Marcos Mendes > Para sair da estagnação, é preciso entender o que gera crescimento Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Destruição criativa + inovação tecnológica # Proteção destrutiva. (Enquanto não entendermos o que leva ao crescimento econômico sustentável, não sairemos da estagnação em que nos encontramos - o colunista está coberto de razão).
Vale distorcer para que fatos se ajustem a sua narrativa ideológica neoliberal? A Coreia é o único paÃs em 2 séculos a sair da renda baixa para alta e não fez isso praticando liberalismo utópico. A crise dos tigres asiáticos aconteceu qdo esses paÃses pressionados aderiram e só não cairam porque reverteram rapidamente. Hoje a Coreia continua protegida mas como quer paÃs desenvolvido defende liberalismo para os outros. O cara prefere parecer certo do que acertar. Aceite Marcos mente: dói menos.
Mendes é o economista de livro texto. Nunca leu um texto sobre Coreia acho. Coreia é o que é hoje pq teve um estado forte por trás, subsidiando empresas. A embraer é o q é pq o bndes esteve por trás do seu desenvolvimento. Piada atrás de piada esse coluna. A gente não é mais trouxa Mendes.
O argumento em si está correto, mas é preciso ressaltar que produtividade não leva a aumento de renda para todos. Nos EUA (procurem pelo artigo "The Productivity-Pay Gap"), de 1979 a 2019, o aumento da produtividade do trabalhador americano foi de 79%, por causa da tecnologia. O aumento da renda foi somente de renda foi de 17%. Fica claro porque o número de bilionários também subiu neste perÃodo e para onde foi a diferença da produtividade ganha.
A educação básica perdeu o rumo. Antigamente ensinava-se o elementar, ler, escrever, falar de forma correta, tabuada, frações, jardinagem, discernimento. Os paÃses que avançaram na indústria queriam mercados cativos, tipo colônias obrigadas a fornecer matérias primas e comprar tudo da metrópole sem permissão para produzir. Continua do mesmo jeito usando mão de obra barata, aproveitando o câmbio, empurrando artigos de baixo custo.
E essa outra pérola: "criando uma rede de universidades federais e subsÃdios à pesquisa, que custa caro, mas não prospera, por não termos rede de pesquisa com intensidade suficiente, segurança jurÃdica ou parceria privada." Sendo que antes ela diz que inovar é processo contÃnuo e demorado. Ora, nem se esperou os resultados darem certo para vc já lascar esse tipo de afirmação? E quem produz ciência no Brasil? Empresas e universidades privadas? Falácia
Totalmente de acordo. Pesquisa básica é cara, de resultados incertos e no longo prazo. Os passeios privados pelo espaço são filhos da NASA, de décadas de dinheiro público viabilizando a produção das universidades e empresas. o sucesso da Embraer não se deve à abertura, mas às condições que a viabilizaram. O ITA e seus arredores vieram de onde? Houve um plano ou foi o mercado?
Olha o que diz o colunista "Descuidamos da qualidade da educação básica. O aumento do gasto no setor, nos anos recentes, não resultou em mais aprendizado." Como não melhorou? Veja os resultados do IDEB e analise por regiões. veja os saltos de qualidade dados pelo Nordeste e outros estados. Quem não avançou foram os estados mais ricos da federação. Esse é o colunista das frases feitas e de efeito
Antes de tudo é preciso seguir as recomendações de Adam Smith, que era tão ou mais desconfiado de comerciantes e industriais do que Marx. "Conversas entre empresários do mesmo ramo geralmente terminam numa conspiração contra o público, ligadas a algum arranjo para aumento de preços". Deve haver estabilidade jurÃdica para os negócios prosperarem, mas os governos não devem acolher pleitos de setores produtivos, sempre desejosos de limitar a concorrência.
falácia.sofismas e simples mentiras.os monoplios se estabelecem .recebem dinheiro público para se fortalecem .aproveitam dos centros de ensino e tecnologias publicos.criam patentes .geram a escassez de bens que poderiam estar generalizados para continuarem monopolistA .Poem seus setores administrativos em paraisos fiscais. E assim caminha a humanidade rumo ao colapso.Esses liberais encardiddos não estão conseguindo tampar o sol com a peneira como antigamente. Até o FMI já está alterando suas pre
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcos Mendes > Para sair da estagnação, é preciso entender o que gera crescimento Voltar
Comente este texto