Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Dalmo Moreira de Araújo

    Cuba não quis seguir o que ditava nosso amigo neoliberal Tio Sam há 60 anos , trilhou caminhos totalitáriose deu o que deu : miséria e desesperro. Tivesse-os seguidos, hoje estaria colhendo os frutos da fidelidade e do acerto dessa opção política , como estão colhendo hoje Honduras, Haiti, a maioria ou quase a totalidade dos países da América Latina, inclusive noso país. O negócio é seguir o que mandam os States para não cair no atraso nem levar o porrete

    Responda
  2. adenor Dias

    Infelizmente senhor Rogerio, os mais beneficiados por algum grupo que se encontra no poder, não se importam se tal grupo é honesto ou não.

    Responda
  3. RODRIGO DORNELLES

    Cuba, esse espantalho preferido por dez entre dez articulistas da chamada terceira via.

    Responda
  4. Francisco Almeida

    É de uma desonestidade intelectual (ou ignorância injustificável) comparar o apoio popular à revolução Cubana com o suporte da elite brasileira (e dos EUA) ao golpe de 64. É simplesmente nojento e deprimente ler algo assim num jornal de alta circulação de alguém com doutorado pela USP.

    Responda
  5. JOSE A MARTINI

    Na mosca! "O totalitarismo é a ditadura perfeita" (...) " é isso que Lula defende", e pelo jeito muitos leitores da folha, haja visto as abobrinhas que comentam..."Ah mais cuba tem uma saúde perfeita, uma educação excelente..." etc e e tal, o gadinho vermelhinho não se cansa de ser ventrícolo de ditador.

    Responda
  6. Emidio Jose Cunha de Carvalho

    nao vou comentar sobre o articulista pois o mesmo tem obsessão pelo Lula. Quero dizer somente que Bélgica,Cuba e o Estado do Paraná tem uma população aproximada de 12 milhões. Na pandemia em Cuba houveram menos que 2 mil óbitos, na Bélgica 25 mil e no Paraná 32 mil.

    Responda
  7. newton penna

    Nenhum comentário sobre o analfabetismo zero, a educação igualitária para todos e a prestação de saúde de excelente qualidade que o regime cubano propiciou nessas últimas décadas ao seu povo. É, o ex-trotkista Magnoli prefere as "democracias" latino-americanas que só favorecem as elites paraitárias...

    Responda
  8. Gerardo Xavier Santiago

    Tão preocupados com a democracia e os direitos humanos em Cuba, os liberais da estirpe do articulista e o governo dos EUA. Só em Cuba, porque a Arábia Saudita, por exemplo, não sofre embargo nenhum, sofre?

    Responda
  9. Francisco Barbosa

    Um sistema totalitário com sistema de saúde universal e público, educação para todos e ainda sofrendo um embargo econômico da maior potência mundial, excluído criminalmente do sistema financeiro? Um sistema totalitário que não matou nenhum manifestante, ao contrário da PM brasileira que dá tiro e cega até jornalistas? É melhor conhecer um pouco a realidade cubana antes de tecer considerações repletas de preconceito e cegueira ideológica.

    Responda
    1. FABIO ANDERAOS DE ARAUJO

      O fato de ter um sistema de saúde e de educação e não usar de violência física contra seus cidadãos são importantes, mas falta outro pilar para garantir o bem estar mínimo da população: liberdade de opinião ou de expressão, algo que é negado pela família Castro ao povo cubano. Além disso, a vida do cidadão comum em Cuba deve ser triste, pois parece que o nível de padrão de consumo deve beirar ao mínimo para sobreviver. Prédios e moradias deteriorados, carros velhos e ruas esburacadas.

  10. Hernandez Piras Batista

    O documentário, de três capítulos, foi produzido pela Universidade de S. Carlos da Guatemala e é muito bom. Em espanhol. No Youtube. Vale a pena. Arbenz é uma personagem que vale a pena conhecer.

