Opinião > A SBPC defende o conhecimento e a democracia Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Cardoso

    Nessa nova era em que o Estado é uma grande companhia de seguros, com quase todos os seus recursos destinados à previdência e saúde, quem tem dinheiro deve gastá-lo sabiamente. Iniciativas como a do Instituto Serrapilheira de incentivo à matemática são bem vindas. Doações às universidades onde nos formamos também são bem vindas.

    Responda
  2. MARCOS BENASSI

    Minha gente tão elevada, é um alento e um desgosto ouvir de vocês a reflexão aguda e, necessário reafirmar, óbvia. Tão óbvia quanto rasteiro é o conhecimento que o Bozo e suas Bozolettes desprezam, muito aquém do sofisticado conhecimento científico embarcado nos produtos que vocês mencionam. O evidente é ignorado, não só no campo dos fatos (máscara protege) como também no do comportamento - o Bozo trai, é nefasto como administrador, irresponsável. Tamos com falta de aceitação do óbvio.

    Responda
  3. Vito Algirdas Sukys

    Um presidente das ciências humanas e um vice-presidente das ciências exatas na SBPC mostra o empenho na unicidade da ciência para a construção do conhecimento. A SBPC deve trabalhar para ter a ciência como política de Estado. Talvez seja necessária a criação de um partido político cujos membros sejam cientistas das diversas áreas, ciências sociais, humanas, biológicas, etc. , que atuariam nos governos de plantão. A ciência é muito importante para ser deixada como apêndice de partidos políticos

    Responda
    1. Vito Algirdas Sukys

      Além disso, caro Marcos, acredito na possibilidade de uma ciência da Ética. Algumas pessoas vêem as regras morais como absolutas, e esses princípios absolutos afetam as necessidades da vida. Poucas pessoas acham que pode haver alguma dúvida genuína neles. Uma ética científica pode promover o que é certo e errado além de qualquer dúvida razoável. Como ocorre nos erros das decisões judiciais. A construção de uma ética científica com validade empírica se faz necessária. Um pragmatismo científico.

    2. Vito Algirdas Sukys

      Concordo plenamente, prezado Marcos. A ética é importante. Lembro das aulas de ética de Renato Janine Ribeiro, que eu assistia como ouvinte, com a permissão dele, uma vez que eu era aluno de exatas da USP. Para mim, a política deve começar com a ética ; que é a invenção do certo e do errado. A justiça é dar a cada um o que lhe cabe, e a lei tem que ser justa, por isso. Então a ética é anterior ao direito, na minha humilde opinião. Abraço.

    3. MARCOS BENASSI

      Faltou o componente ético, caro Vito, que está implícito, bem sei, mas não deve deixar de ser explicitado. Ciência e ética, ingredientes para se fazer o prato do país decente. Fora disso, só há a lavagem dos porcos...

  4. ricardo arantes martins

    cientistas devem ser estudados. creio que em sua maioria sabem que na história mundial só a inclusão e bem estar social em democracias consolidadas há muitíssimas décadas. Viva a democracia. Viva a ciência.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.