Ciência > Bilionários jogam dinheiro para o espaço num mundo de pandemia à beira do colapso climático Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Está certÃssimo o artigo, esses bilionários criminosos, sonegadores e super exploradores de trabalhadores estão brincando de foguete enquanto o mundo está literalmente em chamas, a Spacex ao menos tem lançadores de satélite comerciais e de naves tripuladas, algo útil ao mundo, agora esses outros aà brincando de turismo de bilionário é um tapa na cara da sociedade.
Isso lembra o desenho "Os Jetsons". Uma sociedade vivendo acima das núvens e que não se relaciona com o que se passa abaixo, no solo. Alimentos e insumos sobem por tubos. A metáfora já existia a décadas.
Se os bilionários gastam $$ a toa isso é cultural e não vai mudar, os que criticam suas ostentacoes e exibicionismo vão cobrar dos polÃticos que façam a sua obrigação no social.
"Vygotsky tem como um de seus pressupostos básicos a idéia de que o ser humano constitui-se enquanto tal na sua relação com o outro social. A cultura toma-se parte da natureza humana num processo histórico que, ao longo do desenvolvimento da espécie e do indivÃduo, molda o funcionamento psicológico do homem" - Marta Kohl de Oliveira.
E vão todos para debaixo da terra como todos.
Se não fosse as grandes navegações financiadas pelo Estado Português, Portugal não teria sido uma grande nação, nem teria descoberto o Brasil, o caminho para as Ãndias e nem teria existido a Escola de Sagres. Os silvÃcolas que habitam o Brasil deveriam deixar o catolicismo de lado, bem como o protestantismo e pensarem em mares nunca dantes navegados.
Talvez o texto tenha esquecido que tudo isso requer avanço na ciência e produção de novas tecnologias que, não fossem financiados pelos bilionários, seriam pelos governos. Esse avanço sempre retorna benefÃcio na humanidade. Um pequeno levantamento bibliográfico de tudo o que conseguimos de benefÃcio e qualidade de vida por meio da corrida espacial sanaria uma boa parte dos questionamentos feitos.
"A propriedade é um crime" (Proudhon)
Paciência, ricos são assim mesmo! Às vezes, mecenas, à s vezes mercenários. Quando pensam que já experimentaram de tudo, inclusive o jato de ozônio em supositório tamanho famÃlia contra a Covid-19, aparece outro brinquedo bilionário. Onde pessoas veem "salto da humanidade", vejo Mr. Burns na janela da cápsula de um foguete todo amarelo dando tchauzinho: "So long, sockers" (Até mais, othários).
Ôops: "So long, suckers"... [mea culpa]
Nossa! ridÃcula essa análise! Está parada no tempo e no espaço! Se dependesse dela Santos Dumont nunca teria voado!
Essa moda é passageira. Deixa explodir o primeiro foguete que a vontade dos passeios desses bilionarios passara rapido.
O artigo está totalmente fora da realidade. Nem Virgin, nem Blue Origin, nem Space X estão jogando dinheiro para o espaço - estão só desenvolvendo as aeronaves que levarão milhares de dispositivos para diversas órbitas da Terra, para prestação de serviços de telecomunicações, monitoramento ambiental, navegação e controle de tráfego aéreo e marÃtimo e até mesmo dos automóveis autônomos que nos transportarão em uma década. Pense nessas empresas como as Airbuses, Boeings e Embraers do futuro.
Adalberto, entendi que a Ana falou da supressão da ética nesse momento nosso; com relação a esses meninos bilionários. Se eles vão ajudar em mais um "salto da humanidade", beleza. Mas que seja com o trampolim deles e não fruto de sonegação como é o caso e, no mÃnimo, deixar de controlar ida ao banheiro dos seus funcionários. No mais, você sabe, paÃs que destina dois dÃgidos do PIB em pesquisa básica a riqueza é conjuntural. Já aquele dos Wizard, Madero, Havan...