    Responda
  11. Hernandez Piras Batista

    Recomendo aos colegas um documentário sobre Jacobo Arbenz, o primeiro lider latino-americano deposto por instigação dos EUA. Arbenz era umm autêntico democrata, não um comunista. Mas a lição que Che e Fidel tiraram da sua queda foi de que ele caiu por ser democrata. Cada um aprende o que quer.

    Responda
  12. Adriana Aranha

    Qdo era adolescente era uma seguidora do Che, acreditava em todas as suas utopias. Daí surgiu a internet, vi o Che falando de fuzilamentos, vi o discurso dele na ONU, li Reinaldo Arenas "antes do anoitecer", poeta cubano que denunciou o regime homofóbico no qual vivia. Enfim, demorou para a verdade aparecer.

    Responda
  13. João Leite Leite

    O Brasil não está muito diferente de cuba. A pobreza dos trabalhadores acredito que está pior do que a dos trabalhadores cubanos. Em Cuba pelo menos os trabalhadores tem saúde e educação de primeiro mundo e casa para morar. No Brasil o trabalhador tem que morar em barracos precários na favela e mandar o filho na escola para comer porque o salario merreca não dá nem para a alimentação dos filhos. E o trabalhador não tem a quem recorrer. Os sindicalistas são todos comprados.

    Responda
  14. eli moura

    O libelu Madalena devia comparar as repressões e mortes nos protestos de Cuba, Chile e Colômbia. Onde estaria Cuba se os EUA tivessem tirado o joelho do pescoço de Cuba após a queda do muro? Como se sentiram os votos na Flórida sem participarem do show do Rolling Stone?

    Responda
  15. Anisio Franco Camara

    Já estava esdrúxulo ler no Painel do Leitor boa parte dos textos que deveriam contestar a declaração do cineasta Oliver Stone virarem verdadeiros tratados paranoicos antiLula! Agora a coluna do Demétrio Magnoli estabelece parâmetro absurdo ao abordar vários aspectos do regime cubano e fechar com um “É isso que Lula defendeu”, seria como dizer que por combater essas falhas cubanas o articulista seja um bolsominion. Aliás, dão a Cuba uma importância que claramente Cuba não tem!

    Responda
    1. Anisio Franco Camara

      Aliás, dão a Cuba uma importância que claramente Cuba não tem! Existem de fato no mundo 5 (CINCO) países comunistas e como a ONU reconhece que existem 195 países, os comunistas são menos de 2,6% de países do mundo, portanto a importância que dão não é justificável. E bem que a Folha poderia explicar por que trata o assunto Oliver Stone/Lula no Painel do Leitor sob o título Lula e não Oliver Stone.

  16. vicente oliveira

    Acreditarei em todas as críticas a cuba e ao socialismo quando um desses críticos conseguirem demonstrar que em qualquer uma da das ilhas na América central tenha o idh ao menos próximo ao cubano.

    Responda
    1. vicente oliveira

      NB: não vale comparar portos de navio de cruzeiro em ilhas com população menor que alguns bairros de cidades brasileira ,mas se comparação for pré trump ,cuba segue na frente mesmo disputando com esses estados portuarios e algumas lavanderias caribenhas.

    2. Adolfo Dias

      Trinidad e Tobago, Bahamas e Barbados são ilhas da América Central com IDH superior a Cuba inclusive. Outras ilhas, como Granada, têm nível próximo. Países não insulares, como Costa Rica e Panamá, também têm IDH superior. Onde Cuba é imbatível na região é na falta de liberdades e direitos civis e políticos.

  17. DERLAN TROMBETTA

    Hoje é impossível pensar um modelo solidário como pretenderam os revolucionários cubanos. Não existe mais cidadãos, somente consumidores, empreendedores. O mercado capturou os indivíduos e destruiu qualquer projeto civilizatório (seja socialista ou liberal). Não temos mais cidadãos, só bárbaros perambulando em busca de consumo e prazer. Não desejam democracia, nem projeto de futuro, só consumo. O que nos difere do vírus?

    Responda
    1. raul neto

      Não é mais p uteiro americano e sim Mundial! Famílias se prostituem pra se manter em Cuba já faz anos. A prostituição hj é muito pior q nos anos 50.

