Hélio Schwartsman > O Brasil e a estupidez infinita Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. luiz jose almeida fayad

    Nos comentários sobre a autoria da frase"duas coisas são infinitas",não sei o porque esta discussão,é irrelevante.Como falou James Stewart no papel de um senador no filme de John Ford,"O homem que matou o facínora",:"quando a lenda vira um fato,publique-se a lenda".Segundo comentário do colunista Rui Castro,"90% dos políticos construíram suas carreiras em cima de lendas.

    Responda
  2. luiz jose almeida fayad

    No comentário do leitor Marcos Benassi,ele diz entender que o voto no Bozo das classes de baixo nivel educacional é fácil entender, já voto de uma classe média educada era difícil aceitar,No meu comentário apresentei meu ponto de vista do porquê.O leitor Jove Bernardes contrapos; porque eu não comparei as duas classes.Tentei apresentar as razões para a dúvida de Marcos Benassi,já que Marcos entendia as razões da classe de baixo nivel educacional mas não as razões da classe media educada.

    Responda
  3. Paolo Valerio Caporuscio

    O brasil todo é de maioria imbeciloide e de sem noção e ainda se orgulham.

    Responda
  4. Alan Moacir Ferraz

    Corrigindo: sequer e não siquer.

    Responda
  5. MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

    Sempre houve um Brasil boçal e orgulhoso de sua boçalidade. Em nenhum momento da história brasileira este segmento foi deslocado de seu lugar. Não há surpresa alguma em sua ascensão e protagonismo. É gente ossuda, como diria João Cabral de Melo Neto.

    Responda
  6. Alan Moacir Ferraz

    Que estados e/ou municípios ofereçam 100 ou mais reais para aqueles que não compareceram para tomar a 2a.dose (os Estados Unidos ofereceram 100 dólares como um dos estímulos) . 100 dólares é muito pra nós. Não esperemos este tipo de atitude do governo federal. Vejam que o presidente nem siquer usa máscara com isso espalhando o vírus num total desrespeito à população contrariando todas as normas de proteção contra a disseminação da pandemia.

    Responda
    1. ricardo arantes martins

      Há muito tempo a questão de não esperar nada do Coiso já é sabida. A questão é esperar menos... Ele só atrapalha e por isso somos a 2ª nação mais letal do planeta, com apenas 20% de totalmente vacinados em 6 meses de campanha. Inútil.

  7. Paulo Silva Barbosa

    Estamos entrando em um fase, onde o negacionismo anda dominando parte de nossa sociedade, que teme o progresso e o desenvolvimento e representado pelo mandatário, onde apenas vale a sua opinião e ideias como fosse o único dono da verdade.

    Responda
  8. José Cardoso

    No caso das vacinas acho que há o medo de efeitos colaterais futuros. E quanto mais a pandemia retrocede mais gente (principalmente os mais jovens), pode ser tentada a avaliar que o risco de adoecer gravemente é pequeno e que vale a pena não se vacinar.

    Responda
  9. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

    como se a educação figurasse entre as últimas prioridades do governo e da sociedade...alguma dúvida quanto a esse governo? Ele é inimigo declarado da ciência, do conhecimento, da cultura. Enfim, de tudo que fundamenta o processo civilizatório. Essa m...toda é deprimente!!

    Responda
  10. Raymundo De Lima

    Helio, você foi muito generoso na sua crônica. Eu afirmo que: a estupidez humana resgata a estupidez nazi-fascista e se alastra como uma epidemia; e o grupo da "heritação"(sic) pratica o "ódio ao próximo", em nome de Jesus. Sorry!

    Responda
  11. luiz jose almeida fayad

    vem daí a construção e a adoração pelo "mito".

    Responda
  12. ricardo arantes martins

    Acho que ainda não caiu a ficha, pelo menos para mim, da enormidade que as fakes news digitais representam nesta era. A eleição de Trump e do Coiso são exemplos disto. Os EUA tem vacinas a vontade e tem apenas 49% da população totalmente vacinada (Os seguidores do Coiso Mor Ianque, os Trumpianos descem a lenha na Pfizer). Me surpreende a tão culta europa ocidental. O Poder das fakes digitais criam um "ignorante por desinformação". Uma Cepa altamente mortal em todos aspectos.

    Responda
  13. luiz jose almeida fayad

    Observo nas pessoas de classe média um certo preconceito contra aqueles que possuem uma capacidade intelectual acima da média,eu diria até um sentimento de inferioridade que as faz adorar fardas,aparatos militares,artistas famosos,influencer,cantores sertanejos,compositores sem poesia,é a atração pelo brilho,pelaluz que as atrai e fascina e desprezam o que é verdadeiro,o belo,a cultura ,apoesia,a riqueza espiritual.a formação inteletual,tudo que é superior as fazemsentirmais emais inferiores,aí

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Comparação estranha. Por que não comparar "aqueles que possuem uma capacidade intelectual acima da média" com "aqueles que possuem uma capacidade intelectual abaixo da média"? Estupidez campeia em todas as classes, Luiz. Isso de comparar pessoas "de classe média" com pessoas de outra "capacidade intelectual" me soou desconexo. Ignorância está uniformemente distribuída pela humanidade.

