também falso.
É muita as nei ra pra um texto só. O seu conteúdo é a prova cabal de que lugar de milico é no quartel. Longe, bem longe da polÃtica.
É difÃcil defender essa tese, pois tanto experiências passadas dos militares na polÃtica, quanto os atuais casos de corrupção no governo atestam contra essa tese. O caráter da pessoa não está vinculado à "roupa" que veste, mas aos atos que são praticados. Na há categoria (classe) que seja perfeita, sempre tem os bons e ou ruins! O que tem que ser feito é cadeia para os corruptos, sem direito a prisão domiciliar, independente de quem seja! Chega de falsos salvadores da pátria, queremos respeito!
Para o Sr. Durval, autor do texto, deixo apenas a indicação patriótica da leitura da seguinte matéria publicada recentemente em O Globo: "Brasil é exceção nas Américas na concessão de cargos para militares no governo Só Venezuela não limita membros da ativa das Forças Armadas em funções públicas; especialistas veem com preocupação alta presença na gestão Bolsonaro JanaÃna Figueiredo 27/06/2021 ". Logo, estamos cada vez mais uma "nova Venezuela" seguindo seu pensamento.
Pelo visto, caro Alessandro, Coroné parou de ler depois que cabou o mestrado. Baldado o esforço da referência, infelizmente...
O que o Brasil precisa realmente é de mais Pazzuelos e Boçalnaros para acabar de vez com o paÃs.
Seu Durval, gostei do General Osório com que começou seu artigo, e só. Juta empulhação, hein? Precisava fazer mestrado pra essa coisa mambembe, Seu Durval? "Vingança pelo projeto de poder ceifado"? Ora, ceifaram vocês, comprovadamente, vidas e futuros, com requintes de tortura et caeteras. Cara-de-pau! Que KCte de "conduta ilibada" nós estamos vendo? Ou o Bozo escolheu os piores de todos - possÃvel - ou temos que desconfiar, e com razão. Jura pelo Jesus Goiaba que acha que cola, Seu Durval? Ora!
Às vezes eu tenho dificuldade de entender a Folha. Claro que eu sei que sua postura é pró mercado neoliberal e só dá voz, no debate econômico, praticamente aos seus defensores. Mas tb prima às vezes por abrir espaço pra vozes dissonantes, o que é ótimo. Nesse caso porque não escutar alguém do sim mais equilibrado e não um bolsonarista de quatro costados como esse militar? Esclareço: sou completamente a favor do não, lugar de militar é no quartel, vida civil tem que ir pra reserva. E ...(Cont.)
Sim Marcos, vc tem razão. Eu apenas quis chamar a atenção pra intenção da Folha de promover o debate, o que é bem saudável nesses tempos de intransigência (embora não tenha ilusões sobre os interesses em geral do jornal, sempre bem defendidos pelos cães de guarda do mercado), e aà chama um militar bolsonarista limitadÃssimo que apresenta um argumento primário de que militares são feitos de um barro superior tal como heróis do Olimpo anticorrupção. Por que dar voz a um negacionista desse?
Caro Zé Roberto, creio que este foi um deslize: quem tinha que defender militar na vida pública era um civil, não um milico. Mas podiam ter pego um melhorzinho, de todo modo.
longe estão de serem reserva moral da nação, como se pode constatar mais uma vez nesse imbróglio criminoso das vacinas. O militar do patético artigo mora em alguma bolha bolsonarista de terra plana e negacionismos toscos!
Essa opinião envelheceu rápido, hein senhor militar?
A corrupção militar começa pelas aposentadorias vitalÃcias para filhas de militares e chega a Pazuello, um "exemplo de honestidade" como se está chegando a conclusão da CPI! Militar no máximo nos quartéis e olha lá!
Lugar de milico é no quartel. Ponto final!
O artigo só comprova que boa parte dos militares não entende sua função em um estado democrático de direito.
Militares são os mais corruptos.
Devem participar como qualquer cidadão ,mas sem roubar .
Então tem que esperar mudar a Constituição!
