Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo Silva Barbosa

    Talvez se tivesse passado uma boa temporada em Princeton (NJ), daria mais valor as suas falas , onde lá as relações interpessoais, a educação, a polidez, o respeito e o comportamental são muito valorizados .

    Responda
    1. Maria Lopes

      Por aqui também, cara pálida. Conheço pessoas de pouca instrução formal que são corteses e há as caval/gaduras que frequentaram academias militares que costumavam ter boa reputação (perderam-na por iniciativa própria).

  2. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Gostei da reflexão.

    Responda
  3. LUIZ CARRIERI

    A verdade é que ele jamais poderia ter sido eleito. Não tem nenhuma condição para ser presidente de qualquer coisa, ainda mais conduzir um País, quando nem ele mesmo consegue se conduzir. Um zero ao quadrúpede.

    Responda
  4. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    Nunca houve representação tão canhestra em Brasília, na liderança do Executivo, arrastando para os demais escalões gente de calibre semelhante. Mas é apenas o retrato do Brasil que somos, após décadas de Educação (E maiúsculo) em frangalhos.

    Responda
  5. filipe moura lima

    O cara é tosco. Não há outra definição pra isso.

    Responda
    1. Maria Lopes

      Na verdade, há muitas definições para isso. Ruy Castro por exemplo escreveu uma coluna inteira - vários outros colunistas também. A necessidade de definir esse inominável nos leva a baús esquecidos de adjetivos e parecem insuficientes.

  6. Ivandete gomes oliveira

    "Quem conversa demais dá bom dia a cavalo" No caso do presidente , ele é o próprio equino.

    Responda
  7. francisco xavier de azaredo neto

    Bolsonaro tem um baixíssimo nível intelectual, conhece no máximo 500 palavras, metade palavrões. O que esperar de um sujeito cujo mundo é o submundo do Rio de Janeiro? Como presidente, está fora do lugar e não é por culpa dele.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      500 palavras incluindo todos os tempos verbais, pronomes, preposições, conectivos etc. E sim, a culpa não é dele. Elegeram a criança antes que aprendesse a ser educada justamente por "dizer o que pensa" - como se isso fosse algum distintivo.

  8. Helio Cardoso

    Usa palavrões quem não tem controle emocional. É uma apelação pela qual se desvia da responsabilidade real de dirigir o país. É um malcriado, banalizou o cargo, chantageou o eleitor e usa os filhos e asseclas para encobrir abusos. Há de chegar o dia do juízo final e de nada adiantará seus palavrões na hora de prestar contas no tribunal da justiça divina!

    Responda
    1. filipe moura lima

      Maria, a justiça divina não exclui a justiça terrena, e vice-versa.

    2. Maria da Graça Pimentel

      Se existisse justiça divina haveria tantos brasileiros morrendo? #ImpeachmentJá para o #BolsoCaroGenocia

  9. Maria da Graça Pimentel

    Como dizem Zeca Baleiro e Joãozinho Gomes em sua música "Desgoverno" .... "Um homem sem juízo e sem noção não pode governar esta nação..."

    Responda
  10. Jesse G

    O modo de falar do inominável é próprio de quem não se importa com as pessoas. É própria do fascista ignorante e prepotente.

    Responda
  11. Jove Bernardes

    Sinto muito, Hélio, mas dizer "a quem em tese cabe promover a paz e a concórdia entre cidadãos e instituições" referindo-se a Bolsonaro é de matar de rir.

    Responda
  12. MARCIO OLIVEIRA

    Somos um país brutal povoado por gente mal educada que se orgulha em boa medida desse "simplismo", abominamos pessoas polidas que se vestem bem e aspiram ter os filhos em boa escolas e universidades. Elegemos um presidente que nos representa como povo, inclusive com o apoio da elite bem educada.

    Responda
    1. Jesse G

      Discordo. Verdade que nosso nível educacional médio está abaixo do que poderia e deveria ser alcançado, mas não se pode irrestritamente imputar isso ao povo. À evidencia, apenas um terço do povo votou no coiso, mas foi a elite que o elegeu. É a ela que ele serve e é ela a beneficiária de suas atitudes bizonhas e seu compotamento grosseiro.

  13. VANILDO CARDOSO

    Tambem acho que o ilustre presidente, usa um palavreado chulo,deveria ser mais educado ao se dirigir ha alguem,porem devido a sua origem militar, aprendeu ha mandar, como se estivesse em um quartel,não concordo com a postura, com que se apresenta, esta dirigindo uma nação e não um quartel, passe ha tratar os seus pares com mais respeito, que talves volte ha ter o apoio do povão.

