Hélio Schwartsman > O problema de Cuba Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
É muito má fé. Gostaria de ver o Brasil passar pelo bloqueio que Cuba passa a dezenas de anos. Como dizer que isso não pode ser contabilizado....eleitor de quem, esse cara pálida
É por essas e outras que a folha perde associados. Deixar pessoas sem o mÃnimo de responsabilidade escrever barbaridades
É muito cinismo e má fé. Gostaria de ver o Brasil passar pelo bloqueio que Cuba passa a dezenas de anos. Como dizer que isso não pode ser contabilizado....é muita cara de pau...eleitor de quem, esse parasita
Como que o embargo americano não é mais a raiz do problema do atraso econômico cubano? Se um paÃs não tem direito de reailizar trocas comerciais, como poderá desenvolver tecnologia e aumentar sua produtividade? Apesar do embargo criminoso, Cuba tem Ãndices de desenvolvimento social melhores que muitos grandes paÃses latino americanos de matriz econômica capitalista.
O problema de Helio Schwartsman Uma opinião sobre a ditadura chinesa, sem dados e conclusão. Não tive condições de analisar a critica realizada sobre Cuba, em razão da falta de dados que minimamente apontem a base da crÃtica para além de uma concepção ideológica. Não vejo no rótulo _ Opinião - suficiente justificativa para sua publicação, e que deixou uma sensação de ser um texto inacabado.
José M Leal, com todo o respeito, deve ser, com perdão da má palavra, bolsonarista convicto..Escreveu no seu comentário que socislistas criticam mas se refestelam no luxo do capitalismo..Quando não é o Bozo, são seus eleitores que matam a gente de rir
Como alguém tão equivocado tem coluna na folha?
Este é um artigo de opinião, e, por isso, não irei questionar a visão do autor. Contudo, me preocupa apenas o fato de sua opinião n trazer dados referenciais e conclusivos. Esperei mais texto e ficou e meros alguns parágrafos. Sugiro um opinião mais densa e com argumentos com dados reais sobre essa opinião.
Sem entrar no mérito de regimes, dizer que os problemas de Cuba nada têm a ver com o bloqueio dos EUA é, antes de mais nada, chamar os americanos de estúpidos, porque se não, pra que o bloqueio? São 60 anos, sr. Hélio. 60 anos de medidas inócuas? É isso?
Com todo o respeito ao comentarista, sua visão é distorcida e, portanto, muito mal feita. Compara culturas diferentes, histórias diferentes, um paÃs minúsculo com um paÃs gigantesco territorialmente. Não sou favorável a nenhuma ditadura, mas o interessante que aqui costuma-se a bater em Cuba, só porque lá a ditadura é de esquerda. Não vejo comentários as ditaduras de direita. Tem mais Sr. Hélio Schwarstsman, o Lula nunca foi socialista. Os Governos do Lula foram sociais democratas.
Resumidamente, acertou! Enquanto perdÃamos tempo com as reformas neoliberais de Collor e FHC, a China "abriu" sua economia e começou sua arrancada para estar hoje na iminência de ser a maior potência do planeta. Por um curto perÃodo (13 anos) fomos indiretamente beneficiados... agora é tarde. Lula 2022 terá muito trabalho!
Os "afagos" de Lula tinham discurso de esquerda, mas objetivos de direita. Ditaduras não se incomodam com questões de governança. O ditador de plantão pode dizer "essa obra vai ser construÃda pela Odebrecht". Essa era a ideologia do Lula. Desse jeito tirava dinheiro do BNDES (que financiou essas obras) e a parte do PT vinha das mãos do financiado.
Esse pensamento binário contrapõe democracia versus ditadura, mercado versus planificação e com isso procura simplificar a realidade. Na verdade, no capitalismo existe planificação e uma democracia pode ser uma ditadura e vice-versa. Os conceitos de ditadura e democracia não são antagônicos e não se anulam.
A ilha tem como função histórica a de ser um museu humano exótico da década de 60 e uma amostra do que seria a América Latina hoje se Fidel-Guevara tivessem tido êxito em exportar a sua revolução. Serve também de inspiração para os discursos vazios dos socialistas-foi-gras que se refestelam no luxo do capitalismo.
Beleza se fosse o regime de Cuba o mesmo de antes da revoluçãoa dos 60, fosse de mercado desde aquela época estaria numa chamada boa como sempre foram os regimes do Haiti, Brasil, El Salvador, BolÃvia, Paraguai, etc.Cubanos não sabem o que estão perdendo
Foie gras
Cuba hoje é só mais um destino turÃstico. Na minha juventude foi uma esperança de libertação do ser humano. Santa ingenuidade.
