Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Roberto Pereira

    A Folha precisa urgentemente republicar esse texto. E reconvocar o articulista para um novo artigo ou entrevista.

    Responda
  2. Guilherme Nobre Souto

    O que mais salta as vistas é o compartilhamento do poder com milícias, pois, como não existe vácuo de poder, com a desestruturação e diminuição do estado, tem até uma manchete apontado nessa edição, irá ocorrer.

    Responda
  3. Alberto A Neto

    Há uma escalada militar e miliciana pela transformação da República em Federação de Milicianos ou uma União de Milicos. Igual processo deu-se no México a partir dos anos 90 financiado com a montanha de dinheiro do narcotráfico. O México já é um NARCO-ESTADO onde a Polícia Federal e Exército são sócios do crime. A fragmentação do Cartéis de Cali e Medellin levou a Polícia Federal e o Exército à frente do crime organizado. O Cartel do PCC no Brasil trilha os mesmos caminhos mexicano e colombiano.

    Responda
  4. PEDRO LUIZ TEIXEIRA DE MOURA

    Parabéns pelo texto.

    Responda
  5. Renato Silva Leitão

    Militares são danosos para o país desde o golpe contra D. Pedro II.

    Responda
  6. Renato Silva Leitão

    Militares são danosos para o país desde o golpe contra D. Pedro II.

    Responda
  7. José Roberto Pereira

    Ótimo texto, mas foi incômoda a gritante ausência de um tema, de uma palavra: Milícia. Justamente pelo emprego das FAA em operações de GLO, como a intervenção do RJ em 2016, muito temia-se sua contaminação pela bandidagem. Somos brasileiros, não podemos nos dar ao luxo de bancar os ingênuos ou creditar tudo às coincidências. Basta lembrar que Braga Netto foi o interventor no RJ das milícias bolsonaristas, e, juntamente com Heleno Socador de Mesa, também esteve no Haiti, hoje tomado por milícias.

    Responda
  8. Valdir Teixeira da Silva

    O militar brasileiro deixou de ser patriota há tempos, constituem uma casta de um corporativismo sem precedentes no Brasil. Contaminando até às PMs. A grande maioria desses generais são filhos de generais, os concursos para ingresso nas FFAA são organizados pelas próprias forças. Nunca imaginei ver um governo com tantos militares sendo entreguistas e contra o povo.

    Responda
  9. Paulao Henrique de Mello

    Embaixador, José Jobim desapareceu uma semana antes de revelar superfaturamento na construção da Usina de Itaipu. Era assim que a ditadura militar agia: nao combatia a corrupção, mas quem a denunciava. Por isso Bozo sempre foi a favor de ditaduras: para tudo ficar em casa. Mas nao terão sucesso agora: só 24% de apoio. Vao sair em 2022 ou antes, se o povo for às ruas. Sabado dia 24, em todo Brasil: fora Bolsonaro!

    Responda
  10. Melchisedc Felix

    Dentre outras coisas, fica evidente com este governo: a formação dos militares brasileiros é deficiente de povo e são mal formados para qualquer coisa e, inferindo, inclusive e principalmente para sua principal missão que é a defesa da pátria. À quem servem, a não ser a si próprios?

    Responda
  11. Francisco Neto

    Por isso digo: EUA têm militares, Brasil tem milicos. Que me desculpem os bons militares, mas os ruins estão no comando.

    Responda
  12. ANDRE CARLOS PREVITI

    Militares e política só se misturam em ditaduras. Em democracias são como água e óleo. Podemos fazer um trato: Militares para entrar na política vão para a reserva abrem mãos de aposentadoria especial, serão CLT. Caso não aceitem fiquem nos quartéis fazendo flexões de braço

    Responda
  13. Helano Timbó

    Um dos melhores textos acerca desse importante tema. Demonstra o nosso eterno atraso institucional.

    Responda
  14. joao lima

    As Forças Armadas parabenizo por não deixarem que o regime comunista e a ditadura da Cuba e outras não entrassem no Brasil, ameaçando a nossa Democracia. Democracia Plena e Liberdade de Imprensa! O nosso Presidente é democrático e sempre será democrático!

    Responda
  15. José Geraldo Pereira Baião

    Excelente texto, tanto na forma quanto no conteúdo. Parabéns ao lúcido autor!

    Responda
  16. Elisabeth Schmidt

    O título do texto é a síntese ascendente da total e completa decadência da política brasileira decadente. Para a eternidade suposta, o Brasil está tomado pela elite ególatra, narcísica, ignóbil e preconceituosa. Passaram-se 521 anos e meio da invasão, vivemos o ciclo da soja-madeira-gado enquado que para a 'plebe rude', são destinados os ossos (Cuiabá, MT) e restos (chicagoboy Paulo Guedes).

    Responda
    1. Elisabeth Schmidt

      enquanto

  17. José Arlindo Nunes

    ...as cabeças

    Responda
  18. José Arlindo Nunes

    Belo texto, bastante elucidativo. Quem sabe poderá abrir a cabeça desses membros do partido militar de que o melhor caminho é a Democracia. O Exército é uma instituição de Estado. Não deve seguir um governo transitório, seja ele de qualquer matiz.

    Responda
  19. Deborah Barbosa

    Às excelentes sugestões de soluções e caminhos propostos pelo articulista, de retorno das FA às suas missões constitucionais, acrescento também a necessidade de auditar ou avaliar a formação (tanto objetiva como principalmente subjetiva) que é passada aos militares durante seus anos de formação. Há algo de muito estranho e anti-povo lá. Poucos como o articulista parecem escapar do que parece ser uma linha de produção fordista. Até olavismo parece estar incluso em suas bibliografias.

    Responda
  20. eli moura

    Uuuaaauuu

    Responda