    2. Rogério de Mendonça Lima

      Concordo em pai, mãe e parteira. A realidade é muito maior que um papo à esquerda ou à direita ( kkkkkk só rindo) salvando o mundo, num boteco do Leblon ou Vila Mariana, num sarau etílico. O consumo é o deus moderno.Porquê países tentam bloquear as redes? Será nescess. uma ruptura prá depois recomeçar? Exemplo do que falamos, Alemanha, EUA, Japão, etc serem o que são, foram suas rupturas sociais, internas ou externas. Porém,memória só alavanca o país, umas 4ou5 gerações. Triste aprenderpelador

    3. vicente oliveira

      Na hora do vamos ver tem duas alternativas ,voltar a ser p uteiro norte americano e deixar os demetrios felizes ou aos trancos e barrancos continuar resistindo,a escolha e simples,a única dificuldade é assumir de que lado se está, há, cuba tem problemas,e daí,tem problemas, todo lugar tem problemas.mas para alguns talvez fosse melhor cuba ser uma Guatemala,Haiti ou Honduras,todos capitalistas.

  18. MARCOS BENASSI

    Nada como uma boa crítica, seu Demétrio. A noção de totalitarismo foi muito oportunamente usada pra explicar a coisa, agradeço a lembrança. Eu não sou absolutamente defensor de ditaduras, mas ouvi, nos últimos tempos, testemunhos mais brandos da situação atual. E tenho incômodos, não poucos, com a dura e contumaz crítica a Cuba que ignora situações tão ruins quanto no oriente médio, por gente que também não está nem aí para o concidadão ao seu lado, na nossa "democracia".

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Assino embaixo. Perfeito! Todos são culpados por Bolsonaro, menos o PT. Lembram o tempo todo as culpas alheias e não aceitam culpa nenhuma. Um partido que goveenou o País durante treze anos nao tem culpa nenhuma pelo declínio da nossa democracia. Conta outra!

    2. MARCOS BENASSI

      Ah, incomoda-me também essa mania do PT de isentar de crítica as barbaridades cometidas por Cuba e Venezuela, isso é um saco e um desrespeito intelectual. Além, claro, de não fazer autocrítica pelas próprias besteiras, como se o erro fosse somente do outro. Nisso, comporta-se como o bozofrênico-padrão.

  19. Hercilio Silva

    Magnoli ignorar a história de Cuba? Não sabe que na origem nem Fidel nem seus liderados eram comunistas? Que o embargo americano provocou a adesão de Cuba à URSS? Que ofereceu ajuda por medo de uma revolução independente? Que os EUA negaram ajuda ao novo governo após a queda de Batista por puro imperialismo? Não aceitar independência em nenhum país das Américas? E se sobrevive a revolução é porque ainda tem uma maioria com condições materiais superiores a antes da revolução?

    Responda
  20. Joao Nash

    Nooooooossa, criticou as credenciais democraticas do Lula... Flavia Lima está de olho hein... mas o Magnoli não entende nada sobre Lula. O Boghossian escreveu: Lula só cometeu um erro, um pequeno deslize, nada demais...

    Responda
  21. José Cardoso

    Resta torcer para que os cubanos evoluam para algo melhor quando o sistema atual finalmente ruir. O risco é um colapso do Estado ao estilo do Haiti, com quadrilhas armadas diversas disputando território.

    Responda
  22. Paulo Silva Barbosa

    A desculpa de embargo dos EUA, já mostrou que não faz efeito, pois, outras nações do mundo fazem transações comerciais com Cuba e o regime totalitário que dura seis décadas , trazendo empobrecimento da população é notório, onde o avanço na educação, foi incapaz de tirar o país de trazer algum progresso para melhoria de seus cidadãos, que padece de alimentos e outras deficiências que o regime implantado fracassou e não há mais apoio desde o desmoronamento da URSS.

    Responda
    1. Adolfo Dias

      O embargo dos EUA é o seguro de vida do regime cubano. Todo o regime totalitário precisa de um inimigo para se impor e de uma desculpa para justificar seus fracassos. A retorica do bloqueio não se sustenta, ainda mais em um país que acumula déficits comerciais enormes ano após ano, algo que tenderia a se agravar com o levantamento do embargo. Se a direita norte-americana não fosse também tão primária e reacionária o regime cubano já poderia ter caído de podre.

