Ruy Castro > O Rio como 2º Distrito Federal Voltar
Comente este texto
Leia Mais
De fato estou as pessoas que reagem como você indicou: corrupção e tem mais: proximidade com uma batalha com a qual irá se misturar: milÃcias x tráfico (agora os dois "ramos" são organizados). E o lógico e objetivo: aumento de custos para a "operação" do Estado com unids filiais das brasilienses no RJ e vice_versa. Além disso, esta história só tem por detrás salvar a "Economia" do RJ e alargar o poder federal localmente, permanecendo a União concentradora. O povo depende do povo.
O que mais gosto do RJ é a distância!
A alma carioca ainda hoje se ressente da perda de status de capital federal. IncrÃvel. Sonham com um tempo idÃlico. Chega a ser risÃvel identificar "proximidade da capital com o seu povo" com sucesso polÃtico-social. Povo brasileiro se traduzindo perfeitamente na figura do carioca médio não passa de uma exótica, porque distante, metonÃmia. Já a proximidade do povo com sua capital como algo positivo soa como deboche, já que o falido estado do Rio tem sua capital bem próxima de sua população...
A minha sugestão é a seguinte: o Rio de Janeiro deveria declarar independência. Deixa o "tambor da nação" (que não, não tem mais corrupção nem violência que o resto do paÃs! De modo algum!), com tantas riquezas naturais (só naturais, já que é tão improdutivo que deveria ser desapropriado pelo Incra) e um povo tão maravilhoso, tentar viver sem a infinidade de dinheiro federal que recebe. Assumam o protagonismo que tanto querem e parem de querer subordinar o Brasil à sua decadência!
Que falta de contato com a realidade. Como alguém tem coragem de afirmar que a capital miliciana do paÃs não se beneficia em nada de sediar uma infinidade de instituições públicas federais que dão milhares de empregos e uma infinidade de dinheiro federal? Qual cidade do paÃs não aceitaria esse encargo tão doloroso? Pior ainda é falar que o "contato com o povo" traz governantes melhores no mesmo contexto em que fala do Rio de Janeiro. Pelo amor...
Vira o disco, elite decadente! Não adianta transformar o Rio de Janeiro em capital federal, nem em capital mundial. A vidinha diletante de vocês é insustentável, vocês são fósseis vivos. Ninguém mais tem dinheiro pra sustentar as suas universidades públicas de quinta categoria nem a amada Fundação Casa de Ruy Barbosa, onde vocês ganham fortunas para ler o que gostam e produzir "estudos" que influenciam tanto o Brasil quanto a candidatura do Daciolo. Suguem dinheiro federal quietos!
Humm... Sem ter lido o livro, a idéia parece ser mais alguns kilos para o combalido orçamento nacional levar nas costas.
É exatamente isso.
A desfaçatez do articulista é algo.... "mamava" na lei Rounet???
O problema dele é que ele é sem noção mesmo;
Uma capital em que o Legislativo só trabalha de terça a quinta e, nos dias restantes, vai fazer polÃtica local nos seus currais eleitorais. Isto é BrasÃlia. Claro, qual polÃtico quer morar lá? A tremenda provincianização do Brasil nos últimos 50 anos não é à toa.
Ainda bem que o Rio é bonito por natureza porque o resto....
O Rio voltar a ser capital do Brasil, credo, que "nÃvel". O Rio de Janeiro poderia ser mais bem administrado, fazer um programa de incentivo fiscal e reindustrialização para geração de renda e empregos, desfavelização, revitalização na infraestrutura da cidade, essas coisas, capital do Brasil mesmo é BrasÃlia, é isso.
Kkkk, cada bobagem que a gente lê! Até tu, Ruy, que acompanho com prazer desde os tempos do Pasquim? Será o bolsonarismo batendo à sua porta? Cuidado com a vizinhança, kkkkk.....
BrasÃlia foi um erro espetacular de Juscelino, virou até um tabu falar sobre ele. Não vou enumerar os malefÃcios de BrasÃlia, basta que se pesquise. Sempre achei a arquitetura do grande Oscar bonita e no entanto pouco prática e eficiente. Se a capital tivesse continuado no Rio, terÃamos presidentes acuados pelo povo, talvez nem os milicos tivessem ficado tanto tempo roendo o osso.
Rio de Janeiro tem a beleza natural e os históricos palácios do antigo império. Sonho impossÃvel.
É curioso para quem já viveu no Rio e em BrasÃlia, que além do esvaziamento com a mudança da capital, o Rio cartão postal (do antigo centro ao Leblon) sofreu um segundo esvaziamento com a migração da cidade para a zona oeste. O urbanismo da Barra da Tijuca é do "brasiliense" Lúcio Costa, e os grandes condomÃnios lembram as SQS de BrasÃlia com a separação entre os prédios, as áreas verdes e o reconhecimento da importância do automóvel.
“O Rio continua a ser: reduto da máquina do Estado, funcionalismo, estatais, efetivos militares, palácios e prédios históricos aos monumentos naturais, instituições cientÃficas”[Ruy] . Falta acrescentar que o Rio “pariu”: a Empresa-Igreja Universal as milicias e suas franquias, o povo opta eleger fariseus, ignorantes, estúpidos, cÃnicos...e depois reclama...”.
