Hélio Schwartsman > Quatro décadas de vida extra Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    O quadro lição de anatomia é de 1600. Fosse assim as tentativas de alcançar o espaço sideral teriam sido interrompidas no primeiro incidente.

    Responda
  2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    A medicina está na civilização antes mesmo de nos tornarmos civilizados. Vacina , Pausteurizacão , antes disso já existia a medicina. Q não é matemática....

    Responda
  3. NELVIO PAULO DUTRA SANTOS

    Acredito que a literatura e as comunicações tem seu papel positivo no caso, pois as técnicas alimentares orientais, como as chinesas estão cada vez mais em voga, mostrando a necessidade do equilíbrio homem/ambiente.

    Responda
  4. NELVIO PAULO DUTRA SANTOS

    Acredito que a literatura e as comunicações tem seu papel positivo no caso, pois as técnicas alimentares orientais, como as chinesas estão cada vez mais em voga, mostrando a necessidade do equilíbrio homem/ambiente.

    Responda
  5. ricardo arantes martins

    Muito obrigado Helio. Muito Bom Domingo de manhã, acordar e ler uma matéria construtiva, bem feita e leve. Que saia um pouco das agruras da nação.

    Responda
  6. MARCOS BENASSI

    Interessante, Hélio, eu nunca diria que o aumento populacional no cálculo da média da longevidade teria um efeito desse tamanho em seu resultado... Mas é claro pra mim que o avanço cultural, enquanto acúmulo de informações - principalmente aquelas advindas de métodos mais ou menos científicos - teria impacto positivo: permite que erros do passado não sejam mais cometidos no futuro. Menos, evidente, nos campos do amor e da política. Nisso, estamos tão insalubres quanto 500 anos atrás.

    Responda
  7. Roberto Gomes

    Todavia, existe um outro aspecto que precede a ciência como fenômeno social, que é a educação do povo. Existe ampla literatura que demonstra que a educação da sociedade permitiu o fortalecimento de políticas de estado que favorecessem o desenvolvimento científico, por um lado, e a utilização da ciência em benefício da sociedade por outro lado. O acesso da maior parte da população à educação é historicamente bastante recente, mesmo nos países desenvolvidos.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Parece que vamos mais ou menos pelo mesmo caminho, não, Roberto? Ambos levamos a pensar no aumento de nossa mortalidade como efeito da falta de educação/cultura: com o xucro do Bozo no poder, morremos mais, com menas ciência e cultura no ar. Em compensação, a fedentina se espalhou d um tanto...

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.