Opinião > Militares em retirada Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Afinal de contas, o que é mesmo, bolsonarismo? É uma seita? Que tem em Bolsonaro, o seu lÃder? Porque os seus seguidores só podem ver nele uma áurea sobrenatural, transcendental e mÃstica. Pois o governo dele não construiu nada, só demoliu, desagregou, negligenciou todas as polÃticas públicas como: saúde, educação, habitação, saneamento, meio ambiente, trabalho e emprego, cultura, crescimento econômico, combate à fome e à pobreza, ou seja, nada, só intriga. Ah! isto ele faz com maestria! Logo...
Prezado João Batista Tibiriçá, se você descobrir, poderia por gentileza me esclarecer. Também não consigo enumerar nada, mais nada mesmo que esse desgoverno tenha feito até o momento.
Perfeito. As forças armadas, porque exercem o monopólio legitimo da força em nome do Estado, não podem imiscuir-se na polÃtica, não devem vincular-se a nenhum governo. E, como instituições de Estado, devem defender a Constituição. Fora disso é a ilegalidade.
Matéria imparcial e exagerada. Por que ver autoritarismo em um comentário de um militar que apenas rebate um outro comentário feito às forças armadas pelo Presidente da CPI e não ver o mesmo nesta avaliação quando a CPI ainda está em fase de investigação? Democracia é também exposição de ideias sem que isso implique a todo momento crise institucional ou ruptura com o estado democrático de direito. A Folha deveria contribuir mais para a harmonia entre os Poderes e não jogar gasolina no fogo....
Incompetência, ignorância e estupidez os males do bolsonarismo são. Já irão tarde, todos. E que não voltem mais.
Os militares passaram o rodo nos civis nos anos 60, mas aquilo foi um subproduto da guerra fria. Hoje quem tentar coisas do tipo corre o risco de perder a gorda aposentadoria.
A FSP erra quando menospreza a capacidade de o governo realizar sua intenção golpista. Não cabe ao jornal dizer se haverá ou não eleições, se os eleitos tomarão posse ou não, não é o dono do futuro. Cabe exigir punição exemplar ao ministro que faz chantagem covarde e dissimulada à nação, por parte das instituições a que cabem punir. Cabe afirmar que não aceita e não transige. Ainda que não consiga implantar um poder autocrático, pode prejudicar muito o paÃs enquanto tenta fazê-lo.
Já pensou em integrar o conselho editorial?
Esta caterva que hoje ocupa espaço no centro do comando polÃtico do nosso paÃs levou o Brasil a um extremo do qual ele jamais chegou o que parece claro nisso tudo é que nossas forças armadas precisam mudar radicalmente e se tornar o que nunca foram democráticas e republicanas ,esta gente atrapalha o Brasil desde o começo da republica,foram mais de 100 anos se metendo onde não devem , a única paz que tivemos dessa gente foi de 1990 à 2015 depois voltaram a se meter em polÃtica, hora de mudar.
A FSP está cada vez mais autoritária em sua sanha de reprimir comentários. Escrevo apenas "Não passarão"!! (todos sabem a origem da frase) e sou censurado. Não dá para entender. Ajustem esse robô, por favor!
NÃO PASSARÃO!!!
Gostei do 'golpismo impraticável'. Não precisava dizer mais nada sobre os desvarios desses generais-sem-guerra.
Só falta acordar o PGR para processar os golpistas.
VAMOS TODOS PARA TODAS AS RUAS!!!!!!
A FSP no seu Editorial afirma que o General Braga Netto em 15 dias, pela segunda vez ,ultrapassa os limites da República. E quando um militar comete essa falta não deve ser punido? A FSP deveria ter coragem de sugerir o que a Constituição preconiza. Ou cadeia ou no mÃnimo exoneração.
Não entendi a frase " É ainda pior a subserviência a que foram obrigados os comandantes de Marinha, Exército e Aeronáutica". Esses marmanjos tem estabilidade no cargo e não foram obrigados a nada. São subservientes por Ãndole, por natureza. Isso está arraigado em cada um deles.
O Ministério da Defesa seria para ser ocupado por um civil, no entanto foi colocado um general. A bem da verdade um militar da reserva. E pelo andar da carruagem imagino que seria melhor substituÃ-lo por um praça. Isso mesmo! Um cabo ou soldado como ministro da defesa, visto que o general de 4 estrelas não está à altura do cargo por insuficiência de competência.