    2. ricardo arantes martins

      Sim Luiz, mas creio que não só a classe média. A carga valorativa da humanidade nunca esteve na bondade, no caráter, na doçura, mas antes no Ego.

  14. Jô Maria Souza

    Imagine um alienígena chegando na terra e descobre que existe uma solução para acabar com toda dor, sofrimento e morte que acomete à população terrestre mas que tem gente que se recusa a aderir ao tratamento simples e sem custo?

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Não é nem simples nem sem custo, mas ok. Mas e se esse alienígena chegasse e e descobrisse que boa parte da população votou, apoia e endeusa O Coiso? Aí eu queria ver.

    2. ricardo arantes martins

      Muito bom. O pior é que seria isso mesmo.

  15. Lourival Costa

    Uma facada pode fazer muito, além de ferir ou matar pode ajudar a eleger um inútil como presidente.

    Responda
  16. MARCOS BENASSI

    Hélio, caríssimo, muitas vezes me surpreende esse grau de estupidez manifesto no voto Brazuca. Aquele atribuível ao baixo nível educacional e à necessidade pura, vá lá; mas o voto Bozofrênico de uma classe média educada, ainda se mostra uma incógnita para mim. De todo modo, a estupidez dos Sobrinhos de Sam, com os quais não convivi como habitante, me intriga em tudo que é instância: os paradoxos como moralismo versus pornografia, algum libertarismo X voto TrAmpiano, espantam-me a todo tempo.

    Responda
    1. Ayer Campos

      Classe média educada ou não, o voto bozofrênico é o recurso teológico-político e dogmático ao salvacionismo (a cavalo ou de motocicleta) imaginário e fantástico, contra um mundo ingrato que promete delícias e regalos, e só entrega para poucos. Somente as engrenagens secretas da indústria do imaginário social podem explicar um tal investimento libidinal.

    2. Paul Muadib

      O problema é que ideologia fala mais alto que a razão, tanto no espectro de direita quanto de esquerda.

  17. Bento Brito Teixeira

    Acredito que a estupidez, o conluio antipetismo das elites econômicas e o cerco judicial ao Lula com a consequente condenação, a colaboração das mídias impressas e televisivas levararam os incautos a eleger essa abominável criatura: Agora, êle tem, por esporte, desafiar tudo e todos que o contrariam. Espero que os arrependidos tenham coragem e capacidade de conter êsse Pres desastroso e despresível. As Fçs Armds terão a desfaçatêz de trair o povo e a nação para sustentar um alu cinado?

    Responda
    1. Elisabeth Schmidt

      Matéria da Folha: 'Brecha permite que pensionistas de ex-ministros da Justiça Militar ganhem 30% a mais', 31.7.21.

    2. Elisabeth Schmidt

      quis escrever bônus

    3. Elisabeth Schmidt

      As ffaa estão casadas com B. Tiveram dele reajustes, gratificações infladas, novas para os da ativa e a oportunidade de parasitar também o governo, em seus milhares de cargos transitórios, com o bônus recém aprovado de furar o teto constitucional. Quatro deles, grudados em B., Heleno, Beltrão, Braga Neto e Ramos, receberam mais de 100 mil em junho. As filhas, mais adiante, herdarão estas fortunas. Como ex. a filha de Ernesto Geisel, 37mil/mês.

    4. Jesse G

      O quê se pode esperar de corporações viciadas no ócio e em privilégios imerecidos?

    5. MARCOS BENASSI

      Caro Bento, assino embaixo das suas constatações. Quanto à questão final, a resposta é dúbia: os seus comandantes máximos, mostram-se tentados ao "sim"; há quem diga, por mais informado, que o golpismo não se encontra disseminado no comando de tropas desta mesma maneira. Eu tenho lá meus temores, mas quero crer em algum bom-senso. Oxalá este exista mesmo...

  18. Regina M Rocha

    Ótima coluna, Hélio. Só um comentário, a frase sobre a estupidez humana não é devida a Albert Einstein. Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/albert-einstein.htm

    Responda
    1. Regina M Rocha

      https://skeptics.stackexchange.com/questions/18140/did-einstein-say-two-things-are-infinite-the-universe-and-human-stupidity-and

    2. Regina M Rocha

      Inclusive, segundo a fonte que citei acima, “essa (...) mesma frase aparece em diversas obras ainda mais antigas, escritas por outras pessoas”.

    3. Jose Oscar Marques

      Essa frase foi atribuída a Einstein em três diferentes versões pelo psicólogo gestaltista Frederick S. Pers. Nao há nenhuma outra fonte ou comprovação independente.

    4. Paulo César de Oliveira

      Todas as fontes que encontrei dão Albert Einstein como autor da frase, que tem até um complemento: "Duas coisas são infinitas:o Universo e a estupidez humana; e não tenho certeza quanto ao Universo."

  19. Enoque Sabino

    Artigo publicado aqui "Bolsavírus" relata muito bem que a frase do humorista "pior que tá não fica" mostra nossa incapacidade de considerar política a sério, votar no Bolsonaro movido pelo antipetismo foi a pior escolha, todos iludidos como se a corrupção fosse o mal primeiro do país.

    Responda
  20. Vilarino Escobar da Costa

    Errar é humano , persistir no erro é bur rice!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.