Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Roberta Grabert

    Amoooo! Para um cético até que vc entende bastante dos signos?! Agora vou entrar na minha nave para o futuro, pois sou de aquário! kkkkk

    Responda
  2. Alysson Ramos

    Também me divirto ao ver pessoas utilizando todo o seu "vernáculo verborragico" contra o Pondé, mas todos os domingos e segundas, estão aqui, falando do mestre. Falem bem ou mal, mas falem dele! Enquanto isso, "na sala de justiça" , Pondé com seu cachimbo, rindo de seus detratores, com vista para o mar! Adoro...

    Responda
    1. Emerson César de Campos

      Mas…e o PT? Diz aí pra nós… e o PT? Acho que não conseguiremos dormir com a imagem de Pondé com um caximbo e vista por mar. Aprenda o sentido e o valor das palavras. Não vejo pessoa aqui, nem mesmo Pondé, na função de detrator. Aliás, é uma ação é ideia de pessoas vinculadas a regimes autoritários. Por último diz assim, vai…e o PT?

  3. Luiz Soares

    "Se quiserem ter sexo, saúde e paz na vida, os homens sempre souberam que devem concordar com tudo o que as mulheres dizem". Pondé é um oráculo.

    Responda
  4. Diva Negri

    Estou vacinada, já tenho uma idade grande, e o meu medo é que daqui uns meses darei de cara com algum idiota, que por algum motivo idiota não se vacinou. E aí como é que vou me defender?

    Responda
  5. José Roberto Pereira

    Precisamos parar de chamar o Pondé de Olavo de Carvalho, o "filósofo" astrólogo, ele deixou claro que não gosta.

    Responda
  6. RODRIGO SANTOS

    Pondé, o Rolando Lero da Folha de São Paulo

    Responda
  7. RAYMUNDO DE LIMA

    Muito boa a ironia do Pondé. Contudo, como vivemos numa época onde idiotas NÃO entendem ironia, temo alguns seguirem literalmente alguma parte do texto. Outro ponto é o termo "idiota". Eu sugiro "estupido", sempre lembrando a famosa definição de Cippolla, citado por Contardo Calligaris: "O indivíduo ESTÚPIDO é aquele cujas ações causam malefícios aos outros sem que ele aufira ganhos privados, possivelmente mediante até mesmo a algumas perdas",.

    Responda
    1. Emerson César de Campos

      Vou entender como ironia o que escreves sobre os outros que pensam diferente de ti. O texto do Luiz Felipe não tem coisa alguma de ironia. Indica apenas o caminho das reflexões reacionárias que tomam cada dia mais assento no lugar da razão moderna. E Calligaris deve estar bem incomodado onde quer que ele esteja (para além da memória de cada um) ao ser utilizado pra atribuir arrogantemente ao outro desqualificativos como fizeste. E não me importo se comentarás que o chapéu me serviu ou a outrem.

    2. Alexandre Matone

      A palavra "idiota", por incrível que pareça, acredito que vem do hebraico bíblico. Havia no Templo em Jerusalém dois tipos de sacerdote (cohen): o cohen yediot (comum) e o Cohen Gadol (sumo-sacerdote). No começo, a palavra idiota, vida de "yediot" queria dizer apenas mediano. Mas com o tempo, assumiu a conotação do pejorativo de mediano: medíocre. Um terço da Península Ibérica era composta por judeus, antes da expulsão da Espanha, em 1492, e na sequência, de Portugal.

    3. Alexandre Matone

      É um falso cognato oriundo diretamente do anglicismo. "Stupid" em inglês quer dizer "tolo", e não "estúpido". Já "estúpido" quer dizer grosseiro. Contardo certamente se referia ao verbete inglês "stupid"!

  8. Alexandre Matone

    2001 - Assassinato de Toninho do PT; 2002 - Assassinato de Celso Daniel; 2002 - Assassinato de 2 envolvidos no caso Celso Daniel; 2003 - Assassinato de 4 envolvidos no caso Celso Daniel; 2004 - Morrem 3 da diretoria do Bancoop (OAS e o Triplex); 2005 - Assassinato do legista do caso Celso Daniel; 2014 - Assassinato de Paulo Malhães - Comissão da Verdade; 2016 - Assassinato de Arthur Sendas (Compra de Pasadena); 2018 - Assassinato de Roberto do PT (Queima de Arquivo). Eram todos de escorpião!...

    Responda
    1. Emerson César de Campos

      Eu me divirto na mesma medida que ainda me espanto como bajuladores do reacionarismo fazem manobras linguísticas e pseudo astrológicas-filósoficas, a justificar os textos de seus gurus a partir de figuras de linguagem como a ironia. Além da clássica, é claro: e o PT? E ainda pensam que leitores comuns são portadores de uma idiotia que os impedem de entender os escritos de Luiz Felipe e outros sem suas providenciais interpretações. Vocês se merecem.

  9. Jonas Almeida

    Qualidade passa ao largo dessa coluna. Esse pseudo-estilo cuja estética é no mínimo duvidosa. "Comer uma novinha" não é uma licença anti-poética. Triste a nação que tem Ponde e Olavo de Carvalho como """filósofos""".

    Responda
    1. RAYMUNDO DE LIMA

      Poucos entendem ironia. Até confundem esta com humor. Outros que se incluem nela, odeiam a ironia e/ou o autor. Boa sorte!

    2. Paulo Altino Freitas da Cruz

      Certamente Jonas...; Que tristeza...!!!

  10. Jean Sohn

    Um amigo, negacionita convicto, acabou pegando covid e passou uma temporada internado no hospital. Felizmente foi um caso brando e em 10 dias teve alta. Pensei -agora ele vai começar cogitar em se vacinar! Que nada. Agora fala pelos quatro ventos que só não morreu porque tomou cloroquina, ivermectina e sei lá o que mais antes.