Rubens não humilha o pracinha!
Quando li o artigo da Folha sobre o que a folha pensa, fiquei triste... Infelizmente não temos mais jornalismo isento, e sim jornalismo militante, que não comunga com a verdade e só pública absurdos, barbaridades e fake. Jornalismo inconsequente e desprovido de qualidade jornalistica.....pena. a folha já foi um grande jornal. Hoje não passa de um pasquim de fofocas e sandices!
Luiz Ortega deve ser um cabo com mania de general...
Vai catar coquinho meu filho, defensor de golpista
Luiz, tem outras opções. Assista "Os panos nos Is"
Luiz, vc deve ter comentado no artigo errado pq não faz sentido nenhum nada do que vc disse.. um jornal afirmar que o propalado golpismo militar bolsonarista não tem onde vingar na atual democracia é mais que realista, é necessário!
Ao ler o artigo da folha fiquei feliz, enquanto exista esse tipo de jornalismo, podemos falar "Ainda temos pátria Meu povo". sábado de novo o grito do povo será "Fora genocida"
fora Luladrâo!
Texto exagerado ! No contexto são ministros ; ou Sinistros se preferirem ! Porem longe das Forças Armadas ! Esqueçam ! Balancem tranquilos a bandeirinha vermelha ! Não ; jamais haverá golpe !!
Assino em baixo. Um bom motivo para ser assinante deste grande jornal.
O editorial da folha vem em boa hora, antecipando o movimento das ruas do próximo sábado. Queremos Bolsonaro fora, Militares brincando de guerrinha dentro dos quartéis e só e radicais de extrema direita de volta para o circo dos horrores. Esse bolo fétido não representa nação brasileira.
Gen te precisamos encher as ruas e gritar bem alto que temos direito de errar/acertar na escolha dos nossos lideres, chega da tutela de nossa consciencia politica por parte dos militares
Impecável. Feliz por ser assinante da Folha.
Trai o povo e a nação, politico que para ser eleito utiliza da democracia e depois tenta destrui-la; por consequencia, quem usa do poder a ele concedido pela sociedade, e tenta retirar o direito do povo escolher suas lideranças, para defender interesses de grupo politico ideologico qualquer é traidor do povo. Trai a sociedade que tem o direito de errar/acertar na escolha das lideranças politicas. Todo politico/servidores que detem poder jura respeitar e defender a democracia e a constituição
Ainda bem que temos veÃculos de imprensa não corrompidos. O bravo editorialista não deve estranhar: uns nascem para napoleão; outros, para anspeçada. Quando o sujeito nasceu para capacho, não importa o que seja na vida: ministro do Supremo, general de quaisquer estrelas, brigadeiro, almirante, senador, deputado, não importa; será sempre um capacho! Pronto para exercer sua vocação.
Perfeito! E este tipo ainda se ressente quando, ao passar por ele seu "superior", não o humilhe: um manda, o outro cede.
A Folha escancara o seu papel de apoio a um golpe militar explÃcito. O editorial deveria ser o de aplicar a constituição e colocar as forças armadas no seu devido lugar, prendendo o ministro da defesa. Mas como a história não se apagaÂ… a Folha apoiou o golpe de 1964 e, com certeza, apoiará o golpe de 2022.
Causa-me espécie a Folha de S. Paulo utilizar de retórica rebuscada na escolha das palavras para escrever o editorial. Parece que falta coragem para desancar em português claro esse desqualificado que ora dá plantão no Planalto.
Sempre houve margem para golpe, porque o golpismo é uma caracterÃstica dos militares desde que Deodoro passou a lâmina no Gabinete Ouro Preto e fundou, com sói ser conhecida em priscas eras, a "República da Espada". A Folha tem errado ultimamente, sobretudo em produzir a narrativa da "desidratação" do Jair das MilÃcias em 2018 apostando no "centro democrático" de Geraldo Alckmin. O que temos hoje já é uma República Miliciana ancorada no Forte Apache com várias invectivas de intervenção militar.
