Joel Pinheiro da Fonseca > O voto impresso é uma boa ideia? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Gostaria de lembrar que tivemos invasão em um dos computadores do TSE na eleição passada, que foi detectada prontamente pelos técnicos do TSE. Com isso, as totalização dos votos ficou mais morosa. Então já estão tentando no atual elo mais fraco. Vivemos num paÃs de falsários. O método precisa ser atualizado em cada eleição. Certificado digital é utilizado justamente para documentos, receitas médicas. O método é seguro e atualizado constantemente. Basta divulgação.
O autor parece esquecer que o voto impresso pode ser recontado por outra instância em caso de divergência com o.BU da urna, inclusive com presença de fiscais, juiz, TSE, PF etc. Para ser politicamente correto faz analise rasa e agride a lógica. O texto soma 1 + 1 e encontra 1/2.
Senhor Daniel Alvares, se eu tenho uma conta no banco, eu só posso sacar o saldo existente em qualquer parte do Brasil! Por que é tão difÃcil comprovar uma fraude eleitoral! Que tal votarmos usando o CPF, já que parece que a digital não está funcionando?
O voto impresso é uma forma de comprovar para a milÃcia qual de fato foi o seu voto, mesmo que o cidadão não tenha acesso ao papel, pode fotografá-lo. Como é hoje, torna-se impossÃvel provar qual foi de fato seu voto, o máximo possÃvel é tirar uma foto com uma Glock 9mm na frente da carinha do Genocida na tela, antes de Confirmar ou Corrigir seu erro grotesco.
a primeira frase do texto já é um erro. não existe nada além dessa discussão além do fator polÃtico - o conteúdo dela não é uma discussão real. se propor a discutir voto impresso é corroborar o tumulto proposto pelo bozo. inacreditável que a essa altura do campeonato ainda façam isso.
Os meus votos são computados. Olho na Página do Tribunal e vejo na urna que voei:deputado X um voto... o meu!Anoto todos os meus votos . Mas, o voto papel era muito melhor para anular:em 1995 anulei, pela primeira vez, no segundo turno: maluf e suplicy. Escrevi com muita linda letra um monte de coisa e quando saà a mesária me deu uma olhada como a pensar: nossa, que rosto sublime dessa eleitora. Mal sabia...Depois anulei no segundo turno em 2008 e 2018: mas, foi sem graça, só digitei número.
Um direito seu anular Neli e aprecio muito seus comentários. Gosto muito do Suplicy. Iam abrir uma CPMI contra Jeferson mas o governo (Lula) ia blindá-lo. todos os senadores governistas até que o Suplicy falou Não. "quando era oposição sempre fui a favor de apurar a verdade". Abriram a CPMI, Jeferson foi preso, mas antes deu toda a letra do mensalão. Suplicy até hoje é odiado por grande parte do petismo das antigas alas majoritárias que foram presas. Foi muito difamado por eles.
Visto haver provas irrefutaveis de fraude em 2018, segundo o presidente, acho que o resultado da eleicao deveria ser anulado e realizada outra com supervisao de observadores internacionais... Se acredita no que diz, deveria renunciar, já que a fraude o ajudou... ou a conspiracao foi pra que ele nao vencesse no primeiro turno e sim no segundo? qual a logica?
Parabéns. Vamos peticionar pedindo a nulidade, por fraude, do segundo turno das eleições de 2018. O vencedor não foi eleito e nem era para ter tomado posse.
Vejo alguns comentarios duvidando da segurança do voto digital.. engraçado que todos esses comentarios foram feitos via digital.. duvido que alguma dessas pessoas use cheques, ou vá ao banco pagar boletos, ou procure telefones na lista telefonica..
Joel já tinha dito essa besteira na Jovem Pan: "Ao término da votação, cada urna já imprime um boletim com os votos de cada candidato. Se a totalização do TSE divergisse da soma desses boletins impressos, seria facÃlimo de mostrar. Até hoje, nunca aconteceu." Nunca aconteceu e nem acontecerá, pois a máquina não erra na soma. O BU, para um sistema fraudado, transforma-se na "prova da fraude", pois esta já terá ocorrido quando o BU for impresso. Joel espalha desinformação. Não entendeu nada.
