Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. RICARDO MUNHOS DE CAMPOS

    Meu pai sempre dizia: que milico só sabe fazer duas coisas

    Responda
    1. RICARDO MUNHOS DE CAMPOS

      Bater continência e engraxar coturnos!

  2. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

    Está faltando coragem aos jornalistas e aos políticos ao entrevistar e ao enfrentar os militares. Numa entrevista sempre são feitos perguntas ou questionamentos tímidos, atemorizados e até acovardados. E aí o general se sente o machão para responder com desaforos sem ser confrontado.

    Responda
    1. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

      Tá sendo injusto,. amigo Ruy

  3. Antônio João

    Eu questiono os critérios e parâmetros para se chegar a general nas FFAA, pois pessoas sem visão de nação e sem grandeza pessoal desconhecem que é na adversidade que se prova o homem e o cargo e não na bonança.

    Responda
  4. Wagner Passos Garcia

    Qdo criança, na E.E. Pio XII, Formiga-MG, lembro da professora Dª Terezinha diferenciando coragem de valentia. Corajosa, dizia ela, era a senhora q vende quitandas, a outra q faz a merenda e tantas mães q cuidam de muitos filhos em casa e trabalham pesado p educar e sustentar a família. Elas aguentam doenças, não se desesperam c perdas. Valentões são os q estão em turmas ou acobertados e por isso agridem, ameaçam, debocham dos outros. No fundo, são covardes. Não aguentam um revés na vida.

    Responda
  5. geraldo magela sobrinho

    E ainda se julgam heróis. De quê?

    Responda
  6. geraldo magela sobrinho

    É dureza, ter que sustentar esses sanguessugas e suas filhas para o resto da vida.

    Responda
  7. geraldo magela sobrinho

    No caso es espécie, faltam valentões e sobram covardes.

    Responda
  8. Humberto Isidoro

    essa coisa de reserva remunerada é uma vergonha , um tapa na cara dos brasileiros que trabalham. Isso na verdade é um negocio. Um sujeito fica no exercito por 10 anos e sai para essa tal reserva remunerada um posto acima de quando deixou. Qual o pedereiro, motorista, graçom, mecanico que tem isso? E os caras arranjam outras atividades e continuam recebendo. Pra que e porque? Vide o exemplo do atual presidente. ´passou 32 tomando dinheiro de funcionario fantasma e recebendo na reserva remunerada

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Humberto: pedreiro, motorista, garçom, mecanico, enfermeira, bancário, professor e todos os outros que trabalham e pagam impostos sustentam essa cambada de parasitas. E o povão elege esses tipos, ex. o inquilino do Planalto.

  9. CARLOS FREDERICO C MOURA SE

    A empáfia da milicada, atualmente, deriva, em grande medida do acovardamento dos constituintes de 1987/1988 ao se submeterem às pressões do então ministro do Exército da época. Não se colocou os milicos em seu devido lugar, agora estamos vendo e tendo de aturar as consequencias.

    Responda
  10. Ismael Graff

    Excelente, militares não tem nada o que fazer na administração pública, tem que ficar na caserna, mas como vivemos em Bananania, a República de bananas por excelência, vemos o que vemos. Ademais, é urgente reduzir o tamanho das Forças Armadas, não servem para nada e só dão despesa, passam os dias comendo picanha e brincando de arminha!

    Responda
    1. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

      Ismael, como não tem nada o que fazer no quartel além de tomar cerveja puro malte ainda querem engordar o salário, aumentar a mordomia e as boquinhas nos ministérios.

  11. luiz jose almeida fayad

    Soldados são treinadas para obedecer ordens,intantâneamente,sem ter tempo de pensar.Istoé muito importante no campo de batalha,obedecer ordens superiores pode salvar vidas.Mas em tempo de paz?como é que fica?agem como um robô,porque não forame treinados para raciocinar,só para obedecer.O QI de nossa população,na média é baixo,então a instrução militar não está errada,está de acordo com o perfil do soldado,mas em compensaçao,não estimula o raciocínio,a iniciativa,só obedecer roboticamente.

    Responda
  12. fabio mariano

    Inclua-se no veto toda a segurança pública, ninguém aguenta mais os egressos das polícias bancando o justiceiro nos legislativos de todo o país. Abaixo! Que nunca mais saiam dos quartéis e delegacias.

    Responda
  13. Francisco Neto

    Eu elogio os militares, precisamos deles. O que crítico são os os milicos. Recado ao Braga Netto e outros milicos: o povo brasileiro não está pedindo autorização de vocês para ter eleição, esta vai acontecer, e o vencedor leva, seja o Bolsonaro, o Lula ou, confirme eu torço, uma terceira via. Militares, parem de se achar, tempo de ditaduras acabou, até em Cuba o povo foi para as ruas.

    Responda
    1. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

      Francisco, você precisa de milicos pra que?

  14. Andréia Chaieb

    "Espera-se que o desenho institucional favoreça conservar os bons e dispensar os ruins." Caiam fora da política Militares! Saiam do ócio remunerado e comecem a defender o meio ambiente! No momento é o que devem fazer!

    Responda
  15. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Braga levou mais de 100 mil reais pra casa mês passsdo. E cade o villas péssimos ?

    Responda
    1. guilherme herzog neto

      O Guedes que favorece os militares nos salários, na reforma da previdência e na reforma administrativa tem afinidade pelos militares, talvez por ter estudado em colégio militar.

  16. Jose Carlos

    Os militares brasileiros são uma vergonha em todos os sentidos. Juntam profundo desconhecimento com arrogância, truculência, e autoritarismo. São corruptos e aceitam docilmente todo tipi de humilhação por poder e dinheiro, como ficou claro nesse governo. Tenho forte desprezo por militares de todo tipo. Precisaria dispensar 90% e alterar a educação militar que recebem.

