Maria Herminia Tavares > Hora de dar adeus a Cuba Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Para uma professora de um curso superior da USP, sua análise é a-histórica e carregada de ideologia, muito longe, portanto, daquilo que seria desejável de um estudante de curso secundário.Muita fraca a professora HermÃnia. Lamentável
Feliz o Brasil cujo grande preocupação é a democracia em Cuba. E estão com a razão, pois aqui ninguém vive procurado ossos e revirando lixo para comer nem mora nas ruas.
Hora do PT e outros fazerem sua autocrÃtica e reconhecerem os erros , desvios e corrupção que organizaram e toleraram
A Sra. Maria parece que precisa estudar um pouquinho mais antes de dar opiniões cÃnicas, preconcebidas, destituÃdas de nenhuma análise mais profunda.
O senhor também.
Breaking news: notÃcia urgente, hordas de norte-americanos estão se atirando ao mar para fugir da desgraça que é viver nos Estados Unidos, todos indo em busca do ParaÃso chamado Cuba. Qual a razão? Estão em busca de educação e saúde de primeira existentes em Cuba.Vão abandonar Harvard , Yale e outras para, finalmente, se educar .Aproveitarão a presença em Cuba para fazer um check up e tratamentos com os mais modernos equipamentos de última geração :descobriram o estetoscópio.
Melhor seria, Sr. Kappaz, se Cuba, ao almejar o status dos USA ,em todos os sentidos, seguisse exemplos dos adiantados Haiti, Bolivia, Paraguai etc , e até mesmo do Brasil, essa maravilha , que Bolsonaro e seus eleitores julgam trilhar o caminho certo, o caminho do neoliberalismo .Argentina, México já conseguiram e estão uma beleza
Pobre Cuba em todos os aspectos, principalmente sociais, econômicos e polÃticos. Inaceitáveis admiradores brasileiros daquele regime polÃtico.
Ela fala em ilha embargada e ponto. É isso mesmo? Que cinismo minha senhora. Sim, a ilha sofre e muito com esse embargo. E é por isso que eu afirmo: Não há a miséria que nós temos aqui, mesmo com esse infantil embargo. Se o nosso querido Brasil sofresse esse embargo, cairÃamos em apenas 2 meses. Viva Cuba e sua resistência
Meu senhor, eu já fui e é por isso que eu me coloco. Agora, se o senhor não foi e acredito que nunca esteve na ilha, aconselho que vá.
Vá pra Cuba e veja a realidade.
Intelectual uspiana com doutorado nos EUA. Super privilegiada e porta-voz das elites. Xô!
Não estamos em condições para tecer crÃticas à Cuba, sobretudo radicais a ponto de "dar adeus". Não há porque dar adeus a nenhum paÃs. Todos podem evoluir para uma sociedade mais equilibrada e justa. Longe de um delito, a visão que tenho de Cuba é a mesma, no geral, que tenho dos demais paÃses da AL. Porém, aos cubanos só falta o estabelecimento da democracia plena, para a qual seu povo já foi preparado.... pelo seu próprio governo. Lá a educação é um fato. Com ela cresce a consciência polÃtica.
O povo é que paga conta sob esse regime ditatorial que já acabou, morreu é não foi nessa pequena ilha.
Faço minhas suas palavras, Santana. E se for possÃvel acrescentar algo mais, faço uma sugestão a FSP: promova um debate de Maria HermÃnia com Frei Beto ou Wagner Moura.
Hora de dar adeus a Cuba? Maria HermÃnia, desconfio que a Ford vai pra Cuba. ´´Até fevereiro deste ano 2018), já estavam funcionando na zona industrial do porto Mariel (Cuba) a sul-coreana Arco33, a Womy Equipment holandesa, a francesa Bouygues, a portuguesa Engimov Caribe, a espanhola Tecnologias Constructivas, a Bihn Global do Vietnã, e até mesmo grandes multinacionais ocidentais como a Unilever e a Caterpillar.``( ´O TCU e os "prejuÃzos" do Brasil na Venezuela e em Cuba.``(Mauro Santayana).