  23. LEILA DE MORAIS

    Demetrio precisa ouvir mais e melhor o que Lula diz e o que ele defende e representa. Não sabe nada de Lula. Sabe muito pouco de Cuba.

    Responda
    1. vicente oliveira

      Demétrio sabe pouco de qualquer coisa, é um boquirroto ,que se dá bem ,um espertalhão que fala o que o público simplório da Globo News e os cheirozinhos da folha querem ouvir.

  24. MARISTELA AFONSO DE ANDRE

    O artigo tem seus méritos. Cuba é exemplo de um totalitarismo que domina cada cidadao de modo insidioso, paralizante, como uma teia de aranha incrivel. Criancas e jovens sao induzidos a seguir crencas e praticas subservientes ao Estado. Me assombrei com o que constatei em viagem a Cuba em 2009. O embargo vil dos USA a Cuba precisa ser execrado pelo mundo. A democracia será gestada só com o fim da dantesca repressao da politica USA à economia politica de Cuba. A ditadura cubana tem seu álibe.

    Responda
  25. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Meu Deus até meu neto escreve um artigo melhor , esperem vou rir um pouco , huahuahua huahuahua huahuahua huahuahua , lamentável não tem uma linha sobre o embargo genocida dos EUA contra o povo Cubano , se os EUA tivessem acabado com o embargo a anos garanto que o regime já teria caído , pois o povo Cubano é muito mais esclarecido , ou seja regimes de direita sem excessão são genocidas .

    Responda
    1. Lucas Alves dos Santos

      Se um dia o embargo acabar, os únicos beneficiados serão os membros do partido, que terão mais dinheiro para roubar do povo. E parabéns ao esclarecido povo cubano, que em cada eleição nos mostra que sabe escolher bem seus representantes.

  26. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Meu Deus até meu neto escreve um artigo melhor , esperem vou rir um pouco , huahuahua huahuahua huahuahua huahuahua , lamentável não tem uma linha sobre o embargo genocida dos EUA contra o povo Cubano , se os EUA tivessem acabado com o embargo a anos garanto que o regime já teria caído , pois o povo Cubano é muito mais esclarecido , ou seja regimes de direita sem excessão são genocidas .

    Responda
  27. Peter Janos Wechsler

    Comentar o que Lula disse ou não disse é total perda de tempo. A única ideologia de Lula é Lula. Ghadafi é um irmão e amigo, na China não se vê policial ajoelhando no pescoço de ninguém. A imprensa dá muita corda. Ele é inculto, demagogo, mas muito esperto.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      As palavras no meu comentário não são dirigidas a um participante do fórum. Você não percebe a diferença entre um comentário ref. a uma coluna e uma ofensa pessoal.

    2. vicente oliveira

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Peter Janos Wechsler

      Vicente. Você não tem argumento melhor do que ofensa pessoal? Atenha-se aos fatos.

    4. vicente oliveira

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    5. Peter Janos Wechsler

      Adolfo/Ricardo. Eu apenas repeti as palavras ditas por Lula e publicadas aqui na FSP. Escrevi até que a analogia com os Estados Unidos é absurda. Lá foi um ato deplorável e o indivíduo culpado foi condenado a 22 anos de prisão. Na China trata-se de uma política de estado repressora. Eu deveria ter colocado as citações, incluindo sobre Ghadafi, entre aspas.

    6. Adolfo Dias

      Na China não se vê policial ajoelhando no pescoço de ninguém... Você tem noção do nível de racismo e xenofobia que existe na China? Abertamente mesmo, legalmente até. Sobre a polícia, a China é um Estado Totalitário, a polícia faz muito, mas mesmo muito mais do que ajoelhar no pescoço.

    7. ricardo arantes martins

      Na China não se ve policial pois ninguém é louco de fazer nada. e se fizer escondem. é uma ditadura.