Porque só 2 paÃses e o Brasil, usam urnas eletronicas, Bangla Desch e Butão . na opinião do governo seriam voto eletronico com urnas impressas ao lado , imprimindo o ticket, igual em parte dos EUA
Só pra algum bozonazi votar no lula e alegar que a urna mudou o voto? Igual teve na ultima eleicao, gente gritando que a urna nao aceitava ele votar no bozo sendo que ele estava no momento da votacao para governador? Temos problemas bastante serios no pais: pandemia, economia, volta da fome, pra nos preocuparmos com um problema que nao existe.
Todo preconceito deriva da mais pura ignorância. Mas tenho pelo um que identifico. Tudo, absolutamente qualquer questão que o Coiso tenha já parto do pressuposto de que é um absurdo. Tudo que acontece na nação é um absurdo. Vivemos num tempo de ódio caótico. a questão é de ordem prática na urna com cédula faremos uma contagem. na urna eletronica fazemos uma contagem mais rápida. na eletronica com voto impresso são duas contagens. se for para fazer isso, façamos logo por cédula. simples assim.
É um bom artigo, replicando. Aliás, Bolsonaro e sua gangue abandonaram o CoronavÃrus (novamente) para se agarrarem à urna. MAM
É possÃvel conferir se o relatório de votos impresso pela urna corresponde ao total de votante. É só conferir nos cadernos de votação quantas pessoas votaram, quantas não compareceram, quantas justificaram e conferir com o que está no relatório. Claro que em grandes seções eleitorais isso é mais demorado, mas em locais menores dá pra fazer rapidinho. Falo isso porque já fui mesário e sei como funciona. Minha opinião, não existe necessidade de voto impresso. Isso é discurso de derrotado.
Fico com as duas últimas frases. MAM
Gostaria de poder demitir colunistas por voto digital(só maluco confia em dono de jornal contando voto)Joel dinheiro da Fonseca ,Catirina arrocha e mente, Pondé,e Demétrio boca mole,seriam meus candidatos a demissão sumaria.
Imagino que tenha realizado o comentario via carta por correio.. do contrario, desconfio que foi fraudado, já que dificilmente alguem falaria uma bobagem dessa se nao estivesse anonimo..
Que tal voltar o cartão de crédito com carbono? Pode ser com papel, eletrônica ou até Jesus contando os votos, o que Bolsonaro quer é dizer que foi roubado....
E o caminho legal para essa mudança que o capetão alega ser desejo da população (talvez dos milicianos) seria um plebiscito. Certamente menos de 10 por cento da população (milicianos, crimi hnosos de todo tipo...) querem isso.
A maior burrice é dizer que cada urna não pode ser conferida individualmente. Claro e óbvio que pode com muito mais segurança que contando papeizinhos. Única e simplesmente analisando o programa que a faz funcionar. Não existem máquinas pensantes, que tomem decisões próprias. É muito fácil analisar um código de programação. Não há como digitar 17 e pela vontade da urna surgir o voto para o 13.
Perfeito. MAM
Naoooooooooo, alguém discute trocar celular por orelhão?????
O Mito falsário quer imitar o amiguinho Trump e após os resultados das eleições, que certamente vai tomar um pau, vai dizer que são fraudadas! Fora com esse sujeito daqui! Não quer saber de trabalhar e só vive arruaçando o paÃs com seus passeios ridÃculos!
Ora, mas se o processo eleitoral tem sido um sucesso no Brasil; se não há prova de fraudes; se há fiscalização e acompanhamento por parte do TSE e dos partidos; se Bolsonaro & filhos foram eleitos antes e agora na vigência do atual sistema, com as urnas eletrônicas, por que alimentar essa velha e desgastada teoria da conspiração? Se, por hipótese ridÃcula, houve fraude em 2018, ela beneficiou o Sr. Bolsonaro, o Centrão, e toda a direita que afinal foi eleita? É mais que paranoia...
Não é paranoia, ele sabe que vai perder a eleição e quer alegar fraude para anulá-la. Como tentou o Trump.
A intenção é criar a desconfiança. Bolsonaro não quer que passe nenhuma PEC de voto impresso, pois assim não poderá gritar ~stop The count~ quando perder
O melhor que o presidente tem a fazer é trabalhar. Assim, talvez consiga sair do lamaçal que produz dia sim, outro também. O resto é "tagarelagem".
Só acredito se apresentarem as provas do que argumentam. Argumentos sem provas é perda de tempo e substimacao a integencia do brasileiro.