Foram mesmo?Agora vai! com o retorno da mais valia à ilha. Seguem, como querem alguns, os exemplos, por exemplo, entupido de empresas imperialistas
Totalmente de acordo, Professora. Há poucos dias aludi à estratégia da tolerância retórica referida no texto como erro recorrente de Lula em relação ao regime cubano. A excelência do artigo de hoje ilumina o contexto para defini-lo como o que de fato é - um delito. Congratulações.
Dizem falta realizar eleições livres como no Brasil, e deixar uma elite e a Cia por meio do judiciário, mÃdia e whatasapp, prender o candidato favorito se não interessar, elegendo alguém como Bolsonaro.
Rsrsrs, isso. Falta tb tacar fogo nas florestas, beneficiar grileiros, instituir milÃcias pelo paÃs.
Dependendo do bairro onde se escondem, a bem vividos esquecem que Jacarezinho é Brasil. Cuba tem a menor taxa de mortalidade infantil da América, incluindo EUA, Cuba tem um sistema de saúde de dar inveja a 90% dos americanos. Educação dos cubanos frente ao brasileiros... Claro podem melhorar, mas frente aos latinos, não estão tão mal quanto querem fazer parecer. Queria tanto falassem dos cubanos que apoiam o regime, dos massacres em protestos na Colômbia e Chile, ia parecer menos parcial.
E é muito mais democrática que o Brasil. 50% do parlamento é formado por mulheres, aqui qual é mesmo o percentual? Curioso tb observar que depois que o Biden assumiu foram mandados porta-aviões para o mar do sul da China, tivemos visitinha do chefe da CIA e agora irrompem essas manifestações muito provavelmente insufladas por mercenários. Entre várias outras provocações pelo mundo. Os ratos amestrados ficam aqui criticando um paÃs que exporta médicos e Defendendo um que exporta guerra e miséria
No Brasil, quando alguém elogia o AI5, imediatamente é enquadrado na LSN. Enquanto isso, aqueles que tomam Cuba como modelo, isto é, uma ditadura comunista, o Ministro Alexandre não vê nada de errado. Fazer apologia de uma ditadura comunista, como Lula e PT fazem, sem problemas. Agora, se falar em AI5, é um Deus nos acuda!
É mais do que anacronismo ideológico. Não foi por anacronismo que prejudicaram nossas relações com a Itália em favor daquele bandido barato do Battisti. É troca de favores, clientelismo internacional.
Ótimo artigo, mostrando a realidade atual cubana, onde o empobrecimento é público e notório. O governo não consegue mais manter melhoramentos para a população, e praticamente a resposta está sempre na ponta da lÃngua: É o embargo dos EUA ; só que a ilha tem trocas comerciais com mais de 100 paÃses, onde a exportação do açúcar é o produto principal .
Ótimo artigo. Nenhuma ditadura torna-se benéfica.
Sem dúvidas. Um dos maiores erros da esquerda brasileira é fazer vistas grossas (quando não apoio) à s violações de ditaduras como a cubana ou venezuelana. Radicaizinhos de ambos os lados precisam entender definitivamente que fora da democracia só existe o arbÃtrio, e a sociedade brasileira já deu definitivas mostras de que não tolerará ações que agridam este conceito.
Claro, claro... veja-se o caso da lava-jato onde o judiciário deu mostras de não tolerar ações que agridam este conceito condenando sem provas o candidato lÃder nas pesquisas e o juiz fazer parte do governo do adversário vencedor. É isso, né mesmo?
Tem razão, sociedade brasileira! Ao golpe, já!!!
Bom mesmo vai ser quando Cuba voltar a ser o quintal dos EUA... A articulista parece que não mora na América Latina, em que seus governos "democráticos", sem embargo econômico algum, até agora só legaram aos seus povos deseducação, violência e saúde da pior qualidade.