Comparar Cuba com a China é brincadeira de mal gosto... Cuba não tem terras raras... Não tem 1,5 bilhão de população... Não é um dos maiores paÃses em terras... Não descobriu a pólvora, papel.... Não depende tanto do turismo, como Cuba... Não concentra sua produção no açúcar... Embargo numa situação dessa é fatal.... Não vou a Cuba, mas não sou bobo de comprar gato por lebre...
Cuba tem tudo para ser a China do Caribe, mas seus governantes continuam com as mentes e os corações nos anos 1960.
Às gargalhadas aqui com essa comparação esdrúxula do modelo econômico da ditadura com o que ocorre na China. Ô meu sinho colunista, tanha dó.
Sentado no conforto da sua facilidade burguesa você não aborda o tema em visão ampla dos regimes. Simplista ao não abordar a imposta ditadura monetária ao fim do lastro em ouro para impressão de papel moeda. Irrealista ao desmerecer os benesses para a socialização dos carentes, principalmente em saúde e educação. Menos em alimentação devido boicotes capitalistas. Enfim, claro que é bom sermos todos ricos.
Não tem uma visão histórica
Concordo interesse com a reflexão. O problema é de modelo: economia planificada não funciona. Que mal tem em dizer o que deveria ser óbvio? Não entendo a raiva de alguns comentadores, senão como irracionalidade ideologicamente motivada.
Covarde e mentiroso!! Porque não cobra da Foice o fim da censura a seus assinantes?
Ao defender sua visão de mundo, seus interesses e ideologias, alguns seres humanos mostram sua irracionalidade e primitiva violência - menos ódio amigo...
O PIB per capita brasileiro é em torno de R$ 3 mil/mês. Se fosse igualmente distribuÃdo serÃamos todos pobres mas ninguém seria miserável, desnutrido, excluÃdo. Com saúde, moradia e educação igual e garantida para todos, precisarÃamos de muito menos para viver decentemente. O desastre do Brasil é a sua brutal desigualdade.
Quer dizer que a milicada entregou algo parecido a China na ditadura? Tá com amnésia? Até o ditador de plantão na época, em pleno milagre econômico, que durou pouquÃssimo, diga-se, proferiu a célebre frase: a economia vai bem mas o povo vai mal. O crescimento econômico daquele perÃodo beneficiava apenas uma pequena parcela da população e a insatisfação estava sufocada pelo regime. Corta essa, Hélio!
Mais uma narrativa do tipo se fosse como eu digo. O que seria Cuba hoje se continuassem tirar os joelhos do pescoço de Cuba, como Obama começou? Ainda não fosse uma democracia, certamente, mas um grande caminho teria sido percorrido. Negócios, sobretudo o turismo, mais derivados de produção de cana como sacos plástico organicos, ou a industria Farmaceutica teriam outro alcance. O que barra Cuba são fotos de cubanos na florida.
Não concordo com critica a Cuba. O capitalismo só é bom, porque quem dita as regras do jogo pode falar alto, acredite quem quiser em suas verdades! O Brasil nuca foi comunista, por que há tanta miséria por aqui? Nossos tempos militares, nós erámos igual a China de hoje, muito emprego que mal dava para comprar comida! A única coisa que o capitalismo nos permitem é sonhar com um futuro que nunca chega...
O que está em discussão é democracia e ditadura.
Hélio bem que poderia ter evitado de estragar seu currÃculo escrevendo essas bobagens. Primeiro dizer que os militares entregaram algum crescimento econômico na década de 70. Não sei de onde tirou isso se entregaram um pais arrasado em 85. Até hoje Delfin Netto está esperando crescer o tal bolo para dividir. Em segundo lugar negar que o embargo americano não é causa de prejuÃzo da economia cubana. E terceiro, pasmem, comparar o poderio econômico do gigante asiático com a minúscula ilha caribenha
É verdade que entregaram um forte crescimento na década de 70, mas com endividamento. A conta pagamos depois com inflação alta e recessão. Militar fora do quartel só faz _erda. Dentro do quartel provavelmente também, mas não vemos.
Leia sobre economia no perÃodo militar. Cuba não progride, pois economia estatizada da nisto. A comparação existiu para demonstrar 2 comunistas diferentes.
De cara toda ditadura é ruim. Mas Cuba tem mérito provar que outro sistema econômico é possÃvel. Debaixo do nariz da águia, que não aceita, e tome embargo, verdadeiro "garrote" no pescoço povo da Ilha. Toda ditadura, sem exceção, mata, esfola adversários. Apenas um exemplo: quando visita Papa JP II, em discurso, Fidel disse. Santidade: +- 3 milhões crianças dormirão nas ruas, famintas e abandonadas. Nenhuma é cubana. Podemos dizer o mesmo?
