Opinião > Desigualdade, tributação e esquerda Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Luis da Gouveia

    Não sei o porquê a parcela de empresários donos de empresas voltadas para o mercado interno no qual dominam as classes C e D não assumem e trabalham a favor de uma reforma tributária que substitua o nosso sistema regressivo pelo progressivo! Empresários do povão se afastem dos setores que não dependem do mercado interno e,portanto, não dependem de dinheiro no bolso do povão, como é o caso dos ruralistas que só dependem do mercado externo.

    Responda
  2. Andréia Chaieb

    Excelente! Porém, como bem falou um dos leitores aqui, enquanto tal assunto seguir sendo esvaziado pela mídia e pela nossa elite gananciosa e rasa, nada mudará! Muitos se apavoram c Bolsonaro, mas continuam faceiros c o Guedes!

    Responda
  3. Gustavo Almeida Costa

    Muito bom texto. Bem escrito e informativo.

    Responda
  4. José Cardoso

    O que se assiste em tempo real na tramitação dessa proposta do IR no congresso mostra a dificuldade de se tributar os mais ricos. Segmentos da elite como médicos e advogados se recusam a dar a sua contribuição. Provavelmente consideram normal que um assalariado de carteira assinada, com a mesma faixa de renda, pague muito mais do que eles.

    Responda
  5. João Perles

    Espaços dedicados pela mídia brasileira ao debate de uma reforma tributária visando justiça social têm sido ilhas discretas e escondidas em rodapés de jornais e revistas. Pior ainda acontece nos veículos destinados a proteger a elite econômica, como a Globo News por exemplo que se nega a pautar o assunto. Há abundantes estudos demonstrando condições de se aumentar a arrecadação e melhorar a distribuição de renda, mas sem apoio dos meios de comunicação o debate continuará escondido.

    Responda
  6. Dalton Matzenbacher Chicon

    Sim,é necessário profundo ajuste no sistema tributário e drástica redução dos impostos sobre o consumo.No entanto,se os governos não deixarem de ser perdulários e acobertadores de privilégios,incompetências, desvios e tudo mais que arruina qualquer orçamento de modo distinto à lógica que se impõe a qualquer administração minimamente eficiente, de nada adianta.Reduz-se/elimina-se impostos sobre o consumo,eleva-se as tributações sobre a rende,mantém-se a arrecadação absurda.E o problema maior ?

    Responda
  7. Eleonora Gutierrez

    Reforma tributária com justiça e equilíbrio para as várias camadas sociais, todas, melhor dizendo, é urgentíssima!

    Responda
  8. ricardo arantes martins

    Uma reforma tributária faz-se necessária. Não é possível que todos os brasileiros paguem uma carga tributária incrível por quase todos os produtos que consomem que vão de um saco de arroz, energia elétrica ou um pouco de gasolina. Para piorar entra governo e sai governo e nenhum muda nada. Apenas tributa mais. Esse projeto de lei apontado na matéria não passa da mais absoluta hipocrisia.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.