Interessante quando uma jovem cubana em uma jovem em Havana, ao ser perguntada sobre levantar o embargo norte americano o que aconteceria ? Resposta : Os voos partiriam para a Flórida lotados, não suportamos mais tantos desacertos , tantos sacrifÃcios, como também de produtos . Grande parte da esquerda brasileira , doura a pÃlula que não existe, o regime envelheceu e perdeu o rumo .
Se o capitalismo tem os seus erros (e tem), não há a menor dúvida de que é e de longe o melhor sistema econômico. E mais importante que qualquer coisa, é delegar o poder de decisão aos próprios cubanos que deveriam ter o direito de escolher que caminho seguir. Com certeza se pudessem não ia ser este.
É, os americanos (e cubanos endinheirados) vão transformar a ilha numa enorme Little Havana, bairro de Miami, com todos comendo e vivendo bem todos os dias. Vai ser um belo quintal, ao contrário dos escombros que existem hoje. Os cubanos da ilha vão gostar.
Se Cuba tem excelente educação então por que não submete seu sistema à avaliação do Pisa? Se tem excelente saúde pública por que não aceita a auditoria externa da OMS? Engraçado, os 400 mil cubanos que de lá fugiram nos últimos vinte anos discordam dessa excelência na educação e na saúde. O testemunho deles pesa mais que o dos intelectuais obedientes da nossa esquerda.
Cuba não é apenas anacrônica, mas, simplesmente, é a mais brutal ditadura da história do continente americano. Millôr Fernandes dizia que Cuba sobreviveria como o Museu do Ãndio do Socialismo.
Somente Pavlov poderia explicar o apoio automático da nossa esquerda à pior ditadura da história do continente americano. Trata-de reflexo condicionado, não tem outra explicação.
Somente Pavlov poderia explicar o apoio automático à pior ditadura da história do continente americano. Trata-de reflexo condicionado, não tem outra explicação.
de acordo.
Quanto à s razões do Lula ou de outros do PT em apoiarem a ditadura cubana, é sempre preciso lembrar que são polÃticos experientes e tem suas razões para essa atitude. Uma hipótese é que eles querem cultivar aquele segmento que cultiva um ressentimento anti-americano, e é sensÃvel a esse discurso. É um eleitorado fiel, raiz, e ainda com certa influência no meio universitário intelectual, que é arriscado alienar.
Matou a charada! Infelizmente, o que resta hoje de militância no PT e PC do B é muito sensÃvel aos autoritarismos que se proclamam antiamericanos, o que inclui desde a Venezuela de Maduro até a Belarus de Lukashenko.
Em questões sociais, temos a tendência de apegar-nos, tenazmente à s nossas suposições primárias; assim como Sartre se apegou à s suas. Essas suposições iniciais, geralmente, moldam o que nós aceitaremos como fatos. É esse viés emocional à s nossas suposições primárias que nos tornam cegos ao que uma escola polÃtica antagonista afirma. Ajustar todos os fatos parece ser trabalho de adivinhação. Raramente é conseguido. A ciência polÃtica pode nos garantir contra os erros?
A questão é mais profunda do que a colunista sugere. Ao apoiar um regime totalitário como o modelo cubano, o PT e parte da esquerda brasileira sinalizam que não aderiram plenamente à democracia liberal e à economia de mercado. Não dá para confiar em quem defende a democracia pela parte.
E os esquerdistas continuam defendendo a ditadura cubana aqui. Nunca enganaram ninguém. Nunca foram democratas de verdade.
Quem defende ditaduras não é democrata. Não são todos os esquerdistas que as defendem; são só os da extrema esquerda e os "petelhos". Os da extrema direita também defendem ditaduras (não as de Cuba e da Venezuela) e querem instalar uma no Brasil. Nenhuma ditadura é boa, exceto para os ditadores e, durante certo tempo, para alguns de seus seguidores .
Estive em Cuba há 15 anos. Boa escolaridade e rede básica de saúde, herança da URSS. No mais um horror. Total falta de liberdade à s pessoas tinham medo de falar. Ignorância da realidade, informações somente pela TV estatal, propaganda oficial. Pobreza generalizada. Sem passaporte, presos no seu paÃs. Fome. Tive pena, um crime!