Claro, nenhuma criança desabrigada. Só o Povo inteiro na miséria. Vá a Cuba.
Cuba é uma relÃquia anacrônica da Guerra Fria. Tirar a internet do ar para desmobilizar os opositores significa fazer um mergulho profundo na Idade das Trevas. Hora de libertar o povo cubano de um regime totalitário.
Não acha que temos nossos próprios e imensos problemas? Eles que resolvam os deles. Agora, por que os EUA elegeram uma pequena e pobre ilha para impedir que se desenvolva enquanto beneficia, ajuda, mantém relações comerciais, acordos de cooperação, etc, com ditaduras tão ou mais sangrentas? Bastava que não a bloqueasse economicamente.
Compara o gigante milenar chinês com a pequena e pobre Cuba é de uma falta de caráter atroz. Obviamente que o povo está mesmo é reclamando da pobreza menos que do regime mas não reconhecer a dificuldade de no caso de Cuba promover a liberação da economia sem promover a do regime é no mÃnimo falta de visão. O embargo é sim crucial e a resistência de Cuba por 60 anos é um feito notável mas que acabará cobrando o seu preço.
Embargo pra forçar democracia. Justo embargo. Todos deveriam visitar Cuba, pra enxergar a humilhação e escravização de um povo.
O ponto de inflexão no crescimento da China nas últimas décadas foi proporcionado por Deng Xiaoping, que abandonou os dogmas da 'Revolução Cultural' de Mao Tse Tung; atraiu investimentos americanos, enviou milhares de chineses às universidades americanas da Ivy League, para fazer mestrados e doutorados. E investiu maciçamente em ciência e tecnologia. Eu me pergunto, por que o Brasil não pode seguir o mesmo caminho?
Prezado Roger Z Moire, que comentário idi.ota. Corra para casa que tem um comunista no seu armário.
ExcelentÃssimo José Cardoso, concordo plenamente com você que os chineses se libertaram da superstição do planejamento centralizado, que é algo irrealizável numa sociedade democrática moderna. Contudo, acredito, que nós brasileiros, possamos trilhar um caminho melhor. Não acredito em pensamento mágico. A escola de Durkheim achava que toda magia é simplesmente um uso ilegÃtimo do supernatural, em moda em nossos dias.
É possÃvel que os chineses tenham uma disciplina de origem familiar (assim como japoneses ou coreanos) que facilite o sucesso acadêmico e comercial. Uma vez que se libertaram da superstição do planejamento centralizado, começaram a decolar. Não é assim tão fácil imitar seu sucesso.
Bem por ai. pegar as partes positivas de todos, do Japão, da china dos Eua. tirar as partes negativas... como uma excrecência de ditadura Chinesa (como todas), e o capitalismo selvagem Yanque.
Prezado Roger Z Moire, o sistema de educação afeta o comércio de uma nação como o Brasil; e este, por sua vez modifica o sistema de educação. Com um comércio voltado à exportação de commodities, infelizmente; a nossa educação fica presa num cÃrculo vicioso.
Porque a esquerda caviar, com sua erudição a-sinina, que domina a educação no Brasil, só está interessada em formar o "a-sno bolivariano do século 21" , um pedinte dependente do estado facilmente manipulável por um ditador tupiniquim, com uma estrela vermelha na testa , bê-bado e mequetrefe que mal consegue equilibrar um charuto cubano na boca sem babar.
Concordo em parte com a análise.Mas pergunto: como promover o desenvolvimento econômico com um cruel embargo comercial , promovido pela totalidade das nações ricas?
Democracia em Cuba, acaba embargo em 5 minutos.
Só atingiu a prosperidade quem abraçou a democracia liberal e a economia de mercado como EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Coreia do Sul e os paÃses da Europa Ocidental. Cuba escolheu a economia totalmente planificada e a ditadura do proletariado. Não podia dar certo (até os comunistas chineses sabem que é preciso abrir a economia).
... quais as prováveis alternativas cubanas caso ocorra o desbloqueio total?
Liberdade
C I R C U L A R I D A D E D E I D E I A S, para começar.
O problema de Cuba é querer ser comunista em um mundo onde este produto não existe. Os atuais pretensos comunistas não passam de ditaduras corruptas.