    Responda
  11. ROBERTO dE OLIVEIRA FLORES

    Sempre houve grande número de crendices e pseudo-cientificismos na medicina( deve haver em outras áreas também mas vou ficar no meu chão) ,acontece que a pandemia e as redes sociais afloraram essas ideias cômicas . Cansei de atender pessoas que cortavam a orelha para tratar hérnia de disco na coluna!!!

    Responda
  12. JORCELIO RAMOS DA SILVA

    Kkkkkkkkkkkkkkk gostei do bom humor kkkkk. Quanto mentir pra pegar novinha qualquer adolescente , que não seja religioso, sabe e descobre isso ao perder para concorrentes. Ah! Os adultocentes mudam a data de nascimento para tudo. Porque acreditam mais em mentiras que em si mesmo. Kkkkk. Parabéns pelo texto.

    Responda
  13. Alexandre Matone

    Pondé, com todo respeito e consideração, como você pode esperar que um raciocínio baseado em evidências de um público e uma equipe de jornalistas e colunistas que, ao arrepio de toda e qualquer evidência, acha que Cuba é o paraíso na Terra e Jararaca é "o homem mais honesto do mundo", em quem depositam todas as suas expectativas messiânicas? Cloroquina, para essa gente, é fichinha, em termos de evidência!

    Responda
  14. Alexandre Matone

    E se mais uma pesquisa comprovasse que "o homem mais honesto do mundo" realmente, como ele mesmo diz, é "uma Jararaca"? Quando os cumpanheiru irão começar a votar baseados em evidência?

    Responda
  15. Emerson César de Campos

    Falem a verdade: é ironia fina dizer que precisa fazer isso ou aquilo para comer uma novinha? FSP, até quando essa baixaria vai continuar? Isso do serve para madalenas arrependidas do bolsonarismo. Deixou de ser divertido faz tempo isso aqui. Luiz Felipe, o teu guru Olavo de Carvalho começou a vida como astrólogo. Creio que esse texto ridículo e previsível tenha sido em homenagem a ele. Passar bem, viu?

    Responda
  16. Jose Renato Monteiro

    Pois é, os virus não acreditam nos astros, nem nos medicos, muito menos nas estatísticas. Os virus não estão nem aí para sua alimentação, religião, estado de espirito, pessimismo ou otimismo idiota. Eles querem se multiplicar e sobreviver, alias como todas a coisa vivas. Eles tem pavor só de uma coisa, seus anticorpos, treinados por milhares de anos em identifica-los e destruí-los. O resto é groselha política ou econômica.

    Responda
  17. Adailton Alves Barbosa

    - Pois é professor infelizmente temos médicos que não acreditam em vacinas.

    Responda
    1. RAYMUNDO DE LIMA

      Infelizmnte, temos médicos que colocam a ideologia acima da ciência. Eles próprios fazem parte do crescente número de "idiotas" (sic) que prefiro "estúpidos" (ver meu comentário)

  18. Josiane Pasa

    Parabéns pelo texto ?

    Responda
    1. Josiane Pasa

      Parabéns pelo texto!

  19. Paul Muadib

    O triste é saber que em pleno século XXI ainda tem gente que acredita em astrologia

    Responda
    1. Paul Muadib

      A ironia que ele faz não é em relação a acreditar em astrologia, algo que muita gente ainda acredita, infelizmente.

    2. Marisa Coan

      Mais triste é não conseguir entender uma boa ironia.

  20. Carolina Figueiredo

    Divertido. Mais divertido é ver programas de televisão especializados em automóveis, normalmente veiculados aos fins de semana, combinar o cinto de segurança com o estofado da cadeira que é a cor do signo da dona.

    Responda
  21. Rodrigo Leite Ferreira

    Claramente taurino.

    Responda
  22. Erica Fernanda

    Lidar com negacionistas é jogo duro. Gratiluz pelo artigo, Pondé.

    Responda
  23. Renato Pinto de Almeida Jr

    Professor Pondé, sempre brilhante! Afinal de contas, colocar os negacionistas nús e crus é uma das funções dos grandes sábios. Um belíssimo tapa de pelica e bordado da boa ironia fina, não é um trabalho para qualquer um. Imagino o pessoal que irá "chiar" contra essas suas palavras nas aulas inaugurais do seu curso de Filosofia pura ... parabéns, mestre!!!

    Responda
  24. Renato Pinto de Almeida Jr

    Professor Pondé, sempre brilhante! Afinal de contas, colocar os negacionistas nús e crus é uma das funções dos grandes sábios. Um belíssimo tapa de pelica, bordado da boa ironia fina, não é um trabalho para qualquer um. Imagino o pessoal que irá "chiar" contra essas suas palavras nas aulas inaugurais do seu curso de Filosofia pura ... parabéns, mestre!!!

    Responda
  25. José Marques Mendes

    Parabéns pela fina ironia

    Responda
    1. Luis Felipe

      "comer uma novinha" é muita finesse...

  26. Paulo Sebastião de Souza

    Rir também faz bem. Não sei qual signo mais rizão, com certeza o vírus gosta mais de mal humorados.

    Responda
  27. Maurizio Ferrante

    Não li, mas pelo autor logo vi que nao valia a pena

    Responda
    1. Marisa Coan

      E vem postar? Não tem o que fazer?

    2. jair benedito gonçalves do nascimento

      Chato.Gratidão

    3. Raul Deodato Moura

      Já que não leu, deveria também ter nos poupado do comentário.

    4. Alysson Ramos

      Não leu e percebeu que não valia a pena pelo autor? Nem vou comentar, pois também, logo percebi que não vale a pena, dado ao fato de que...