Ruy Castro > Bolsonazismo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Antonio Vieira Coelho

    ...neointegralismo, tão vil e covarde como o das galinhas verdes... só que agora, o aminal tem quatro pernas e muge...

    Responda
  2. Antonio Vieira Coelho

    texto que ajuda a construir, com mais um conjunto de informações, o que já se sabe: bolsonarismo é igual a um fascismo feito por gente mais vulgar ainda do que da Itália nos anos 20, mas com a mesma retórica e estratégia. Pourriture, pu tre fação moral...

    Responda
  3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    E pensar que até outro dia jornalistas, colunistas, grandes e influentes jornais, políticos supostamente democratas diziam que o PT não era muito diferente disso e que o Fernando HAddad, sim, o professor, intelectual civilizado, ele mesmo era uma ameaça à democracia tão concreta quanto o genocida corrupto!

    Responda
  4. Joel Rone Maragna

    Excelente texto, tao claro e obvio, que ate mesmo o mais idiota dos sub-genocidas , devem se sentir constrangidos. Mas como salvar um amigo dessa obstinacao de pensamento? Como convencer alguem que a terra e redonda e que o Bozo e um ladrao e o maior crapula bradileiro de uma vez so?

    Responda
  5. José Antônio

    Tudo isso por culpa do Patão Amarelo e os seus seguidores os camisas-amarelas. E Là SE VÃO CInCO ANOS E MEIO DE (DES)governos-camisas-amarelas (Decorativo e Bozo).

    Responda
  6. A R Souto

    Como o candidato da oposição tem 90% de chance em 2021 (pesquisa de opinião apenas entre corruptocratas, facções do crime organizado, respectivos defensores e assememelhados), há três alternativas para a oposição: impeachment, fraude e violência. O impeachment não é conveniente. Resta as duas outra alternativas. Basta seguir o que foi feito na Alemanha (mais de 6 milhões) ou no mundo (mais de 100 milhões). É a única forma de vencer os cidadãos compromissados com as próximas gerações.

    Responda
    1. A R Souto

      Constate-se a diferença: a grosseira poderia ao menos ser acompanhada de um argumento. Mas, nada, a única alternativa é a grosseria. A preferência pelos sistemas associados com os milhões que alemães, soviéticos et al levaram deste mundo está plenamente justificada. Viu como se identifica, com argumento, a opção e vocação do grosseiro?

    2. SERGIO saraceni

      A R Souto, você parece estar com ar solto. O sentido do seu comentário fez pfff.

    3. A R Souto

      Articulistas com imunização cognitiva não tratam disso. Seus seguidores o aplaudem. Isso é normal. Nos países referências desses seres, não há liberdade para escolha do mandatário. Para que as ofensas e grosserias sejam potencializadas, respondam: qual é o único político brasileiro que vai para as ruas encarar a população?

  7. domingos souza

    Sr. Rui como sempre ímpar. Porém, Bozo não possui um cabedal intelectual nem para ser nazista.

    Responda
    1. ricardo arantes martins

      Ao que consta Hitler não era mesmo lá grandes Coisas henrique... mas perto do Coiso, um poste é um Einstein.

    2. Henrique De Conti

      Hitler, ao que me parece, não era nenhum gênio, nenhum ser intelectualmente tão preparado assim.

  8. Carlos Simaozinho

    A perseguição a esquerdistas, seguidores de religiões afro, negros, feministas e gays, a predileção a evangélicos, em detrimento de outras religiões, etc...

    Responda
  9. Roque Michel Jr

    Pra variar, excelente a sua crônica, Ruy Castro! Agora, o ex cremento (em pessoa), finge que não quer disputar o pleito de 2022 caso não possibilitem o voto auditável. Será que a ficha dele começou a cair? Ele sabe não ter inteligência pra argumentar em um provável debate e joga com a falácia de que não quer disputar. Atenção ma ssa de manobra, não caiam nessa!!!

    Responda
  10. Alcides alcantara

    Ruy, um craque! Aquela facada do Adélio, abriu um duto entre o cérebro e o intestino do paciente, e assim estabeleceu-se um fluxo constante de matéria; dependendo do que come, o paciente despeja pela boca algo que poderia escapar por outra via. Foi um erro não operar para recuperar um fio de normalidade.

    Responda
  11. Neli de Faria

    É de se perdoar o fanático pelo bolsonaro: descobriu política depois em 2018 e acha que deve reverenciar o escolhido o resto dos dias. Pior é o fanático por outro político: pseudo intelectual que não pensa mesmo.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      E pensar que até outro dia jornalistas, colunistas, grandes e influentes jornais, políticos supostamente democratas diziam que o PT não era muito diferente disso e que o Fernando HAddad, sim, o professor, intelectual civilizado, ele mesmo era uma ameaça à democracia tão concreta quanto o genocida corrupto!

