Ilustrada > Biografia de Eric Hobsbawm revela traços do homem por trás do historiador Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Saudoso Professor Hobsbawn. Quem o critica não deve ter escrito nem uma mÃsera lista de compras. O capÃtulo sobre ciência e tecnologia em "O Breve Século XX" chega a ser emocionante.
Ele é genial. Leitura e interpretação do nosso tempo como nenhum outro alcançou, recomendo a todos a leitura de suas obras
Traduçao herculea de Claudio Carina.
Hobsbawm era e é um equÃvoco. Ao contrário da maioria, acho que foi apenas um cronista, e mau cronista, da exploração do homem pelo homem. Não conheço uma única ideia original sua. A confusão começa em se dizer comunista. O termo certo seria bolchevique, refém do Centralismo Democrático e de sua incorporação da Teoria da Revolução Permanente de Trotsky.
Bebeu?
Sua confusão, por sua vez, ocorre no tropeço em sugerir que os bolcheviques incorporaram a Revolução Permanente em sua práxis e proposições.
Certa vez, num almoço, a socialité hostess, o sentou ao lado de George Soros. Este lhe perguntou: e como vai o comunismo? Hobsbawm lhe respondeu: Ótimo, ganhando todas! É irreversÃvel! O caso está no prefácio de seu livro. O Muro de Berlim havia acabado de cair e a União Soviética se esfacelado. Hobsbawn escreveu montanha de artigos sobre dialética materialista, que nunca entendeu. O poeta na música Sampa, resumiu numa frase: A Força da Grana que ergue e destrói coisas belas.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > Biografia de Eric Hobsbawm revela traços do homem por trás do historiador Voltar
Comente este texto