    Responda
  17. Alan Moacir Ferraz

    "Reserva remunerada". Essa aberração nem devia existir. Traduzindo o significado disso: ganhar sem trabalhar . Existe algum país sério onde isso existe. A última guerra que o país participou foi há 76 anos. Esses fardados nunca tiveram um batismo de fogo. Nós damos muito bem com os países vizinhos. A tendência é nós unirmos (Merco Sul etc) e perspectiva de conflito armado zero. Poderiam é diminuir o contingente. Tem general sobrando demais.

    Responda
  18. João Ramos de Souza

    É humilhante para a cidadania essa coisa de militar isso, general aquilo, "meu Exército", "minhas Forças Armadas", etc. Chega de tanta bobagem e cretinice para um país que se pretende uma Democracia. A ser verdade que Braga Netto condicionou a eleição ao voto impresso, só resta dizer: cala a boca, general! O ministro precisa ser convocado pelo Congresso (Const., art. 50). Ou ele desmente, ou se retrata. Chega de as instituições civis continuarem de cócoras a um governo autoritário e boçal.

    Responda
  19. Marco Aurélio Mello

    Não adianta só vetar cargo político aos da ativa, pois os da reserva tem-se mostrado tão prejudiciais ao país quanto os da ativa. Quanto ao que escreveu, o que tem ficado evidente é que a covardia tem se sobressaído em relação à coragem, se é que esta existe nesse meio de milicos.

    Responda
  20. José Cardoso

    Na época da reforma da previdência, vendeu-se a narrativa de que militar não se aposenta, porque está sempre a postos para ser chamado numa eventualidade. Agora fica clara que eventualidade é essa: cargos civis num governo de um ex-militar. Só que pelo que me consta recebem um gordo adicional por essa "eventualidade".

    Responda
    1. guilherme herzog neto

      Se militar não fosse aposentado, não poderia acumular os vencimentos de militar com o outro cargo civil, demonstrando que o argumento usado na reforma da Previdência foi manipulado. Assim também, dizer que não são funcionários públicos.

  21. MARIA STELA C MORATO

    Os militares brasileiros não funcionam nem ao o oficio para o qual foram criados.

    Responda
  22. ROBERTO DO AMARAL SILVA

    Com esse ex-capitão no Planalto ficamos sabendo quem são os militares. Subserviência ao capitão e subversão contra o estado de direito democrático. Realmente, como ressaltou bem o colunista, falta coragem a esses generais quando são questionados. Que cepa de generais há nesse pais!

    Responda
  23. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

    O que falta a alguns militares é coragem de abrir mão da “ boquinha “ que o Bozo ofereceu a eles

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Alguns ou a maioria. Sériamente: todos.

  24. jair benedito gonçalves do nascimento

    A grande realização dos militares na época da ditadura foi a Tranzamazônica...

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      A transamazônica foi uma enorme estupidez. Abriu o caminho para a predação, numa ocupação desordenada e reforçou a atuação de grilheiros financiados pêlo govêrno. O garimpo e eliminação de nativos por doenças e violência também foi estimulado. Pátria estrupada Brasil.

  25. MARCIO OLIVEIRA

    Eu não vivi plenamente o período da ditadura no Brasil pois era jovem demais, mas sempre achei forçação de barra o ranço com os militares do pessoal que viveu aquele periodo, mas agora tenho que dar o braço a torcer, eles estão fazendo um péssimo trabalho e demonstram uma mentalidade incompativel com princípios democráticos mínimos. Por favor voltem aos quartéis.

    Responda
  26. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

    Covardes e mentirosos, esses militares envergonham as instituições que representam. Bando de lambe botas!!

    Responda
  27. Robson Simões

    Parabéns pelo texto inteligente e objetivo! Exatamente, falta coragem. São eternos endividados que dependem desses empregos para manter um padrão de vida de ex-esposas e filhos.

    Responda
  28. W Magrao

    Quando se menciona militar brasileiro he impossivel nao lembrar do recruta zero hehehe......

    Responda
  29. Décio Ceballos

    Acho que é mais do que isso. "Hombridade é a característica de quem é destemido, corajoso, honrado, e que age e se comporta de modo íntegro e digno. Este termo também se refere ao que tem aparência máscula e viril." Não falta também? Busque por mais que vai faltar mais ....

    Responda
  30. Carlos Mello

    Foi na jugular Hélio. Eu acrescentaria a questão de dois contracheques pagos por nós. Ainda fica a questão: pra que serve as FA?

    Responda
    1. Adriano Souza

      O Brasil passaria muito bem sem essa laia, que mal e mal sabe pintar um meio fio, vive montada na grana e mordomias e desgraça o país com golpes de tempos em tempos. A grande missão brasileira seria desmilitarizar o país.

  31. Nelson de Paula

    Essa coisa de milhares de militares atuarem em órgãos civis do governo mostra que não há muito trabalho a ser feito nos quartéis. Ou que estão faltando servidores com o enxugamento da máquina feito pelos últimos governos.

    Responda
  32. MARCOS BENASSI

    Caro Hélio, a Pandemia mostrou sua face. Não a de Covid, evidente, que já nos arreganhou os dentes no ano que passou, e continua a fazê-lo, mesmo com as vacinas sendo espetadas na população. Mas a Bozofrenia epidêmica, síndrome complexa, da qual a covardia é um dos componentes principais - irmã da não-responsabilização - tá a todo vapor, cada hora sorrindo com um esgar diferente: no momento, o tempero proeminente é o autoritário-golpismo. E assim seguirá, se o país não bater o PpPaau na mesa.

    Responda