  28. geraldo magela sobrinho

    Só em BH tem mais de 5000 moradores de rua, população superior a mais de 70 cidades do Estado de Minas, e oTa-rIo preocupado com Cuba.

    Responda
  29. Matheus de Magalhães Battistoni

    É claro que Cuba é uma ditadura. Mas me incomoda o fato de os jornalistas brasileiros não chamarem os príncipes árabes de ditadores só porque são aliados dos Estados Unidos e de Israel. Não é só a esquerda que é hipócrita neste assunto.

    Responda
    1. Flor de Liz Reis Pinheiro

      Eu concordo com força com a essência desse comentário, mas nenhum jornalista vai chamar califado de ditadura pelo simples fato de ditadura ser um tipo de sistema político e califado ser outro tipo de sistema político (monarquia islâmica). No mais concordo que a forma que a imprensa se refere ao sistema político cubano e aos califados é bizarramente diferente, ainda mais se considerar que a repressão nos califados é absurdamente maior e as mulheres são basicamente aprisionadas e escravizadas.

    2. ricardo arantes martins

      é uma terrível ditadura fundamentalista.

  30. ricardo arantes martins

    Parabéns mestre. Beleza de matéria. Ditadura é ditadura, não importa se fundamentalista, esquerda, direita, cima baixo, fascista ou "do proletariado". Devem ser repudiadas. O Socialismo é a grande saída para a humanidade. mas não este socialismo arcaico pregado pelas ditas esquerdas da américa latina. Estamos no 3º milênio. o que da certo. Há inclusão e bem estar social nas "democracias parlamentaristas consolidadas há décadas" simples assim.

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Geraldo, seu argumento é ridículo. Lembrou os bolsonaristas.

    2. ricardo arantes martins

      Uma discussão contra ditaduras e valorizando a democracia é sempre saudável.

    3. geraldo magela sobrinho

      E daí? O q vcs têm a ver com isto? Daqui a pouco o Brasil tem mais moradores de rua do que a população de Cuba. Pq nao se precupam com isto?

  31. Paulo Azevedo

    Demétrio, vc fala em eleições livres: nos Estados Unidos não há eleições completamente livres, ou vc não conhece o sistema eleitoral americano. Lá os negro só puderam votar de fato em 1965 e mesmo assim ainda é complicado por razões que não espaço pra eu te ensinar. Vá estudar .

    Responda
  32. José Ramon

    Vivi 45 años em Cuba. O artigo está muito bom, mas poderia ter feito mais ênfase nós métodos totalitarios de control. Por outro lado, esta frase é simplesmente falsa: "Os "revolucionários" não são atraídos por elevados ideais socialistas mas por benesses materiais que se estendem de empregos no setor público à garantia de vagas nas universidades. " Os trabalhadores dos empregos públicos têm uma vida mais miserável que os que têm um pequeno negócio privado.

    Responda
  33. Adriano Ferreira

    Pensando mais um pouco, logo percebemos que essa análise também vale para o outro lado da moeda, ou seja, o capitalismo com Estado neoliberal: mínimo para políticas sociais, máximo em arrecadação, centralizador das decisões e repressor. Diferença: no lugar de partido único, tem um sistema eleitoral-jurídico viciado que favorece uma elite exploradora e seu bloco histórico. E chamam essa herda de democracia... Risos...

    Responda
    1. Adolfo Dias

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Flor de Liz Reis Pinheiro

      Adolfo, ficarei até semana que vem procurando onde no comentário do colega acima que ele defendeu alguma ditadura. Se puder citar o trecho específico pra nos elucidar ajudaria, fico no aguardo. Acho muito peculiar como tecer análises do nosso sistema político atual ou dos queridinhos EUA ofende a religião capitalista de uns.

    3. Flor de Liz Reis Pinheiro

      Adolfo, ficarei até semana que vem procurando onde no comentário do colega acima que ele defendeu alguma ditadura. Se puder citar o trecho específico pra nos elucidar ajudaria, fico no aguardo. Acho muito peculiar como tecer análises do nosso sistema político atual ou dos queridinhos EUA ofende a religião capitalista de uns.