    Responda
    1. Dori D Correa

      Origem militar? Kkkk olha a ficha corrida do dito cujo nas FAs., É de descolar o rego da b.....

    2. Newton Celso Amancio

      Tomara que o PR, "Pequi Roído" não Presidente, continue assim. E nunca mais volte a ter o apoio do povo a quem ele ignora, tem ódio a ponto de recusar vacinas ou adquiri-las a preço superfaturado.

  14. Vitor Viola

    Banalidade da má educação, do mal estar com aquele que pensa diferente, pratica a técnica do vômito diário, assim foi eleito. E não é nada inédito nesse personagem saído do esgoto da vida política brasileira esse palavrório da morte. Ao esgoto ele presta homenagens ardorosas, não é a toa que sejam os dejetos aprisionados seu problema clínico, menor talvez em comparação com seu miolo mole teleguiado pelas sombras dos quartéis.

    Responda
  15. Enir Antonio Carradore

    Ao ler Eros e Civilização, de Herbert Marcuse, aos 20 anos de idade (lá se vão 35 anos) , aprendi para sempre como os instintos mais irracionais são moldados, disfarçados, para possibilitar a convivência social. Muita gente acha bonitinho ter um presidente irracional, com falas sem disfarces, porque isso revelaria sinceridade. Mas nesse caso o comportamento apenas revela ignorância e falta de educação; é a expressão mais repugnante da podridão humana, simpática àqueles que se identificam.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Exatamente

  16. Ana Ferraz

    O modo de falar do jair é uma combinação de mal caratismo, falta de educação, limitação vocabular e desconhecimento da língua nativa, mas tem método. Empresta-lhe a fantasia da espontaneidade à serviço do projeto de destruição do que resta de convivência civilizada e respeito às leis no país, para que os predadores de sempre continuem a saquear os cofres públicos e a matar pobres.

    Responda
  17. jose vanzo

    Pior do que o sofrível repertório vocabular é sua vocação para o mal.Impôs aos civis a imunidade de rebanho sabendo das graves e mortais consequências desta decisão.Levou à morte centenas de milhares de brasileiros.Mais de 400 mil deles poderiam estar ainda vivos ao lado dos familiares e amigos.Quem faz isto e fica impune não está preocupado com a linguagem ou com respeito ao outro.Cabe esperar boas maneiras de quem cultua a morte e a violência?

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Pois é, Zé, to contigo e não abro: o cerne (podre) da coisa é mau-caratismo, não é deseducação vocabular...

  18. Jane Santos

    Faz para agradar a base e pq seu vocabulário é limitado mesmo.

    Responda
  19. Andreia Buttner Ciani

    Talvez ele faça isso justamente para conquistar a empatia do seu eleitorado, que se identifica com este jeito grosseiro, ignorante e agressivo de ser.

    Responda
  20. Alberto Henrique

    Bolsonaro sempre K gou pela boca e ganhou à presidência ,por quê mudar?

    Responda
  21. RAYMUNDO DE LIMA

    Bons tempos da direita que primava pela extrema polidez, que beirava afetação e hipocrisia. Hoje o Presidente representa a extrema-direita, mal educada, grosseira, que abusa do baixo calão, mas agrada os seguidores. Como será a geração de filhos maleducada por estes pais chucros, que se orgulham do palavrão do Presidente e deles própios?

    Responda
    1. Mauricio Soares

      As vezes penso que o bolsonaro é tudo o que o temer gostaria de ser mas o super-ego não lhe deixa. Há uma valorização da boçalidade por parte da sociedade, que considera que se a educação é repressão que se revelou inútil (para eles...), é melhor ser grosso mesmo.

  22. José Cardoso

    Por outro lado, um discurso mais educado e com português correto não parece trazer popularidade. O Temer por exemplo, mesmo antes do caso Joesley e das malas de dinheiro, patinava nos 10%.