Quem? Substimação? MAM
O argumento é triplamente falho. Primeiro, a apuração dos votos e a divulgação dos resultados continua como está. Depois, não há nenhuma intervenção do eleitor, tanto na confecção do comprovante impresso como no depósito deste na urna lacrada: tudo é feito pela própria urna e não acrescenta nenhum tempo à votação. Por último, a recontagem, em caso de alegação oficial de fraude aceita pelo TSE, *também* é feita por amostragem e eletronicamente, por meio dos códigos QR de cada comprovante
Mas o mais importante nem é o amontoado de meias verdades do artigo. É que o solnorabo NÃO QUER que a PEC seja aprovada e conta com que ela seja rejeitada. Assim ele terá uma "prova" de que se está preparando uma fraude, porque os possÃveis fraudadores não querem que os votos sejam "auditáveis". Estamos dando a ele exatamente o que ele quer.
Daniel, não há no comprovante impresso nenhuma informação (inclusive a ordem da votação) que não esteja presente também no registro eletrônico. Portanto, se fosse possÃvel identificar o voto do eleitor pela ordem de votação, o sigillo Jà estaria comprometido.
"Basta um bolsonarista votar no Lula e dizer que votou no Bolsonaro". Omodeus... Isso pode ser feito em qualquer sistema, não? Mas o que impressiona mesmo é o sectarismo: um projeto idêntico ao atual foi aprovado em 2015 pela Câmara, por 433 a 7 votos e duas abstenções. TODOS os deputados de esquerda votaram a favor. Agora, de repente, defender o que todos defendiam há seis anos faz de você um bolsonarista. Não é à toa que ele ganhou em 2018, com essa qualidade de "oposição'...
Basta um bolsonarista votar no Lula, dizer que votou no coiso... Toda sua certificação, seus QR codes, toda sua lisuara foi para o vinagre. Mas é isso o que vocês querem, não é?
BObagem. MAM
Até o próximo paspalho proto-ditador questionar a 'lisursa' do código QR, dizendo que aqueles desenhos, se cortados numa sexta-feira santa, batidos no liquidificador com sangue de galinha caipira e água benta do rio Jordão e postos para secar à luz da lua irão mostrar uma gigante foice-e-martelo numa bandeira vermelha.
Se são depositados em fita continua, e se é possÃvel identificar a ordem dos votantes, acabou o sigilo do voto. E se a contagem será feita por amostragem e eletronicamente, porque não poderia ser fraudada?
Também, é impossÃvelk introduzir votos falsos na urna porque 1) os comprovantes são depositados em fita contÃnua, não cada um individualmente, e 2) cada um deles vem com um código QR que confirma o voto por extenso e com um código CRC que o autentica, mostrando que foi impresso por aquela urna especÃfica na data X.
Pelo que entendi, a facilidade na contagem dos votos e a rapidez com que os eleitores votam, justifica qualquer suspeita que paira sobre as urnas eletrônicas! Não esqueçamos que as urnas são eletrônicas, mas são operadas por humanos, os mesmos que nos engana há milhares de anos. Não é do interesse dos homens que nos governa, que a honestidade reine no planeta! A verdade não gera lucro. Pedir provas de que as as urnas são violável, garante aos defensores dela a razão...
Adenor, o que não se justifica é empregar um método mais suscetÃvel a fraude (contagem manual de voto impresso) para auditar um outro mais robusto. Explica aà como resolver a situação na qual os números são diferentes porque alguém introduziu votos falsos de papel (o que já aconteceu no passado).
Nenhum dos bolsonaristas que opinou aqui cobseguiu articular uma só refutação válida contra os argumentos do colunista. Infelizmente, isto é o que menos interessa. Todo mundo já compreendeu o que quer o bolsonarismo: criar confusão e impedir a eleição.
A explicação tá boa, mas a questão não é técnica. Isso é pra criar tumulto, a essa altura já tem certeza da derrota, por isso o assunto ganhou relevância, é contestar resultado, teve recontagem nos EUA e adiantou? Sobre funcionários públicos esquerdistas, 70% votou 17 em 2018.
A mais importante questão para uma nação é a seriedade na escolha dos dirigentes que até hoje não cumpriram o seu papel fragilizando a democracia ocidental a ponto de as elites buscarem o referencial do capitalismo de Estado com governo forte e liberdade restrita. A nota conjunta dos militares se mostra objetiva a esse respeito.