Os liberais se enchem de justificativas e desculpas, mas resumindo, implementam a lei da selva na sociedade ao pregarem e se apoderarem dos serviços publicos e do controle da economia; enfim é famoso quem pode mais, pode cada vez mais e chora menos, so tem direito quem pode pagar para ter direitos, e isso vai até aos direitos basicos a condição/dignidade humana. Isso são os ditos liberais que não vacilaram para colocar brasileiro nas maos da extrema direita p/retirar esquerda
Precisamos nos mobilizar para que esse vira lata miliciano asqueroso não seja eleito em 2022, e volte para a sua absoluta insignificância de sempre. E leve consigo toda essa escória que carrega consigo...
Amanha precisamos todos ir as ruas, encher as ruas, convidemos sem medo vizinhos amigos, parentes é preciso..........
Esses va.ga.bun.dos e aproveitadores fardados estão passando de todos os limites. Por acaso acham que podem se intrometer em questões que não lhes dizem respeito? Cumpram suas obrigações, que tem deixado a desejar nos últimos tempos, e não se imiscuam na vida da população.
Amanha precisamos todos ir as ruas, encher as ruas, convidemos sem medo vizinhos amigos, parentes é preciso.
"É ainda pior a subserviência a que foram obrigados os comandantes de Marinha, Exército e Aeronáutica." Obrigados pq? São vÃtimas? A Folha passando pano para um golpe q foi dado, a base de fake news, em 2018 e amplamente apoiado pela mÃdia em nome dos próprios interesses neoliberais via Guedes!
So a maciça presença do povo nas ruas para pressionar Lira a colocar na pauta, enquanto a tempo, pedido impedimento contra bolsonaro. Para afastar a centro esquerda do governo os liberais fortaleceram o que de pior existe em qualquer sociedade, o extremismo, no caso do Brasil o extremismo de direita, e acabaram por colocar, como se pode ver a paz social em risco eminente de ruptura, como se pode observar nos ultimos episodios envolvendo membros do governo
A história do Brasil mostra que se enganam aqueles que acham não haver espaços para golpes. Quando doentes sociopatas, milÃcias travestidas de forças de segurança e ultraconservadores se juntam e com tal protagonismo na cena polÃtica de qualquer paÃs o ovo da serpente estará sempre chocando. Mesmo porque o golpe já foi dado em 2016. E não há outra solução que não seja o extremo rigor da lei a julgar e punir aqueles que atentam contra o estado laico e democrático de direito.
A qualidade dos candidatos deveria passar por algum tipo de filtro. Não só ficha-limpa, mas alguma competência na administração pública já seria bem-vinda. E nada de ideologias estapafúrdias, negacionismo, etc. Que tal uma sabatina básica antes da eleição?
Vaza milicos de quinta, só quem gosta de vocês são meninos que têm tara por homens de farda e coturno. Principalmente os homens minions.
Os liberais se enchem de justificativas e desculpas, mas resumindo, implementam a lei da selva na sociedade ao pregarem e se apoderarem dos serviços publicos e do controle da economia; enfim é o famoso quem pode pode cada vez mais e chora menos, so tem direito quem pode pagar para ter direitos, e isso vai até aos direitos basicos a condição/dignidade humana. Isso são os ditos liberais que não vacilaram para colocar brasileiro nas maos da extrema direita p/retirar centro esquerda do poder
*são minions
Para afastar a centro esquerda do governo os liberais fortaleceram o que de pior existe em qualquer sociedade, o extremismo, no caso do Brasil o extremismo de direita, e acabaram por colocar, como se pode ver a paz social em risco eminente de ruptura, como se pode observar nos ultimos episodios envolvendo membros do governo..Agora so a maciça presença do povo nas ruas para pressionar Lira a colocar na pauta, enquanto a tempo, pedido impedimento contra bolsonaro.
Bento é isso, os liberais se enchem de justificativas e desculpas, mas resumindo, implementam a lei da selva na sociedade ao pregarem e se apoderarem dos serviços publicos e do controle da economia; enfim é famoso quem pode mais, pode cada vez mais e chora menos, so tem direito quem pode pagar para ter direitos, e isso vai até aos direitos basicos a condição/dignidade humana. Isso são os ditos liberais que não vacilaram para colocar brasileiro nas maos da extrema direita p/retirar esquerda
Claudio. O que significa ser liberal? É liberar geral? Na polÃtica e na administração é permitir e/ou desfazer mecanismos de contrôle e defesa social? Então: é autorizar que o povo brasileiro aceite se lascar.