    Responda
    1. Dori D Correa

      Porque do usava mesóclise, aí ninguém se elege, aí o cara não é educado, é um chato

    2. Dori D Correa

      Porque do usava mesóclise, aí ninguém se elege

    3. Dori D Correa

      Porque do usava mesóclise, aí ninguém se elege

    4. MARCOS BENASSI

      Ah, José, mai tomém, rapá, que exemplo que cê vai pegar... O eleitor tem que entender o que o político fala, e o Temer conversa com o século dezoito. O cidadão mediano e abaixo, meu caro, acha que ênclise é dor de cabeça, mesóclise é o meio das costas, e próclise é sintoma de câncer na próstata: ele vai entender o Temer? (pra falar a verdade, nem eu sei mais o que é cada coisa: cometê-las-ei eventualmente, mas não sei mais nem o que é um advérbio. Emburrreci, mas não idiotizei, é esse o ponto)

  23. João Teixeira de Lima

    Esperar ao menos um pouco de respeito dessa besta-fera, é o mesmo que esperar que um elefante voe. Depois da informação desta Folha que o Hospital onde esse senhor está internado é 6 estrelas. Me perguntei: é mais barato mante-lo lá o no palácio da alvorado???

    Responda
  24. Sylvia Alves Corrêa

    Grosseria, palavrão e agressividade têm significado no dicionário da língua portuguesa. Embora alguns palavrões tenham se transformado em expressões coloquiais para alguns, continuam sendo palavrões. Tanto é, que escandalizam quando se vê o seu uso rotineiro pelo presidente grosseiro e agressivo. Os que acham que o cargo presidencial deve ser exercido com competência, dignidade e honestidade não vêem a hora de ver Bolsonaro falando palavrões na vida privada ou na cadeia.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Quando em cana, cara Sylvia, o Bozo terá muitíssimo mais cuidado, não tenha dúvidas sobre isso. Lá, sob o risco de ser Boneka, terá comportamento visivelmente mais bípede do que cá fora, onde se porta como cavalgadura.

  25. Hernandez Piras Batista

    O mandato de Bolsonaro é uma constante degradação das instituições, a começar pela própria Presidência da República.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      A segunda, o código penal; a terceira, o dicionário e, por fim, a quarta: a gramática mêmo.

  26. Luís Cláudio Marchesi

    Quem tem educação e respeito não precisa de reflexões sobre comportamento porque os têm de berço. Quem não tem, como é o caso do citado deliquente, precisa de inflexões. Mas esperar algo melhor desse pateta e aleoprado em termos de mínima postura humana ou presidencial, é impossível. A patologia mental do paciente não permite.

    Responda
  27. MARCOS BENASSI

    Aliás, o lubrificante social que importa ao Bozo é o KY. E nem assim o "social" tem apelo ao Presida: KY, ele quer só no dele, preocupado com suas hemorróidas, sobre as quais já zurrou; no dos outros, areia lubrifica....

    Responda
  28. MARCOS BENASSI

    Hélio, meu caro, as comunicações podem ser afetuosas, amorosas até, sem o recurso à polidez. Quando diz a um amigo "seu Milho da Juta, que saudade do Baralho!", o contexto e a história dão sentido diversos aos palavrões. Bozo, o Seboso, é grosso e inamistoso, não importa como palavreie. A cortesia (ou não) do Bozo é a ponta do iceberg; seu núcleo são os maus bofes - tão maus que, mais uma vez, encrencam a saúde do quadrúpede-em-chefe. A questão é de caráter, deixemos isso bem claro.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Com um português desses e de todas as postagens que vejo, querendo convencer o mundo de que não sabe mais o que é um advérbio, então tá. Mas por falar em colocação pronominal, repita comigo: mesóclises, evitá-las-ei.

  29. Jorge silva

    Educação ou você tem ou nao têm. O mandrião nao têm

    Responda
  30. Elisabeth Beraldo Faria

    Meu pai chamava esse lubrificante de educação. Esse presi denti nho, tem em sua bagagem muitas grosserias, principalmemte com mulheres, atitudes fascistas,homofobicas ...em suma ,um mal educacaso perverso! Foragenocida!

    Responda
  31. SUELI Iossi

    Hélio vc não entendeu nada, o Bozonaro fala muita merda, pq tem que sair pela boca, já que o intestino está obstruído!

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Não lhe tiro a razão, Sueli, mas note: mesmo quando funcionava, não dava conta de escoar toda ela produzida pelo célebro bozolino...

  32. Nelson Oliveira

    "Lubrificante"???? Ha ha ha ha! O Helio foi 'terrivelmente polido' ao dizer o que realmente JBM faz com o Brasil - impunemente - desde que assumiu a PR. E até antes. Mas não tem lubrificante, não! O articulista esta com a razão. É um país institucionalmente mal desenhado, no qual não se consegue tirar do poder alguém notoriamente incapaz para o cargo.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Caro Nelson, me permita: será o desenho institucional o fulcro do problema? Parece-me que é a covardia, o oportunismo, a voracidade, o sabujismo, a lambeção de saco, isoladamente ou em variadas combinações, a impedir que o estrupício seja apeado do trono. Se quem tem poder fizesse o trabalho para o qual é remunerado, não haveria Bozo por nem um semestre no país - teria sido enxotado no primeiro mandato de dePUTAdo.

