-
André Silva de Oliveira
Precisamos combater a brasilianização do planeta começando pelo Brasil...
-
ROBERTO CEZAR BIANCHINI
"o antídoto à brasilianização seria o esforço de integrar a população como um todo às vanguardas produtivas, inclusive a participação na economia do conhecimento. Além disso, a criação de serviços públicos e infraestrutura capaz de atender a todos. E uma nova governança, superando a simbiose elite e Estado." Ou seja, não há futuro para o Brasil, enquanto tivermos a população sempre elegendo o parlamento que temos. Renan Calheiros participou do Impeachment do Collor.
-
José Cardoso
O termo embute um racismo encoberto pois o que caracteriza o Brasil é ser, entre os mais populosos, um exemplo de mistura racial. Hoje essa mistura já é visível por exemplo nas seleções de futebol europeias. Já os países asiáticos são mais homogêneos, e mostram o que a Europa era há algumas décadas.
-
Leo Coelho
Estou aqui lendo o artigo do Alex Hochuli e choca a forma direta e ao mesmo tempo detalhista de mostrar todas as nossas mazelas e atrasos. Assusta também perceber o quanto a sociedade ocidental tem caminhado pro "nosso modelo" de subdesenvolvimento. A série Years n' Years segue preditiva de tempos sombrios.
-
Renato Almeida
Verdade, Leo. Boa comparação com a série.
-
-
Emerson Luis de Moraes
Ótimo artigo Ronaldo. Apenas acrescentaria o Piketty e o seu O Capital no Século XXI. Que constata, com absoluta clareza, que a taxa de rendimento do capital supera o crescimento e econômico. E isso se traduz numa concentração cada vez maior da riqueza, um círculo vicioso de desigualdade que já está abalando os valores democráticos.
-
Henrique Marinho
Depois de uma missão mês passado nas Bahamas, reavaliando o impacto ambiental (e humano) do furacão Dorian, emendei com um giro de 3 mil km de moto, para revisitar uns projetos Produtores de Água no interior de MG e SP, iniciados há 15 anos. Total sucesso. No percurso, desde Brasilia, vi uma agricultura pujante, uma indústria dinâmica, centros de logística, e um impressionante movimento de carretas carregadas. Ninguém reclamava. Só a imprensa. Enquanto os cães ladram, a caravana passa
-
Luís Santana
Estamos mesmo naquele país em que ninguém morre de fome. Muuuuuu!
-
CARLOS FREDERICO C MOURA SE
Mas você parece não ter entendido nada do artigo. Isto que você viu representa apenas uma ínfima parte da realidade e população brasileiras. A dita agricultura pujante é fator de concentração de renda, uma vez que, nela, há cada vez menos empregos, ao tornar-se, cada vez mais, mecanizada. E mais ! Ainda que a agricultura traga dividendos ao país, é muito triste ver o Brasil se aceitar, com gosto, ser o fazendão do mundo ! Deveria ter projetos de desenvolvimento bem mais ambiciosos
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.