Hélio Schwartsman > O problema de Cuba Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2

  1. João Teixeira de Lima

    Que democracia temos aqui no pátria amada brasil? 15 milhões desempregados e 60 milhões na informalidade, sem contar é claro as mais de 540 mil vidas perdidas na pandemia. Estamos todos, ou quase todos na fila do osso com essa democracia. Aliás, a folha falou sobre a fila do osso?

    Responda
  2. Carlos Alberto

    Helio Schwartsman, qualquer pessoa sensata procura se informar antes de escrever sobre alguma coisa. Você deve saber muito bem disso ! Mas desta vez você se superou ! Não fez o dever de casa. Leia mais, viaje muito mais, e se inteire da HIST

    Responda
  3. MARCIO OLIVEIRA

    Hélio, atacando a vaquinha sagrada da esquerda você vai provocar a ira deles, afinal não só a direita que conta mentiras aos montes.

    Responda
  4. Alexandre Matone

    "Vem, vamos embora, que esperar não é saber. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer".

    Responda
  5. Alexandre Matone

    O sistema de apartheid da Ilha-prisão cubana contém uma mescla do sistema de castas da Ãndia. Quase todos os membros da casta dos membros da Nomenklatura são brancos, heterossexuais e têm o cérebro formatado com conteúdo ideológico exclusivamente chancelado pelos ideólogos do Partido único. Os líderes são exclusivamente do sexo masculino. Já os zumbis apoiadores no Brasil defendem a heterogeneidade racial e a inclusão de gays, travestis e transexuais. E dizem defender a liberdade de pensamento.

    Responda
    1. Max Morel

      Perfeito.

  6. Ayer Campos

    É inacreditável ler o Hélio afirmar que 'não é pelo embargo dos EUA'. Deve andar muito ocupado ou afetado por 'burnout' - mas poderia considerar um pequenino ajuste, reformulando como 'não é só...'? Intelectuais brigam com o fascínio (fetiche) dos termos abstratos e genéricos, e nunca lembram, por exemplo, que Cuba lutou durante meses para ser autorizada a receber milhares de compuradores usados doados pela Espanha às escolas.

    Responda
  7. Alvaro Neder

    O problema do mundo é o capitalismo em avançado estado de decomposição. Disso pode-se esperar doenças de todo o tipo: pandemias, caos social em nível planetário, desastres ambientais, desemprego estrutural, miséria crônica, depressão, desalento. O sinal dos tempos é o baixíssimo nível da imprensa, que todo o tempo tenta justificar este sistema em escombros tentando supostamente mostrar que nenhuma alternativa a este cadáver pode dar certo. Nenhuma palavra sobre o embargo.

    Responda
    1. Carlos Alberto

      Prezado Hélio, desta vez você se superou! Leia um pouco mais, viaje mais, porque se não fizer o dever de casa de quem escreve, pesquisar, ´pesquisar e pesquisar mais ainda, você vai escrever como isto que escreveu, simplesmente uma mensagem do dono : o Capitalismo que você ususfrui plenamente. Uma tristeza ler este paupérrimo texto !

  8. Antonio Julio Menezes Neto

    Mais um colunista que nunca condena as misérias que o capitalismo perpetua (mas a economia de mercado funciona melhor que a planificada...) insistindo em manifestações que ocorreram em Cuba e Miami no dia 11/07 e só.

    Responda
  9. MARCOS BENASSI

    Hélio, caríssimo, o "problema de Cuba" é ser uma ditadura comunista. Fôra Cuba uma ditadura de direita, como tantas por aí, ninguém enchia o saco. Mas como tem o fantasma rubro sobre si, já elvis: fica esse blá blá blá azucrinante. Vê se alguém tá berrando contra a ditadura do Catar, com a situação horripilante dos trabalhadores estrangeiros por lá, ou a situação das mulheres nos Emirados Ãrabes - aliás, nem sei se isso lá é tão ruim. Cuba tá na berlinda por ser comunista, não por ser ditadura..

