Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. I J Souza

    Bolsonaro é um medíocre, governando pra medíocres. Todos os medíocres vão se vingar agora . E a marca da mediocridade vai permanecer no Brasil vários anos , a elite é medíocre.

    Responda
  2. ricardo arantes martins

    temos que pensar naquelas igrejas que dependem do faturamento. como pagar a mensalidade das franquias? e a queda na arrecadação, como suprir isso?

    Responda
  3. Fernando Antonio

    Então na nossa democracia ficamos assim: qualquer sujeito que escreva em jornal e ofenda, deseje a morte ou recomende suicídio de alguma autoridade é liberdade de expressão. Se a autoridade procurar reparação na justiça (como acontece onde reina o estado democrático de direito) sobre a ofensa recebida é truculência, intimidação e censura.

    Responda
    1. helio lobo

      O Direito mudou muito desde Carnenutti, Liebman etc, contemporaneos de um mundo muito mais simples, sem comunicação de massas, internet, redes sociais etc. Ainda que o direito de ação não esteja necessariamente atrelado ao direito material, o abuso de seu uso ja é, hodiernamente, caracterizado como assédio processual - é disso que se trata. O articulista se mantém no limite da crítica - cuja veemência é proporcional ao absurdo do objeto criticado.

  4. Hernandez Piras Batista

    A síndrome do coronel sempre existiu entre nós. Mesmo após a ditadura, era comum ministro ligar para redação de jornal a fim de pedir a cabeça deste ou daquele jornalista "impertinente". O estranho é contar agora com o PGR, vulgo Provocador de Geral Repugnância, para fazer o trabalho sujo.

    Responda
    1. alderijo bonache

      HERNANDEZ PIRAS BATISTA, vc matou a pau!

  5. Biaze Manger Knoll

    Excelente! Apoio integralmente

    Responda
  6. José Eduardo Sá Silva

    Augusto Aras e Kassio Nunes são pessoas erradas nos lugares errados. São apenas duas das diversas distorções geradas por essa excrescência que alguns insistem em chamar de governo.

    Responda
    1. Vilarino Escobar da Costa

      O pior é que vem mais mer da por aí...principalmente se bolsonaro se reeleger em 2022 . No STF haverá duas novas vagas em 2023 !

  7. newton penna

    Onde estão os juristas deste país para defender o Prof. Conrado Hübner?!

    Responda
  8. Victor Henriques

    Sem surpresa, a ação veio de duas nulidades de quem ninguém nunca tinha ouvido falar e que chegaram aos seus cargos sabe-se lá por quê, mas que, desde então, têm servido muito bem aos interesses de quem os nomeou.

    Responda
  9. Ivan Bastos

    A sociedade precisa se manifestar contra estas atitudes antirrepublicanas. Professores da Faculdade de Direito da UERJ divulgaram recentemente uma carta-aberta contra os ataques que o ministro Barroso estava sofrendo por defender a urna eletrônica. Belo exemplo. Ou a sociedade apoia publicamente quem está do lado da democracia e da República laica, ou em breve pagaremos muito, muito caro.

    Responda
  10. Paulo Silva Barbosa

    Pelo visto, o governo não está satisfeito com nada, basta ver ao propor uma TV chapa branca, para divulgar apenas que interessa e aplausos pelo seus atos, onde a máquina governamental nas redes sociais anunciam a todo vapor seus feitos, como fossem a sétima maravilha do mundo. Restrições para aqueles que são seus desafetos , aí partem para todos os meios para cercear seus pensamentos e opiniões é o que está acontecendo .

    Responda
  11. Luís Cláudio Marchesi

    Um ministro do STF que é mais um capacho de Bolsonaro. Um procurador-geral da República, que é outro lambe-botas do quase presidente. Vamos esperar o quê desse aparelhamento jurídico se não violência contra Imprensa, a Universidade Independente e o direito à liberdade e ao contraditório?

    Responda
  12. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

    As instituições estão funcionando...à base de notinhas protocolares ou "reunião dos poderes para balizar o funcionamento da democracia". Causa ânsias de vômito a pusilanimidade dessas figuras, em especial do topetudo fake do STF.

    Responda
    1. helio lobo

      As instituições são desfuncionais há muito. Convenhamos, a bilionária campanha de Dilma, seu governo desastroso, traidor de suas promessas eleitorais e o assalto aos cofres públicos criaram um caldo social que culminaram nessa teratologia chamada governo bolsonaro. A política atual carece de bussolas.

  13. filipe moura lima

    Obrigado, Cristina, mais uma vez. A sua coragem nos faz muito bem.

    Responda
  14. filipe moura lima

    O que a sociedade pode fazer para extirpar esse metastático tumor que nos acomete?

    Responda
  15. Jove Bernardes

    Também por isso é preciso ver com reservas a informação, repetida automaticamente, de que "as instituições estão funcionando". As instituições são feitas por pessoas, e pessoas omitem-se, intimidam-se, acovardam-se.

    Responda
    1. Elisabeth Schmidt

      As Instituições NÃO estão funcionando.