    4. Adolfo Dias

      No mundo real, Cuba tem um IDH de 0.783 e está 70 países abaixo da Noruega, que tem 0.957. O IDH de Cuba está ao nível do Iran e Sri Lanka, acima do Brasil mas abaixo de países como a Costa Rica, Trinidad e Tobago ou Belarus. Se analisarmos indicadores como liberdade de expressão, liberdade de imprensa e outros direitos está entre os piores países do mundo. Peço desculpa por trazer fatos e dados, por favor não se distraia e continue com as ficções em apoio a uma ditadura enrustida e esclerosa.

    5. Diógenes Moraes

      Verdade, caro colega! Veja que o IDH e a qualidade de vida em Cuba e na Noruega é praticamente igual. Cuba até melhor analisando bem.

  34. João Braga

    Como cada vez está mais difícil encontrar artigos isentos na FSP, essa leitura deve ser comemorada. Parabéns. Estive em Cuba, ao lado da pobreza generalizada que se acentuou após a ruptura da URSS, impressionou a total falta de liberdade. As pessoas tinham medo, olhavam do lado qdo conversavam comigo. Só tinham informações pela TV estatal. Agora finalmente com a liberação da Internet estão descobrindo que foram lubridiados, ficaram a margem do mundo. Desumano o que fizeram com a população cubana

    Responda
    1. João Braga

      Rafael Mendes, não tem crianças na rua porque seriam recolhidas, seria algo contra a propaganda estatal, mas moças se prostituem aos turistas por um tubo de pasta de dentes. Falam em IDH, sim realmente o analfabetismo é baixo fruto de anos do dinheiro soviético que fez da ilha um show room artificial do socialismo. Cuba nunca foi auto sustentável.

    2. Rafael Mendes

      Também estive em Cuba e posso falar: desumano é o que fazem com a população brasileira! Quantas "bombas de efeito moral" e sprays de pimenta foram disparados contra os protestantes??? Aliás, se vc foi a Cuba mesmo, quantas crianças de rua e quantos crimes vc presenciou?

  35. Luís Vidal

    Ô Mané, o Pazuelo foi pego com a boca na botoja e vc está preocupado com Cuba? Acorda

    Responda
    1. Mauro Sergio

      Ué, mas a questão é outra, como tantas são as que existem no mundo. Tem que se debater sim o que acontece em Cuba. Será que todos que foram às ruas são bonequinhos sedentos pelos smartfones do capitalismo? Esse debate precisa existir e não dá mais para fugirmos dele.

  36. RODRIGO NAFTAL

    A romantização do regime totalitário castrista apenas ilude aqueles que não querem ver ou os que, de alguma forma, beneficiam-se de uma narrativa falsa. O problema maior cubano não é os Estados Unidos, mas uma elite estata que corrói o Estado e impõe o medo. Simples assim.

    Responda
  37. adenor Dias

    O fato é que vivemos de recompensa, quem é beneficiado pelo capitalismo, defende este sistema, quem se beneficia do socialismo, é natural que também o defenda! Como diz o ditado, a coruja gaba o toco que ela dorme...

    Responda
    1. Rogério de Mendonça Lima

      Nossa saída Sr. Adenor, achamos humildemente é claro, é o bom senso e o diálogo honesto entre partes. Encontrarmos uma agulha em palheiro chamada Estadista. Nosso grande problema é que as qu&drilhas políticas, na nossa demoquadrilha, são exaltadas pelos pobresdiabos c#nvertidos de todos os matizes ideológicos, e com isto mantém o poder. Não veremos, na Alemanha ou EUA, ninguém de direita ou esquerda defenderladrão do eráriopúblico. Isto é.....Coisa nossa. É coisa nossa.

    2. Rogério de Mendonça Lima

      Sr. Adenor, o quê o Sr está fazendo aqui nestehospício de imbecillóides co#vertidos contra ou a favor? O pessoal do muito pelo contrário, de bom senso, é raro. Seu comentário acertou o centro do alvo. Parabéns. O resto? Bem .....o resto é só resto.