Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Hernandez Piras Batista

    "A liberdade é escravidão", um dos lemas da Oceania do romance "1984", de George Orwell, cabe muito bem na pretensa defesa da liberdade pelo Gal. Braga Netto. A liberdade para os militares caudilhescos é o direito de escravizar os outros.

    Responda
  2. Alberto A Neto

    Vale resgatar, recuperar e reafirmar a palavra de ordem que não mais calou nas bocas, nem becos, após o assassinato de Vladimir Herzog e Manoel Fiel Filho nas dependências do II Exército em São Paulo levando à demissão do General Ednardo Dávila Melo por Ernesto Geisel. A palavra de ordem não pode ser outra, senão ABAIXO A DITADURA! Como proclamou o Doutor Ulysses: "Temos ódio e nojo à ditadura" e àqueles que Brizola denominava: "Filhotes da Ditadura". Antes que seja demasiado tarde.

    Responda
  3. Marcos Malta Campos

    Magnoli acertou em cheio, mais uma vez. Acorda, Brasil; acorda, congresso nacional

    Responda
  4. eli moura

    os protestos em cuba, chile, colombia e outros lugares da america latina foram por conta da situação economica degringolando, não foi por liberdade. Quem usufrui de liberdade é que tem recursos. Quando se é pobre o que se quer é comida, ter um abrigo contra o frio e chuva. A liberdade como manifestação e outros comportamentos só se expressam após o combate as desigualdades sociais e economicas ou no desespero social. Combater desigualdades é a prioridade para se ter liberdades.

    Responda
  5. GERALDO CASSALES IZAGUIRRE JR

    JB tem que sair já e a única forma disso acontecer é O POVO INDO PARA AS RUAS, cada vez mais e em maior número, como modo de pressionar o Congresso Nacional a apresentar o impeachment! #opovonaruapeloimpeachment

    Responda
  6. Gerson Cosme

    1984. Novalingua. Big Brother!. Parabéns Demétrio...boa explanação.

    Responda
  7. José Cardoso

    Na verdade houve um grande progresso. Nos anos 60 os radicais de esquerda e direita não tinham grande respeito pelo estado de direito. Com a derrota da luta armada, a esquerda passou a valorizá-lo. Que o sucesso eleitoral da direita em 2018 sirva para trazer os chucros ao mundo da competição política aberta. Melhor o quebra-pau eleitoral grosseiro que a guerra civil ou a ditadura militar.

    Responda
    1. Paul Muadib

      Avisa isso para o inominável que quer acabar com a democracia.

  8. Jose Carlos

    A uso retórica é vazio da liberdade é o último refúgio dos canalhas e liberaloides. Qdo tudo que eles defendem falha miseravelmente, como neoliberalismo econômico, eles se refugiam na liberdade. Os militares podem dar golpe de estado em nome da liberdade.

    Responda
    1. CARLOS FREDERICO C MOURA SE

      Exatamente, José Carlos ! È de causar espanto, assombro mesmo, o total silencio do grande capital brasileiro diante da sucessão infindável de boca. lidades, agressões, destemperos desta figura ab/ jeta que ocupa a presidência. Tudo indica que, pra esta turma, enquanto houver liberdade pra continuarem a "encher as bur./ ras", nada mais importada ! Estão zagando e andando pra o retrocesso institucional e de politicas pública pelo qual passa o país

  9. Gabriel Santos

    Assistam amanha 01/08 em todas as cidade do Brasil, e lembrem do artigo 1o da constituicao brasileira!O chora é livre!

    Responda
    1. Paul Muadib

      Chora gadim !!! O desespero bate à porta...

  10. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    O livro "Merchants of Doubt" conta como a indústria do cigarro usou, já a partir da década de 1960, o argumento de "estão tentando tirar a sua liberdade de fumar" para desacreditar as pesquisas que mostravam que o tabagismo causa câncer. Mesma tática, mas não sei até que ponto o que o treinamento do Steve Bannon deu ao gabinete do ódio vai conseguir sustentar isto. Depende do centrão perceber que será deposto se acontecer algo.

    Responda
  11. Gabriel Santos

    Liberdade do eleitor na escolha de seu governante atraves do voto, depende de contexto?A imprensa é que nao respeita a liberdade, em nome da ``liberdade´´contextualizada por voces!Quer resolver a questao?É simples:Foram 60 milhoes de votos em Bolsonaro.No artigo 1o da constiruicao, diz que: ``todo o poder emana do povo´´!Em qual contexto a liberdade se aplica nesse caso?Na contextualizada por voce, ou na liberdade do presidente da republica?Saiam da bolha senhores!