Ainda pensam como os homens das cavernas e acreditam que o monolito que deixaram os antigos astronautas de outras galáxias no planeta terra seja deus, como em 2001 - Uma odisséia no espaço.
VÃrus continuaram a existir ainda mais agora com o derretimento das calotas polares novos patógenos viram para matar bilhões de seres humanos. Temos que fugir do planeta terra o quanto antes desenvolvendo espaçonaves antes que vire terra arrasada.
Os palácios e catedrais renascentistas de Florença, Veneza e Roma são todos caprichos de bilionários excêntricos indiferentes a contemporâneos que morriam de peste e fome na rua. Não se deve esperar nada dos bilionários. Cabe aos estados democráticos cuidar dos nossos problemas coletivos, não a indivÃduos. Se for taxando mais esses bilionários, que seja, mas eles por si mesmos não têm a obrigação de abraçar os problemas do mundo. Deixem o Bezos e o Musk na crise de meia idade deles.
Victor: as catedrais europeias foram erguidas pelas igrejas e papas, na verdade foram construidas para atrair turistas que traziam dinheiro para a cidade. Um ex. brasileiro: as cidades de Minas Gerais do ciclo do ouro, Ouro Preto tinha 42 igrejas e nenhum hospital. As prioridades daquela época eram essas.
Esses caras vivem em uma realidade paralela. Como diria um certo economista que ganhou o Nobel, esses caras possuem uma fortuna muito maior do que o necessário para se comprar qualquer coisa que queiram, no mundo. Então, a partir de um certo momento, acumular mais grana torna-se um objetivo totalmente inócuo, que não traz mais felicidade e/ou satisfação pessoal, gastam com hobbies totalmente sem sentido. Enquanto isso, a patuleia sofre...
Se eu tivesse dinheiro, também faria isso, então, não critico. Hoje faz 52 anos que o Homem pisou na Lua... Com o aperfeiçoamento da tecnologia, quanta coisa boa não se fez para a humanidade. Relembro que um dos remédios, quimioterápicos, o cientista descobriu quando estava trabalhando para fazer a bomba efeito laranja nos anos 1950.
Carlos:a fome no mundo será quase impossÃvel acabar. Deve se agradecer aos milionários(bi...), pelos inúmeros empregos que ajudam a criar. Quem deve procurar amenizar ou acabar com a fome é o Governante, polÃtico, que com os impostos recebidos deveriam focar a população e não a si mesmo. Exemplo? Brasil!
Concordo. Quem critica não para para pensar o que faria no lugar. Quanta ciência e arte não nasceu da excentricidade de bilionários ultraprivilegiados... É certo que há distorções estruturais que permitem tanta concentração de riqueza, mas temos que resolver nossos problemas coletivos no âmbito do estado democrático, não esperando gestos de desprendimento de indivÃduos. Isso é rancor mal disfarçado de moralismo.
Sei não...Precisa ver o custo/benefÃcio, isso não é tão simples assim...Se o que gastaram desse para acabar com a fome e a miséria, e garantir uma vida mais digna para centenas de milhões de pessoas, a opção em investir em projetos aeroespaciais se apresentaria como ineficiente...Seria como guardar dinheiro, se privando de se alimentar bem, vestir-se bem, cuidar da saúde, e morar bem, somente para comprar uma ferrari...
Para que servem bilionários? Não entendo o que leva um proprietário de dois carros e um apartamento com varanda gourmet a ser contra a taxação de grandes fortunas.
pobre de direita, defender bilionários não te faz um deles, ok?
Corrida espacial não é desperdicio de dinheiro. São inúmeras as aplicações na vida civil, em tecnologia desde o velcro até os amortecedores do seu tênis. Artigo sem propósito nem nexo.
A inveja mata!!!
Pois é.
Concentração de renda mata muito mais.
