Opinião > Borba Gato, genocídio e narrativas históricas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Sincera//, nao conhecia o mestre Joao Antonio. Em uma rapida pesquisa, é facil entender pq uma opiniao te representa...Muito obrigado pelas palavras
Parabens ao Presidente do TCU por contar a verdadeira historia deste maltrapilho, transformado em heroi por estoriadores no seculo passado, muito bem pagos pelo governo de SP a epoca, que precisava ter historia, ter seus herois bandeirantes...E escolheu muito mal a quem homenagear. A estatua deve ficar, simbolizando um passado vergonhoso. E SP fazer uma reparaçao aos mortos, escravizados e roubados por estes "herois" do Estado...
Os povos que foram subjugados por esse criminoso, deveriam através de seus representantes, fazer um julgamento simbólico, condenar tais atos e que se faça uma grade em Volta da estátua, como de fosse uma prisão, com o veredito da sentença condenatória em uma placa, pra que não sejam esquecidas jamais suas atrocidades! Conhecer o passado é se libertar para o futuro!
A questão me parece unicamente jurÃdica e fala sobre a democracia e o sistema de freios e contrapesos entre os poderes.A estatua esta lá porque até aqui,o poder executivo do estado assim o quis.Somente um ato legislativo(lei em sentido formal) ou judicial (coisa julgada) legitimam o fim da estatua, senão pelo próprio executivo.Do contrário teremos a aplicação da "justiça" "com as próprias mãos".Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!Namastê!
A estátua além de feia desrespeita a vida e os direitos humanos. Simboliza o horror da colonização brasileira. Fora Borba Gato e leve Bolsonaro junto!
O ser humano médio não sabe nada de História. Cada dia que passa encontro mais pessoas cheias de opinião mas sem nenhuma informação. Homo sapiens?
Deixem o "velho Borba" em paz. Muito Bla Bla por nada. Até ontem, muitos que passavam ao lado da estatua, nem sequer sabiam de quem se tratava. Agora, movidos por uma moda ditada no exterior, resolvem copiar e nos encher o sa co com isto.
Outro dia li nos comentários um leitor associando esses bandeirantes aos atuais milicianos, homens agindo fora-da-lei. Achei correta a analogia, pois esses homens não estavam adentrando os sertões a mando da Coroa portuguesa, e sim por motivos de enriquecimento ou de exploração dos povos indÃgenas. Essa estátua representa mais coisas ruins do que boas, talvez a única coisa boa seja a manifestação de um artista. Uma estátua é mais 'vandalizável' do que o nome de um logradouro.
João Antônio, não se trata de esconder sÃmbolos, e sim de não erguer ou ainda retirar monstruosas homenagens à torturadores, ladroes, assassinos e estupradores de nosso povo. Por favor, não duvide ou desdenhe da inteligência e compreensão da sociedade.
É um monstrumento horroroso, antes de mais nada. De resto, é a manifestação de nossa época. O monstrumento em 1950. O fogo em 2021. E assim caminha a humanidade. Que as novas esculturas tenham bom gosto.
não entendi, a estátua tem que continuar lá e colocar uma placa: estuprador, saqueador, assassino? É feia que dói e representa o pior de uma autoridade dada pela metrópole para fazer o que bem entendesse com a vida dos brasileiros nativos em troca do ouro. É o estado absolutista, com uma arma, deixando claro que o direito é do estado e tem quem o representa. Para com isto, tirem aquela melda de lá e ponham um grupo de palmeiras imperiais.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Borba Gato, genocídio e narrativas históricas Voltar
Comente este texto