Piada de muito mal gosto, tal como o governo em que a corrupção fardada está alojada
A frase "num paÃs de história recente manchada por escândalos de corrupção, a presença de militares em funções públicas deveria ser até desejável" soa até pat éti ca não apenas diante das recentes revelações da CPI da Covid como dos inúmeros escândalos de corrupção e crimes ocorridos durante a ditadura militar. De quebra, reforça o argumento de que militar não deve se meter em polÃtica.
Ô cidadão, falemos o português claro. Os militares esculhambaram esse paÃs. Venalidade. Corrupção. Tortura. Aà o senhor banca o ressentido e posa de moralista a oferecer a blindagem da caserna contra a corrupção. E na primeira página do jornal está o Pazuelo pego com a boca na botija. Chega né? A corrupção da qual o senhor reclama é capitaneada pelos seus. Cala-te.
´Tadinho, vai se ofender em sua sensibilidade de caserna, tão delicada...
Entendi o autor. Ele afirma que num paÃs repleto de corrupção dos civis no governo, os militares também devem contribuir com sua parcela de corrupção.
O cara que nunca trabalhou na vida falando sobre moral e honestidade, os antros militares, "quartéis" são desde sempre centros de corrupção, nas oficinas, suprimentos e serviços, vai TNC
O autor desse texto vive nos EUA oi em Marte? Como pode escrever tanta bobagem na FSP?
De repente vem a realidade e dá um tapa bem no meio da cara. General-ministro envolvido em compra de vacina pelo triplo do preço (aquela que o presidente, ex-militar, afirmou que não compraria do Butantan - único fornecedor oficial). Torço para os envolvidos irem pra cadeia.
O autor escreve, mas não lê as notÃcias do paÃs. Nossos militares vivem em bolhas de atraso tecnológico, cultural e civilizatório. O inimigo dessa classe é interno, o povo brasileiro, pois são completamente incompetentes para enfrentar uma potência estrangeira, mesmo que média.
Sr Pereira, em que paÃs habitas? Com certeza não vives no Brasil. Aqui os militares tomaram o poder civil e passaram a cobrar comissão para compra de vacinas enquanto o povo morria por fala delas. Aqui os militares matam a vontade, deram mais de 200 tiros em dois cidadãos que saiam no domingo com a famÃlia. Aqui os militares são sócios de meli antes que destroem a maior floresta do mundo. Aqui militar mama no dinheiro público. O paÃs que o senhor vive deve ter bons militares, aqui não tem.
Sinto o desperdÃcio de sua educação com esse estrupÃcio, cara Fátima. Contudo, aparentemente, você a tem de sobra. Então, tá.
Desculpe se a pergunta invade a privacidade, mas antes de escrever o artigo, o senhor fumou o que?
Eu não sei, meu caro Adonay, mas eu não quero, não. Ô lôko, emburrrece.
Não tem erva, pó ou cachaça que justifique falta de caráter.
Pelo raciocÃnio, civis deveriam ocupar postos militares. Aliás é o que pensava Georges Clemenceau, presidente da França durante a carnificina de trincheiras da I Guerra Mundial: *A Guerra é importante demais para ser deixada na mão dos militares*. Outra dele: *A Justiça Militar está para a Justiça, assim como a Música Militar, está para a Música.*. Basta ver o caso Pazuello, com 100 anos de sigilo.
De qual paÃs esse senhor está falando?? Bolsonaro e seus milicos estão envergonhado a nação. Estavam tentando encher os bolsos de dinheiro em plena pandemia, enquanto o povo morria por falta de vacinas.
Por que os hospitais militares não atendem a população?
Fora da agenda, general Pazzuelo negociou...
O articulista esquece que militares são seres humanos como os civis e , portanto corruptÃveis , o que , aliás, as recentes notÃcias dão prova . Militar não é sinônimo absoluto de honestidade , então, melhor que fiquem restritos as funções que eles escolheram como profissão: militar . Engana-se o articulista qdo diz que ao exercê-las estão sendo relegados a classe inferior , pois como militar tem sua importância e valor .
Xiiiiiii, Vilarino, isso é argumento. Crês que um ser escoiceante destes quer esse tipo de produto?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Militares da ativa devem ocupar cargos políticos em governos? Sim Voltar
Comente este texto