O pior é a cara-de-pau de falar que essa catástrofe de cidade não se beneficia disso. Qual cidade não queria ser "punida" com um monte de instituição pública cheia de dinheiro federal? Só um apologista de Nelson Rodrigues, fedendo a carioquismo decadente, pra dar espaço a uma baboseira dessas. A Folha está cada vez pior.
Parece que o Ruy anda com inveja do Bolsonaro, está cada vez mais negacionista. Nessa toada vai acabar com o estoque de colÃrio alucinógeno do Simão, que, vira e mexe ele surrupia para escrever sua coluna.
Ruy, por que não dedicar algumas linhas aos 'contras', à lá Hélio Schwartsman, ou à lá Ruy Castro mesmo, vc é fera na crÃtica. Não é possÃvel q o livro só apresente os 'prós' da ideia. E não vale justificativa do tipo "quem quiser, que compre o livro", pois não é todo mundo que pode. Por mais que você seja carioca roxo, mande lá os poréns. É fato que o Rio sempre será a corte do Brasil, é um arranjo institucional e administrativo a partir desse fato não é absurdo. Mas e o outro lado? Por ex, via
CarÃssimo Ruy Castro, cujos textos e livros sou admirador. Sobre o Rio e seu povo, que temos em grande respeito e até admiração. O problema é que sempre louvaram a tal da malandragem inútil, desnecessária e que é o cancro da nação. Malandragem essa que ajudou a conduzir governadores e polÃticos atrás das grades e conduziu um incompetente ao planalto.
Que bom saber que não há corruptos entre os governadores de BrasÃlia, Goiás, São Paulo, Paraná e Minas Gerais! Não deve haver, porque nenhum deles vai preso. E que o PCC, que comanda o crime organizado no Brasil, também fica no Rio, não?
E quem Kgou na belÃssima natureza do Rio de Janeiro escondendo-a atrás de horrorosos espigões? Foi BrasÃlia ou "dourados" cariocas?
que continua sendo reduto dos militares não há dúvidas. quase todos que integram o Governo do Coiso falam com fortÃssimo sotaque carioca.
A capital não deveria ter saÃdo do Rio.
Respeitemos o "patriotismo" regional do Rui. Mas daÃ, sustentar a bandeira do 2º Distrito Federal, é amor demais ao Rio. A história desse mais lindo Estado brasileiro vive de lembranças igualmente lindas. Mas deixar as milÃcias ocuparem espaços do Estado, cinco governadores presos por corrupção e um presidente aloprado, talvez não credenciem, de fato, nossa Cidade Maravilhosa abrigar uma segunda BrasÃlia (já cheia de ladrões também).
PoderÃamos inovar e incluir também Salvador/BA e assim terÃamos 3 Distritos Federais (será que tem paÃs que tem?). Lá em Salvador, pelo menos, governador preso ainda não teve... E cá entre nós, são muito simpáticos e bem menos amargos com a perda da centralidade histórica... ;)
Concordo!! Meu pai, que morreu há 23 anos, achou um absurdo quando JK levou a capital para longe do brasileiros. Isolou os polÃticos do povo, a partir daà tudo ficou ainda mais fácil para os “corruptos” ou seja para os polÃticos criminosos.
É muito difÃcil ser polÃtico criminoso no Rio... Lê o que você escreve antes de clicar em "enviar", por favor.
Se no mundo há cerca de 200 paÃses e 10 têm capitais distritais, 190 não têm. O governo estadual e municipal já estão muito mais próximos do povo, e isso tem melhorado a situação? Será mais uma sangria de recursos para cargos alegóricos
Dor de cotovelo.
Que droga esse cara tomou para escrever tamanha bobagem? Rio capital do Brasil? Só se for para entregar de vez o paÃs à s milÃcias, traficantes e estelionatários de toda ordem. Essa cidade não tem mais a menor importância para o paÃs.
Acorda, mestre, que a Bossa Nova já acabou... E Euler Bentes Monteiro foi substituÃdo por Augusto Heleno e Braga Netto. E o Flamengo de Dida virou bichinho de estimação da rede Globo...
Hhahahahaha! Brega Natto e o Goblin Grego serão a maldição da New Guanabara! Hahahaha! E o jogo agora será tênis de areia, só pra constar.
Ayer, é uma 'provocação' bairrista do Ruy. Engoli amargo a conversa, mas depois pensei "Estamos ficando importantes" para que o nosso bardo ouse dizer que nossa terra não tem povo. Mais que 3 milhões já somos e nem 'governadores presos' temos faltando em nosso currÃculo... Volta mais não, querido mestre! Nem dividindo o 'caneco'... rs. ;)
Vamos deixar mais um ninho de corrupção em estado latente.BrasÃlia já é demais.
Ô, Ruy, meu caro, só o tambor? O Rio tem, consigo, uma Orquestra Tabajara inteirinha, big bands cariocas profissionais no pppiicaretex. O resto do paÃs é amador, o Rio pôde nos dar Bozo, o Seboso; tem a milÃcia saudável e atuante: vai querer comparar o Canão, do Sabotage, com o Alemão? A linha amarela com a marginal? Ceis são mó profissa, bro, a gente leva uns 30 anos pra chegar até vocês. Bem, o Bozo pode acelerar nosso desenvolvimento: nuns 10, SP pode apodrecer legal, com algum esforço.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > O Rio como 2º Distrito Federal Voltar
Comente este texto