  16. Ricardo Ferreira

    As táticas autoritárias do bolsonarismo, onde encontra em Aras e principalmente em André Mendonça entre seus principais expoentes, é extremamente preocupante. Cabe ao Senado usar suas prerrogativas com responsabilidade, vetando o nome daqueles que agem em flagrante ataque à Constituição Federal.

    Responda
    1. Vilarino Escobar da Costa

      O Congresso Nacional só vai agir se o povo for às ruas ! Sem pressão a coisa só vai piorar .

    2. Fernando Minto

      Prezado Sr Ricardo. O Sr está exigindo demais dos ocupantes daquela casa.

  17. DANIEL N

    Estamos contigo Conrado, liberdade de expressão e democracia. Abrir igreja no pior da pandemia que é o crime!! Gostaria de criticar mais mas tenho medo que o Aras ou o Kassio possam querer me prender. Que governo bizonho, autoritário, corrupto, sem decoro, mentiroso e golpista. E muuuito incompetente. Ditadura nunca mais!!!

    Responda
  18. Elisabeth Schmidt

    'A representação contra ele está parada no âmbito da Reitoria da USP'. USP, por que te calas? Estás, por acaso, tb contaminada? Aqui no Sul, os Professores Pedro Hallal e Eraldo dos Santos Pinheiro, da Ufpel, foram amordaçados por um TAC. Que tempos!

    Responda
  19. Elisabeth Schmidt

    Ao ver a foto q ilustra este artigo, fieis na Ig Batista no bairro de Perdizes, em SP, reportei-me à obra recentemente 'devorada', 'Os Demônios Descem do Norte', de Delcio Monteiro de Lima. Tento todos os dias entender o porquê destas seitas estarem se entranhando, contaminando e cooptando principalmente, católicos. Nada é simples, mas creio ter tb muita relação com este transe pós-moderno que estamos vivendo, capitalismo, consumismo, concorrência, ostentação, narcisismo, vazios existenciais...

    Responda
    1. filipe moura lima

      Sou católico, mas devo admitir que na minha igreja há muitos negacionistas, fascistas e que tais. Tenho como âncora alguns pastores do calibre de Julio Lancellotti, que me fazem persistir.

    2. Daniel Vitorazzi

      O Catolicismo zela pela unidade doutrinária e litúrgica. Você é acolhido, mas é mais um na Igreja Universal. Estas seitas vendem um "produto", um "Personal Jesus", que adapta a fé àquilo que o "cliente" espera. Assim, aí se escuta o que se quer ouvir, não o que se deveria ouvir. Muito simples e cômodo. Uma fantasia religiosa sem correspondência com a realidade. O indivíduo que procura uma bolha para chamar de sua, um pastor que abençoe seu terceiro casamento sem maiores exigências, etc.

  20. Carla Oliveira

    Só perseguem os críticos do bolsonarismo. Os corruptos continuam nadando de braçada.

    Responda
  21. MARCOS BENASSI

    Cristina querida, posso estar errado, mas não ouvi da USP uma resposta a altura da hidiotice Federal. Porque, sei lá, eu queria ver a instituição rejeitar arbitrariamente a denúncia, com base na simplérrima lógica da Liberdade de Pensamento e Expressão acadêmicas. Contudo, nada disso cola: esses figurinhas medíocres passarão, o Conrado, passarinho! (Aliás, o poeta que me perdoe, Conradão é gavião, é águia de bico afiado, vai direto no figo dos diagramado)

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      DiSgramado!

  22. Ayer Campos

    O professor Conrado Hubner (com Cristina e Jãnio) é uma das vozes que expressam minhas inquietações e meus medos nesta arena pública de altercações, lamúrias e esperanças. Se for calado por concerto dos poderes arbitrários e solertes, não me restará alternativa senão me recolher em silêncio até uma nova alvorada de esperança. O ar está irrespirável.

    Responda
  23. Adriano Ferreira

    Conhecendo o modus operandis de medíocres também existentes na academia, é melhor que o Sr. Conrado não tenha, algum dia, irritado algum colega que, hoje, esteja na comissão de avaliação disciplinar. Medíocres assim esperam só uma oportunidade para puxar a corda no pescoço dos colegas, mesmo que estes estejam certos em suas ponderações.

    Responda
    1. Elisabeth Schmidt

      Perfeito!

    2. MARCOS BENASSI

      Hahahahah! Eita, Adriano, que tens razão. Se a fogueira das vaidades e incompetências fosse exclusiva do governo federal, estávamos bem na fita...

  24. gabriela loureiro de bonis simoes

    O Brasil caiu num poço sem fundo.

    Responda
    1. DANIEL N

      Oi Gabriela. Estamos nas trevas, mas a princípio, vão ter eleições ano que vem, e o atual presidente, amigo de nazistas, desmatadores, corruptos do centrão e de demais vilões, vai perder feio. Isso não resolve o problema do bolsonarismo mas é grande passo. Ele não ter 30% mostra que a parcela que compra essa bizarrice não é tão grande. São muito mal educados e barulhentos mas minoria. A maioria quer um presidente que respeite o brasileiro, as instituições, com algum decoro. Boa semana, otimismo.