Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Vanderlei Nogueira

    Se você tivesse uma economia livre talvez, mas aqui é a empresa que determina a oferta e a procura, acumula riquezas, pois intermedeia o pagamento de salários e tributos realizados pelos consumidores.

    Responda
  2. Garcia ODS

    Discordo totalmente da análise. Quanto maior a carga tributária maior a sonegação (o prêmio compensa o risco). Isso está demonstrado mundialmente. Quando alguém decide sonegar e se expor a multas pesadas e até cometer crime fiscal é porque o Prêmio de sonegar vale a pena. Ninguém arriscaria sonegar e se indispor com o fisco se a carga fosse menor e mais equilibrada.

    Responda
  3. NACIB HETTI

    A carga nominal é diferente da carga real. Alguns analistas não consideram os incentivos, as renúncias, a sonegação, a inadimplência, os descontos para liquidação de débitos fiscais e as perdas de ações fiscais. A considerar o custo que a sociedade paga para o processo de arrecadação, hoje em torno de 30%.

    Responda
  4. José Cardoso

    Acho que para ser coerente com o princípio da progressividade, em vez de uma isenção para empresas com menos de 20 mil / mes, deveria haver uma isenção para quem recebe dividendos seja de grandes ou pequenas empresas, desde que abaixo de um determinado valor, talvez 5 mil mes.

    Responda
  5. Evandro Luiz de Carvalho

    Classe média, aproveite a vaselina barata.

    Responda
  6. Marcelo S Perez

    Com a isenção de 20K para pequenas empresas a proposta é ruim, mas sem isso é um tiro de misericórdia em milhões de pequenos empreendedores que verão seus impostos triplicar. E para quê? Para diminuir os impostos das grandes empresas. É muita injustiça. E pior é que isso vai aumentar a informalidade e a sonegação, ficando difícil para o pequeno empreendedor honesto competir.

    Responda
  7. Nelson de Paula

    Se quiserem ir na direção dos países mais desenvolvidos, podem incluir sanções mais duras à sonegação.

    Responda
    1. Garcia ODS

      Concordo desde que abaixem a carga tributária absurda recheada de impostos de todo tipo.