Eu faço um paralelo histórico com a Caravelas portuguesas explorando a imensidão dos oceanos. O desafio era o mesmo e necessário, pois os recursos começaram a minguar e a viagem para as Ãndias pelas rotas tradicionais se tornaram um desafio militar. Não dá pra dizer que não existe benefÃcio tecnológico pois o custo por quilograma para um viagem como esta foi reduzido em mais de 90% comparando-se com os lançamentos da NASA nos anos 70 e 80.
O véio da Amazon e bilionários que com ele competem (em uma competição kafkiana e obscena) demonstram que toda grande fortuna se alicerça em crimes, e de que confiar nas elites econômicas é um engodo, são ignaras tanto aqui quanto no exterior.
É um espetáculo onde os Americanos se orgulham de dominar, enquanto a Covid está batendo na porta dos Americanos novamente. É tão absurda essa experiência dos bilionários que requer mesmo reflexão, deviam pagar então pelo estrago ambiental. Mas na minha retórica, não cheguei nem perto do artigo. Parabéns por registrar o momento de maneira muito mais realista que Bezzos e cia.
(continuando): (...) Restam outros sistemas fora/Do solar a col- Onizar/Ao acabarem todos/Só resta ao homem/(estará equipado?)/A dificÃlima/dangerosÃssima viagem/De si a si mesmo/Pôr o pé no chão/Do seu coração/Experimentar/Colonizar/Civilizar/Humanizar/O homem/Descobrindo em suas próprias inexploradas entranhas/A perene, insuspeitada alegria/ De con-viver.
O Homem, As Viagens - Carlos Drummond de Andrade: O homem, bicho da terra tão pequeno/Chateia-se na terra/Lugar de muita miséria e pouca diversão,/Faz um foguete, uma cápsula, um módulo/Toca para a lua (...) O homem funde a cuca se não for a júpiter/ Proclamar justiça junto com injustiça/Repetir a fossa/Repetir o inquieto/Repetitório
A articulista tem meia razão. Como dizia o Ibrahim Sued: o dinheiro precisa circular.
Em detrimento dos que possuem visão obturada, a humanidade vai colonizar o espaço ao seu redor. Daqui há alguns séculos, ao estudar história, as crianças vão ficar surpresas ao descobrir que no séc. XXI existiam criaturas contra a exploração do Sistema Solar, do Universo.
Num momento em que os efeitos nefastos das mudanças climáticas antropogênicas se revelam cada vez mais frequentes, promover o tal Turismo Orbital, que gera quantidades absurdas de gases de efeito estufa a cada lançamento, é muito mais do que fútil, é criminoso.
Vcs crÃticos dos saltos que a humanidade dá, sempre são precedidos de voraz aversão à mudança de paradigma! Que diziam na época das carruagens quando viam o bilionário em seu passeio em veÃculo automotor! Sim, eram utilizados em passeios!
Elisyum!
O dinheiro é deles, devem fazer o que bem entender...
Claro, tem razão. A Maria Antonieta também fazia o que bem entendia com o dinheiro da Coroa. Se v estudou um pouco de história sabe como terminou, né?
Que falta de visão ,o conhecimento humano e suas manifestações ocorrem em todas as direções e ao mesmo tempo ,realizações como esses vôos terão implicações futuras em áreas com as quais nem ainda sonhamos,ah ,se os pioneiros da informatica por exemplo ,tivessem se dedicado a causas supostamente mais nobres a época ,imagino onde estarÃamos hoje
Com certeza. É de uma miopia. Esses bilionários excêntricos estão simplesmente barateando o transporte, de pessoas e carga para o espaço. O que implicará em uma nova economia, ciência, empregos. Coisa que nossos polÃticos de esquerda e direita prometem, mas não cumprem, porque estão interessados em enriquecer. Gostaria que caras como Bezos, Alan Musk fossem um dia presidente de algum paÃs.