Joelzinho, em um PaÃs onde o Funcionalismo Público totalmente aparelhado por socialistas esquerdistas somado aà uma enorme parte da população de "analfabetos funcionais" votar no "botãozinho" 13 é uma barbada, não há chances para o progresso tanto esperado pelos brasileiros. Sem o Voto impresso, auditável e com acompanhamento de especialistas externos, impossÃvel confiar em qualquer sistema eletrônico. Voto Impresso, Público e falado, até nas Bocas de Urnas sim. Que se acabe c/ Voto Secreto.
Eu voto 13, e desconfio das urnas eletrônicas! E aÃ? Num paÃs onde dão nó em pingo d´agua, se desconfia até da própria sombra...
Quanta baboseira junta num único texto! Impressionante estas mentes doentias
Pirou de vez!
Você nem leu o texto né? Se leu, explique como um método mais suscetÃvel a fraude (voto em papel) poderia servir para auditar outro mais robusto? Em tempo: historicamente, no Brasil já houve fraude com voto em papel e nunca houve com voto eletrônico.
Dá uma lida de novo. Se não entender leia novamente. Mas se vc não quer entender, então não leia. Nenhuma vez.
Como diz um amigo meu (Nicolau), o voto impresso é mais um não-problema da pauta de não-problemas nacionais. Os problemas nacionais reais, bom, esses são difÃceis de enfrentar...
Pois é. Trabalhar que é bom, nada, para este pessoal que está esquentando as cadeiras (e só) no poder executivo. A não ser em prol da própria continuidade da mamata (ops! poder). Mas talvez seja até um favor, pois quando se dispõe a trabalhar o que sai não é nada animador...
Caro Joel, sua análise perfeita expõe as intenções dos defensores do voto impresso: nunca foi por transparência, pois a ferramenta proposta é mais frágil que o que se quer auditar. É somente para criar o caos e justificar a derrota acachapante que se aproxima.
A explicação do processo de apuração está muito bem feita. Dá para concluir que o sistema atual tem a vantagem da apuração mais rápida e exige muita competência para fraudar. O voto impresso, além de ser muito mais lento, só precisa que alguém consiga trocar os papéis lá dentro. É uma fraude que não precisa de tanta competência, e portanto é mais provável.
Apenas para reflexão e debate: e se o próprio corpo de mesários da respectiva seção fizesse, logo após o término da eleição, a conferência dos votos impressos, perante os fiscais dos partidos? Não seria uma boa maneira de ser comprovado que o sistema eletrônico funciona?
José Padilha. Concordo com tudo o que você disse. O sistema eletrônico funciona mesmo e não há até o momento suspeitas de fraude. Não significa que jamais terá. Eu fiz a ressalva porque também não achei honesto o argumento de que a apuração seria imensamente trabalhosa. Se precisasse de apuração, poderia ser simplificada.
sério? MAM
Que o sistema eletrônico funciona está mais do que comprovado por mais de 25 anos de eleições sem fraude. Quem está preocupado com isso? O Bozo e seu gado. Como alguém bem disse não é um dos imensos problemas nacionais, ao contrário.
vxi, o joelzinho faz montes, escreveu um texto sem falar da dilma e do lula? A respeito da segurança da urna eletronica, o melhor é abrir a um teste, simulem uma eleição em meia duzia de cidades espelhadas em seis estados, candidatos, cebolinha, monica, cascão e zé carioca), desafiem os hackes para adulterar. Certamente vão ter trocentos hackers, contratados na russia , hungria, estados unidos pelos bolsonaros para fraudar e mostrar que a urna é insegura. Se a urna resistir acabou o assunto.
As urnas já foram e são testadas e aprovadas. Pode descrever aà como seria uma situação em que hackers atacariam milhares de urnas em uma eleição ? Descreva em detalhes, por favor, como isso seria feito.
Para de repetir bobagens de outros. Para que fazer *desafios* ou *testes* se na prática, repito - na prática(!) de mais de 20 anos de urnas eletrônicas, nunca houve fraude! Nunca se constatou hackeamento do sistema! O contrário, com o papel, já se comprovou diversas fraudes no passado!
Velho espÃrito udenista. Se eu perder, a eleição não vale. O preço da liberdade é a eterna vigilância sobre o espÃrito udenista.
Joel, precisa corrigir um erro no seu texto."Não há qualquer indÃcio de que fraudes na urna eletrônica jamais tenham ocorrido". A palavra "jamais" está sobrando e distorceu todo o argumento.