Porque não fostes a Jacarezinho ou Vidigal? Também tem ótimas praias perto, teria sido muito mais barato, só não é seguro como em Cuba.
Qual será a opinião de Régis Debray ?
Reinaldo Pimenta, sim fome, a ração a que tem direito é insuficiente. Conversei com o povo, viajei para o interior. Me perguntei como uma situação daquela podia existir nos tempos atuais. PaÃs vivia do dinheiro da URSS, e posteriormente Venezuela, qdo acabou, sobreveio a realidade.Muito triste, pessoas sem perspectiva a não ser tentar fugir... Herminia foi honesta.
Fome?!
O Brasil é anacrônico, retrógrado, bestializado e está aÃ. Qual a solução para Cuba? Primeiro, vamos acabar com o embargo. Não há nada mais anacrônico do que um embargo contra o paÃs só porque não se ajoelha aos EUA. Depois conversamos sobre anacronismo de verdade.
Realizar eleições livres, onde a cia por meio do judiciário, mÃdia e whatasapp, prende o candidato favorito se não interessar?
A solução para Cuba é realizar eleições livres com a participação de vários partidos com programas diferentes - sociedade democrática é sociedade pluralista - e abrir a economia para que as pessoas possam fazer o que querem, seguir suas preferências.
Curioso, quem é o Brasil ou os brasileiros para falar de Cuba? Dá uma voltinha aà no seu quarteirão agora e depois volta para criticar a ilha do Fidel, se tiver cara de pau suficiente.
Concordo Evandro..Como se aqui todos os brasileiros - sem exceção - pudessem comer bem , terem saúde e educação gratuita , viajar mundo afora e agora não estivessem ameaçados na sua tenra democracia.
Prezada professora, na economia das trocas simbólicas, Cuba foi, é , e será sempre um gigante, quase um mito bÃblico, sem Deus, naturalmente. Enquanto nosso paÃs permanecerá uma terra bestializada, anômica, comandada pela elite do atraso, inclusive intelectual.
A falta de empatia da professora uspiana Herminia para com o sofrido povo cubano é muito triste. Depois de nossos "estudiosos" usarem aquele povo como cobaia de que o socialismo poderia dar certo ela propões abandoná-los à própria sorte para não reconhecer o fracasso da ideologia que sempre defenderam nos meios universitários brasileiros.
Não façam isso! Eu acho fundamental e altamente pedagógico que haja modelos como a Ilha-prisão de Cuba e o campo de extermÃnio da Venezuela para que os votantes brasileiros saibam para onde Jararaca e Boulos pretendem conduzir Pindorama!
O sistema de apartheid da Ilha-prisão cubana contém uma mescla do sistema de castas da Ãndia. Quase todos os membros da casta dos membros da Nomenklatura são brancos, heterossexuais e têm o cérebro formatado com conteúdo ideológico exclusivamente chancelado pelos ideólogos do Partido único. Os lÃderes são exclusivamente do sexo masculino. Já os zumbis apoiadores no Brasil defendem a heterogeneidade racial e a inclusão de gays, travestis e transexuais. E dizem defender a liberdade de pensamento.
Prezados leitores, peço desculpas pela demora na veiculação de minhas respostas. Isso se deve ao fato de eu ter sido incluso no Sistema Especial de Moderação Prévia Automática de todos os meus posts, por serem esses sempre eivados de perigoso conteúdo antipedagógico e invariavelmente ideologicamente incorretos, segundo a egrégia equipe de pensadores e intelectuais deste prestÃgioso Jornal.
Eu nunca fui racista! Mas nunca vi os cumpanheiru "progressistas" condenarem o racismo estatal cubano evidente ou o caráter genocida, misógino e homofóbico dos seus cumpanheiru do Hamas e do Irã!
Não se esqueça da liberdade erótica, Matone! Com tantos pretos, amarelos, gays e trans, eu lá vou ligar pra liberalidades intelectuais? Vacina e surubandalha!! Hahahaha!
