Hélio Schwartsman > Centrão no poder Voltar
Comente este texto
Leia Mais
SR Benedito Teixeira: eu voto há 40 anos, não sei o que é voto de cabresto! O dia em que alguém me obrigar votar em candidato do qual eu não queira, rasgo meu titulo!
Hélio, não sei se as interrogações radicais que existem em torno da vida polÃtica e as imagens dissonantes que elas projetam no cérebro servem para a revisão de crenças polÃticas enraizadas. Falta a plasticidade que alarga os horizontes, sobra rigidez que produz o artificio da distorção dos 'fatos reais'. Vem daÃ, a regressão polÃtica que se transforma em salto histórico para o futuro, o poder dado a 'mitos' e a tristeza de um paÃs que não evolui. .../Claudia F.
Vá a mer.da José Freita, a opinião que vale pra mim é a minha.
O presidente é um polÃtico do centrão com base eleitoral entre os militares. A evolução dos nomes em seu entorno não surpreendem. O Guedes é que parece cada vez mais um estranho nesse ninho.
Guedes, estranho no ninho? Asinus asinum fricat te lembra alguma coisa?
O articulista chegou atrasado. O Centrão está no poder desde Sarney.
E o Lula? E o PêTê?
Esta é toda a sua argumentação, senhor?
Pois é. Isto é das poucas Coisos que o Jairista sabe falar. Como se a extrema corrupção das gestões petistas justificassem as atrocidades do Coisismo. Está Nogueira no Governo... Foi acusado ajudar a formar o mensalão. Sempre os mesmos.
Hélio, imagino que o partido que te decepcionou seja aquele da estrelinha vermelha... O Centrão absorveu Bolsonaro, você tem razão, caro Hélio (escrevi absorveu, não absolveu).
Gostaria de tomar o termo dissonância, usado por Hélio para designar a diferença entre o pregado pelo presidente no seu discurso de candidato, crÃtico dos conchavos do centrão, e o convite de agora para que o seu representante mor seja ministro da Casa Civil da presidência. O que se poderia esperar desse governo, coerência, consonância? Os da patota do presidente dirão que a sua atitude não é de dissonância, é de amadurecimento. Eu chamo de costumeira distorção da realidade.
Pois é, governo sequestrado padece agora da SÃndrome de Estocolmo.
Hahahahaha, caro Sebastião: como se o Bozoverno fôra, nesse imbróglio, vÃtima...
Alô bolsonaristas: frase do Ãdolo de vocês: "SOU DO CENTRÃO. NASCI, LÃ". E aÃ: ainda acreditam nesse quase-presidente? Como dizia um amigo meu: se Bolsonaro tivesse caráter, seria um tremendo mau caráter!
Bem, carÃssimo, podemos chamar como quisermos esse confronto das realidades interna e externa ao indivÃduo, importa mesmo é seu produto e aquilo que dele decorre. Já que expôs teu resultado, declaro o meu: a realidade externa venceu. Também já há uma década, mantenho um pé atrás com o PT, enquanto agremiação que, no poder, mostrou-se mais permeável do que parecia. Mas seus bons quadros e seu histórico trabalhista ainda têm peso, e o prefiro a PPs e PSLs que, com ou sem histórico, fedem.
Bons quadros!?
Lamento informar, Sr. Benassi, seu algoz PT também lhe infligiu a SÃndrome de Estocolmo, mas isso é inconsciente para a vÃtima.
Lula preferiu arriscar deixar Bolsonaro ganhar, do que apoiar Ciro Gomes que poderia lhe fazer sombra no campo de esquerda. Estamos nesta desgraceira muito por culpa do Lulismo. Em 89 ocorreu o mesmo com Collor, Brizola chamou Lula para apoiar Mario Covas e Lula preferiu perder para o Fernando. Enquanto houver Lulismo, estamos lascados.
Cara, mas esse mundo em preto e branco, oito ou oitenta, esse maniqueÃsmo todo, é doloroso. Jura, mesmo, que, fora o Messias, só existe o Lula, que teria a culpa de tudo, tendo ele cometido o desatino ou se omitido para que o cometessem? Caramba, é preciso mudar o discurso, ampliar os horizontes, criar possibilidades..!