    2. ricardo arantes martins

      É difícil Nely. O Coisista é realmente muito chato. mas os pseudo intelectuais petistas tem outro tipo de chatice. Para eles quem não é de esquerda (leia-se petista) ou é ignorante ou mal intencionado... por serem petista acreditam que sabem tudo de política. Negacionistas. Identicos aos Coisista, incapazes de ver todas as mazelas trazidas pelo Coiso/Petismo. E a Culpa é do Congresso Golpista, do STF, da globo, da folha... . Gado é gado. tanto faz se de esquerda ou de direita.

  12. Ana Bernardete dos Santos Garcia

    Texto para uma boa reflexão. Com tudo que estamos vendo não creio que seja delírio imaginar um tipo de blitzkrieg. O monstro começa com o ovo. E tem muita gente chocando.

    Responda
  13. rodrigo vaz soares

    Bolso-onanismo, ou bolsolavismo. Mais adequado.

    Responda
  14. Paulo Raimundo

    O mundo está atento.

    Responda
  15. Luiz Almeida

    Todos os homens desta família tem problemas sexuais, medo de sair do armário, medo de dizer que brochou, medo de comunista embaixo da cama...

    Responda
  16. José Cardoso

    Vejo mais semelhanças com o Dom Corleone, até pela importância dos filhos, da família. Há inclusive os aliados que tentam criar suas próprias famílias como o Witzel, e que são fulminados na decolagem. Tem até o episódio do atentado, que o fere mas não mata. Mas por enquanto não vejo entre os filhos quem seria o sucessor, o Michael Corleone.

    Responda
  17. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    Boa parte disto se deve ao que o Steve Bannon ensinou aos 0x filhos do coiso para criarem o gabinete do ódio. Ele não tem competência nem para ca gar direito, iria saber como fazer uma tática destas.

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Kkkkk.... sensacional..

  18. Iraquitã Fernando Nogueira

    A comparação é pertinente, até na aparência. O louco alemão era um Cabo no exército, tal qual o coiso quando tentou explodir o quartel. E reparem no topete caindo na testa, é idêntico. Não podemos deixar que o resultado seja o mesmo.

    Responda
  19. Sylvia Alves Corrêa

    As comparações sempre ajudam a entender semelhanças entre os comportamentos de personalidades históricas. Sim, porque, Bolsonaro, infelizmente, passará para a história levando toda essa carga de insanidades e malefícios. Porém, é difícil enquadrá-lo completa e perfeitamente em regimes históricos. Sempre sobram idéias e ações maléficas do presidente que seriam impensáveis se a história servisse de lição. Forjado em outro tipo de autoritarismo, dele se alimentou e dele terá o mesmo destino.

    Responda
  20. Nilson Alves dos Santos

    Excelente texto. Parabéns ! ! ! !

    Responda
  21. SERGIO saraceni

    Magnifica a coluna de hoje, Ruy!! Absolutamente impactante, por verdadeira e tão assustadora.

    Responda
  22. Carla C Oliveira

    Ótima analogia com o nazismo!

    Responda
  23. ricardo arantes martins

    O Coiso tenta. Todos os dias tenta passar Adolf, pois em concepção intelectual não passa de um Comunista e ele não vai deixar quieto. Em sua linha de crueldade e mortes já foram mais de 540 mil mortes, tornando o 2º país mais mortal da pandemia. Em que pese seus esforços o Coiso não passará Adolf. Talvez consiga passar os EUA de Biden (outro Comunista) e o Brasil, nação com apenas 2,6% da população mundial, chegue ao 1º lugar em mortes no mundo. Ele está fazendo sua parte e muito bem feita.

    Responda
  24. NACIB HETTI

    O Ruy atribui ao Bozo uma inteligência que ele, felizmente, não tem.

    Responda
  25. ANDRÃ LUIZ VIANNA

    Crônica perfeita! Só não vê quem não quer. Impeachment já!

    Responda
  26. luiz jose almeida fayad

    A minha teoria é que Bolsonaro é um robô.Que ele não é humano já estamos cansados de saber,ele é desumano.È um robô inventado pela inteligência do exército.Todo dia ele e alimentado através de um disquete com as bobagens que ele deve dizer,os palavrões,os ataques contra as vacinas ,as máscaras,a urna eletrônica,contra tudo que nós,pessoas de bom senso,sabemos que funciona.Só um robô não morre com uma facada,só um robô fica dias e dias sem evacuar.Só um robô sorri quando a nação toda chora.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Inteligência do exército? Está falando do exército de qual país?

  27. Décio Ceballos

    Diagnósticos inteligentes como esse podem levar a soluções que enxotem o bolsonarismo. Por favor, não confundir soluções com "soluços" continuados e bem grandões.

