Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Bruno Lima

    De grão em grão, de artigo em artigo a falsa equivalência entre o líder nas pesquisas e o atual presidente vai sendo sedimentada.

    Responda
  2. Paulo Emmerich

    Candido está certo. Vamos trabalhar moçada .

    Responda
  3. João Leite Leite

    Está os dois extremos podres em evidencia. Os eleitores tem que ficar atento. O país não aguenta mais um governo que solapa os cofres públicos nem um falastrão como Bolsonaro. Tem que haver uma terceira via que o eleitor passa confiar que vai governar com responsabilidade.

    Responda
  4. sérgio dourado

    Corromper o Legislativo e se render aos cartéis econômicos tbm é ir contra a Democracia. De fato até o projeto chavista que está, aí, aparecer: ambos eram da mesma base. Centro, hoje, é evolução e é só olhar pra opinião de "autodeterminação" que usam pra negarem ajuda a um povo sob uma ditadura de mais de 60 anos que verão se não são iguais. Ambos são adoradores do passado, do atraso: terceira via quer é futuro com previsibilidade e sustentabilidade.

    Responda
  5. Felipe José

    Eu concordo que Bolsonaro é o único extremo existente no Brasil, mas as últimas declarações do Lula não ajudam na consolidação dessa percepção. O ex-Presidente afirmou que sua condenação e prisão foi fruto de uma conspiração do governo americano e fez elogios à forma de governar do Partido Comunista Chinês. Ainda há a condescendência do PT com os governos autoritários de Cuba, Venezuela e Nicarágua. Não são atitudes de pessoas que se dizem moderadas.

    Responda
  6. Alberto Melis Bianconi

    Essa terceira via tem um inescapável ar de piada. O colunista afirma que o acordo deverá ser feito em torno de alguns pontos programáticos em comum, e passa a detalhar quais seriam esses pontos! Pode acabar como uma candidatura teórica, construída por uma turma de seres iluminados, mas que acabarão admitindo que a pretensa perfeição da proposta, dificulta torna-la real.

    Responda
  7. ricardo arantes martins

    Tem tempo até 2022. Em política tudo pode acontecer. Quem em 2018 acreditaria que o 2º turno ficaria entre o Coiso e um petista? Por maior que seja os pecados do Brasil, confio na misericórdia divina para não ficarmos no Coiso/Petismo. Saímos da maior corrupção da história brasileira, com desvio de dezenas de bilhões da máquina pública, para cair num completo inepto, com total descaso para com vidas e absoluta inutilidade administrativa. O Brasil merece mais.

    Responda
  8. Franco Oliveira

    Prezado Bracher, acho que o governo do PT, principalmente o de Lula, foi a maior representação possível de um governo de Centro, a confirmar apenas o que cada um de nós entende por isso. No meu caso, entendo que o Centro é um acordo político em que o governante negocia a manutenção do privilégio de poucos oferendo um pouco para os muitos não privilegiados. Lula usa seus extremistas, enquanto Bolsonaro precisa desesperadamente dós extremistas dele. No momento , o PT parece ser mais razoável.

    Responda
  9. Franco Oliveira

    Prezado Bacher, acho que o governo do PT, principalmente o de Lula, foi a maior representação possível de um governo de Centro, a confirmar apenas o que cada um de nós entende por isso. No meu caso, entendo que o Centro é um acordo político em que o governante negocia a manutenção do privilégio de poucos oferendo um pouco para os muitos não privilegiados. Lula usa seus extremistas, enquanto Bolsonaro precisa desesperadamente dós extremistas dele. No momento , o PT parece ser mais razoável.

    Responda
  10. Franco Oliveira

    Prezado Bacher, acho que o governo do PT, principalmente o de Lula, foi a maior representação possível de um governo de Centro, a confirmar apenas o que cada um de nós entende por isso. No meu caso, entendo que o Centro é um acordo político em que o governante negocia a manutenção do privilégio de poucos oferendo um pouco para os muitos não privilegiados. Lula usa seus extremistas, enquanto Bolsonaro precisa desesperadamente dós extremistas dele. No momento , o PT parece ser mais razoável.

    Responda
  11. José Cardoso

    A recente aprovação do fundão eleitoral no congresso mostra que a fixação nos candidatos presidenciais é ilusória. Antes de tudo é preciso escolher bem os partidos em quem votar para câmara e senado.

    Responda
  12. Paloma Fonseca

    Até que gostaria de ter um nome ou nomes para um caminho diferente dos que se apresentam atualmente, algo novo no enfrentamento das mazelas do país. Ao mesmo tempo, tenho uma curiosidade em saber como o PT e o Lula apresentarão o seu passado e a prisão do líder (como pura perseguição política?). Só sei que meu batismo como cidadã foi a participação no impeachment do Collor, em 1992, aos 18 anos de idade, já vi alguma água rolar desde a redemocratização.

    Responda
    1. Paloma Fonseca

      Pois então, Antonio, ainda falta um ano para o lançamento das candidaturas. Também vivi os anos FHC, que lançaram bases importantes para o que seriam os anos Lula, principalmente na área de educação. Gosto de analisar e cotejar o passado e as propostas, e como estamos numa democracia, não quero fechar num nome só porque seria aquele que nos redimiria do governo Bolsonaro.

    2. Antonio Carlos Orselli

      Então, Paloma, você tem a oportunidade de cotejar o que foram os govenos Lula e o que se passa, hoje, no País. Como não teremos essa pretendida, terceira via por falta de alguém consistente para votar (pode me indicar um?), você votará em Lula ou em Bolsonaro?

  13. José Eduardo de Oliveira

    o Brasil provavelmente é o único lugar do Mundo onde todas as vias leva ao retrocesso, ao abismo...

    Responda
  14. MARCOS BENASSI

    [caso a burrra censura permitir e publicar a parte anterior, o comentário não ficará capenga. Se não, fica, paciência] Apenas não compreendi quando menciona o "controle da mídia" ou equivalente, pelo PT: onde foi visto isso? Cooptá-la - sem grande sucesso - poderia até ser; mas controle? Dentre os muitos defeitos PTistas, não me parece este ter sido um. Muito pelo contrário, foram uma dúzia de anos de solerte e semi-silente campanha anti-esquerda, até covarde: nunca se ganhou tanto por aqui.

    Responda
  15. MARCOS BENASSI

    Zorra, seu Candido, um belo texto, sim senhor; eu, pela qualificação que vosmecê apresenta sob seu nome, julgá-lo-ia uma pessoa alinhada com o espectro político à direita. Contudo, tanto suas considerações quanto sua propositura do que chama de "centro", cheiram-me a uma centro-esquerda, em esquerdo-liberalismo impregnado de bom-senso - o que não significa (sem ofensa alguma, porfa) senso de realidade: onde está o candidato correspondente a isso? [segue, com sua licença e se a censura deixar]

    Responda