Há diferenças brutais entre o regime cubano , a ditadura militar brasileira e o governo Bolsonaro. Em Cuba houve uma revolução para a mudança do regime. No Brasil houve um golpe de estado. Em Cuba a situação piorou pelo bloqueio econômico imposto pelos EUA e pela pandemia. No Brasil, está muito ruim porque há uma brutal concentração de renda o que significa que 80% da nossa população vive muito pior que toda a população cubana. Além disso, em Cuba nem todos foram para as ruas contra o governo.
Depois, não há mal algum em ganhar dineiro. O problema reside na impossibilidade de acesso à melhoria de renda e ao consequente rompimento do cÃrculo da miséria e ignorância. Anteriormente, houve atenção ao ensino básico, implementação à logÃstica férrea de longa distância, de carga e passageiros e à infraestrutura de sanemanento ?
Nenhum dos leitores que respondeu para mim abordou as questões que eu coloquei. Debate inútil. Lembra a bola de squash que bate na parede e volta. Bate na parede e volta. Prefiro pingue pongue, metaforicamente falando.
Depois, não há mal algum em ganhar dineiro. O problema reside na impossibilidade de aceso à melhoria de renda e ao consequente rompimento do cÃrculo da miséria e ignorância. Anteriormente, houve atenção ao ensino básico, implementação à logÃstica férrea de longa distância, de carga e passageiros e à infraestrutura de sanemanento ?
Opção do regime à acomodação na órbita soviética. Com isso, a economia não se sofisticou, muito claro.
Beatriz, a vida em Cuba sempre foi um werda para TODOS os cubanos, exceto os lideres e amigos do rei.
Gustavo, você mora em alguma favela ou periferia de uma cidade brasileira? Ou você está no seleto grupo dos 20% dos brasileiros que nunca passaram fome, sempre tiveram uma casa para morar e dinheiro para viver com dignidade? Pelo seu comentário você está no segundo grupo. Neste segundo grupo há um subgrupo caracterizado por intensa insensibilidade social em relação aos 80% dos brasileiros que estão no lado pior. Onde você se situa?
A vida em Cuba sempre foi uma M.
pelo menos a infraestrutura da ilha é invejável, como se verifica na imagem que ilustra o texto.
Mudou a foto Hélio? Depois não sabe porque a credibilidade desse jornal é zero vezes 3.
Agora que vi que o articulista mudou a fotografia. Bem tÃpico de empregado da folha
Ihhh, o articulista vai ficar de mal com a morthadelada depois desse artigo.
Cuba tem um regime ditatorial, partido único e não tem liberdade de opinião e nem expressão. o empobrecimento da população é notório e o turismo anda capengando com esta crise causada pela pandemia . A exportação de matéria prima como o açúcar e que praticamente ainda ajuda a manter este governo , onde a insatisfação no meio do cidadão comum já e notória . Já o objetivo da China é alavancar a sua economia e incentivar cada vez mais a industrialização e novas tecnologias para ultrapassar os EUA
O gado quer dizer que o capitalismo eh bom e usa cuba pra provar . Tem uma res que diz até que foi lá pra ver a desgraça. Gastou dinheiro a toa , aqui mesmo teria visto coisas muito piores. O outro, perspicaz , Descobriu q o socialismo parou no tempo, acho q deve estar comparando com a modernidade do liberalismo econômico do Guedes.
Excelente. Estive em Cuba em 3/20, retornarei brevemente. Sim, Cuba tem problemas. Acaso o Brasil, não? Fiz amigos, saudades de todos. Saludos!
1-Lula deve estar agradecido de seus sábios conselhos. 2-reverencia quase religiosa ? Vc fumou ou bebeu? 3-repressao a manif popular ..aà inclua , entre outros EUA , franca , Inglaterra..3-cuba x china : tudo a ver , colônia .p,u.t,e.i,r.o dos EUA x Junção de povos milenares. Que sopão né ?!
Na história mundial, onde há inclusão e bem estar social, são "Democracias, Parlamentaristas Consolidadas há décadas. Outrossim, quase todas as ditaduras levaram suas nações ao caos e atraso. Há exceções. Nenhuma nação cresceu tão rápido e em todos os Ãndices, historicamente, como o nazismo, o que prova que não podemos pegar ditaduras como exemplos. A China tem seus méritos, temos de pegar os aspectos positivos, mas não passa de uma ditadura.
Não conheço Cuba e não tenho opinião formada. Entretanto, parece-me que a comparação correta é no tempo, com os regimes cubanos anteriores a Fidel, ou então no espaço, com os vizinhos Haiti e República Dominicana. Fica difÃcil decidir se o regime atual parou de entregar bem-estar. Aguardo que os cubanos decidam.
