Mônica Bergamo > Morre Francisco Weffort, o professor que pensava a democracia no Brasil Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Eduardo de Oliveira

    Realmente, grande intelectual, bebi muito ali. E por falar em beber, a fundação do PT, como a 51, foi uma boa ideia, mas a ressaca....E outra, a participação dele no governo FHC, foi uma verdadeira enxurreira no batatal. Um de seus maiores livros continua sendo O Populismo na politica brasileira, e quem não leu precisa ler, e quem leu e esqueceu, precisa reler urgentemente. R.I.P., Francisco.

    Responda
  2. Enoque Sabino

    Em 29 anos de existência só agora descubro grandes intelectuais brasileiros, infelizmente depois de eles falecerem, ainda bem que deixaram suas obras.

    Responda
  3. Dimas Floriani

    Realmente, um dos luminares do pensamento político, mesmo que tenha tomado outros rumos em termos de escolhas para o país, diferentes daqueles que defendia em 1980. Mas o pensamento tem que se renovar e como estudioso do populismo buscava distanciar-se desse modelo. E agora mais do que nunca com a extrema direita no poder e com um aprendiz de ditador que quer impedir eleições livres em 2022.

    Responda
  4. Humberto Giovine

    O Brasil perde uma das figuras mais proeminentes, tanto na cultura como na academia. Uma grande referência como docente e ser humano. Que suas ideias e escritos continuem sendo balizadores da democracia!

    Responda
  5. Alberto A Neto

    Condolências à família. Junta-se a quatro intelectuais supostamente de esquerda que se foram recentemente. Todos acabaram como quadros e militantes do tucanato; a despeito de suas qualidades intelectuais. Como todo uspiano, Weffort não entendeu o Brasil, porque São Paulo sempre adotou uma perspectiva quase imperialista em relação ao país como um todo e nunca pensou "o Brasil". Sem falar no ranço sistemático e permanente contra o varguismo e e às reformas de base do janguismo. Uma pena!

    Responda
  6. João Aris Kouyoumdjian

    Em poucos dias, grandes perdas para o país. Estão indo embora os intelectuais e os livros, e ficando os pseudo-intelectuais do twitter e facebook. Pouca reposição no mundo político. Sobram o palavreado xulo e de meia dúzia de palavras do capitão.

    Responda
  7. José Antonio Bonato

    O texto esquece de mencionar outra relevante perda recente, a do filósofo Roberto Romano.

    Responda
    1. Humberto Giovine

      Muito bem lembrado Jose!

  8. Carlos Cordobilha

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. José Bueno

      Ao professor e pesquisador Francisco Weffort todo o nosso respeito e homenagem.

    2. Alvaro Almeida

      É cruel sua observação! Não acredito no que li. Meu Deus do céu, inacreditável.

    3. José Tadeu Barros

      Esse tal internauta, que deve ser bolsonarista e, portanto, analfa político, errou feio: tanto Weffort quanto Romano eram liberais, próximos do PSDB. O outro, não sei.

  9. Carlos Cordobilha

    Foi um dos culpados pelo comunismo no Brasil.

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Comunismo no Brasil? Esse deve estar em algum continente perdido da terra plana onde o fascismo era de esquerda e a democracia foi salva pela ditadura!

    2. Humberto Giovine

      Carlos. Você, como um "bom bolsonarista" escreve o que desconhece, dentro de seu submundo obscurantista e pré-histórico. Se nega-se a se instruir, ao menos respeite os grandes valores do país, como o professor Welffort.

    3. José Tadeu Barros

      Comunismo no Brasil? Onde? Quando? Em qual Universo? Kkkkkkk!!!!

    4. Luís Lopes

      Recomendo a coleção "Primeiros passos".

  10. ANDRE LUIZ BIANCHI ARANTES

    Que DEUS o perdoe por esse mal que ele fez ao país, de ajudar a fundar este PARTIDINHO de corruptos e bandidos.

    Responda
  11. Alex Ribeiro Oliveira Santos

    José Arthur Giannotti, Roberto Romano e Francisco Weffort. Perdemos 3 intelectuais de peso nas últimas semanas. O momento é ruim para a esquerda, que vem perdendo referências de leitura e de pensadores. Estamos vendo na luta política atual com baixo preparo intelectual nas redes sociais e nas ruas, onde acreditamos serem feitas por pessoas que nunca leram eles.

    Responda
  12. DERLAN TROMBETTA

    Manchou sua biografia apoiando o Golpe antidemocrático de 2016, que foi o ingrediente principal para a ascensão do fascismo ao poder em 2019 e que está corroendo a democracia até hoje!

    Responda
    1. Carlos Eduardo

      Mostrou lucidez, desprendimento e honradez ao apoiar o impeachment de uma incapaz na presidência. Diferente do PT que hoje não faz nada para tirar da presidência outro incapaz, achando que com isso terá caminho fácil em 22. Na verdade Lula só existirá em 22 se Bolsonaro existir e vice-versa.

    2. Alex Ribeiro Oliveira Santos

      O TCU que identificou as pedaladas fiscais e a contabilidade criativa antes do Parlamento brasileiro. Inclusive elas foram assumidas publicamente pelo o então secretário do Tesouro Nacional, indicado pela então presidente da República. Reveja os fatos e datas de tudo. A CF 88 é clara que ambos são crimes de responsabilidade com punição de impeachment. Se o PSDB tivessem ganho as eleições de 2018, qual era o nome a ser dado? O brasileiro está cheio desses adjetivos dados aos adversários.

  13. neli faria

    A morte é a mais democrática das Instituições universais. Leva a todos. Minha solidariedade para a família.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.