    Responda
  28. sergio barbosa

    infelizmente tudo isso já se mostrava desde que Aécio Neves perdeu a eleição. Quando muitos atacavam Dilma, inclusive Ruy Castro, estavam acompanhados do bolsonazismo. Agora é bem tarde para perceber que os ataques nas ruas a artistas como Chico ou Camila Pitanga, entre outros, o machismo e chantagens do impeachment, a corrupção da Justiça feita por Moro e Dalagnol, só poderiam resultar no que vivemos agora. Onde estava Ruy Castro? Acordou tarde demais.

    Responda
    1. FERNANDO SANTOS

      Bolsonarismo e lulopetismo são faces da mesma moeda, promotores de extremismo, divisão social e polarização maniqueísta que se retroalimentam.

    2. sergio barbosa

      Viver à beira dos acontecimentos e perder a noção do todo me parece o erro. A narrativa de que a corrupção do PT, a honestidade do Moro e turma, de que o impeachment da Dilma, a prisão do Lula, a ponte para o futuro do Temer, sem falar em Aécio Neves e Serra livres leves e soltos entre tantos outros corruptos, não são um todo que destrói a ideia de que não houve golpe e as instituições estão funcionando. Bolsonazismo é um todo que muitos ajudaram a construir. Talvez até o Ruy Castro por que não?

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Ricardo Arantes está certo, só não consegue explicar por que o mesmo não acontece com os outros partidos. O PSDB, por exemplo, teve toda a sua cúpula denunciada: preciso citar Aécio, Serra, Santo Alckmin, FHC, Sérgio Guerra, Azeredo e tantos outros? E o PP, partido com mais envolvidos no petrolão e um dos mais votados nas últimas eleições?

    4. Alcides alcantara

      Onde sempre esteve. Ruy não tem partido, "ataca" qualquer um, e são muito, dessa escória política que sequestrou o país faz tempo.

    5. Hernandez Piras Batista

      O que levou Bolsonaro ao poder foi a degradação da nossa democracia, na qual tomaram parte todas as força políticas, inclusive o PT. Todos tem sua parcela de responsabilidade. E todos, sem exceção, devem aprender a lição.

    6. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Sérgio, esse pessoal só não sai do armário bolsonarista porque o patrão deles está de mal com o nosso mico, digo, mito. Todos tem uma inveja danada do Alexandre Garcia.

    7. ricardo arantes martins

      Collor e Dilma caíram por um processo legislativo legítimo, o julgamento é político e o Congresso Soberano. Caso assim não fosse tanto os petistas, quanto quaisquer outros que apoiram o impeachmente de Collor não poderiam falar nada eis que não foi condenado. O que elegeu o Coiso foi o ódio (ele é ódio) e sanha pelo poder de Lula. Jogou um petista no 2º turno, mesmo após a prisão sucessiva de toda a cúpula do PT e 2 líderes de governo no senado e camara (delcidio e paloci).

  29. Jackson de Moura Ferro Silva

    Rui , foi assim que aconteceu o golpe de 64 , espalhando-se o boato de que havia uma ameaça à democracia… A imprensa foi fundamental nos boatos …

    Responda
  30. Peter Janos Wechsler

    E sempre bom lembrar quem foi Getúlio. Hoje é venerado pelas esquerdas. Assassino sanguinário.

    Responda
  31. Américo Venâncio Lopes Machado Filho

    As tentativas de normalização de absurdos de Bolsonaro cumprem exatamente esse papel, o de enfraquecer a resistência a um golpe. Precisamos reagir enquanto há tempo. Fora, Bolsonaro!

    Responda
  32. Adauto Monteiro

    Cinco armas para cada cidadão , há algum controle permanente para certificar que esta pessoa tem de fato a posse dessas armas, ou há uma distribuição entre amigos e parentes milicianos. É o fim.

    Responda
  33. MARCOS BENASSI

    Ruy, caríssimo, como escritor e colunista, sábio das artes e das letras, guru de não pouca tttrrolha nesse mundão de Zeus: sou uma dessas vítimas. Luto com meus (nem sempre) maus humores pra permanecer à tona, em meio à bozofrenia vigente, circundante e rediviva - ela, que não é sensível a uma contra-Sitzkrieg, por insensível à razão e aos argumentos. Vida que segue, como diz o resistente Kotscho.

    Responda
  34. Antonio Mahler

    As semelhanças com o nazismo são caricatas porque os miasmas dos "sub-führers" dependem do comando daqueles que a reporter Dana Priest do Washington Post já descreveu como "os equivalentes modernos dos procônsules do Império Romano — os bem nutridos, semi-autônomos e não convencionais agentes da política externa norte-americana" no continente.

    Responda
  35. Lorenzo Frigerio

    Como nazismo, o bolsonarismo não passa de um simulacro paraguaio-portorriquenho. É tosco até o talo, sem a menor condição de ser implantado neste momento histórico. Uma caricatura ao estilo Glauber Rocha.

    Responda
  36. ALEXIS SALES DE PAULA E SOUZA

    Parabéns Ruy Castro. Seu texto é brilhante e você captou a essência do bolsonazismo.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.