Minha visão do Lula sempre foi a mesma, o PT tem bons quadros e Lula não é o melhor, pena que a ala Lulista que compõem com qualquer coisa pelo poder é a maioria. Votei no Lula no segundo turno em 89 e assim por diante; porém, sempre com os pés no chão de que conchavos de todos os tipos aconteceriam e aconteceram. Vou fazer uma ressalva, Lula e os lulistas gostam de compor com todos, menos com quem possa oferecer um perigo de fazer sombra polÃtica. Lula preso, preferiu a eleição de Bolsonaro.
Centrão nunca saiu do Poder. Mais centrão que o Coiso impossÃvel. O centrão está apenas ocupando mais espaço. Prova disso é o que foi apurado na CPI. Barros (PP) tinha fortÃssimas influências e espaço, nomeou Diaz (quem foi preso semanas passadas) e tinha circulação no ministérios com mais recursos do Brasil.
Hélio, cada vez me convenço mais que o único objetivo dos articulistas de direita é atacar o PT, independente do assunto abordado.
É claro, na lógica do militante, a mais leve crÃtica ao PT só pode vir da direita, de tucano ou bolsonarista. É o bolsolavismo de sinal trocado.
Bem, caro xará, a última coisa de que o PT padece é a inocência perdoável: não é necessário ser "de direita" para observá-lo e criticá-lo.
Ele não atacou o PT. Mas o fato é que Nogueira teve acusações no mensalão, na época então presidente do partido, o que não deu em nada para as elites polÃticas, mormente em razão dos que tem mandato devido a im(p)unidade parlamentar. Mas esse Nogueira defendeu Lula e criticou a lava jato a operação prendeu quase 200 pessoas dentre as elites polÃticas e economicas da nação - dentre eles tinha muitos investigados de seu partido
Ele não atacou o PT. Mas o fato é que Nogueira teve acusação de formação de quadrilha no mensalão (época então presidente do partido - o que não da em nada para as elites polÃticas, mormente em razão dos que tem mandato devido a im(p)unidade parlamentar). Mas esse Nogueira defendeu Lula e criticou a lava jato a operação prendeu quase 200 pessoas dentre as elites polÃticas e economicas da nação - dentre eles tinha muitos investigados de seu partido
Como não desconfiar das urnas eletrônicas, com polÃticos iguais a Ciro Nogueira, no senado? É sabido que quanto mais dinheiro um candidato emprega na sua candidatura, mais chances ele tem de se eleger. Isso significa que ele pode compra até o sistema eletrônico. No paÃs de crentes na bÃblia, qualquer lorota convence...
Sr. Adenor. As urnas eletronicas não foram implantadas para corrigir intenções de votos mas, sim, para corrigir distorções (fraudes) na apuração e, tabem, celeridade no resultado desta. Querer retroagir é defender o voto de "cabresto". Com milicianos dominando, seria um prato cheio para os bozolianos.
Que narrativa mais interessante! Aproveita uma aberração para justificar outra ainda pior.
Perfeito. Eu tinha simpatias pelo mesmo partido que você mas descobri que era igual aos outros antes. Na década de 90. Nunca mas acreditarei em partidos mas continuarei ingenuamente acreditando em democracia pelo resto da minha vida. Fora, Genô!
Era diferente, sim, Hélio. Era igualmente corrupto, mas muito mais hipócrita.
Computei tudinho. Inclusive o mensalão, petrolão e o porto marÃtimo em Cuba. Ficam elas por elas.
Nessa conta de muito mais hipócrita você computou o fundão bilionário aprovado pela base governista? O discurso ~fim do toma lá dá cá~ seguido da violação a n al pelo centrão? Os 30 anos de peculato com dezenas de imóveis comprados em dinheiro vivo por quem se dizia honesto?
Era também corrupto, mas não cometeu assassinato em massa e não usava o nome de Deus o tempo todo, até no slogan nazista de campanha. Portanto era menos hipócrita.
Texto perfeito! Foram aa diversas denúncias sobre corrupção e algumas posturas sobre temas que me são caros ( a defesa intransigente de direitos individuais prevalecenão sobre o coletivo - CF 88) , corporativismo exagerado é que perdi a ilusão de que o PT fosse ser o sopro de renovação que o Brasil finalmente teria. Mas mantive o senso crÃtico e o mantenho agora, isto é essencial para uma democracia, caso contrário não é polÃtica e sim torcida pura e simples por polÃticos de estimação!!!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Centrão no poder Voltar
Comente este texto