Joel, digamos que em uma eleição haja diferença de apenas 1% entre o vitorioso e o derrotado. O normal, na maioria das democracias é haver uma recontagem para evitar qualquer possibilidade de erro, porém nosso sistema simplesmente não permite recontagem. Por isso é importante haver algum mecanismo que permita uma recontagem, ou então escrever na lei que se tiver 1% de diferença haverá nova eleição...única forma possÃvel na forma atual.
É falso que a única forma é haver nova eleição. É possÃvel revisar os relatórios de todas as urnas do paÃs e verificar se a diferença de 1%, no seu caso hipotético, se mantém. É bom lembrar que não há problema algum de um candidato ser eleito com a diferença de 1%, 0.5% ou mesmo 1 voto que seja. O importante é que o processo eleitoral seja claro, seguro e auditável. Já temos essas três caracterÃsticas.
Na eleição para presidente a diferença de 1% equivale a cerca de 1,4 milhões de votos. É pouco?
A recontagem, ou conferência, pode ser feita por qualquer pessoa mediante a soma de todos os boletins de urnas, impressos logo após o término da votação e presenciado por fiscais dos partidos.
Se a diferença de tempo entre dois competidores nas olimpÃadas for de um milionésimo se segundo haverá recontagem ou rechecagem. Será que haverá alguém com um cronômetro na mão para conferir?
Digamos que nesse exemplo hipotético a recontagem dos votos impressos diga que o outro candidato ganhou. Qual dos resultados será o válido? considerando que fraudes de votos impressos já foram relatadas e fraude do voto eletrônico, nunca.
Seus argumentos são lógicos e claros, Joel Pinheiro da Fonseca. O problema é que não há lógica na demanda do capitão miliciano presidente! Ele quer contestar o resultado, criar um clima de desconfiança e caos e dar um golpe. Ele e seus seguidores simplesmente não querem debate. Caso quisessem discutir a sério o assunto, o sujeito não ameaçaria as eleições se sua vontade e de seus seguidores fanáticos não for atendida. Isso é chantagem! Ambição autoritária!
Joel , não é voto impresso , e sim voto auditado
Hein, estou lendo coisas? O Bozo e seu gado fala todo dia em voto impresso e agora não é mais? Explica aà como seria a auditoria.
Jackson, explique para mim o que você entende por voto auditável.
O voto já é auditavel, Jackson.
O processo já é auditado, várias e repetidas vezes. Procure fazer sentido
Há dois problemas com o artigo. O primeiro, e pior deles, é que ele é lógico. O segundo problema é que ele parte do princÃpio de que a intenção da mudança no sistema de votação vem para melhorá-lo. Quem está preocupado em mudar o sistema para manual pouco liga para lógica e muito menos para a lisura do processo eleitoral.
Disse tudo. Realmente a história do voto impresso e de suas recontagens é uma das maiores vergonhas nacionais. Aliás as eleições no Brasil sempre foram patéticas. Levaram muito tempo para acabarem com a República dos Coronéis, e o voto do cabresto, mas o sujeito agora quer criar a República do Capitão.
O Brasil vive uma crise sanitária, economica, educacional, ecológica...sem precedentes. Mas a prioridade do governo é questionar a legitimidade do sistema de voto, o qual ele foi eleito diversas vezes, inclusive elegeu os filhos.
Não, é uma péssima ideia. E o difÃcil é entender porque isso ainda precisa ser explicado. Quem a defende deveria usar só calculadora de fita. Afinal, as outras são feitas na China, né? E vai saber o que acontece dentro dessas maquininhas comunistas!
Sem falar nas máquinas de datilografia, telefone de disco, com direito aquele barulho insuportável, rádio, sem transistor e tevê, preto e branco, naquele formato de móvel, só "pegando" canais locais.
Bolsonaro já não possui noção própria, ele conseguiu arruinar o próprio governo, Guedes sempre foi o queridinho da imprensa, do mercado, dos investidores, Bolsonaro poderia ser menos deputado e ter ouvido os conselhos dos seus aliados, mas não, sua mentalidade evangélica e os laços milicianos foram maiores em atraÃ-lo; gente, não tem mais jeito não, agora é esperar o impeachment ou as eleições. Torço que ele caia o mais rápido possÃvel.
Acho que você se confundiu, o certo seria: "mentalidade miliciana e laços evangélicos".
Parabéns pela análise clara, objetiva, lógica e matemática! Mais lógico, impossÃvel !
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > O voto impresso é uma boa ideia? Voltar
Comente este texto