Comentário mais tosco esse que milionários por capricho jogam dinheiro fora em detrimento de causas sociais. Esses programas privados de lançamento de artefatos ao espaço estão desenvolvendo tecnologias que serão usadas em benefÃcios da sociedade. O GPS e a internet que nós usamos surgiram como armas de guerra. Para que serve a guerra? Aniquilamento do suposto inimigo. Inclusive o GPS é administrado por uma das forças militares dos EUA. Só utilizamos por uma concessão deles.
Eu acho tosco ser um bilionário e sonegar impostos. Bem tosco mesmo.
Ainda há quem se comunica por sinais de fumaça.
A concentração de renda nunca esteve tão alta e esses bilionários sabem que o caos virá e eles ou seus ascendentes esperam estar bem longe quando isso chegar. Somos movidos pela falácia da empatia humana, mas o que mais vemos é gente como Bezos muito mais preocupado em perpetuar sua riqueza, investindo em projetos megalomanÃacos . Que venha Elysium!!
Adorei! Quanto mais decolagens, melhor. Já pensaram em todo o conhecimento técnico-cientÃfico embutido nessa jornada? Já pensou em todo o conhecimento que pode ser obtido à partir dessas viagens? Não adianta ser contra, o ser humano vai sair sim desse planeta e vai sim colonizar outro planeta, estamos apenas no inÃcio, em poucos séculos a humanidade se chocará ao estudar história e descobrir que existiam pessoas contra a exploração espacial no séc XXI.
Não é tão simples. Esses projetos começaram muito antes do inÃcio da pandemia. E terão desdobramentos cientÃficos com o passar do tempo. Por exemplo, o foguete reaproveitavel da XSpace. Seria interessante se todos os orçamentos do mundo fossem direcionados para reduzir desigualdades, mas a prática não é assim. Também é necessário observar que há bilionários que atuam nessa parte. Por exemplo, a Fundação Gates ou a doação de US$ 1 bi de um dos fundadores do Twitter no inÃcio da Pandemia.
Como dizia Marx: burguês é uma b.o.s.t.a. Claro, Marx era muito mais delicado, mas eu não sou.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Rara conjunção de ignorância entre o artigo e os comentários. DifÃcil saber quem fala mais idiotices...
Especificando, comentários contrários ao evento, esquecendo os benefÃcios que trarão e confundindo dinheiro privado com público. Evidente a concentração perversa de renda, mas não é evitando as inovações tecnológicas que tal problema será resolvido. É exatamente o contrário (Uber, celular, GPS, streaming, redes sociais e etc)
Exato.
Você, Alexandre M.
Excelente o seu texto Ana Carolina Amaral! Não há absolutamente nenhuma justificativa moral ou ética para o que esses senhores estão fazendo! Como em alguns cartazes em manifestações pelo mundo: não existe planeta B. O escapismo desses sujeitos é apenas a mais absurda demonstração de que os endinheirados se acham acima de tudo e de todos, literalmente.
E ainda tem a "cara de pau" de nos cobrar o uso de suas quinquilharias "verdes".
Sempre foi assim. Esses grandes empresários ganham às custas do trabalhador, sugam até quanto podem e pouco contribuem para a sociedade. Taxação de grandes fortunas já!
Cabe ao Estado, seja ele qual for, impedir essa loucura bilionária, que não apenas joga no espaço um dinheiro que já foi antes sonegado, como acelera a crise climática que nos leva para o precipÃcio.
viagem absolutamente ridicula, o cara tem inteligencia para fazer dinheiro e aparentemente nenhuma para outras coisas. O seu concorrente da Tesla e Africa do Sul ao menos sustenta que vai salvar a humanidade da extinçao criando recursos para a conolizaçao de marte, mas este sujeito e outro da virgin deixam claro que jamais deveriam sair de trás do balcão.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ciência > Bilionários jogam dinheiro para o espaço num mundo de pandemia à beira do colapso climático Voltar
Comente este texto