Também não sou tão informado, o que eu sei é que está acontecendo uma crise economica em Cuba, com faltas de energia constantes em alguns lugares. Como a economia de Cuba vem pricipalmente de turismo, a pandemia a destruiu completamente. Alem disso um dos seus aliados economicos, a venezuela, ta em uma crise tbm.
Conheci Cuba! Achei deprimente!Fidel falava,quase,todos os dias na TV estatal. Varadero não podia entrar cubanos(salvante empregados!) Fui a uma fábrica de charutos, ambiente abafado, e me pareceu estar no inÃcio da industrialização(séc. XIX). Troquei uma Camisa do Santos por 20 charutos.Andava como uma da Casa.Com a visitei Cuba: todos pediam esmolas... Num ponto de ônibus, chegava alguém, e gritava: l ´último. O ônibus chegou, se fez uma fila,entraram... A gente aprende tanto viajando!
Paulo, se os EUA permitissem milhões de brasileiros e latino americanos invadiriam o império. Não é exclusividade cubana, meu caro!
Esse detalhe da fila de ônibus "virtual" realmente eu só vi lá. Não deixa de ser engenhoso.
Conheci Cuba em 2000 e o cenário era exatamente o mesmo que relataste. Sem falar que praticamente todas as mulheres se prostituiam. Esse é o paraÃso da esquerda brasileira.
Hoje o empobrecimento é notório e a falta de opções para os jovens é explÃcita . Como disse uma jovem cubana , caso o embargo norte-americano fosse suspenso, a saÃda de cidadãos rumo à Flórida teria dos os voos lotados .
Cuba parou no tempo. Assim como Lula e o PT. E aviso aos patrulheiros: não sou bolsonarista. Não preciso de agressões neste espaço para manifestarem discordância com minhas posições. Obrigado
Mas é bom por ai. O PT não parou no tempo. tem um discurso de socialismo ultrapassado do Sec. XIX e uma atuação de mãos dadas com as Elites Economicas, haja vista a prisão de 03 dos 10 mais ricos recentemente, de mãos dadas com os esquemas governamentais. É só discurso.
A julgar por alguns comentários aqui o povo cubano vive preso, na ilha, para ser protegido da horda de imigrantes ilegais que desesperadame se atiram ao mar, em botes improvisados, em busca da prosperidade desfrutada pelo povo cubano .
“ A economia cubana funciona mal porque economias planificadas funcionam pior do que as de mercado.” Fonte: vozes da minha cabeça.
A cantilena de sempre , o problema de cuba é que possuem IDH que suplanta e mata de vergonha nos brasileiros ! uma ilha que não aceitou ser um paraÃso de fim de semana de Norte- americanos com cassinos e prostituições ! E mesmo com o embargo econômico insiste e não entrega os pontos, em uma luta de Davi contra o Gigante Golias! E o problema do império (EUA) não importa quem é o presidente eleito democrata ou republicano ! Ele já tem uma agenda pré- estabelecida a cumprir!
O tal regime cu-bano o é enquanto as suas forças arma-das o apoiarem. O resto é conversa fiada, que inclusive cala esquer-dopatas.
Nossa! Imprecionante! Que análise! Nunca houve sequer ameaça de quartelada em Cuba, o que demonstra que ela pode ser tudo menos uma república bananeira como a nossa e a de seus vizinhos.
Hélio, não liga não. Estes petistas e puxadinhos encastelados na Folha têm camisetas do Guevara conservadas em naftalinas. O muro de Berlim ainda não caiu pra eles. São amantes da Ditadura Militar Cubana sem qualquer credibilidade pra falar em Democracia.
Economia planificada dá errado, mas não pelos embargos americanos... O autor poderia apontar um paÃs de economia planificada que não tenha sido embargado agressivamente pelos americanos? Pois é! Embargos americanos. Essa é a variável comum a todos os paÃses que tentaram o sistema e, mesmo assim, pela lógica do autor, elas não dão errado por causa dessa variável, mas pq a economia de mercado é melhor... Se é tão melhor, pq os embargos?
Ok, lindão, então uma ditadura que entregue bem-estar é boa. É como a mãe que enfia a colher de comida na guela da criança para o bem-estar dela. Antigamente se defendia democracia e bem-estar ao mesmo tempo, nos tais 30 anos gloriosos. O articulista não tem moral para falar mal do pretenso ditador que está no planalto então. Se ele entregar muito bem-estar social que feche o Congresso, o Judiciário e acabe com as garantias individuais então.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > O problema de Cuba Voltar
Comente este texto