Opinião > O projeto de lei que proíbe a linguagem neutra deve ser aprovado no Congresso? NÃO Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Julio César Cardoso

    Completa inutilidade. O Senhor, que se apresenta como aluno de Birgminham, qual foi o Idioma que precisou aprender pra ser aceito? Se lhe exigiram fluência em Inglês, sugiro processar a entidade por discriminação. Onde já se viu fazer tamanha restrição a quem fala português? Eles é que deveriam aprender a nossa língua.

    Responda
  2. Emanuel Mello

    Neutro é detergente

    Responda
  3. Alexandre Matone

    Dos mais de 7000 idiomas falados atualmente no mundo, alguém aí poderia citar apenas um, unzinho, no qual a linguagem é neutra para gêneros?

    Responda
    1. Júlio Pedrosa

      Línguas túrquicas, tungúsicas, mongólicas, ugro-fínicas, coreano, japonês, malaio, indonésio, nheengatu, guarani... A lista é grande. Pelo menos metade das línguas do mundo, se não a maioria delas, não marca genero nos nomes; no máximo faz isso nos pronomes, com três gêneros (masculino, feminino e neutro) ou tem um único pronome para a 3a pessoa, sem distinção de gênero. A distinção de gênero nos nomes é mais comum nas línguas indo-europeias e afro-asiáticas.

  4. Daniel Cabral

    A única premissa realmente promissora é a de que evidências científicas refutam os pressupostos em que o PL que proíbe a linguagem neutra se baseia. Mas faltaram as referências. Dizer que "Pesquisas da universidade tal mostram que X" é muito vago. Dê os nomes das pesquisas, dos autores, dos especialistas, links, DOI's, qualquer coisa. Se não, fica sendo apenas um apelo a uma autoridade supostamente científica vaga e imprecisa.

    Responda
    1. Alexandre Matone

      Dos mais de 7000 idiomas falados atualmente no mundo, você poderia citar apenas um, unzinho, no qual a linguagem é neutra para gêneros?

  5. Flávio Rodrigues Fonseca

    Tem razão professor Rodrigo. Uma tremenda falta do que fazer, inclusive sua, dos constituintes e do jornal em gastar mais de meia página nobre com assunto de tanta inutilidade. E o senhor ainda conseguiu a proeza de piorar, transformando o assunto numa questão de preconceito, além de parecer não ter entendido quase nada do que pretende o inútil PL. Ah! E muita falta do que fazer minha também, gastando tempo lendo.

    Responda
  6. CLAYDSON DA SILVA

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  7. Ney Fernando

    Todes es polítiques do Brasil não têm nada mais importante para fazer do que tratar de bobagens "politicamente corretas"? Decerto obrigarão depois a republicação de todos os livros escolares com as devidas correções (isso dá um bom dinheiro, como mudar o padrão das tomadas). No idioma inglês as palavras não mudam de acordo com o gênero.

    Responda
  8. MARCOS BENASSI

    Caro Rodrigo, isso chegar a causar celeuma é sinal inequívoco dos tempos de Herda que estamos a viver. Grandecíssima coisa, essa história de linguagem neutra: que é use quem achar necessária, no contexto apropriado, e fim de papo. Importa tão pouco que é Bozofrenicamente suspeita a movimentação que causa: se incomoda tanto aos devotos de Bozo, deve ser positivo que fique!

    Responda
  9. ricardo arantes martins

    A inutilidade de tudo que é falado como produtivo pelo Coiso é que deve ser considerada como "linguagem neutra", pois não há nada. Praticamente tudo que ele fala causa ignorância, destruição, caos e morte.

    Responda
  10. Bernardo I

    Linguagem neutra é a estu pidez mais importante da turminha do gênere. Acho que proibir é muita coisa, mas por aí chamar os amigues a reflexionarem sobre as verduras que andam propondo é sempre bem vindo.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.