Opinião > Incentivo à pejotização ou à desorganização das empresas? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. MARCIA TAMANDARE UCHOA

    Bom dia, benvindas colocações, daria pra acrescentar inúmeros outros exemplos de o quanto tudo é mais caro e difícil para pequenas empresas. A mentalidade desse "agentes econômicos" é rasa e preconceituosa, as pequenas empresas são mais competitivas que as grandes.

    Responda
  2. MARCOS BENASSI

    Seu Ricardo, gostaria de acrescentar dois aspectos à discussão: em primeiro lugar, a pejotização não deve ser vista, em princípio, como escolha do indivíduo, mas de seu contratante de serviços. Pô-lo como protagonista da escolha fiscal é injusto, dado que, ou faz, ou não trabalha. Outro é complementar ao seu esclarecimento sobre as empresas de alto faturamento: as milhões de outras são aquelas que efetivamente empregam e tocam a vida cotidiana. E serão elas as mais afetadas pela mudança.

    Responda
    1. Valdo Neto

      Marcos, muito pertinente a sua análise. Bati nessa tecla quando da apresentação da primeira proposta do IR. Se passar, a reforma aumentará a informalidade e diminuirá o nível de ocupação em geral ao limitar a prestação de serviços das instituições PJ.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.