    Responda
  10. CARLOS SANTOS

    De vez em quando publicam cada bobagem na FSP. Cuba tem diversos indicadores sociais superiores até mesmo ao dos USA. No IDH perdemos de goleada (70º a 84º). Imaginemos o que seria do Brasil se estivesse vivendo ha 60 anos com o embargo genocida. Hipócritas, a Arabia Saudita continua eliminando qquer opositor e os USA ficam caladinhos.

    Responda
  11. edgard Reymann

    O problema de Cuba é o embargo econômico praticado contra ela. Isto, sim, um crime. Estados Unidos não estão preocupados com democracia, ou já estariam praticando embargo contra o Brasil. Eles não querem é país latino-americano soberano.

    Responda
  12. Leonardo Padilha

    Helio Schwartsman é um dos autores de quem costumo discordar, mas o valorizo no debate democrático. Sua inteligência e concisão já capturaram minha simpatia ao abordar questões como a "ética consequencialista". Destaco sua coragem ao atacar os crimes que governam a república atualmente. Sobre Cuba, eu já esperava fortes críticas ao regime, muitas delas merecedoras, aliás. Mas o artigo acima é incompreensível, ao meu ver, fora da definição mais simples de "desonestidade intelectual". Lamento.

    Responda
  13. Elisabeth Schmidt

    Sugestão de leitura: O Império de Havana, Enrique Cirules.

    Responda
  14. Elisabeth Schmidt

    Aham... 'A ditadura chinesa se legitima entregando, já há várias décadas, generosos índices de crescimento econômico.' China está bloqueada há 60 anos? 'Detalhe' convenientemete escondido, não? Hélio e Catarina, o que os cubanos fizeram a vocês? Por que os eua não bloqueiam tb China? Como os eua são valentes contra uma ilha pobre de 11 milhões de habitantes... Que texto asqueroso de ler. Cuba no está sola! HLVS!

    Responda
  15. Gilberto Rosa

    Mais um colonista que fala sobre Cuba e associa com PT, sem nunca ter falado sobre o que ocorreu na Colômbia e Chile, neoliberal ao extremo em que o governo atuou na prisão e assassinato de diversos manifestantes.

    Responda
  16. Henrique Marinho

    Nietzsche disse que o homem comum prefere a segurança à liberdade. Infelizmente, os cubanos ficaram sem ambas, daí a crise. Cada vez que visito a ilha, as coisas pioram. Por enquanto, o governo está de pé enquanto o povo está de joelhos. Mas isso está mudando. Rápido.

    Responda
  17. Alípio Dias dos Santos Correia

    Quem, no ensino médio, minimamente, entendeu o que foi a revolução cubana e os embargos que esse país enfrenta, não leva a sério mais essa propaganda capitalista. É por isso que a educação é sistematicamente combatida no Brasil. Manter o povo ignorante garante a continuidade do sistema.

    Responda
  18. João Vitor

    Artigo ideologico sem argumentos minimamente razoaveis. "a economia cubana funciona mal porque economias planificadas funcionam pior do que as de mercado". Poderia ser um twitte de carlos bolsonaro ou um comentario de um augusto nunes da vida

    Responda
    1. Albert Niches

      ..ou do sapo safo que, também, é mais do mesmo...

  19. MARIA STELA C MORATO

    Exatamente.

    Responda
  20. Robson Simões

    Dizer que o embargo não prejudica a economia cubana é uma tolice e citar o Lula neste texto mostra bem o seu posicionamento nada isento. Era melhor o articulista ter ido dormir e nunca mais escrever a esta hora da noite.

    Responda
    1. Albert Niches

      Tanto Cuba, quanto o sapo safo, nunca foram grandes bsts. Criação de mitos, apenas, dos intelectualóides de sempre...

Anteriores 1 2

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.