    Responda
    1. Paul Muadib

      57 milhões de votos e rejeição de 61% dos eleitores. Chora gadim...

  12. Helano Timbó

    O artigo é pertinente. Mas qualquer oficial - ou soldado, das Forças Armadas ou PM - com o mínimo de neurônio, sabem que em uma eventual ruptura institucional, o país será isolado diplomaticamente e economicamente pelas maiores potências (EUA e Europa). Não duraria um semestre.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Gabriel, você é primo do balog? Parece.

    2. Gabriel Santos

      Engano seu!A China é a maior prova que ninguem isola pais por ter regimes ditatoriais!Alem do mais, quem tenta dar golpe no pais, nao é o presidente, e sim o SISTEMA.

  13. Vanderlei Nogueira

    A República Federativa foi planejada pelos militares na década de 60, executada pela turma até os dias de hoje, não hà motivos para preocupação

    Responda
  14. Evandro Luiz de Carvalho

    Onde estava o prezado articulista quando se montou o circo antipetista que desaguou em Bolsonaro? Ajudando a erguer o circo...fazendo de conta que o modus operandi da corrupção tivesse nascido com o PT e não há cem anos com todos os "centrões" da história do Brasil. Seu príncipe, FHC, tem um mensalão para chamar de seu, mas isso foi por uma boa causa, né? A dita governabilidade. No período militar não tratamos de corrupção porque todos os denunciantes morreram antes de nascer.

    Responda
  15. MARCOS BENASSI

    Sei lá de senha golpista, seu Demétrio. Mas a sanha golpista, esta tá bem evidente...

    Responda
  16. ricardo arantes martins

    Perfeita a matéria, mestre. "No universo bolsonarista, liberdade não é um valor, mas o alicerce para fraudes conceituais em série." Os Coisistas, de liberais não tem nada, não passam de falsos conservadores embasados em velhos preceitos que a sociedade brasileira de há muito deixou para trás. Alguns recalcitrantes de um mundo primitivo, que nem mesmo eles querem mais. Tentam fundamentar eventual ditadura que não conseguirão.

    Responda
  17. José Bernardo

    O mesmíssimo conceito subvertido de liberdade que usam para evocar o "direito" individual de andar sem máscaras e de não se vacinar...

    Responda
  18. João A Silva

    "Guerra é paz, ignorância é força e liberdade é escravidão." George Orwell

    Responda
  19. Nelson de Paula

    Onde as armas garantem a liberdade é que mora o perigo.

    Responda
  20. Regina da Silva Mariano

    Texto precioso, Sr. Demétrio!

    Responda
  21. Regina da Silva Mariano

    Interessante ver um Bozofrênico bozolóide chamar o articulista de paranóico, hehehe

    Responda
  22. CARLOS LOPES

    Demétrio está tão paranóico como seus amigos do canal de notícias. Enxergam golpistas em baixo da cama. Segundo ele, não se pode falar mais em liberdades individuais, pois é "senha para golpe". O que se chama de imprensa hoje é mais um partido de oposição.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      PelamordeLênin, o assassino soviético! "Fantasma" é o Bozo e são as Bozolettes, que, felizmente, não estão debaixo de cama alguma: rastejam a olhos vistos Brasil afora. Se isso não for aterrador, só mesmo assistindo ao Massacre da Serra Elétrica - o da Amazônia, não o do cinema de terror do tio Sam.

    2. Fernando Candido

      Leia o texto antes de comentar Carlos.. se nao entendeu, leia novamente... Nao passe vergonha, assim.. de graça..

  23. Matheus Maruchi

    Muito interessante a análise. Cabe a reflexão sobre contextos semelhantes em naçôes pré-ditaduras e ou ainda a própria Europa anos antes da segunda grande guerra. Avisos eram reinteradamente emitidos pelas atitudes do governo nazista, mas que foram continuamente negados sobretudo por Chamberlain primeiro ministro Britânico. Se faz necessário uma resposta firme da sociedade brasileira (por aqueles que acreditam na democracia) diante da escalada contínua e ante-democrática desse governo.

    Responda