Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marisa Alves de Souza

    Por que a reportagem não informou o número em média de alunos matriculados nas salas de aula destas escolas (tanto das particulares quanto das públicas)? É extremamente desonesto omitir este dado. Se houvesse a intenção de tratar o assunto com responsabilidade, inclusive, a Folha poderia calcular o número possível de alunos presentes nas salas de aula de maneira que o distanciamento social seja respeitado.

    Responda
  2. Bruno Lima

    (...) Vamos aguardar e torcer - já que ações racionais não existem. Um plano quase linear para realidades tão distintas quanto a da rede pública e particular é no mínimo temerário. É torcer para que o que aconteceu no mundo todo de alguma forma não aconteça por aqui. E, sim, lugar de criança é na escola: exceto se essa escola for um verdadeiro Hotspot de Covid.

    Responda
  3. Bruno Lima

    Claro que entendo o papel das escolas públicas na realidade social - lugar em que muitas vezes as crianças têm a única refeição completa diária, onde há um mínimo de acompanhamento de saúde, etc - mas o que está acontecendo a partir de hoje é um grande experimento epidemiológico, único no mundo. Os jovens e seus pais, tbm jovens, vacinados pela metade; professores que em muitas cidades tomaram a segunda dose às pressas na semana passada, falta de estrutura nas escolas e a variante Delta (...).

    Responda
  4. marcos fernando dauner

    bagunça completa. desgoverno totalmente perdido . maioria da população abandonou tudo ! deu a louca no mundo . O fim do mundo está próximo ! - apocalipse cap. 23, verso 15

    Responda
  5. Carlos Cordobilha

    No governo do PT entre 2003 até 2016 todos estavam no mesmo nível não tinha desigualdades mas estou me referindo aos políticos todos com muita mordomias e muito dinheiro público nos bolsos

    Responda
  6. Luiz do Rosario Bastos Júnior

    O simples fato da diferença do percentual de atendimento entre rede pública e privada se traduz na diferença de número de alunos por sala de aula. Enquanto rede privada trabalha com 20 a 25 alunos, a rede pública trabalha com 35 a 45 alunos. Gostaria que me explicassem como a rede pública pode garantir o distanciamento de 1 metro entre os alunos atendendo o 100% de sua demanda? Sem falar na defasagem de funcionários da limpeza e estrutura física (espaços arcaicos e mau conservados) .

    Responda
  7. Marcelo Costa Batista

    Todas as mortes de professores, alunos e seus familiares por covid após após o dia 10 de agosto, em SP, coloquem na conta do senhores Rossieli Soares e João Dória ( BolsoDória) e lenbrem-se desses rostos nomes e partido politico, o PSDB na ora de votar, porque muitas vezes não sabemos em quem votar, mas em quem não votar ficou mais facil, sabemos que vidas humanas são insubstituiveis vamos mostrar que repudiamos quem, menospreza a vida dos outros principalmente a vida dos pobres.

    Responda
  8. Luiz Junior

    Sugiro à FSP fazer uma matéria agora comparando a infraestrutura das escolas públicas x privadas. Criem indicadores como "número de funcionários de limpeza", "pias e banheiros para lavar as mãos", "tamanho médio das salas de aula para fazer distanciamento" etc. Não dá para fazer uma análise comparativa superficial! Eu concordo que é preciso criar as condições para o retorno das crianças à escola. É urgente! Mas estão fazendo politicagem com a questão. Srs políticos, façam sua parte!

    Responda
  9. RITA DE CÃ SSIA KOVALINKINAS FOLTRAM

    Sugiro à Folha que faça uma visita as escolas estaduais para avaliar as condições e o número de funcionários existentes em cada uma para se manter os "protocolos de limpeza"

    Responda
  10. R TEIXEIRA

    Seria louvável tal atitude da Secretaria de Educação, em propôr o retorno às aulas presencias, se previamente houvesse a imunização do público estudantil. As crianças não foram vacinadas, a variante Delta está aí e o SUS também respira por aparelhos. Por fim, caberá aos professores a árdoa tarefa de fiscalizar o uso da máscara, do álcool gel e de guardar o distanciamento enquanto tentam dar as aulas. Pergunto: Qual pessoa pública mandará algum familiar para as aulas presenciais hoje?

    Responda
  11. Elisabeth Schmidt

    Nada de novo no front.

    Responda