A dissociação ideo-pragmática é a caracterÃstica patognomônica dos membros da Seita da Jararaca Semi-Analfabeta.
No Brasil, o voto é secreto. Eu nunca declarei em quem votei, e não me lembro de nenhum cumpanheiru com a camiseta do genocida homofóbico Che Guevara na cabine de votação, ao meu lado!
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Pode-se ver os resultados das intervenções democratizantes dos EUA nos casos relativamente recentes do Iraque, Afeganistão e LÃbia.
Os EUA apoiaram os seus interesses - nações não tem amigos e, após cortejarem por anos os ditadores de plantão, precisavam de outros ditadores, alinhados com uma ação antiterrorista. Mas, são paÃses mulçumanos, não laicos, sem tradição democrática (ali, apenas Israel o é) e com vocação totalitária. Cuba tem outras raÃzes, outros problemas e a ditadura castrista não resistirá ao passamento dos Castro. A conferir.
Foram os americanos que venceram o nazismo e, inclusive, a FEB lutou ao lado deles na Itália. Nunca devemos esquecer de quem livrou a Europa e o planeta do pior totalitarismo jamais visto na história humana.
Esqueceu Egito e SÃria, onde foram utilizadas forças "populares" alternativas.
Dupla dinâmica, pra que essas lembranças inconvenientes, sô??!
Sim e também o amor que os EUA tem à democracia quando apoiam a ditadura sanguinária da Arábia Saudita.
A cantilena de sempre falseada , a ilha não passava de um bordel de luxo , do império norte-americano , ousou obter a liberdade de uma nação, de um povo! Enquanto na terra brasilis , a ousadia é torna-nos uma colônia o mais rápido possÃvel ! Vale até presidente bater continência para a bandeira do império (EUA) !,com 19 milhões de pessoas em situação de fome, mais de 500 mil mortes pela covid-19, 33 milhões de desempregados ! A Hora é de dar adeus ao Fascismo! tenha a paciência !!!!!
O Brasil é uma democracia vibrante segundo a HRW e outras organizações independentes e sérias. E Cuba tem um regime totalitário segundo as mesmas organizações. Simples assim - o resto retórica anacrônica oriunda de quem perdeu a Guerra Fria.
Boa defesa da ditadura...
De fato. Cuba deixou de ser um bordel de luxo para americanos ricos e se tornou um bordel de quinta categoria para cubanos e e outros latino-americanos pobres. As profissionais do sexo da decada de 50 tinham a perspectiva de ascender à classe media com seu trabalho. Hoje, inclusive as "universitárias", trabalham em troca de comida por conta da "igualdade" imposta somente à quem não pertence à cupula do Partido Comunista Cubano.
Não vejo esse povo reclamar da Arábia Saudita, por exemplo. Não vejo esse pessoal falar do bloqueio dos EUA. Para esse povo, o bom mesmo é ser um bordel dos EUA.
Se bem me recordo da graduação em história na Universidade de BrasÃlia, a literatura diz que sim, Cuba era um bordel dos EUA. Fulgêncio Batista era um sim um um autoritário. Mas, depois de dar sua contribuição ao esculacho à Cuba, pode exigir democracia na Arábia Saudita.
Essa história de que Cuba era o bordel dos EUA antes de Fidel implantar sua ditadura comunista é uma piada. As trabalhadoras do sexo daquela época - uma parcela pequena da sociedade - podiam ascender à classe média com o fruto de seu trabalho. Hoje, 60 anos depois, a prostituição se estendeu às universidades e o valor do programa caiu para faixa de um dolar. Cuba é verdade, não resolveu o problema da fome mas "socializou" o acesso ao prazer. igualando pobre se ricos.
Tem alguma coisa de ridÃculo, D. HermÃnia, quando o PT expele oficialmente umas defesas acrÃticas de Cuba e Venezuela, ou mesmo quando estas vêm não-oficialmente de seus altos dirigentes. Mas é o mesmo ridÃculo de fulano demonizar um pequeno paÃs da centro-América como sendo um perigo à s democracias ao redor, sufocando sua economia, tornando-o o mal incarnado. Jesus da Goiabeira, foi só uma experiência que, mal-sucedida, descambou numa ditadura como tantas outras.