    2. Ana Maria Gren

      Lubrificante para o disentérico JMB ,pode complicar! Sua Excelência precisa urgentemente tomar aulas com FHC , sobre a liturgia do cargo e nos poupar os ouvidos, estomago etc......

  33. Décio Ceballos

    O problema não esta somente aí. Está quando ele (autoridade) os utiliza para agressão com impactos negativos às instituições, autoridades, jornalistas e pessoas. A legislação brasileira parece que pode caracterizar isso como crime de responsabilidade. Eu preferiria que a legislação tratasse esses ataques, injustificados, como crime de agressão tal como podemos ver no seriado T*okio T*rial. Lá o foco é internacional, mas fica claro que também é utilizado internamente em alguns países.

    Responda
    1. Décio Ceballos

      Importa não apenas enxotar Bolsonaro, mas garantir que nunca mais volte acontecer nada igual. Para isso é necessário puni-lo, aprimorar a legislação e quem sabe reformar o papel das forças armadas.

    2. Ana Maria Gren

      Lubrificante para o disentérico JMB pode ser complicado !! aconselho Sua Excelência a tomar algumas aulas com FHC sobre a Liturgia do Cargo , e assim nos poupar os ouvidos, estomago etc.......

  34. Samuel Fagundes

    Ele simplesmente é maloqueiro, e desprovido de qualquer capacidade intelectual. Ah, e ele é do mau.....

    Responda
  35. Nelson de Paula

    E não pega bem para o país. Onde será que o presidente se dirige assim, em público, a senadores? No caixa prego?

    Responda
  36. Ayer Campos

    Não sei se os exemplos “você seria capaz de alcançar o sal?” ou “esqueceram de colocar saleiros deste lado da mesa” são irônicos, mas certamente são ridículos, se não re tar da dos. Não é preciso encampar as bes ti alidades de JB para reconhecer em certos tipos de 'cortesias' a origem do profundo mal-estar associado ao 'politicamente correto' - o lubrificante empata-gozo da hipocrisia social.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Me perdoe ter poluído seu comentário, eu estava sendo bloqueado (não é "moderado" politicamente correto, é o "bloqueado" ditatorial) no meu comentário. Experimentei picotá-lo cientificamente, isolando o pepino, e descobri: a burrrice artificial e natural da Folha bloqueou a contração da expressão "De um" para D U M. Não, não é delírio meu, é a incompetência e desleixo profissionalizados deste jornal. É Inacreditável, mas é isso. Burrros do Baralho, faz anos que reclamamos e ninguém conserta.

    2. MARCOS BENASSI

      De um jeito diferente, chegamos ao mesmo ponto, caríssimo Ayer.

    3. MARCOS BENASSI

      O pior da cortesia é o excesso politicamente correto.

    4. MARCOS BENASSI

      Creio que ontem ou anteontem, num raro momento em que os comentários funcionaram pra mim, indiquei a um colega leitor que chamar preto de "afro-americano" não fazia da sua fala menos preconceituosa. Isso é um mal em si: o politicamente correto não substitui o verdadeiro respeito, e pode, inclusive, ser usado para encobrir o desrespeito. É um saco do Baralho.

  37. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    A postura presidencial tem método. Uma apoiadora, minha amiga, disse outro dia, legitimando as falas do ocupante do palácio do Planalto: "Ele fala com tanta liberdade!"

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Pois ele pode fazê-lo, caro Vanderlei, uma vez que estamos num regime democrático. O que não ocorre é a responsabilização por tê-lo feito de modo completamente inadequado. Sua amiga gosta da primeira parte da brincadeira, mas se esquece - talvez propositalmente, talvez ingenuamente - da segunda metade...

  38. adenor Dias

    Caso fosse o Lula que proferisse tais vocábulos, os linguarudos diria que se trata de um analfa...! Ouvir falar que Bolsonaro é formado em educação física! A palavra educação para nosso presidente, não condiz com suas atitudes...

    Responda
  39. Fernando Minto

    Que as alças de seu intestino se fechem definitivamente. Assim ele só conseguirá faze-lo pela boca.

    Responda
    1. Ivandete gomes oliveira

      Este é, talvez, o melhor comentário por aqui.