Ilustrada > Biografia de Eric Hobsbawm revela traços do homem por trás do historiador Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. marcos vinicio borges mota

    Saudoso Professor Hobsbawn. Quem o critica não deve ter escrito nem uma mísera lista de compras. O capítulo sobre ciência e tecnologia em "O Breve Século XX" chega a ser emocionante.

    Responda
  2. Francisco Leitão

    Ele é genial. Leitura e interpretação do nosso tempo como nenhum outro alcançou, recomendo a todos a leitura de suas obras

    Responda
  3. Mauro de Abreu Pinheiro

    Traduçao herculea de Claudio Carina.

    Responda
  4. ADONAY ANTHONY EVANS

    Hobsbawm era e é um equívoco. Ao contrário da maioria, acho que foi apenas um cronista, e mau cronista, da exploração do homem pelo homem. Não conheço uma única ideia original sua. A confusão começa em se dizer comunista. O termo certo seria bolchevique, refém do Centralismo Democrático e de sua incorporação da Teoria da Revolução Permanente de Trotsky.

    Responda
    1. MARCELO ARAUJO DE LIMA

      Bebeu?

    2. josé lima

      Sua confusão, por sua vez, ocorre no tropeço em sugerir que os bolcheviques incorporaram a Revolução Permanente em sua práxis e proposições.

    3. ADONAY ANTHONY EVANS

      Certa vez, num almoço, a socialité hostess, o sentou ao lado de George Soros. Este lhe perguntou: e como vai o comunismo? Hobsbawm lhe respondeu: Ótimo, ganhando todas! É irreversível! O caso está no prefácio de seu livro. O Muro de Berlim havia acabado de cair e a União Soviética se esfacelado. Hobsbawn escreveu montanha de artigos sobre dialética materialista, que nunca entendeu. O poeta na música Sampa, resumiu numa frase: A Força da Grana que ergue e destrói coisas belas.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.