Bela defesa da ditadura, Benassi. Parabéns...
Acho que ja era previsivel que o PT e os seus ideólogos, professores como Herminia Tavares, em algum momento, iriam querer se dissociar do desastre social que resultou do "socialismo" implantado à força por Fidel. Cuba deixou de ser o modelo de "igualdade" que eles pregavam perante seus alunos. Com o avanço da internet não é mais possivel esconder a decadência fisica e humana daquele paÃs. Não da mais para "ganhar dinheiro" contando mentiras.
Sra.Professora, nem uma palavra uma só que seja sobre o bloqueio norte-americano a Cuba nestes anos todos parece-me de uma parcialidade criticável. Não sou filo-cubano, mas nesta América Latina que sofreu as consequências funestas da super-agressiva polÃtica externa norte-americana , é necessário ponderar as várias faces da moeda. Também me parece acrÃtica a posição do PT, poderia ter uma palavra sobre o excessivo autoritarismo do regime. Mas a senhora acha mesmo que o Brasil é uma democracia?
De acordo .E acho que a Profa.Herminia presta um desserviço a um debate profundo e imparcial sobre a situação de Cuba, haja vista a quantidade de comentários obtusos ,superficiais e raivosos aqui expostos, com base em seu (dela) texto.
Posição certÃssima. Infelizmente, a razão é o próprio anacronismo do PT, o que evidentemente não ajuda em nada, quando a sombra que se abata é a da extrema direita.
Sugiro à profa.Maria Herminia ler a fala do jornalista Breno Altman sobre o bloqueio dos EEUU contra Cuba no site Opera Mundi.
Estendo a sugestão que fiz à profa. Maria HermÃnia aos comentaristas aqui. Parece que nenhum sabe o que é bloqueio econômico, como funciona. E se não funcionasse, os EEUU já teriam desistido dele, né., porque eles não são estúpidos. Sugiro tb uma leitura - isenta - sobre o que é socialismo, porque muita gente usa essa palavra como se usa a palavra "inferno" - ninguém sabe o que é e onde fica, só sabe que é ruim.
Acho que o site "Opera Mundi" - um recanto reservado para divulgar as opiniões dos socialistas de botequim - caminha para o fechamento. Sem a contribuição dos politicos e professores universitários "de esquerda" , que ganharam dinheiro usando o "modelo cubano de sociedade" como exemplo à ser seguido pelos brasileiros, vai faltar dinheiro em caixa. Acho uma pena porque sou à favor da mais ampla liberdade de opinião, inclusive daquelas que defendem os anacronismos herdados do seculo passado.
Quando morreu Max Altman, o filho Breno mandou cremar o corpo na Vila Alpina, e as cinzas, conforme seu desejo expresso, mandou jogar sobre a mureta do Malecón, em Havana, capital da Cuba socialista. Não preciso dizer mais nada! Desde a mais tenta infância, o cérebro do Breno foi formatado para achar que Cuba é o paraÃso na Terra. Não tentem confundi-lo com fatos! Obrigado, Breno, por não ter enterrado seu pai Max, que sempre combateu Israel e os judeus, no Cemitério Israelita do Butantã!
Sugiro que o leitor informe-se por outras fontes e reflita. O embargo é exclusivo dos EUA. Não alcança o comercio mundial. Cuba hoje importa açucar e café, outrora produtos exportados em mais de 7.000.000 de ton. O comércio com China, Russia, UE, Mercosul.etc, é livre. O produto de exportaçao de Cuba, hoje, é o trabalho escravo de seus profissionais de saúde. O artigo da colunista é impecável, e afora os saudosistas, apenas os mal-informados apoiam Cuba. Ah, e fora bolsonaro!!!!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Maria Herminia Tavares > Hora de dar adeus a Cuba Voltar
Comente este texto