Claudio. O que significa ser liberal? É liberar geral? Na polÃtica e na administração é permitir e/ou desfazer mecanismos de contrôle e defesa social?
Parabéns à Folha pelo editorial firme e correto!
Até nossa Retirada de Dunquerque é bufa
Essa indignação tardia do editorial , confirma o que era óbvio , até pra quem era menos informado que a editoria, como eu. Ouvi de psdbistas , quando Bozo entrou "...ah! Mas temos que dar 100 dias para ele mostrar...' eu disse , pode dar 1000, pelo pouco tempo e quantidade de absurdos que vi e ouvi dele na campanha, era clarÃssimo que nada sairia dali. Vcs sabiam. Mas o PSDB queria apoiar o programa do Guedes. E mais uma vez eu pensei: "...o Guedes não tem história de competência, não vai "
A Folha passando pano para um golpe q foi dado, a base de fake news, em 2018 e amplamente apoiado pela mÃdia em nome dos próprios interesses neoliberais via Guedes!
Muito bem, senhor Francisco! A Folha demonstra uma indignação que não foi capaz em 2018 e muito menos diante dos absurdos antidemocráticos produzidos por bolsonaro desde o dia 01 de janeiro de 2019. Quantas ameaças precisarão proferir? Quantos mais precisarão morrer? Quanto da Amazônia precisará ser desvastado para que se enxergue o óbvio: este sujeito e os militares sempre foram uma ameaça à democracia brasileira e a qualquer perspectiva de desenvolvimento soberano para o paÃs!
Bolsonaro sabe que perde a eleição de 2022 até para um poste. Constrange-o saber que não haverá uma facada fake (duas vezes não "cola"!) e ter de enfrentar um debate com o Presidente Lula, ele que mal e mal fala lendo uma mensagem. A balbúrdia é para tentar uma ruptura e melar o jogo, continuando no cargo, com a garantia dos Bregas Nattos da vida. Não passarão! O Congresso tem que enquadrar urgentemente os militares brasileiros e forçá-los a voltar ao quartel!!!
Bolsonaro e sua turma nunca mais. Volta Lula vem quebrar o paÃs de novo. Quando vc saiu a gasolina era R$ 2,00 e o Brasil estava no pleno emprego.
Os milicos, que são o brazo armado do poder econômico e ficaram ofendidos (coitados....) pela Comissão da Verdade que tentou apenas apurar responsabilidades nos assassinatos, torturas e desaparições durante a ditadura, não gostam de Lula e tentarão impedir seu retorno ao governo. Mas vão ter que engulir, não tem outra.
Olha istoé verdade, sinto falta do Brasil quebrado por Lula e companhia. Sinto falta do emprego, da renda crescente, de pobre fazendo churrasco comprando carro e colocando filho na faculdade. Sinto falta da classe C que crescia e muito na epoca que Lula quebrava este pais. E logico que agora, apesar de todas as desgraças que estamos vivendo, estamos finalmente livres de um pais governado por corruptos e salafrarios, um pais que finalmente demonstra que vai pra frente,nao sei pra onde mas vai.
Editorial bem polÃtico. Pegou super leve com a milicada
Amanhã, sábado, 24 de julho de 2021, todos à s praças e ruas do paÃs.
Não, Não haverá golpe. Não importa a tendência que cada general tenha, uma coisa é certa, eles são inteligentes. Há "desprezo intelectual" que o alto escalão tem para o Coiso e seus asseclas, pois sabem que ele é extremamente pernicioso a nação. Também não tem ambiente. O fato é que ninguém, há tempos eles não tem medo de Lula. Lula se mostrou democrata e andando de braços dados com as Elites brasileiras (Odebrechdt, JBS...).
Duas coisas causam pavor ao mitômano, o dia do pehnabunda ei do tejepreso.
Tem gente querendo dormir na cadeia?
Acontece que para afastar a centro esquerda do governo os liberais fortaleceram o que de pior existe em qualquer sociedade, o extremismo, no caso do Brasil o extremismo de direita, e acabaram por colocar, como se pode ver a paz social em risco eminente de ruptura, como se pode observar nos ultimos episodios envolvendo membros do governo..Agora o que pode amenizar é a ,maciça presença do povo nas ruas para pressionar Lira a colocar na pauta, enquanto a tempo, pedido impedimento contra bolsonaro.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Militares em retirada Voltar
Comente este texto