Ilustrada > UFRJ nega a sambista Nei Lopes indicação a título de doutor honoris causa Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A julgar pela matéria, a razão para negar a honraria é totalmente ridÃcula, risÃvel e motivo de desonra para a Universidade. O Honoris Causa serve, também, para reconhecer o valor social da trajetória de uma pessoa e sua contribuição para a sociedade, fato inegável a Nei Lopes. Trabalhei por anos na Federal do Tocantins e tivemos a honra de conceder esse tÃtulo à Dona Raimunda, quebradeira de coco babaçu e lÃder comunitária conhecida internacionalmente.
Supondo que o colegiado se envergonhe do ridÃculo da situação, fazia bem o Ney em negar o tÃtulo. Nem ele nem sua obram precisam disso: são muito maiores e atemporais.
Que estranho! Por que o tÃtulo de doutor "honoris causa" deveria necessariamente ter pertinência especÃfica com a cultura jurÃdica, se é conferido por toda universidade? Os méritos intelectuais de Lopes em outras áreas do conhecimento não são o bastante?
Quem arranha sua imagem é a própria universidade, que se apequenou, vale lembrar que a indicação de doutorado honoris causa parte de membros da própria instituição, nunca do homenageado. Propõe uma homenagem e a recusa, por análise de burocratas que não deveriam estar no espaço acadêmico, uma vergonha.
Dá uma banana para eles, Ney.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > UFRJ nega a sambista Nei Lopes indicação a título de doutor honoris causa Voltar
Comente este texto